Amor antigo
Ali, no escuro,
por cima do muro,
no alto da torre,
morava a princesa
da trança de prata,
da face da lua.
Ali, no canteiro.
morava a roseira,
da rosa primeira
dos contos em flor.
Chegando de longe,
de outro reinado,
um moço montado,
no seu alazão.
Subiu pela trança,
beijou a princesa...
No céu uma estrela
virou coração!
ORTHOF, Sylvia.
1. Quanto ao gênero, o texto acima é classificado como
(A) conto de fadas.
(B) poema.
(C) paródia.
(D) parlenda.
2. Quem escreveu esse texto?
3. Que conto de fadas é recontado no texto “Amor antigo”?
(A) A bela adormecida.
(B) A bela e a fera.
(C) Rapunzel.
(D) Cachinhos Dourados.
4. Retire, do texto, dois trechos que confirmam a sua opção de resposta na 3ª questão.
5. Escreva esse texto empregando dois pontos e travessão. Não esqueça dos parágrafos.
A cobrinha chega em casa e pergunta para o pai Papai, é verdade que somos venenosas? Não, minha filha! Mas por que perguntou? E a cobrinha É que acabei de morder a língua!
7. Escreva frases usando
a) POR QUÊ
b) PORQUÊ
CUIDADOS AO BRINCAR DE PIPA
1. Não empine perto da rede elétrica, em cima de lajes e telhados e em lugares movimentados;
2. Nunca use cerol: machuca os motociclistas e corta a camada de borracha dos fios de eletricidade;
3. Não use fios metálicos para empiná-las nem faça rabiolas de fita cassete: são condutores de energia e dão choques terríveis;
4. Não tente pegar nenhuma pipa que esteja enroscada em um fio elétrico;
5. Também não tente recuperá-las se tiverem caído em Estações Transformadoras de Distribuição (ETDs) ou em subestações da rede elétrica.
Fonte: DICAS e reportagens. Folha de S. Paulo
1- Além de machucar motociclistas, o texto afirma que o uso de cerol pode ser prejudicial quando ele:
(A) conduz energia a quem empina pipa.
(B) dá choque em quem empina pipa.
(C) ajuda a cortar a pipa do outro.
(D) corta a borracha dos fios elétricos.
PÃO DE QUEIJO
INGREDIENTES
· 2 ½ XÍCARAS DE POLVILHO DOCE
· ½ XÍCARA DE POLVILHO AZEDO
· 1 XÍCARA DE LEITE
· ¾ XÍCARA DE ÓLEO
· 1 XÍCARA DE QUEIJO PARMESÃO OU MINAS
· 3 OVOS INTEIROS
· 1 COLHER DE CHÁ DE SAL
MODO DE PREPARO
· BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR, MENOS O QUEIJO;
· DESPEJE TUDO EM UMA VASILHA E MISTURE COM O QUEIJO JÁ RALADO;
· LEVE AO FORNO EM FORMINHAS DE EMPADA UNTADA POR 20 MINUTOS.
2- Este tipo de texto é:
(A) uma notícia
(B) uma poesia
(C) uma fábula
(D) uma receita
3- Assinale os alimentos necessários para fazer essa receita:
(A) farinha
(B) polvilho doce e azedo
(C) açúcar
(D) leite
(E) fubá
(F) óleo
(G) queijo parmesão
(H) ovos
( I )) azeite
(J) sal
Leia com atenção:
Há alguns animais que se fingem de mortos. Em vez de correr ou lutar contra o inimigo, eles se deitam imóveis, parecendo mortos. Isso confunde muitos predadores, que preferem se alimentar de animais vivos. Esse tipo de comportamento dos gambás norte-americanos deu origem à expressão “brincar de morrer”. Quando atacados, eles mancam, caem e rolam no chão, fecham os olhos e ficam com a língua para fora o tempo suficiente para afugentar a maioria de seus inimigos!
O mundo da natureza – fatos incríveis.. São Paulo, Melhoramentos
4- Os gambás norte-americanos quando atacados:
(A) correm, lutam e rolam no chão
(B) brincam, rolam e caem no chão
(C) rolam, pulam e lutam no chão
(D) mancam, caem e rolam no chão
A Boneca Guilhermina
Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais linda da rua.
MUILAERT, A. A boneca Guilhermina
5- O texto trata, principalmente:
(A) Das aventuras de uma menina.
(B) Das brincadeiras de uma boneca.
(C) De uma boneca muito especial.
