"A HORA DA
FÁBULA"
Justificativa:
É prazeroso trabalhar com fábulas, interpretá-las, conhecer tudo o que
se esconde na fantasia de cada texto, se envolver no que se encontra por trás
de cada de leitura, questionar os valores, analisar as mensagens trazendo para
as nossas vidas.
Através de uma atividade com fábulas, o professor pode despertar nos
alunos o hábito da leitura, da escrita, da interpretação, da produção textual,
da ilustração, da descoberta das mensagens implícitas e explícitas nos textos.
Objetivo Geral:
Promover aos alunos o contato mais frequente com esse gênero textual.
Melhorar a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e a
estrutura, despertando o prazer de ler, produzir, ilustrar...o referido gênero.
Objetivos específicos:
Discutir sobre fábula;
Proporcionar momentos para que os alunos deem opiniões e façam seus
comentários;
Envolver os alunos na leitura, escrita, interpretação e no
desenvolvimento criativo através das mais variadas atividades como:
dramatizações, produções de textos, ilustrações e desenhos;
Fazer reflexão com os alunos sobre os valores mostrados nas fábulas.
Metodologia
Para o bom desenvolvimento desse projeto será oferecido um trabalho de
pesquisa para que os alunos possam conhecer alguns autores de fábulas,
principalmente aqueles em que suas obras são mais comentadas como: Leonardo da
Vince, Esopo, La Fontaine;
Proporcionar espaço para os alunos expressarem suas opiniões e
comentários;
Disponibilizar um acervo do referido gênero para a turma;
Escolha e leitura (sala de leitura);
Publicar um livreto de fábulas produzido pelos próprios alunos. O qual
será postado num blog;
Motivar os alunos para que escolham fábulas e sintam prazer na leitura;
Organizar, sempre que for necessário, a turma em grupos.
Atividades:
Cada semana um grupo deve escolher uma fábula e fazer dramatização para
o restante da turma. Com situações do cotidiano, os alunos produzirão novas
fábulas e ilustrarão.
As fábulas deverão ser expostas em painéis em sala de aula e/ou nos espaços
da escola.
Será confeccionado um livro com as fábulas produzidas e ilustradas pelos
alunos(as).
Desenvolvimento:
Língua portuguesa
Ortografia
Produção de texto Pontuação
Oralidade e escrita
Ilustrações
Dramatizações
Expressar - se de maneira adequada à leitura
Discussão sobre a mensagem do texto (moral da história)
Produto Final
Confecção de um livro de fábulas produzidos pelos alunos.
Material de Apoio
Livros diversos de autores de fábulas, laptop, internet, caderno, folhas
de cartolinas, ofício...
Nenhum comentário:
Postar um comentário