sexta-feira, 12 de maio de 2017

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DE ARTE

SECRETARIA   DE EDUCAÇÃO CULTURA  E DESPORTO
PRAÇA 29  DE DEZEMBRO Nº 57
                                                 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

                                                        EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM  DE ARTE
Distinguir representando Cartum e Charges através de atividades propostas
Reconhecer o Grafite  como uma manifestação artística diferenciando de pichação através de atividades
Explorar as diversas modalidades de impressão, como monotipo   e xilogravura através de atividades diversas
Estabelecer conexão entre a técnica de mosaico  e vitrais através de exercícios
Ampliar o conhecimento sobre a técnica de mosaico, compondo quadros com esta técnica através de  textos e exercícios
 Identificar os grandes artistas pernambucanos, sua produção  e a forma de Arte da qual é representante através de  textos e exercícios
Reconhecer as  manifestações artísticas da cultura nordestina  através de  textos e exercícios
Vivenciar diferentes ritmos e estruturas  melódicas dos estilos musicais presente na cultura popular pernambucana  através de  textos e exercícios
Identificar as manifestações artísticas locais que tiveram origem na cultura popular através de  textos e exercícios
Desenvolver as competências básicas de  expressão ,observação ,percepção e imaginação  através de  textos e exercícios
Identificar os conteúdos das diversas  formas de arte a partir da realização de atividades integradas de expressão  através de  textos e exercícios
Valorizar as Artes enquanto linguagem, para comunicação  e interação ,entre indivíduos ,como instrumento de compreensão do mundo através de  textos e exercícios
Perceber a partir de análise de obras de arte das diferentes culturas a evolução  dos processos  de produção artística através de  textos ,exercícios  orais e escritos
Compreender  que as manifestações artísticas atuais são o  resultado do processo de construção histórica das diferentes culturas através de  textos , exercícios orais e escritos
Apreciar a produção  artística das  distintas culturas que foi realizada ao longo da história de cada povo conforme suas condições de possibilidades  através de  textos e  exercícios propostos
Identificar nomes e obras de grandes pintores  através de  textos e exercícios diversificados
Estabelecer as relações entre texto e ilustrações Integrando o desenho com outros materiais  como o recorte e  a colagem .
Realizar exercícios para discriminar cores e tons variados ,experimentando as misturas das cores .
Apresentar de maneira variada as diferentes formas de representar o espaço através de exercícios orais e escritos
Modelar em barro, experimentando várias formas de composição utilizando material concreto.
Utilizar a música aquarela para o desenvolvimento da percepção de espaço fazendo interpretação e  ilustração
Discriminar as cores desenhando livremente
Estabelecer  diferença entre formas geométricas e formas livres através de atividades propostas
Reconhecer  Arte,enquanto linguagem de comunicação e interação 
Recortar e colar imagens que ampliem o conhecimento de diferentes linguagens artísticas
Compreender a linguagem artística como conhecimento humano, conhecimento esse construído ao longo da história  da humanidade através de textos e atividades diversificadas .
Definir Arte, enquanto forma de interagir com o outro expressando idéias e sentimentos a partir de linguagens artísticas 
Identificar diferentes formas de expressões artísticas
Desenhar, completando ideias a partir de imagens problemas para resolver.
Relacionar a partir de uma idéia várias formas de expressões artísticas
Elaboração  :  Valdinere  Alves dos Santos
Coordenadora da Modalidade EJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário