ORIENTAÇÕES
TEÓRICO – METODOLÓGICAS
Língua
Portuguesa
Educação
de Jovens e Adultos I Segmento I Fase de
Escolaridade
OBJETIVO: Expandir o uso
da linguagem já usada em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em
instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos – tanto orais
como escritos – coerentes, coesos, adequados a
seus
destinatários, aos objetivos a que se propõem, às situações comunicativas e aos
assuntos tratados, utilizando-se de e respeitando as diferentes variedades
linguísticas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Compreender os textos orais e escritos com os
quais têm contato em diferentes situações de participação social,
interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz.
·
Valorizar a leitura como fonte de informação e
via de acesso ao mundo, inclusive criado pela linguagem simbólica, sendo
capazes de recorrer aos materiais escritos em função das diferentes
finalidades.
·
Utilizar a linguagem como instrumento de
aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, para compreender e para
fazer uso de informações contidas em diversos gêneros textuais.
·
Identificar aspectos relevantes, organizar
notas, elaborar roteiros, compor textos coerentes a partir de trechos oriundos
de diferentes fontes, fazer resumos, índices, esquemas, entre outros.
I
BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Orais
Participação em diferentes
situações de comunicação oral (roda de conversas, apresentação pessoal,
discussão, recital de poema, contação de histórias etc.), acolhendo e
considerando as opiniões alheias, as ideias, os enredos e os diferentes modos
de falar;Participação em situações de intercâmbio oral que requeiram escuta atenta,
intervenção sem sair do assunto tratado, formulação e respostas às perguntas,
explicação, manifestação e acolhimento de opiniões, adequação às colocações aos
temas;
ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Compreensão
do sentido nas mensagens orais, identificando elementos possivelmente
relevantes segundo os propósitos e intenções pretendidos pelo autor.
2. Eixo Estruturante: Leitura e
Compreensão de Textos
·
Apreciação de contos, crônicas, poemas, canções,
filmes etc. como fonte de fruição estética e entretenimento;
·
Reconhecimento quanto à forma, ao conteúdo e à
função sociocomunicativa dos gêneros textuais conto, poema, cordel,
bilhete,aviso, levando em consideração o suporte, o autor, a temática etc.;
·
Compreensão de um texto a partir de seus
elementos verbais e não verbais;
·
Identificação dos recursos prosódicos (rimas,
trocadilhos, aliterações,assonâncias etc.) como recursos expressivos e
estéticos em textos poéticos ou não, contribuindo, significativamente, para o
entendimento
do texto;
·
Estabelecimento de relações, em um texto
poético, entre os aspectos formais (verso, estrofe, exploração gráfica do
espaço) e temáticos (lirismoamoroso, descrição de objeto ou cena, retrato do
cotidiano, narrativa dramática).
3. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos quanto aos gêneros
selecionados, considerando a intenção do autor, as características do
interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos (divulgar,
explicar, ironizar, divertir, emocionar);
·
Produção de poema e cordel, explorando o ritmo,
a rima, a sonoridade em função das características do gênero, do suporte, do
autor etc.;
·
Adequação aos modos típicos de organização, sequência
e apresentação que caracterizam os diferentes gêneros de texto;Construção de
formas de representação gráfica do que se propõe escrever;
·
Estabelecimento das correspondências
grafofônicas, respeitando as formas ortográficas mais frequentes e as regras da
norma padrão (uso de RR, QU, GU, NH, M/N, CH, LH, SS e vogais nasais);
·
Desenvolvimento da produção escrita,
transcrevendo e editando textos orais.
4. Eixo Estruturante: Análise
linguística e Reflexão sobre a língua
·
Compreensão do sistema de escrita, suas
características, normas e natureza. Conhecimento dos símbolos convencionais (as
letras), suas formas e utilização, adequação aos instrumentos de registro
(papel, máquina de escrever ou computador) e a ordem como aparecem nas palavras;
correspondências grafofônicas e suas representações;
·
Análise do fato de que, além de se sujeitar a normas
internas (gramaticais e lexicais), as línguas também se sujeitam às normas e
convenções sociais (o que dizer, a quem dizer, como dizer, quando dizer);
·
Reflexão sobre as diferentes linguagens
(visuais, gestuais, sonoras e audiovisuais), como formas do homem criar e
expressar significados.
·
Compreensão do fenômeno da variação linguística,
e da legitimidade das variedades da língua;
·
Reconhecimento do preconceito contra os falares
característicos dos grupos menos favorecidos.
II
BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Orais
·
Produção de textos dos gêneros crônica
esportiva, reportagem televisiva,testemunho, relato de experiência, que
requeiram o relato sobre temas estudados, considerando a intenção do
enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação de
interação e os objetivos estabelecidos;
·
Emissão de juízo de valor a partir da comparação
de fenômenos linguísticos em texto tanto na modalidade oral quanto na escrita
da língua,compreendendo sua similaridade e diferença;
·
Identificação das expressões verbais que, num
determinado contexto cultural, indicam atitudes ou posturas de polidez;
·
Reconhecimento do papel da entonação e de outros
recursos suprassegmentais (silêncio) e paralinguísticos (expressões fisionômicas,gestos,
dentre outros) na construção de sentido e das intenções pretendidos em um
determinado evento comunicativo.
2. Eixo Estruturante: Leitura e
Compreensão de Textos
·
Apreciação de contos, narrativas de aventura,
crônica literária, lendas populares ou mitos, cordel como fonte de fruição
estética eentretenimento;
·
Reconhecimento quanto à forma, ao conteúdo e à
função sociocomunicativa de textos dos gêneros carta pessoal, notícia, folheto,
reportagem, em função das características do gênero, do suporte, do autor, da
temática etc.;
·
Estabelecimento de relações entre aquilo que se
lê e as experiências vividas;
·
Reconhecimento dos efeitos de sentido do uso
de marcas típicas da modalidade oral em um texto, bem como do registro formal e
informal;
·
Desenvolvimento da habilidade de leitura de
textos verbais, não verbais e mistos e suas influências mútuas.
3. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos dos gêneros carta pessoal,
notícia, folheto, cartão postal, autobiografia, considerando a intenção do
enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e os
objetivos estabelecidos;
·
Segmentação do texto em parágrafos e frases com
pontuação, de acordo com as convenções do gênero;
·
Adequação aos modos típicos de organização,
sequência e apresentação que caracterizam os diferentes gêneros trabalhados;
·
Utilização de desenhos, fotos e ilustrações para
a produção de textos em linguagem não verbal;
·
Reflexão sobre a variedade padrão e as
variedades não padrão da língua, vivenciadas em situações concretas de
interação.
4. Eixo Estruturante: Análise
linguística e Reflexão sobre a língua
·
Reflexão sobre a nomenclatura das categorias
gramaticais como forma produtiva de se analisar a linguagem;
Análise das sequência textuais
(narrativa, descritiva e conversacional) predominantes no texto e dos recursos expressivos presentes no
interior de cada gênero;
·
Reconhecimento e utilização de padrões da
escrita de dígrafos (BR, CR, DR, FR, GR, PR, TR E BL, CL, outros.) e de
encontros consonantais com a letra R ou L, respeitando as regras da norma
padrão;
·
Exame das facilidades e restrições das
características e adaptações que diferentes suportes e espaços de circulação
impõem na organização do texto;
·
Descrição
dos fenômenos linguísticos por meio de agrupamento,aplicação, comparações e
análises das formas linguísticas: processos de concordância regulares (plural,
tempos e pessoas verbais); morfologia (classes e flexões de palavras) e
estruturação de palavras, sentenças e períodos;
·
Ampliação
do vocabulário por intermédio de escolhas de palavras apropriadas e
relacionadas à modalidade falada ou escrita ou em nível de formalidade e
finalidade social dos textos.
III
BIMESTRE
1. Eixo
Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·
Narração de diferentes situações de comunicação
oral (piada, fábula, nconto, sketch, história engraçada etc.), considerando o
tempo, o espaço, o enredo, as ações dos personagens, entre outros aspectos;
·
Organização e exposição das ideias de maneira
clara, coerente e criativa na produção de textos orais espontâneos e/ou com
temas propostos;
·
Preparação prévia e monitoramento simultâneo
da fala para os gêneros marcados por maior formalidade e que se referem aos
usos públicos da linguagem, estabelecendo a progressão temática coerente;
·
Reconhecimento das regularidades próprias do
discurso formal e público.
2. Eixo Estruturante: Leitura e
Compreensão de Textos
·
Reconhecimento quanto à forma, ao conteúdo e à
função sociocomunicativa dos gêneros textuais conto, narrativa de aventura, crônica
literária, lenda popular e cordel, considerando o suporte, o autor,
a temática etc.;
·
Estabelecimento de relações, em função das
marcas de segmentação textual, mudança de capítulo ou parágrafo, títulos e
subtítulos, para textos em prosa; colocação em estrofes e versos, para textos
em versos;
·
Reconhecimento dos elementos fundamentais de uma
narrativa ficcional (cenário, tempo, espaço, personagens, conflito gerador e
desfecho);
·
Identificação do foco narrativo, frente aos
acontecimentos narrados que constitui um elemento decisivo para a organização
linguística do texto;
·
Relação
entre o narrador e o foco narrativo.
3. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos dos gêneros contos,
narrativas de aventura, crônica literária, lendas populares e cordel,
considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as
exigências da situação e os objetivos estabelecidos;
·
Utilização de recursos gráficos e padrões da
escrita, em função do projeto textual e das condições de produção (título e
subtítulo, paragrafação, pontuação e outros sinais gráficos);
·
Emprego dos diferentes recursos de coesão
textual (encadeamento de palavras, períodos e parágrafos), de forma a assegurar
a continuidade do texto.
4. Eixo Estruturante: Análise
linguística e Reflexão sobre a língua
·
Comparação entre diferentes registros utilizados
em diferentes situações comunicativas;
·
Emprego do verbo nos tempos (presente e
pretéritos) do modo indicativo,de acordo com o gênero textual e os propósitos
comunicativos;
·
Utilização dos conhecimentos gramaticais sobre
substantivos e adjetivos para a compreensão dos textos;
·
Análise de regras ortográficas;
·
Incentivo à utilização de bibliotecas, centros
de documentação e redes de informação, bem como o conhecimento das regras de
utilização de tais espaços;
·
Estabelecimento de regularidades ortográficas
(inferências de regras de acentuação) e constatação de irregularidades
(ausência de regras).
IV BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Orais
·
Produção de textos dos gêneros (aviso,
explicação, exposição, regras de jogo e instruções), que requeiram a exposição
sobre temas estudados, considerando a intenção do enunciador, as características
do interlocutor,as exigências da situação de interação e os objetivos
estabelecidos;
·
Participação em atividade de interação com
escuta atenta e respeitosa dos diferentes tipos de interlocutores;
·
Compreensão de comandos e instruções em geral;
·
Emissão de julgamento de valor sobre aquilo que
se escuta, apresentando argumentos de modo respeitoso e ético.
2. Eixo Estruturante: Leitura e
Compreensão de Textos
·
Leitura e compreensão das características
próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos (lista, receita, regra
de jogo, placa, instrução de montagem, bula de remédio), bem como de sua função
sociocomunicativa;
·
Identificação do sentido das palavras de acordo
com o contexto;
·
Identificação dos sentidos ou informações dos
textos com base em gráficos, tabelas, imagens e outros recursos visuais/não
verbais;
·
Reconhecimento da finalidade ou do objetivo
pretendido pelo texto;
·
Reconhecimento dos efeitos de sentido
consequente do uso dos sinais de pontuação, notações e outros recursos
gráficos.
·
Análise
do efeito de sentido consequente da utilização de recursos gráficos
(diagramação, forma, tamanho e tipo de letras, disposição espacial etc.).
3. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de listas, receitas, placas, regras de
jogo, ajustados às necessidades das situações comunicativas;
·
Utilização de estratégias de escrita, como
planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação a partir
de um roteiro;
·
Utilização de anotações durante atividades de
escuta de textos como recurso possível para a compreensão e interpretação de
textos;
·
Estabelecimento das relações entre partes de
um texto a partir das concordâncias nominal e verbal;
·
Emprego de sinais de pontuação adequados na
produção de listas e enumerações nos textos.
4. Eixo Estruturante: Análise
linguística e Reflexão sobre a língua
·
Reflexão sobre a conveniência de se conhecer as
regras padrão como forma de ampliar o domínio de diferentes formas de expressão
da língua;
·
Análise das sequências textuais (narrativa,
descritiva e expositiva), predominantes no texto e dos recursos expressivos
presentes no interior de cada gênero;
·
Utilização de convenções gráficas (margens,
distribuição no espaço do suporte textual, segmentação em parágrafos e
estruturação em estrofes e versos) próprias da apresentação dos diferentes
gêneros de texto;
·
Emprego do verbo no modo imperativo de acordo
com o gênero textual e os propósitos comunicativos.
Educação
de Jovens I Segmento | II Fase de
Escolaridade
OBJETIVO:
Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais,
sendo capazes de expressar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, fatos,
histórias etc., bem como de acolher, interpretar e considerar
os dos outros, contrapondo-os quando necessário.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Conhecer e analisar, criticamente, os usos da
língua como instrumento de poder veiculador de valores e de preconceitos de
classe, credo, gênero ou etnia.
·
Produzir textos opinativos com propostas
articuladas e pertinentes à sua visão de mundo, com a construção de argumentos
que fundamentem seus pontos de vista.
·
Compreender os elementos inter e intratextuais
presentes nos diferentes textos.
·
Reconhecer como o discurso foi organizado para
produzir determinados efeitos de sentido e intenções comunicativas.
·
Apreciar e valorizar determinados procedimentos
de ordem estética, a sonoridade e os efeitos de sentido em diferentes textos da
cultura de uma comunidade e Adultos
I BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Orais
·
Participação regular em diferentes situações de
comunicação oral (comentário, crítica, elogio e opinião pessoal), em que se
expressem sentimentos, opiniões e pontos de vista, escutando e analisando a
fala e as intenções do interlocutor, os propósitos comunicativos e as
exigências da situação de interação;
·
Emissão de opinião com um mínimo de sustentação,
adequando a fala ao interlocutor e ao assunto tratado;
·
Organização da expressão oral com consistência
argumentativa em defesa de pontos de
vista próprios;
·
Articulação adequada entre a seleção e a
ordenação de argumentos e a tese defendida.
2. Eixo Estruturante: Leitura e
Compreensão de Textos
·
Reconhecimento da forma, do conteúdo e da função
sociocomunicativa de textos dos gêneros carta do leitor, carta de reclamação,
editorial,anúncio, em função das características próprias do gênero, do
suporte, do autor etc.;
·
Identificação da ideia central do texto ou do
ponto de vista que constitui o eixo em torno do qual o texto se organiza;
·
Articulação entre conhecimentos prévios e
informações textuais para perceber ambiguidade, ironias e expressões figuradas,
opiniões e valores implícitos e explícitos, bem como as intenções do autor;
·
Formulação de hipóteses, validação ou
reformulação a respeito do conteúdo do texto, antes ou durante a leitura.
·
Estabelecimento de relações entre o ponto de
vista do autor e o argumento oferecido para sustentá-lo, em função da
coerência;
·
Busca de informações e consulta a fontes de
diferentes tipos (jornais, revistas, enciclopédias etc.).
3. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos de gêneros selecionados,
considerando a intenção do autor, as características do interlocutor, as exigências
da situação e os objetivos estabelecidos (defender, opinar, persuadir, entre
outros);
·
Produção de textos dos gêneros carta de
reclamação, carta do leitor, carta de solicitação, crítica, entre outros,
observando as características e a função sociocomunicativa do gênero;
·
Utilização de recursos gráficos e padrões da
escrita, em função do projeto textual e das condições de produção (título e
subtítulo, paragrafação, pontuação e outros sinais gráficos);
·
Adequação aos modos típicos de organização, sequência
e apresentação que caracterizam os diferentes gêneros de texto.
4. Eixo Estruturante: Análise
linguística e Reflexão sobre a língua
·
Análise da produção de texto nas modalidades
oral e escrita quanto à linguagem e à organização do conteúdo;
·
Reconhecimento do diálogo entre textos, das
vozes discursivas presentes,com a finalidade de ampliar o repertório no
exercício da interpretação;
·
Observação dos diferentes componentes do
sistema linguísticos,presentes na fala e na escrita em diferentes variedades da
língua;
·
Reflexão
sobre as diferentes linguagens (visuais, gestuais, sonoras e audiovisuais),
como formas de o homem criar e expressar significados;
·
Estabelecimento de correspondências
grafofônicas, respeitando as formas ortográficas mais frequentes e a regras da
norma padrão (uso de RR, QU, GU, NH, M/N, CH, LH, SS e vogais nasais).
II BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Orais
·
Participação efetiva em diferentes situações
comunicativas (exposição oral, Seminário, comunicação oral, entrevista etc.),
escutando e analisando a fala do interlocutor, confrontando ideias e defendendo
pontos de vistas próprios;
·
Reconhecimento do papel de marcadores
conversacionais (né, então, aí, hum, ahan etc.) e repetições na construção textual-discursiva
e da progressão temática.
