Planejamento de Arte
CONTEÚDOS
|
INDICADORES
|
Definição
de Arte
|
Definir Arte reconhecendo sua
importância enquanto linguagem, instrumentos de interação entre os indivíduos
utilizando textos e atividades escritas.
|
História
da Arte
|
Discutir
sobre a importância de aprender a história da Arte,descrevendo como ela se manifesta em diversos aspectos,
utilizando texto e atividades
diversificadas.
|
Pontilhismo
|
Diferenciar
distinguindo ponto geométrico de ponto
gráfico utilizando a técnica de pontilhismo por meio de
atividades diversificadas.
|
Linhas
|
Representar
linhas, classificando de acordo com o traçado ,forma e posição através
de atividades propostas.
|
Arte
Abstrata
|
Identificar Arte
abstrata como aquela que não tem forma definida
utilizando desenhos e atividades escritas.
|
Cores
Primárias e Secundárias
|
Diferenciar
cores primárias e secundárias representando-as através de paisagens e figuras geométricas.
|
A Arte
na Mesopotâmia
|
Identificar
a importância da Arte mesopotâmica destacando suas características através de textos e atividades escrita.
|
A Arte
Egípcia
|
Explorar
identificando o que caracterizou a arte egípcia através de textos e atividades escritas.
|
Frisas
|
Identificar
frisas como composição de linhas, curvas ou retas apresentando em decoração de mosaico
|
A Arte
Grega
|
Explorar
demonstrando a importância da Arte Grega
observando suas
características através de
textos e atividades
propostas.
|
Ampliação e redução de figuras
|
Ilustrar
ampliando e reduzindo desenhos através de outro.
|
Desenho
livre
|
Criar desenhos articulando percepção,imaginação e conhecimento,através
de desenhos e pinturas.
|
Artesanato
|
Criar
objetos artísticos com material de sucata estimulando a criatividade pessoal
identificando os vários tipos de
artesanato.
|
Datas Comemorativas
|
Vivenciar as datas comemorativas através de recortes, colagens, desenhos e
pinturas.
|
CONTEÚDOS
DE ARTE PARA 6º ANO(Quinta série)
"Todas as artes contribuem para a maior
de todas as artes, a arte de viver."
(Bertold Brech)
CONTEÚDOS DE ARTE PARA 7º ANO
(sexta
série )
CONTEÚDOS
|
INDICADORES
|
Você sabe o que é
Arte ?
|
Definir Arte
reconhecendo sua importância enquanto linguagem, instrumento de interação
entre os indivíduos através de textos e exercícios.
|
A Arte Romana
|
Descrever a
importância da Arte Romana ,relatando
o que caracterizou a Arte principalmente nas construções através de textos e
atividades propostas.
|
Cores Terciárias
e Complementares
|
Identificar
distinguindo cores terciárias e complementares utilizando exercícios
diversificados.
|
Cores Quentes e
Cores Frias
|
Nomear as
cores quentes ,neutras e frias através das atividades propostas.
|
A Arte
Paleocristã
|
Discutir
como os homens representavam sua arte na Pré-História, destacando a fase catatumbária e basilical através de textos
e exercício.
|
Expressões Faciais
|
Demonstrar
representando expressões fisionômicos
através de desenhos.
|
Simetria
|
Representar
reconhecendo figuras com simetria identificando seus eixos através de
figuras.
|
História em
quadrinhos
|
Representar
história em quadrinhos identificando os recursos utilizados para a construção
das histórias através de exercícios.
|
A Arte Bizantina
|
Destacar a
importância da arte Bizantina em Roma e Grécia,observando que o mosaico foi
uma das características marcantes da arte utilizando textos e exercícios.
|
A Arte Islâmica
|
Destacar a importância da Arte
Islâmica apontando suas características por meio de atividades escritas.
|
A Arte na Idade Média
|
Identificar descrevendo
a diversidade artística na Idade Média
como também sua evolução através de
textos e exercícios.
|
Deformando
Figuras
|
Deformar figuras construindo outras utilizando recortes
de gravuras.
|
A Arte
Gótica
|
Definir
descrevendo os elementos que
caracterizou a arte gótica utilizando texto e atividades diversificadas.
|
O Tangram
|
Representar diferentes
formas geométricas e formas livres
utilizando o tangram.
|
"Todas
as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver."
(Bertold Brech
CONTEÚDOS DE ARTE PARA
8º ANO (sétima série)
CONTEÚDOS
|
INDICADORES
|
A Arte de ver a arte
|
Definir representando
o que é arte reconhecendo suas funções através de textos desenhos e
exercícios.
|
A
Arte do Renascimento
|
Destacar
a importância da Arte no Renascimento, identificando como um período de
renovação e destaque na pintura,escultura nomeando os principais artistas por
meio de atividades propostas.
|
Expressões
Fisionômicas
|
Representar
explorando expressões faciais utilizando atividades diversificadas.
|
Rococó
|
Identificar as
características do estilo rococó utilizando
textos e exercícios.
|
Caricatura
|
Estimular o
gosto pela arte criando
caricaturas,através de fotos de jornais e revistas.
|
Você
sabe o que é arte?
|
Definir Arte
reconhecendo sua importância enquanto linguagem, instrumento de interação
entre os indivíduos através de textos e exercícios.
|
A arte Bizantina
|
Destacar a
influência da arte bizantina em Roma e Grécia apontando as características
marcantes por meio de textos e atividades diversificadas.
|
A Arte
Gótica
|
Descrever
reconhecendo os elementos que caracterizou a arte gótica utilizando textos e
atividades diversificadas.
|
Cartum e
Charges
|
Identificar
diferenciando cartum e charges realizando exercícios.
|
A Arte
no Barroco
|
Identificar onde
se originou a arte barroca apresentando sua característica descrevendo os principais
artistas através de exercícios
|
Pop Arte
|
Identificar expressão
Pop arte reconhecendo o significado e
os recursos utilizados na Arte por meio
de atividades.
|
Cubismo
|
Destacar representando características da arte no
cubismo utilizando textos e exercícios.
|
Desenho Livre
|
Criar
desenhos identificando formas,
integrando com o recorte e a colagem por meio de exercícios.
|
Deformando
figuras
|
Deformar
figuras construindo outras utilizando recortes de gravuras.
|
A Arte Bizantina
|
Destacar a importância
da arte Bizantina em Roma e Grécia, observando que o mosaico foi uma das
características marcantes da arte utilizando textos e exercícios.
|
Ampliação e
redução de figuras
|
Ilustrar
ampliando e reduzindo desenhos através de outro.
|
Grafite
|
Identificar grafite
como uma manifestação
artística,diferenciando pichação através de texto e exercícios.
|
"Todas as artes contribuem para a maior de
todas as artes, a arte de viver." (Bertold Brech
CONTEÚDOS DE ARTE PARA
9º ANO (oitava série)
CONTEÚDOS
|
INDICADORES
|
Impressionismo
|
Destacar
o impressionismo como movimento artístico que revolucionou a pintura dando
início as grandes tendências na arte no século xx apontando as principais
características da arte através de
textos e exercícios.
|
Expressionismo
|
Definir expressionismo,como a arte do instinto,apontando
os principais valores que são expressos na arte utilizando textos e
exercícios.
|
Música
|
Reconhecer a música presente na historicidade
humana,em constante transformação junto com o homem diferenciando estilos
musicais identificando sua função social e histórica através de textos.
|
Fovismo
|
Identificar
definindo os princípios que regem o movimento artístico no Fovismo apontando suas características e os
principais artistas através de textos e exercícios.
|
Cubismo
|
Apontar identificando as formas utilizadas pelos
artistas do Cubismo,destacando os principais artistas ,através de textos e
exercícios.
|
Abstracionismo
|
Identificar
observando a diferença da arte abstrata apontando a característica principal
da arte utilizando textos e exercícios.
|
Surrealismo
|
Descrever
apontando as características
principais da arte no movimento
surrealismo utilizando textos e atividades escritas.
|
A
Arte Gótica
|
Definir,descrevendo
os elementos que caracterizou a arte gótica,por meio de
textos e atividades escritas.
|
Grafite
|
Identificar grafite
como uma manifestação
artística,diferenciando pichação através de texto e exercícios.
|
Arte Indígena
|
Destacar reconhecendo a importância da arte indígena na cultura
brasileira utilizando textos cartazes,
e exercícios
|
Caricatura
|
Estimular o gosto pela arte criando
caricaturas através de exercícios.
|
Neoclassicismo
|
Identificar
as características que a arte do neoclassicismo apresenta, destacando a nova tendência que predominou nas criações dos artistas europeus através
de exercícios.
|
Realismo
|
Debater
sobre a nova tendência estética chamada realismo nas artes européias sobretudo na pintura francesa, apontando
suas características gerais através de
exercícios propostos.
|
Romantismo
|
Nomear
os principais artistas do romantismo apontando as características principais
da arte utilizando textos e exercícios.
|
A Arte
no Barroco
|
Identificar onde se originou a arte
barroca apresentando sua
característica descrevendo os principais artistas através de exercícios
|
Cartum e
Charges
|
Identificar
diferenciando cartum e charges realizando exercícios.
|
Propaganda e
publicidade
|
Diferenciar
propaganda e publicidade por meio de
textos
|
Arte Abstrata
|
Representar arte abstrata utilizando
exercícios
|
"Todas as artes contribuem para a
maior de todas as artes, a arte de viver." (Bertold Brech
Nenhum comentário:
Postar um comentário