EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA
AULAS DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
·
Realizar as atividades propostas rapidamente sempre
atento nos diferentes comandos do professor;
·
Identificar as cores conforme o comando do
professor;
·
Agir com rapidez para recuperar a bolinha
correspondente a sua cor durante os exercícios.
·
Dramatizar com o jornal, variados movimentos
corporais e ações do dia conforme o comando do professor;
·
Criar diversas formas e tipos de dobradura com o
jornal explorando a coordenação motora fina e grossa
·
Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e
sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva;
·
Demonstrar através dos comandos do professor as
variadas maneiras na situação de equilíbrio
·
Deslocar-se em diversos sentidos obedecendo as regras
e os obstáculos desenhados no chão;
·
Participar atentamente das atividades de agilidade
durante os jogos propostos.
·
Memorizar um maior número de objetos sobre a mesa e
depois discriminá-los;
·
Executar através de palmas e imitações os
exercícios propostos exigindo a atenção das mesmas.
·
Ouvir e marcar corretamente os nomes ditados pelo
professor;
·
Escrever nomes em cada quadro delimitado no jogo do
bingo;
·
Identificar as peças do dominó para completar o
jogo
·
Ouvir e realizar as orientações do professor conforme
a regra proposta na atividade;
·
Identificar o local mais próximo para a execução da
atividade;
·
Participar dos jogos propostos respeitando as
regras.
·
Manusear os arcos em diversas formas em diferentes
planos na atividade proposta;
·
Executar os exercícios de competição com os arcos
coordenando os movimentos explicitados durante a aula.
·
Desenhar e recortar livremente seguindo as
instruções do professor para a montagem do quebra-cabeça;
·
Ordenar e encaixar no local adequado as peças do
quebra-cabeça;
·
Identificar as peças do dominó para completar o
jogo
·
Relacionar através dos desenhos no chão os
diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor
regente;
·
Deslocar-se para os limites propostos conforme o
comando do professor.
·
Confeccionar as petecas seguindo a sequência de
montagem conforme a explicação do professor;
·
Executar um simples movimento de rebater a peteca
fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão;
·
Combinar movimentos rebatendo a peteca várias vezes
realizando assim um simples jogo
·
Equilibrar os saquinhos de areia em várias partes
do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a aula;
·
Respeitar a ordem das colunas e os colegas enquanto
as atividades estiverem sendo realizadas;
·
Distinguir os diferentes tipos de equilíbrio
(externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do exercício.
·
Dobrar o jornal de várias maneiras finalizando num
“barco” e, por conseguinte uma “camiseta”;
·
Cantar uma música de acordo com a figura mostrada
com o jornal pelo professor;
·
Identificar as peças do dominó para completar o
jogo.
·
Realizar os exercícios com os pregadores, palito de
fósforo e sorvete, obedecendo principalmente as regras propostas pelo
professor;
·
Manter o espírito de competitividade sem que haja
intrigas durante as atividades propostas
·
Deslocar-se pela quadra com a bola, de forma
espalhada sem aglomeração;
·
Executar as atividades com a bola atendendo os
comandos propostos pelo professor durante a aula.
·
Executar o circuito de maneira satisfatória
passando por todas as estações;
·
Prestar atenção no sinal do professor para a
mudança das estações no decorrer do circuito.
·
Saltar a corda realizando os diferentes tipos de
saltos (apoios);
·
Combinar os diferentes tipos de saltos com o ritmo
da corda;
·
Diferenciar tipos de saltos explicitados durante a
aula.
·
Identificar as respectivas partes do corpo colando
no local indicado;
·
Criar movimentos identificando a parte do corpo
citada pelo professor no decorrer da explicitação.
·
Pular o elástico diversificando os diversos tipos
de saltos em diferentes apoios no decorrer das atividades;
·
Deslocar-se pela quadra saltando os diversos tipos
de apoio conforme o comando do professor;
·
Distinguir os tipos de saltos durante a realização
dos exercícios.
·
Respirar compassadamente observando a respiração do
professor e seus comandos;
·
Distinguir as fases da respiração (inspirar e
expirar) conforme a sequência dos exercícios
Fonte: Material elaborado através dos textos dos professores da
UEL: Josy Ferraz Ramon e Edina MarinezArmacolo e dos professores da UNIPAR:
Nelson LuisPosseti e Leda Rossi Gonçalves. Disciplina
de Didática - Professora Lucyelena Amaral Picelli - Curso de Educação Física
Nenhum comentário:
Postar um comentário