2. Eixo Estruturante: Leitura e
Compreensão de Textos
·
Comparação de textos, buscando o estabelecimento
de semelhanças e diferenças quanto às ideias e formas;
·
Reconhecimento da estrutura composicional e do
conteúdo em textos expositivos, verbete, resumo, nota explicativa, em função
das características do gênero, do suporte, do autor, da temática etc.;
·
Diferenciação das informações principais e
informações secundárias na compreensão do texto;
·
Reconhecimento da finalidade ou do objetivo
pretendido pelo texto;
·
Identificação da relação causa e efeito;
·
Reconhecimento dos efeitos de sentido do uso de
marcas típicas da modalidade oral em um texto, bem como do registro formal e
informal.
3. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de glossário, resumo, tabela, verbete,
considerando as características do gênero, do suporte, do autor etc.;Utilização
de desenhos, fotos e ilustrações para a produção de textos em linguagem não
verbal;
·
Emprego de convenções gráficas (margens,
distribuição no espaço do suporte textual, segmentação em parágrafos e
estruturação em estrofes e versos) próprias da apresentação dos diferentes
gêneros de texto;
·
Reflexão
sobre o sentido pessoal e social em que se montam os textos,como forma de se
promover o intercâmbio e o acesso a outras realidades históricas e culturais.
4. Eixo Estruturante: Análise
linguística e Reflexão sobre a língua
·
Análise das sequência textuais predominantes no
texto (descritiva,expositiva) e dos recursos expressivos presentes no interior
de cada gênero;
·
Reflexão sobre as relações entre linguagem e
ideologia, reforçando ou revendo as crenças e as percepções que as pessoas têm
acerca de si mesmas, dos outros e da realidade.
III BIMESTRE
1.
Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·
Narração de diferentes situações utilizando-se
da língua oral (contação de história, causos, narrativa de aventura e
embolada), considerando os aspectos da narrativa, a sequência dos
acontecimentos e relacionando o enredo com a ação dos personagens;
·
Reconhecimento dos recursos prosódicos
utilizados em um texto poético (rima, ritmo, assonância, aliteração,
onomatopeia etc.).
2. Eixo Estruturante: Leitura e
Compreensão de Textos
·
Reconhecimento das características próprias do
gênero a que pertencem os textos em estudo (conto, tira, história em
quadrinhos, narrativa fantástica, narrativa mítica, etc.);
·
Compreensão da complexidade do núcleo
dramático de uma narrativa e das ações dele decorrentes;
·
Avaliação da propriedade de incorporar fatos da
realidade na construção da narrativa ficcional;
·
Comparação de textos, buscando o estabelecimento
de semelhanças e diferenças quanto às ideias e aos recursos formais utilizados;
·
Identificação das características próprias do
locutor e do interlocutor a partir das marcas textuais ou de outras autorizadas
pelo contexto;
·
Combinação de estratégias de antecipação e
inferência a partir de informações obtidas no contexto por meio de pistas e
outros recursos permitidos pelo próprio texto;
·
Identificação do locutor e do interlocutor a
partir de marcas lingüísticas presentes no texto (gírias, expressões típicas,
jargões, marcas fonéticas etc.).
3. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de lenda, narrativa de aventura,
história engraçada, conto, considerando os elementos próprios da narrativa,
ajustando às necessidades das situações comunicativas (tema, autor, suporte);
·
Produção de texto, buscando conferir a ele
aspectos de criatividade e de originalidade;
·
Atribuição de um título adequado ao texto ou às
seções e subtópicos domesmo;
·
l Substituição de termos vagos ou imprecisos por
palavras ou expressões mais específicas relativas ao vocabulário técnico e ao
assunto abordado.
4. Eixo Estruturante: Análise
linguística e Reflexão sobre a língua
·
Análise das sequências textuais predominantes no
texto (narrativa,descritiva e conversacional) e dos recursos expressivos
presentes no interior de cada gênero;
·
Compreensão e utilização de elementos
linguísticos que especificam o tempo e o espaço na narrativa (advérbios,
locuções adverbiais, verbo);
·
Estudo e utilização de adjetivos e locuções
adjetivas na caracterização de personagens e ambientes;
·
Verificação da articulação entre o que foi
planejado e a escrita do texto;
·
Emprego
dos pronomes pessoais, de acordo com a norma padrão.
IV BIMESTRE
1.
Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·
Produção de textos dos gêneros relato de viagem,
relato de experiência,testemunho etc., que requeiram relatos de fatos importantes
do cotidiano, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor,
as exigências da situação e os objetivos estabelecidos;
·
Utilização de elementos reiterativos ou
conectores (repetições,substituições, referenciação, associações semânticas,
conjunções,advérbios etc.) a fim de orientar a articulação entre os diferentes
tópicos da interação;
·
Identificação das marcas linguísticas que
caracterizam o locutor e o interlocutor na interação comunicativa.
·
Produção de textos orais espontâneos e/ou com
temas propostos,organizando e expondo as ideias de maneira clara, coerente e
criativa.
2. Eixo Estruturante: Leitura e
Compreensão de Textos
·
Reconhecimento quanto à forma e ao conteúdo de
textos dos gêneros carta pessoal, relato de experiência, relato histórico,
biografia, em função das características do gênero, do suporte, do autor etc.;
·
Busca de informações e consulta a fontes de
diferentes tipos (jornais,revistas, enciclopédias etc.);
·
Leitura e compreensão das características
próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos (reportagem, relato de
experiência, entrevista,propaganda, anúncios);
·
Comparação das diferenças de uma mesma
informação em diversos veículos informativos e/ou suportes;
·
Identificação de inferências ou remissões a
outros textos ou a outros autores.
3. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos dos gêneros relato de
experiência, relato de viagem,testemunho, autobiografia, entre outros,
considerando as características do gênero, a intenção do autor, as
características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos
estabelecidos (explicar, ironizar, divertir, emocionar);
·
Articulação entre as ideias do texto e aquilo
que já se sabe;
·
Organização
das ideias globais em um esquema coerente, concebendo o texto como uma resposta
a um problema.
