Educação de Jovens IV Fase de Escolaridade
OBJETIVO: Expandir o uso da linguagem em instâncias
privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a
palavra e produzir textos – tanto orais quanto escritos – coerentes, coesos, adequados
a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem, às situações
comunicativas e aos assuntos tratados, utilizando-se de e respeitando as
diferentes variedades linguísticas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Compreender os textos orais e escritos com os
quais se defrontam em diferentes situações de participação social,
interpretando-os corretamente e percebendo as intenções de quem os produz.
·
Utilizar a linguagem como instrumento de
aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, para compreender e para
fazer uso de informações contidas em diversos gêneros textuais.
·
Atuar
como leitor efetivo e crítico dos mais diferentes textos representativos de
nossa cultura.
·
Ampliar e
articular competências e conhecimentos que possam ser mobilizadas nas inúmeras
situações de uso da língua com que se deparam nas relações familiares,
escolares, profissionais etc.
I BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Orais
·
Participação em diferentes situações de
comunicação oral que requeiram argumentação, exposição de ideias ou de pontos
de vista, explicação,elogio, aviso, entre outros, utilizando-se de planejamento
e adequando - se às condições de produção e recepção desses textos;
·
Participação regular em diferentes gêneros orais
(seminário, conferência,júri simulado e palestra), escutando e analisando a
fala do interlocutor, confrontando ideias e defendendo pontos de vistas
próprios;
·
Produção de planos de trabalho, roteiros,
pautas, slides, a fim de orientar a exposição oral e Adultos
2. Eixo Estruturante: Leitura e
Compreensão de Textos
·
Leitura e compreensão das características
próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos: manifesto,
documentário, editorial, artigo de opinião, carta de solicitação, nota de
venda/compra, fatura;
·
Construção do significado global do texto, a
partir da compreensão da função das partes que o constituem (particular ou
geral, relevante ou dispensável, principal ou secundário etc.);
·
Comparação de opiniões/pontos de vista em dois
ou mais textos sobre o mesmo tema;
·
Distinção entre argumentos e não argumentos e
entre argumentos e contra-argumentos;
·
Análise do efeito de sentido consequente do uso
de pontuação (ponto e vírgula, reticências etc.).
3. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos dos gêneros carta de
solicitação, artigo de opinião, resenha
crítica, entre outros, considerando a intenção do enunciador, as características do interlocutor, as
exigências da situação e os objetivos estabelecidos
(defender, persuadir, fundamentar, expor);
·
Utilização de estratégias de escrita como
planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação;
·
Identificação de inferências ou remissões a
outros textos ou a outros autores;
·
Planejamento de estratégias discursivas/textuais
para envolver e persuadir o leitor.
4. Eixo Estruturante: Análise
linguística e Reflexão sobre a língua
·
Identificação e utilização, em função da
orientação argumentativa, de diversos meios para exprimir certeza,
probabilidade, dúvida, negação, afirmação (com o apoio de tempos e modos
verbais, advérbios, orações subordinadas, locuções adverbiais);
·
Compreensão e uso adequado do paradigma verbal
de acordo com os contextos de interação, bem como daqueles verbos que não
seguem a regularidade (verbos irregulares);
·
Análise e
emprego de elementos modalizadores, marcadores argumentativos e verbos
indicativos de opinião;
·
Identificação de mecanismos de articulação
frasal e seus aspectos sintáticos e semânticos (subordinação e coordenação);
·
Estudo das orações coordenadas e subordinadas
substantivas, especialmente na construção de sequências argumentativas.
II BIMESTRE
1.
Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Orais
·
Participação regular em diferentes gêneros
orais, tais como relato pessoal,entrevista de emprego, depoimento, notícia,
etc., escutando e analisando a fala do interlocutor, atendendo aos propósitos
comunicativos e respeitando as características dos gêneros;
·
Utilização de modalizadores, paráfrases e
reformulações a fim de atender aos propósitos comunicativos e às necessidades
dos interlocutores.
2. Eixo Estruturante: Leitura e
Compreensão de Textos
·
Distinção entre uma mesma informação divulgada
por diferentes fontes (jornal, revista, rádio, televisão);
·
Depreensão de informações implícitas, ou seja,
informações não-ditas,mas que podem ser identificadas por outras disponíveis no
texto ou derivadas do conhecimento prévio do leitor;
·
Interpretação de elementos e informações não
explicitados no texto, recorrendo a conhecimentos prévios, enciclopédicos,
linguísticos, entre outros;
·
Articulação entre conhecimentos prévios e
informações textuais para perceber ambiguidade, ironias e expressões figuradas,
opiniões e valores implícitos e explícitos, bem como as intenções do autor.
3. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos dos gêneros notícia,
reportagem, ensaio, biografia,crônica social, entre outros, considerando a
intenção do enunciador, as características do interlocutor, as exigências da
situação e os objetivos estabelecidos (relatar, contar, esclarecer, descrever);
·
Transcrição e edição de depoimentos, ajustando o
texto às restrições impostas pelo gênero;
·
Seleção do que vai ser dito, ativando os
conhecimentos já disponíveis e pesquisando, em fontes diferentes, aqueles que
serão necessários para atender às finalidades de produção e aos interlocutores;
·
Organização de um plano geral que oriente a
geração de um texto (de acordo com o gênero textual), monitorando as ações, os
objetivos discursivos e os possíveis interlocutores;
·
Verificação da articulação entre o que foi
planejado e o que foi escrito.
