Conteúdos
para EJA IV Etapa
Ciências - Planejamento Escolar - 4ª
Etapa - EJA
Bimestre: 1º
·
Níveis de Organização do Corpo Humano
·
As células, tecidos, órgãos e
sistemas
·
(Tipos e conceitos)
·
Sistema digestório
·
Sistema circulatório
·
Sistema urinário
Bimestre: 2º
·
A Reprodução Humana
·
O sistema genital masculino
·
O sistema genital feminino
·
Ovulação, fecundação, menstruação
·
A gravidez
·
Métodos contraceptivos
·
O aborto
Bimestre: 3º
·
Unidade química (noções)
·
Conceito de matéria
·
Propriedades gerais de matéria
·
Noções de atomística
·
Substâncias simples e compostas
·
Classificação periódica dos elementos
·
Misturas e combinações
Bimestre: 4º
·
Cinemática
·
Dinâmica
·
Termologia
HISTÓRIA- Planejamento Escolar - 4ª Etapa - EJA
Bimestre: 1º
Bimestre: 1º
·
Exploração comercial Européia na
América Latina
·
O processo de colonização no Brasil
·
A administração colonial
·
Economia canavieira
·
Sociedade colonial
Bimestre: 2º
·
A crise do sistema colonial Português
·
O processo de independência no Brasil
·
As rebeliões indígenas, negras e
anticolonialista
·
O primeiro reinado
·
As regências
·
A sociedade imperial brasileira
Bimestre: 3º
·
A transição do Império para a
República
·
A república brasileira
·
Os novos donos do poder
·
No tempo dos cafeicultores
·
As rebeliões sociais de caráter
messiânico e urbano
·
A revolução de trinta e a Era Vargas
·
A república brasileira e o Golpe de
64
·
O Regime Militar
·
A nova república
Bimestre: 4º
·
O Mundo Contemporâneo
·
Revolução francesa
·
Revolução industrial
·
Conjuntura Européia no início do
século XX
·
1ª Guerra Mundial
·
Revolução Russa
·
Os regimes totalitários
·
Facismos e nazismos
·
A crise de 29
·
Guerra Fria
·
Globalização
GEOGRAFIA-
Planejamento Escolar - 4ª Etapa – EJA
Bimestre: 1º
§ Paisagem, lugar, espaço e território
§ Sistemas socioeconômicos
§ Feudalismo e Capitalismo
§ Guerra Fria e a origem do 1º,2º e 3º mundo
§ Oposição Norte e Sul
§ Nova Ordem Mundial
§ O surgimento do processo de globalização
Bimestre: 2º
§ América do Norte
§ América do Sul
§ América Central
§ América Andina
§ América Platina
Bimestre: 3º
§ A Europa e todos os seus aspectos (naturais,
sociais econômicos e etc.)
§ Região da Europa /População e economia
Bimestre: 4º
·
Continente Africano e seus aspectos naturais,
culturais e econômicos
·
Continente Asiático e seus aspectos naturais,
culturais e econômicos
·
Continente gelados (Antártida e o
Ártico e seus aspectos socioculturais)
ARTE PLANEJAMENTO ESCOLAR - 4ª ETAPA - EJA
Bimestre: 1º
·
História da arte Arte moderna: expressionismo,
naturalismo, cubismo
·
Desenhos: técnicas de pintura, ampliação
e redução de desenhos
·
A importância da Arte como matéria do
cotidiano
Bimestre: 2º
·
Arquitetura urbana
·
Estrutura da cidade
·
Desenvolvimento da arte no Brasil
·
Modernismo
·
Diversidade cultural
·
Marketing
·
Logo marca
·
Logotipo
·
Slogan
·
Festas juninas
Bimestre: 3º
·
Personalidades de pinturas e obras
·
Personalidades da arquitetura e obras
·
principais autores e obras Literária
·
Mural ilustrado
·
Entrevista
·
Mural informativo
Bimestre: 4º
·
Patrimônio cultural
·
Acervos públicos
·
Diferentes padrões artísticos
·
A arte paraense
·
Ritmos
·
Dramatizações
OBJETIVOS GERAIS
No processo de ensino-aprendizagem dos diferentes ciclos do ensino fundamental,
espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações
comunicativas, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita,
ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.
Para isso a escola deverá organizar um conjunto de atividades que,
progressivamente, possibilite o aluno:
• Utilizar e desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando descriminações e desenvolvendo capacidade de uso diário como( saber fazer uso de deus direitos e também deveres
• considerar as diferente condições de produção do discurso;
• Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio.
• Contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões;
• Identificando e repensando juízos de valor tanto socioideológicos Reafirmando a sua identidade cultural e social;
• Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade.
• Valorizando sua cultura e seu conhecimento;
• Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação
• Utilizar e desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando descriminações e desenvolvendo capacidade de uso diário como( saber fazer uso de deus direitos e também deveres
• considerar as diferente condições de produção do discurso;
• Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio.
• Contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões;
• Identificando e repensando juízos de valor tanto socioideológicos Reafirmando a sua identidade cultural e social;
• Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade.
• Valorizando sua cultura e seu conhecimento;
• Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Através das atividades sobre o tema Cidadania pretende-se despertar a consciência social e política, dos direitos pré-estabelecidos quando os mesmo não são respeitados, assim promover a dignidade das pessoas e a sua inclusão na sociedade numa relação de igualdade e liberdade entre as pessoas. Compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres políticos,civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
• No que se refere ao tema Sexualidade enquanto tema transversal pretende-se despertar a consciência sobre como prevenir as DST”s,transmitir valores, atitudes e comportamento, esclarecer limites, enfim uma visão consciente da sexualidade, sem preconceitos e .
• Considerando que a Tecnologia desempenha um papel importante na vida, pode ajudar o aluno a pensar de maneira lógica sobre os fatos do cotidiano e a resolver problemas práticos de forma mais simples, tende- se a orientá-lo cada vez mais nesse sentido, o principal objetivo está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
METODOLOGIA
• Realização de atividades orais e escritas
• Incentivo ao debate
• Atividades de pesquisas
• Exercício dos conteúdos e resoluções
• Socialização de exercícios através de troca de atividades
• Exposição de trabalhos
• Promover a discussão sobre um tema proposto
• Sugestões de leituras
RECURSOS DIDÁTICOS
• Uso do quadro / Textos/ Jornais
• Revistas /Dicionário
• Vídeo /Internet /Livro didático
AVALIAÇÃO
·
Frequência/ Participação/ Interesse
·
Testes/Simulado /Redação/LeituraDebates
·
Atividade de Pesquisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário