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Cortês 2016
Secretaria de
Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de
Dezembro nº 57
Departamento de
Ensino
PROPOSTA
PEDAGÓGICA PARA 2016
É importante
ressaltar que ir além do conhecimento teórico é de fundamental importância,
pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso
percepção e sensibilidade e sobretudo vontade para identificar as necessidades
dos alunos e educadores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando fontes
de informação e refletindo sobre a prática pedagógica .Sabemos que é o
professor que propõe, acolhe e organiza problemas a serem resolvidos, que irão
gerar ideias, que sendo discutidas, permitirão a ampliação dos conhecimentos
prévios. Portanto, educar e ensinar são compromissos com a construção da
identidade do indivíduo, de maneira a conviverem juntos a partir da realidade
pessoal de cada um, respeitando sua diversidade cultural e étnica e atendendo
aos princípios norteadores da cidadania.
OBJETIVOS
·
Diagnosticar os
pontos críticos do processo de ensino aprendizagem;
·
Sugerir
e propor atividades visando o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico;
·
Evidenciar a
importância do coletivo na construção do conhecimento;
·
Oportunizar
momentos de formação, de estudo e de reflexão sobre a prática docente e
explorar alternativas de trabalho que permita a concretização da proposta
pedagógica;
·
Promover
estudos e pesquisas para ressaltar a importância da relação teoria - prática do
processo de ensino - aprendizagem;
·
Estimular
a leitura, análise, reflexão de subsídios e avaliar a sistematização durante
todo o processo.
·
Executar
demais atribuições a fins de acordo com o estabelecido pela Secretaria
Municipal de Educação
·
Estabelecer
elos entre o corpo docente e direção escolar, pais e alunos;
·
Garantir
a efetivação das diretrizes pedagógicas estabelecidas no Plano Político
Pedagógico, no âmbito da unidade
escolar;
·
Auxiliar
e orientar os professores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos
(intervenções quando necessário)
META
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AÇÃO
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ESTRATÉGIA
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Minimizar o índice de reprovação nas turmas de 3º e 5º ano
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Promover reforço para alunos com dificuldades
Trabalhar os dados
estatísticos em busca de melhoria dos resultados
Coordenar e subsidiar a elaboração dos diagnósticos da
realidade escolar;
Orientar os educadores quanto aos esforços necessários
para superar as dificuldades.
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Atividades diversificadas
Leitura
Avalição diagnóstica
Apresentação de dados estatísticos
Levantamento de alunos com baixo desempenho
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Diminuir o índice de repetência e desistência nas turmas
de EJA
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Pesquisar e acompanhar as causas da repetência e o rendimento
escolar dos alunos
Desenvolver habilidades nos alunos buscando os conhecimentos
prévios
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Aulas dinamizadas e diversificadas trabalhando de acordo
com a realidade da turma
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Elevar o índice de
aprovação do SAEPE 2016
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Trabalhar os
descritores do SAEPE por meio de oficinas
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Através de oficinas ,apostilas, encontros pedagógicos ,realizar
simulados
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Desenvolver a elaboração e a vivência de Projetos
Didáticos Interdisciplinares que viabilizem a prática de leitura entre outras
práticas educativas.
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Elaborar e vivenciar projetos interdisciplinares
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Dramatizações
Produção de textos
Apresentações diversificadas
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Vivenciar nas escolas
as datas Comemorativas de acordo com o calendário anual
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Elaborar roteiros mensais
para as escolas com sugestões a serem vivenciadas de acordo com as datas
comemorativas
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Roteiros mensais
Sugestões de atividades
Apostilas
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Ressaltar a importância da realização de reuniões de pais
e mestres nas escolas promovendo plantões pedagógicos.
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Organizar reuniões de pais e mestres interpretando a
organização didática da escola para a comunidade
Organizar plantões pedagógicos
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Reunião de pais por bimestre com enfoque na melhoria do rendimento
escolar.
Acompanhamento de registros dos processos dos alunos e
suas dificuldades.
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Participar do Projeto escolar da Unidade, coordenado,
junto aos docentes, as atividades de planejamento curricular, observando as
diferentes propostas, articulando-as conjuntamente.
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Analisar e reavaliar o projeto politico pedagógico
Analisar e atualizar o Regimento Escolar período de 2013 a
2016
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Reunir professores e representantes diversos
Atualizar o PPP
Atualizar o Regimento Escolar
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Realizar visitas às escolas da zona urbana e rural. Manter
o elo entre professores alunos e equipe gestora
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Realizar visitas às escolas
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Visitas às escolas pelos coordenadores internos
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Promover encontros pedagógicos com coordenadores
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Realizar encontros pedagógicos com coordenadores
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Estudar temáticas diversas através de textos, vídeos e
PPT.
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Redirecionar as aulas-atividades do professor trabalhando
em conjunto trocando experiências
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Desenvolver conselhos de classe
Dar suporte pedagógico ao
professor, auxiliando-o a encontrar melhores estratégias de ensino,
favorecendo a aprendizagem significativa contribuindo com materiais pedagógicos.
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Preparação do conselho de classe, conforme calendário,
para analisar e avaliar junto com os professores as causas e consequências
que levam o aluno a não adquirirem as habilidades propostas no período.
Apoio aos professores
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Incrementar os conteúdos básicos para um projeto de
cidadania ativa, abordando temas como: Abuso sexual, maus-tratos contra
crianças e jovens, pedofilia pornografia infantil os cuidados com a internet,
preconceito e valores culturais entre outras temáticas que devem ser
abordadas no dia a dia em sala de aula ,despertando no aluno o sentimento de
amor próprio para que possa ter ideal de vida e lutar pelos seus direitos.
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Apresentar e debater sobre temas atuais relacionados aos
problemas que afetam a comunidade como a dengue, chikungunya e zika vírus etc.
Conscientizar a população sobre a contribuição de cada um
na prevenção da Dengue.
Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos
acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a
construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento
sustentável.
Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da
natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
Conscientizar os alunos sobre os cuidados que devemos ter
com as redes sociais.
Desenvolver ações preventivas quanto a violência, maus
tratos e abuso sexual etc. contra crianças e adolescentes
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Através de textos ,
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Cartazes ,
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Vídeos ,
·
Produção de textos
,
·
Atividades
diversas.
·
Palestras
educativas
·
Panfletos
·
PPT
·
Exercícios diversos
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Subsidiar coordenadores de
forma geral
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Trocar experiências e procurar sempre ouvir os coordenadores
e atende-los sempre que possível
Promover formação
continuada para coordenadores
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Apostilas diversificadas - Reuniões mensais
Planejamentos -Estudos de temas
Reuniões pedagógicas -Informativos diversos
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Promover formação
continuada para professores
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Dar suporte pedagógico ao
professor, auxiliando-o a encontrar melhores estratégias de ensino,
favorecendo a aprendizagem significativa contribuindo com materiais
pedagógicos .
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Metodologia: Para o desenvolvimento das
metas e ações desta pequena proposta será trabalhada durante todo ao no letivo
de 2016
Avaliação:
Avaliar é um processo contínuo e
sistemático que visa o processo de quem está sendo avaliado no domínio dos seus
conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades e atitudes exigidas pela
formação cientifica e o exercício profissional . A avaliação será realizada sob
a coordenação e acompanhamento efetivo da direção, coordenadores de cada escola
bem como a coordenação geral. Para isso a diretoria de ensino solicitará
relatórios de atividades desenvolvidas nas escolas.
Elaboração : Valdinere Alves dos Santos
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