4. Eixo Estruturante: Análise
linguística e Reflexão sobre a língua
·
Análise das diferentes funções sintáticas que as
palavras podem exercer na construção
dos sentidos e das intenções expressas pelos enunciados;
·
Análise de regras ortográficas;
·
Emprego dos pronomes (indefinidos e relativos)
de acordo com a norma padrão;
·
Reconhecimento dos aspectos formais e semânticos
(restrição e explicação) das orações subordinadas adjetivas;
·
Identificação e utilização de diferentes
organizadores enumerativos;
·
Reconhecimento e utilização das diferentes
regras de concordância nominal e verbal de acordo com a norma padrão.
III BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Orais
·
Apreciação de causos, contos e emboladas como
fonte de fruição estética e entretenimento;
·
Reconhecimento dos papeis assumidos pelos
participantes, ajustando o texto aos propósitos comunicativos estabelecidos e
empregando a variedade linguística adequada;
·
Compreensão do sentido nas mensagens orais,
identificando elementos possivelmente relevantes segundo os propósitos e
intenções pretendidos pelo autor.
2. Eixo Estruturante: Leitura e
Compreensão de Textos
·
Valorização da leitura de crônica, peça teatral
e romance como fonte de fruição estética e entretenimento;
·
Estabelecimento de relações temáticas ou
estilísticas entre textos dediferentes autores, de diferentes épocas ou em
diferentes suportes;
·
Desmontagem do texto a fim de compreender a
organização de ideias, o plano de construção de suas partes e os elementos
responsáveis pela articulação dessas partes;
·
Combinação de estratégias de antecipação e
inferência a partir de informações obtidas por meio de pistas, com indícios
sugeridos pelo próprio texto.
3. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Escritos
·
Produção de textos dos gêneros fábula, conto,
tira, história em quadrinhos,
biografia etc., considerando o tempo, o espaço, o enredo, as ações dos personagens, entre outros
aspectos;
·
Produção de poemas e cordel, explorando o ritmo,
a rima, a sonoridade em função das
características do gênero, do suporte, do autor etc.;
·
Construção de formas de representação gráfica do
que se propõe escrever;Compreensão,
adequação e/ou modificação das diferentes dimensões da textualidade (tema, organização sequencial, vocabulário,
estruturação dos períodos,
paragrafação etc.) em função da intenção discursiva.
4. Eixo Estruturante: Análise
linguística e Reflexão sobre a língua
·
Reflexão sobre as diferentes linguagens
(visuais, gestuais, sonoras e audiovisuais), como formas de o homem criar e
expressar significados;
·
Análise e apropriação do uso de recursos
lexicais (jogos metafóricos e metonímicos, repetição, hiperonímia e hiponímia
etc.) em função da linguagem estética e simbólica;
·
Análise e utilização de figuras de linguagem
(hipérbole, eufemismo,metáforas, comparação, personificação, repetição,
gradação etc.) e de recursos prosódicos (rima, aliteração, assonância,
onomatopéia, dentre outros) com a finalidade de produzir sentidos em um texto;
·
Identificação e utilização, em função das
orientações narrativa e descritiva, de diversos meios para exprimir certeza,
probabilidade, dúvida, negação, afirmação (com o apoio de tempos e modos verbais,advérbios,
pronomes indefinidos);
·
Reconhecimento das características estruturais e
semânticas (expressão de circunstâncias) das orações subordinadas adverbiais;
·
Reconhecimento e utilização das diferentes
regências entre o nome e o verbo e seus complementos (regência nominal e
verbal), de acordo com a norma padrão.
IV BIMESTRE
1. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Orais
·
Participação regular em diferentes gêneros orais
(debate, júri simulado,regra de jogo, comandos, aconselhamentos), escutando e
analisando a fala do interlocutor, confrontando ideias e defendendo pontos de
vista próprios;
·
Cooperação para que haja sucesso na interação
com escuta atenta e respeitosa dos mais diferentes tipos de interlocutores e
eventos comunicativos.
2. Eixo Estruturante: Leitura e
Compreensão de Textos
·
Leitura e compreensão das características
próprias do tipo ou do gênero a que pertencem os textos (artigo de opinião,
crônica jornalística, bula de remédio, Estatuto do Idoso, Estatuto do
Adolescente etc.);
·
Discernimento quanto às conclusões presentes e
autorizadas pelo texto, pressupostos no contexto e que demarcam sinais para
apreender conclusões;
·
Análise do uso de estratégias argumentativas
para fundamentação da tese ou do ponto de vista;
·
Estabelecimento de relações comparativas entre
duas operações argumentativas, considerando as diferenças de sentido
decorrentes da opção por uma ou por outra;
·
Identificação de relações entre o uso de
determinadas palavras e expressões, a produção de sentido do texto e a
construção da textualização (repetições, substituições, nexos coesivos entre
palavras, orações e parágrafos).
3. Eixo Estruturante: Produção e
Compreensão de Textos Escritos
·
Seleção e produção de textos de um gênero de
acordo com uma determinada situação de interação;
·
Formulação de argumentos, sustentando-os com
exemplos, ou definição,ou relação causa/consequência, problema ou solução etc.;
Utilização de modalizadores, paráfrases e reformulações a fim de atender aos
propósitos comunicativos e às necessidades dos interlocutores.
4. Eixo Estruturante: Análise
linguística e Reflexão sobre a língua
·
Reflexão sobre a adequação da nomenclatura dos
fenômenos gramaticais como forma produtiva de se analisar a linguagem;
·
Reconhecimento das características estruturais e
semânticas (expressão de circunstâncias) das orações subordinadas adverbiais.
·
Identificação de mecanismos de coesão
referencial (retomada, repetição,substituição lexical, elipse) e sequencial;
·
Reconhecimento e utilização das diferentes
regências entre o nome e o verbo e seus complementos (regência nominal e
verbal), de acordo com a norma padrão.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e
interação. São Paulo: Parábola, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In:
Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino
Médio. Brasília:MEC/Semtec, 2002.
____________. PCN Ensino Médio: orientações
educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
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