4. Eixo Estruturante: Análise
linguística e Reflexão sobre a língua
·
Análise e formulação de títulos e subtítulos com
um grupo nominal;
·
Utilização de elementos linguísticos para a
construção da coesãoreferencial (retomada pronominal, repetição, substituição
lexical, elipse);
·
Reconhecimento e utilização de padrões da
escrita de palavras usuais com S com som de /z/; X com som de /z/; palavras com
JE, JI, ou GE, GI; CE, CI ou SE, SI; ou SS; H inicial, respeitando as regras da
norma padrão;
·
Emprego
de pronomes pessoais e de tratamento, de acordo com a norma padrão;
·
Incentivo à utilização de bibliotecas, centros
de documentação e redes de informação e conhecimento das regras de utilização
de tais espaços.
Educação de Jovens II Segmento III Fase de Escolaridade
OBJETIVO: Utilizar a linguagem na escuta e produção de
textos orais, na leitura e produção de textos escritos, em instâncias públicas
e privadas, de modo a atender a múltiplas demandas sociais e a responder a
diferentes
propósitos
comunicativos e expressivos, considerando as mais variadas condições de
produção do discurso.
e Adultos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Assumir a palavra e produzir textos – sejam eles
orais ou escritos – coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos
objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados.
·
Compreender as especificidades das modalidades
da língua oral e da língua escrita;
·
Compreender os distintos discursos subjacentes
aos textos orais e escritos.
·
Utilizar a linguagem como meio para produzir,
expressar e comunicar ideias, ponto de vista, opiniões, relatos.
·
Interpretar e usufruir de diferentes produções
culturais, em contextos públicos, atendendo a diferentes intenções e situações
de comunicação.
I BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·
Produção de textos dos gêneros jingle, paródia,
anúncio, debate, comandos diversos, considerando a intenção do enunciador, as características
do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos;
·
Utilização, de acordo com a intenção
comunicativa, de diferentes relações– fato ou opinião, anterioridade e
posterioridade, comparação, causa e consequência etc.;
·
Formulação de argumentos, sustentando-os com
exemplos, definições,relações de causa/consequência, problema/solução etc.;
·
Participação efetiva em diferentes gêneros orais
(comentários, opiniões pessoais, crítica, denúncia), escutando e analisando a
fala do interlocutor,confrontando ideias e defendendo pontos de vistas
próprios;
·
Compreensão do sentido nas mensagens orais,
identificando elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e
intenções pretendidos pelo autor.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·
Leitura e compreensão das características
próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos: parecer médico,
rótulo, tabela nutricional,crítica, editorial etc.;
·
Reconhecimento daquilo que é novo e daquilo que
já está dado em um texto e a conexão desses elementos entre si;
·
Distinção
entre o fato e uma opinião relativa a esse fato;
·
Reconhecimento em um texto de marcas
decorrentes de identificações políticas, ideológicas e socioeconômicas dos
interlocutores.
·
Identificação de referências ou remissões a
outros textos;
·
Discernimento quanto às conclusões autorizadas
pelo texto, presentes no texto e autorizados pelo contexto e que demarcam
sinais e pistas para formulação de conclusões.
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos de gêneros selecionados
(carta do leitor, comentário, regras de jogo, resenha crítica, gráficos, entre
outros); considerando a intenção do autor, as características do interlocutor,
as exigências da situação e os objetivos estabelecidos;
·
Elaboração de argumentos e contra-argumentos
para defender uma tese ou um ponto de vista;
·
Utilização de recursos como foto, tabelas,
gráficos, ilustrações etc. enquanto elementos construtores do sentido no texto;
·
Produção de uma conclusão coerente com os
argumentos precedentes;
·
Organização das ideias globais em um esquema
coerente, utilizando-se do recurso explicativo para defender uma tese.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·
Reflexão sobre as diferentes linguagens
(visuais, gestuais, sonoras e audiovisuais), como formas de o homem criar e
expressar significados;
·
Reflexão
sobre as relações entre linguagem e ideologia, reforçando ou revendo as crenças
e as percepções que as pessoas têm acerca de si mesmas, dos outros e da
realidade;
·
Percepção
quanto ao papel das palavras ou expressões como recursos de coesão e coerência
necessários para o encadeamento entre os segmentos do texto, tais como
conjunção e advérbio a fim de demarcar temporalidade, oposição,
causa/consequência, conclusão, comparação, exemplificação etc.;
·
Utilização de organizadores argumentativos,
marcando refutação,concessão, oposição, adição etc.;
·
Utilização de verbos declarativos,
apreciativos, opinativos, de acordo com os propósitos comunicativos;
·
Análise
de regras ortográficas.
II BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Orais
·
Apreciação das realizações estéticas da produção
dos cantadores, repentistas, funkeiros, com forma particular da cultura de uma comunidade,
ressaltando aspectos da vida e dos valores dos diferentes grupos sociais
·
Participação efetiva em diferentes gêneros
orais (depoimento, causo, piada, autobiografia, testemunho, anedota etc.),
escutando e analisando a fala do interlocutor, confrontando ideias e defendendo
pontos de vista
próprios;
·
Preparação prévia e monitoramento simultâneo da
fala em gêneros marcados por maior formalidade e que se referem aos usos
públicos da linguagem, estabelecendo a progressão temática coerente;
·
Escuta de diferentes textos orais, observando os
usos, os níveis de formalidade, os propósitos comunicativos, a relação com a
escrita, entre outros.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·
Leitura e compreensão das características próprias
do tipo ou do gênero a que pertencem os textos: curriculum vitae, classificado,
memórias,biografia, carta comercial;
·
Reconhecimento do registro formal em
determinadas situações que exigem um tratamento protocolar definido, como
Majestade, Excelência,Santidade etc., e registro informal na indicação de
proximidade e
familiaridade;
·
Relação entre as marcas de intencionalidade do
texto e o lugar social do autor (homem X mulher; pai X filho, trabalhador X
patrão), observando as diferenças de sentido decorrentes;
·
Compreensão da função das marcas de segmentação
textual: mudança de capítulo ou parágrafo, títulos e subtítulos, para textos em
prosa;colocação em estrofes e versos, para textos em versos;
·
Identificação das diferenças em textos decorrentes
da época em que foram produzidos.
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos dos gêneros (classificados,
memórias, biografia, carta comercial, relato pessoal, notícia), considerando a
intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da
situação e
os objetivos estabelecidos;
·
Organização das ideias globais em um esquema
coerente, concebendo o texto como uma descrição e uma sequência de
acontecimentos;
·
Utilização de relações, tais como: causa e
consequência, fato ou opinião,definição ou exemplo, conflito e solução,
comparação, oposição,progressão argumentativa etc., de acordo com o projeto
textual.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·
Utilização de recursos coesivos estabelecidos
pelos sinais de pontuação e por expressões que marcam temporalidade e
causalidade, além da manutenção do tempo verbal;
·
Identificação e utilização de recursos
linguísticos para a construção dos diálogos (travessão, aspas, verbos de
elocução etc.);
·
Análise e
compreensão de diferentes relações sintático-semânticas(gradação, disjunção,
explicação ou estabelecimento de relação causal,conclusão) em diferentes
gêneros textuais;
·
Compreensão e utilização dos diferentes tipos de
discurso (direto,indireto, indireto livre), considerando os propósitos
comunicativos;
·
Reflexão sobre a importância da linguagem na
produção e na circulação das representações simbólicas e dos bens
interculturais.
III BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Orais
·
Produção de textos dos gêneros exposição oral,
palestra, entrevista,seminário, considerando a intenção do enunciador, as
características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos
estabelecidos;
·
Organização e exposição das ideias de maneira
clara, coerente e criativa na produção de textos orais espontâneos e/ou com
temas propostos;
·
Compreensão dos elementos/aspectos que
constituem a fala e a sua relação com a escrita, percebendo suas similaridades
e diferenças.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·
Reconhecimento da estrutura composicional e do
conteúdo de textos publicitários e textos científicos, em função das
características do gênero, do suporte, do autor etc.;
·
Identificação de elementos que constituem os
textos informativos e expositivos (tópico frasal, hierarquia de informação,
exemplificação, analogia, comparação);
·
Análise da importância de um texto em outro na
construção do sentido (intertextualidade explícita e implícita);
·
Reconhecimento
quanto à forma e ao conteúdo dos textos: tabela, mapa, planta, maquete,
portfólio etc. em função das características do gênero,do suporte, do autor
etc.;
·
Percepção
da variação linguística, compreendendo os valores sociais nela implicados e,
consequentemente, o preconceito contra os falares populares em oposição às
formas empregadas pelos grupos socialmente
favorecidos.
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos dos gêneros resenha,
relatório, texto explicativo,sinopse, resumo, considerando a intenção do
enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e os
objetivos estabelecidos;
·
Utilização de resumos com os quais se reformula
um texto a fim de sintetizá-lo em seus aspectos mais relevantes, procurando
manter fidelidade ao plano, ao conteúdo e ao ponto de vista de seu autor.
·
Utilização de estratégias de escrita como
planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·
Estudo das vozes verbais;
·
Descrição e compreensão dos fenômenos
linguísticos por meio de agrupamento, aplicação, comparações e análises de
formas linguísticas:processos de concordância regulares morfológicos (número,
tempos e pessoas verbais, classes e flexões de palavras);
·
Identificação dos efeitos de sentido decorrentes
do uso da pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas,
parênteses,entre outras);
·
Análise de regras ortográficas;
·
Reconhecimento e construção das diferentes
formas de discurso reportado.
IV BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·
Participação efetiva em diferentes gêneros orais
(debate deliberativo,debate regrado, mesa redonda, reclamação), escutando e
analisando a fala do interlocutor,
confrontando ideias e defendendo pontos de vista próprios;
·
Antecipação e refutação de posições contrárias;
·
Elaboração de contra-argumentos;
·
Reconhecimento das características próprias de
um texto de análise/opinião nos mais variados gêneros, como relato
pessoal,entrevista, reportagem e notícia televisiva/radiofônica;
·
Participação em situações de intercâmbio oral
que requeiram escuta atenta, intervenção sem sair do assunto tratado,
formulação de perguntas e elaboração de respostas, explicação, manifestação e
acolhimento de opiniões, e adequação às colocações do interlocutor.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·
Associação das características e estratégias de
um texto ao suporte, ao gênero (ficcional ou não ficcional) ao locutor e ao
interlocutor,reconhecendo índices que permitam a identificação;
·
Reconhecimento da estrutura composicional e do
conteúdo de textos dos gêneros propaganda, anúncio publicitário, editorial,
jingle, carta de reclamação, em função das características do gênero, do
suporte, do autor, da temática etc.;
·
Correlação, em um texto, de termos, expressões
ou ideias que tenham o mesmo referente;
·
Comparação entre as opiniões e os pontos de
vista presentes em textos de mesma temática;
·
Avaliação da função argumentativa da escolha
lexical, das formas de tratamento e das relações de co-referência: sinônimos
(palavras com mesmo significado que agregam diversas categorias); hiperônimos (substantivos
que agregam diversas categorias) e expressões nominais definidas (expressões
usadas no lugar do nome ou do pronome que legitimam uma afirmação feita ao
personagem) no texto.
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos jornalísticos e
publicitários, considerando a intenção do
enunciador, as características do interlocutor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos (opinar,
defender, persuadir, convencer);
·
Estabelecimento das relações entre partes de um
texto a partir das concordâncias nominal e verbal;
·
Utilização de elementos reiterativos ou
conectores (repetições, substituições, referenciação, associações semânticas,
conjunções,advérbios etc.) a fim de orientar a articulação entre os diferentes
tópicos do texto;
·
Emprego
de argumentos de autoridade e de senso comum, considerando o gênero textual a
ser produzido e o propósito comunicativo.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·
Reconhecimento e utilização das diferentes
regras de concordância nominal e verbal de acordo com a variedade padrão;
·
Utilização de verbos nos tempos pretéritos do
modo indicativo de acordo com o gênero textual e com os propósitos
comunicativos;
·
Identificação do papel argumentativo exercido
por certos conectivos (já que, se, além disso, mas, e, ou, porque, entre
outros);
·
Estabelecimento da relação entre a estratégia
argumentativa do autor e os operadores argumentativos e recursos coesivos
utilizados por ele;
·
Análise e compreensão de diferentes relações
sintático-semânticas (comparação, contraposição, exemplificação, retificação,
explicitação) em diferentes gêneros textuais.
Educação de Jovens | II Segmento | IV Fase de Escolaridade
OBJETIVO:
Expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em
instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos – tanto orais
quanto escritos – coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos
objetivos a que se propõem, às situações comunicativas e aos assuntos tratados,
utilizando-se de e respeitando as diferentes variedades linguísticas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Compreender os textos orais e escritos com os
quais se defrontam em diferentes situações de participação social,
interpretando-os corretamente e percebendo as intenções de quem os produz.
·
Utilizar a linguagem como instrumento de
aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, para compreender e para
fazer uso de informações contidas em diversos gêneros textuais.
·
Atuar
como leitor efetivo e crítico dos mais diferentes textos representativos de
nossa cultura.
·
Ampliar e
articular competências e conhecimentos que possam ser mobilizadas nas inúmeras
situações de uso da língua com que se deparam nas relações familiares,
escolares, profissionais etc.
I BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·
Participação em diferentes situações de
comunicação oral que requeiram argumentação, exposição de ideias ou de pontos
de vista, explicação,elogio, aviso, entre outros, utilizando-se de planejamento
e adequando - se às condições de produção e recepção desses textos;
·
Participação regular em diferentes gêneros orais
(seminário, conferência,júri simulado e palestra), escutando e analisando a
fala do interlocutor,confrontando ideias e defendendo pontos de vistas próprios;
·
Produção de planos de trabalho, roteiros,
pautas, slides, a fim de orientar a exposição oral e Adultos
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·
Leitura e compreensão das características
próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos: manifesto,
documentário, editorial, artigo de opinião, carta de solicitação, nota de
venda/compra, fatura;
·
Construção do significado global do texto, a
partir da compreensão da função das partes que o constituem (particular ou geral,
relevante ou dispensável, principal ou secundário etc.);
·
Comparação de opiniões/pontos de vista em dois
ou mais textos sobre o mesmo tema;
·
Distinção entre argumentos e não argumentos e
entre argumentos e contra-argumentos;
·
Análise do efeito de sentido consequente do uso
de pontuação (ponto e vírgula, reticências etc.).
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos dos gêneros carta de
solicitação, artigo de opinião, resenha
crítica, entre outros, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as
exigências da situação e os objetivos estabelecidos
(defender, persuadir, fundamentar, expor);
·
Utilização de estratégias de escrita como
planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação;
·
Identificação de inferências ou remissões a
outros textos ou a outros autores;
·
Planejamento de estratégias discursivas/textuais
para envolver e persuadir o leitor.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·
Identificação e utilização, em função da
orientação argumentativa, de diversos meios para exprimir certeza,
probabilidade, dúvida, negação, afirmação (com o apoio de tempos e modos
verbais, advérbios, orações subordinadas, locuções adverbiais);
·
Compreensão e uso adequado do paradigma verbal
de acordo com os contextos de interação, bem como daqueles verbos que não
seguem a regularidade (verbos irregulares);
·
Análise e
emprego de elementos modalizadores, marcadores argumentativos e verbos
indicativos de opinião;
·
Identificação de mecanismos de articulação
frasal e seus aspectos sintáticos e semânticos (subordinação e coordenação);
·
Estudo das orações coordenadas e subordinadas
substantivas, especialmente na construção de sequências argumentativas.
II BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·
Participação regular em diferentes gêneros
orais, tais como relato pessoal,entrevista de emprego, depoimento, notícia,
etc., escutando e analisando a fala do interlocutor, atendendo aos propósitos comunicativos
e respeitando as características dos gêneros;
·
Utilização de modalizadores, paráfrases e
reformulações a fim de atender aos propósitos comunicativos e às necessidades
dos interlocutores.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·
Distinção entre uma mesma informação divulgada
por diferentes fontes (jornal, revista, rádio, televisão);
·
Depreensão de informações implícitas, ou seja,
informações não-ditas,mas que podem ser identificadas por outras disponíveis no
texto ou derivadas do conhecimento prévio do leitor;
·
Interpretação de elementos e informações não
explicitados no texto, recorrendo a conhecimentos prévios, enciclopédicos,
linguísticos, entre outros;
·
Articulação entre conhecimentos prévios e
informações textuais para perceber ambiguidade, ironias e expressões figuradas,
opiniões e valores implícitos e explícitos, bem como as intenções do autor.
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos dos gêneros notícia,
reportagem, ensaio, biografia,crônica social, entre outros, considerando a
intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da
situação e os objetivos estabelecidos (relatar, contar, esclarecer, descrever);
·
Transcrição e edição de depoimentos, ajustando o
texto às restrições impostas pelo gênero;
·
Seleção do que vai ser dito, ativando os
conhecimentos já disponíveis e pesquisando, em fontes diferentes, aqueles que
serão necessários para atender às finalidades de produção e aos interlocutores;
·
Organização de um plano geral que oriente a
geração de um texto (de acordo com o gênero textual), monitorando as ações, os
objetivos discursivos e os possíveis interlocutores;
·
Verificação da articulação entre o que foi
planejado e o que foi escrito.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·
Análise das diferentes funções sintáticas que as
palavras podem exercer na construção
dos sentidos e das intenções expressas pelos enunciados;
·
Análise de regras ortográficas;
·
Emprego dos pronomes (indefinidos e relativos)
de acordo com a norma padrão;
·
Reconhecimento dos aspectos formais e semânticos
(restrição e explicação) das orações subordinadas adjetivas;
·
Identificação e utilização de diferentes
organizadores enumerativos;
·
Reconhecimento e utilização das diferentes
regras de concordância nominal e verbal de acordo com a norma padrão.
III BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·
Apreciação de causos, contos e emboladas como
fonte de fruição estética e entretenimento;
·
Reconhecimento dos papeis assumidos pelos
participantes, ajustando o texto aos propósitos comunicativos estabelecidos e
empregando a variedade linguística adequada;
·
Compreensão do sentido nas mensagens orais,
identificando elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e
intenções pretendidos pelo autor.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·
Valorização da leitura de crônica, peça teatral
e romance como fonte de fruição estética e entretenimento;
·
Estabelecimento de relações temáticas ou
estilísticas entre textos dediferentes autores, de diferentes épocas ou em
diferentes suportes;
·
Desmontagem do texto a fim de compreender a
organização de ideias, o plano de construção de suas partes e os elementos
responsáveis pela articulação dessas partes;
·
Combinação de estratégias de antecipação e
inferência a partir de informações obtidas por meio de pistas, com indícios
sugeridos pelo próprio texto.
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos dos gêneros fábula, conto, tira,
história em quadrinhos, biografia
etc., considerando o tempo, o espaço, o enredo, as ações dos personagens, entre outros aspectos;
·
Produção de poemas e cordel, explorando o ritmo,
a rima, a sonoridade em função das
características do gênero, do suporte, do autor etc.;
·
Construção de formas de representação gráfica do
que se propõe escrever;Compreensão,
adequação e/ou modificação das diferentes dimensões da textualidade (tema, organização sequencial, vocabulário,
estruturação dos períodos, paragrafação
etc.) em função da intenção discursiva.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·
Reflexão sobre as diferentes linguagens
(visuais, gestuais, sonoras e audiovisuais), como formas de o homem criar e
expressar significados;
·
Análise e apropriação do uso de recursos
lexicais (jogos metafóricos e metonímicos, repetição, hiperonímia e hiponímia
etc.) em função da linguagem estética e simbólica;
·
Análise e utilização de figuras de linguagem
(hipérbole, eufemismo,metáforas, comparação, personificação, repetição,
gradação etc.) e de recursos prosódicos (rima, aliteração, assonância,
onomatopéia, dentre outros) com a finalidade de produzir sentidos em um texto;
·
Identificação e utilização, em função das
orientações narrativa e descritiva, de diversos meios para exprimir certeza,
probabilidade, dúvida, negação, afirmação (com o apoio de tempos e modos
verbais,advérbios, pronomes indefinidos);
·
Reconhecimento das características estruturais e
semânticas (expressão de circunstâncias) das orações subordinadas adverbiais;
·
Reconhecimento e utilização das diferentes
regências entre o nome e o verbo e seus complementos (regência nominal e
verbal), de acordo com a norma padrão.
IV BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Orais
·
Participação regular em diferentes gêneros orais
(debate, júri simulado,regra de jogo, comandos, aconselhamentos), escutando e
analisando a fala do interlocutor, confrontando ideias e defendendo pontos de
vista próprios;
·
Cooperação para que haja sucesso na interação
com escuta atenta e respeitosa dos mais diferentes tipos de interlocutores e
eventos comunicativos.
2. Eixo Estruturante: Leitura e Compreensão de Textos
·
Leitura e compreensão das características
próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos (artigo de opinião,
crônica jornalística, bula de remédio, Estatuto do Idoso, Estatuto do
Adolescente etc.);
·
Discernimento quanto às conclusões presentes e
autorizadas pelo texto, pressupostos no contexto e que demarcam sinais para
apreender conclusões;
·
Análise do uso de estratégias argumentativas
para fundamentação da tese ou do ponto de vista;
·
Estabelecimento de relações comparativas entre
duas operações argumentativas, considerando as diferenças de sentido
decorrentes da opção por uma ou por outra;
·
Identificação de relações entre o uso de
determinadas palavras e expressões, a produção de sentido do texto e a
construção da textualização (repetições, substituições, nexos coesivos entre
palavras, orações e parágrafos).
3. Eixo Estruturante: Produção e Compreensão de Textos Escritos
·
Seleção e produção de textos de um gênero de
acordo com uma determinada situação de interação;
·
Formulação de argumentos, sustentando-os com
exemplos, ou definição,ou relação causa/consequência, problema ou solução etc.;
Utilização de modalizadores, paráfrases e reformulações a fim de atender aos
propósitos comunicativos e às necessidades dos interlocutores.
4. Eixo Estruturante: Análise linguística e Reflexão sobre a língua
·
Reflexão sobre a adequação da nomenclatura dos fenômenos
gramaticais como forma produtiva de se analisar a linguagem;
·
Reconhecimento das características estruturais e
semânticas (expressão de circunstâncias) das orações subordinadas adverbiais.
·
Identificação de mecanismos de coesão
referencial (retomada, repetição,substituição lexical, elipse) e sequencial;
·
Reconhecimento e utilização das diferentes
regências entre o nome e o verbo e seus complementos (regência nominal e
verbal), de acordo com a norma padrão.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ANTUNES, Irandé. Aula de português:
encontro e interação. São Paulo:
Parábola, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do
discurso. In: Estética da criação verbal. São
Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAZERMAN, Charles. Gêneros Textuais,
Tipificação e Interação. 2. ed. São
Paulo: Cortez, 2006a.
____________. Gênero, Agência e Escrita.
São Paulo: Cortez, 2006.
BRASIL. Parâmetros Curriculares
Nacionais: Ensino Médio. Brasília:
MEC/Semtec, 2002.
____________. PCN Ensino Médio:
orientações educacionais
complementares aos Parâmetros Curriculares
Nacionais. Vol. Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias. Brasília:
MEC/Semtec, 2002.
____________. Orientações Curriculares
para o Ensino Médio.
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