(D) Do dia-a-dia de uma menina com sua boneca
LISTA DE COMPRAS
Café da manhã
|
achocolatado
|
açúcar
|
adoçante
|
café (pó)
|
leite longa vida
|
manteiga e/ou
|
margarina
|
pão
|
geléia
|
Almoço e jantar
|
arroz
|
feijão
|
ovos
|
carnes
|
macarrão
|
macarrão instantâneo
|
legumes
|
verduras
|
alho
|
óleo
|
vinagre
|
sal
|
azeite
|
6- A finalidade desta lista é indicar:
(A) os produtos necessários para serem comprados no supermercado.
(B) os produtos que constam na dispensa de uma casa.
(C) os gastos excessivos com compras de supermercado.
(D) os artigos que são mais usados na alimentação de uma família.
Carta
1 - Leia esta carta.
Querida Ângela,
Depois que você foi embora para Ribeirão Preto, eu fiquei um tempão andando pela casa que nem barata tonta, achando tudo muito sem graça. Cada vez que eu pensava que ia ter que esperar as outras férias para brincar outra vez com você, me dava vontade de sair gritando de raiva. Mamãe me deu um picolé para eu ficar contente, mas a raiva era tanta que eu mastiguei toda a ponta do pauzinho, até ficar franjinha. Mais tarde a Maria e a Cláudia vieram me chamar para brincar. Nós ficamos pulando corda na calçada, e depois sentamos no muro e ficamos brincando de botar apelidos nos meninos. O Carlinhos ficou sendo o Carlão-sem-sabão. Toda vez que a mãe dele chamava para tomar banho, ele volta depois com outra roupa, mas com a mesma cara. A Cláudia disse que o Carlinhos abre o chuveiro só pra mãe dele ouvir o barulho, mas vai ver ele fica sentado na privada vendo a água correr. Aí troca de roupa, e pronto.
A mania do Chico é dizer que um jogo não valeu sempre que ele está perdendo. Então, o apelido dele ficou sendo mesmo “Chico-não-valeu”. Não deu para inventar mais apelido porque os meninos ficaram loucos da vida, quiseram tomar a corda da gente e começaram a puxar nosso cabelo. No fim cansou, a gente acabou indo todo mundo jogar queimada na casa do Fernando.
Eu voltei para casa contente da vida, mas quando o Fábio me viu foi dizendo: “Tá tristinha porque a priminha foi embora? Vai ser ruim mexericar sozinha por aí, né?” Ah, Ângela, que raiva! Às vezes dá vontade de trocar esse irmão marmanjo por uma irmã do meu tamanho como você!
Um beijo,
Marisa
|
STAHEL, Monica. Tem uma história nas cartas da Marisa.
Belo Horizonte: Formato, 1996. p. 5.
1. Esse texto é uma carta pessoal.
a) Quem escreveu esta carta?_____________________________
b) Para quem ela escreve?________________________________
c) Essas pessoas são adultas ou crianças? Como você descobriu?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Na carta, Marisa faz referências a três brincadeiras: pular corda, colocar apelido em meninos e jogar queimada.
a) Que outras brincadeiras desse tipo você conhece?
________________________________________________________________________
b) De qual delas você mais gosta de brincar?
________________________________________________________________________
3. No final da carta, Marisa conta que Fábio, seu irmão, a provocou e a deixou com raiva.
a) Esse irmão é mais novo ou mais velho que Marisa?
______________________________________________________________________
b) Que palavra mostra isso?
______________________________________________________________________
c) O que quer dizer mexericar? Marque a resposta correta.
( ) Chupar mexericas.
( ) Conversar em segredo, fazer intrigas.
( ) Cantar em voz baixa.
4. Depois da partida de Ângela, Marisa ficava andando pela casa que nem barata tonta. Você já ouviu a expressão barata tonta? Expressões como essa são criadas pelo povo. O que significa “barata tonta” no texto?
( ) Pessoa nojenta, antipática.
( ) Pessoa desnorteada, perdida.
( ) Pessoa que tem medo de baratas.
( ) Pessoa atenta.
5. Normalmente as cartas apresentam, logo na primeira linha, o nome da cidade e a data em que foram escritas. Na carta de Marisa não há essas informações.
a) Se você fosse Marisa e estivesse escrevendo essa carta hoje, que cidade e que data deveriam aparecer no início dela?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Que expressão Marisa usa para se despedir de Ângela?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Em que situação as pessoas escrevem cartas pessoais?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 - Imagine que você seja Ângela, a prima de Marisa. Escreva em seu caderno de produção de texto uma resposta à carta de Marisa, comentando sobre a tristeza da separação de vocês, a importância de ter amigos em ocasiões difíceis, o que você está sentindo etc. Conte também o que tem feito, se fez novos amigos, como está se relacionando com os colegas da escola etc.
8 - Socialize sua carta resposta.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário