Coordenadora
Valdinere
Alves dos Santos
INTRODUÇÃO :
Fazemos parte de
uma sociedade globalizada, cujos interesses giram em torno do consumo
desenfreado de produtos. Somos induzidos de todas as formas possíveis ao desejo
de querer e ter e incentivados a comprar e consumir coisas que são
completamente supérfluas em nosso dia-a-dia. Dessa forma, a produção aumenta e,
consequentemente, o uso irregular de matérias-primas e de fontes de energia.
Quaisquer alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio
ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das
atividades humanas, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o
bem estar da população, essa atenção deve envolver tanto a teoria quanto a
prática consciente. O papel da escola nisso tudo consiste em reformar seu método
de educação ambiental, trabalhando de forma conjunta e interdisciplinar,
afinal, ela não aborda só questões ambientais, mas também aspectos relacionados
à cidadania, direitos e deveres, que são primordiais para a formação
cidadã.
OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
Jogar lixo no lixo; Organizar as
carteiras na sala; Limpar a lousa;
Manter as carteiras, o chão, e as
paredes limpas;
De forma a preservar o ambiente e o
patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se
a família e comunidade.
Objetivo
geral: Levar a comunidade escolar à repensar suas
atitudes, em relação ao meio ambiente.
Objetivos
específicos:
Despertar o interesse pela preservação do meio
ambiente; Zelar pelo ambiente escolar;
Promover ações concretas de atitudes positivas em
relação ao meio ambiente; Sensibilizar a comunidade
Identificar os problemas cotidianos decorrentes do
impacto ocasionado pela ação do homem no meio ambiente.
Desenvolver um olhar crítico com relação aos
resíduos criados pelo próprio homem.
Reconhecer as causas do desequilíbrio ambiental,
debatendo coletivamente possíveis soluções.
ATIVIDADES
A SEREM DESENVOLVIDAS
Por que reciclar? O que é lixo? De onde vem,
para onde vai e quais os tipos de lixo produzidos?
Quais as formas alternativas e ecologicamente corretas de disposição do lixo?
Colocando em prática
Quais as formas alternativas e ecologicamente corretas de disposição do lixo?
Colocando em prática
·
Uso de sobras em culinária.
·
Redução do uso de papel na escola.
·
Oficinas de artesanato.
·
Oficinas de reciclagem.
·
Criação de atividades lúdicas de
educação e conscientização.
·
Criação de campanhas internas e externas
de divulgação e conscientização.
·
Integração entre equipes.
Coleta seletiva
É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.
Minimizar
a geração de lixo
Separar
os materiais em casa, escola, trabalho.
Coletar
separadamente recicláveis e não recicláveis.
Destinação
de local para armazenagem.
Compradores
e destinação final do material coletado.
Periodicidade
da coleta.
Implantação
de coleta seletiva na escola.
ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA
SELETIVA:
·
Diminui a poluição do solo, da água e do
ar.
Economiza energia e água.
Economiza energia e água.
·
Reduz a extração dos recursos naturais.
·
Possibilita a reciclagem de materiais
que iriam para o lixo.
Conserva o solo.
Conserva o solo.
·
Diminui o lixo nos aterros e lixões.
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
·
Diminui os custos da produção, com o
aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
·
Diminui o desperdício.
·
Melhora a limpeza e higiene da cidade. Previne
enchentes.
·
Diminui os gastos com a limpeza urbana.
Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
·
Gera emprego e renda pela
comercialização dos recicláveis.
·
Reduz a extração dos recursos naturais.
Gincana
Ambiental
·
Com uma mistura de tarefas sobre
conhecimento de fauna, flora, coleta de lixo, dentre outros, as equipes
responderão perguntas sobre o meio ambiente, a partir dos textos estudados em
Sala de Aula.
·
Organizar as tarefas para a gincana
·
Elaborar perguntas de conhecimento sobre
questões ambientais..
·
Assuntos : Lixo eletrônico; Reciclagem;
Materiais plásticos; Poluição etc
Os alunos serão divididos em grupos, e cada um dos
grupos ficará responsável por escolher um tipo de resíduo ali exposto. A partir
dos conhecimentos dos alunos o professor irá expor informações pertinentes ao
assunto, como por exemplo:
·
Quanto lixo produzimos?
·
O destino do lixo e suas implicações.
·
O tempo de decomposição e o seu impacto
no meio ambiente.
·
Materiais que são e que não são
recicláveis.
·
Definição de Reciclagem e
Reaproveitamento
Trabalhando de Forma
interdisciplinar
Conteúdos a Serem Trabalhados
Artes :
·
Música, dança e teatro com materiais
reciclados).
·
Reaproveitamento do lixo com a confecção
de jogos e brinquedos com recipientes e embalagens de sucata
·
Confeccionar um painel com embalagens e
sucatas que causam danos à natureza.
Português:
·
Interpretação oral, escrita e através de
desenhos e textos.
·
Músicas ,poesias , parlendas, , vídeos;
·
Confecção de cartazes para a Campanha da
higiene na escola e de reciclagem.
·
Estudo de palavras-chave.
·
Gramática e ortografia inserida nos
textos
·
Trabalhar utilizando embalagens de
alimentos trazidos pelos alunos e que deveriam estar no lixo, aplicando a
gramática trabalhada
·
Exercitar a oralidade com os alunos
contando individualmente uma história sobre o lixo ou uma determinada embalagem
ou ainda sobre o meio ambiente;
·
Mural ecológico (com frases sobre o meio
ambiente, figuras
·
Criação de placas para preservação do
ambiente escolar;
·
Acróstico (NATUREZA) –Frases da
natureza; ABC da natureza
Matemática:
·
Estudo das cores para a separação dos
produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico,
amarelo-metais).
·
Contagem da quantidade de tipos de
materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora
também podem ser transformados em adubo (LIXO ORGÂNICO)).
·
Classificação
dos materiais recicláveis.
·
Quantos e quais dias da semana acontecem
à coleta de lixo que os alunos trazem de casa ate a escola.
História
e Geografia
·
A coleta de lixo na nossa cidade ; Onde
os lixos são despejados.
·
A
campanha da reciclagem - como foi elaborada se realmente acontece na
nossa cidade.
·
O
que se ganha com a reciclagem. De onde vieram às doenças, em especial a Dengue
que vem se alastrando.
·
Pesquisar e debater a relação entre o
aumento da população das cidades com o aumento e o acúmulo de lixo existente;
·
Confeccionar cartazes com fotos e
recortes que mostrem como eram as cidades antes e como estão hoje, montando uma
linha de tempo desta evolução;
·
Montar uma maquete da escola com
materiais de sucata (reaproveitamento do lixo).
Analisar a poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios e nas ruas;
Analisar a poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios e nas ruas;
·
Verificar se nas ruas da escola, da casa
de cada aluno, possui lixeiras adequadas à coleta seletiva.
·
Observar o mapa do município e marcar os
locais que tem lixeiras adequadas e se estiver faltando, apresentar o mapa para
as autoridades e solicitar providencias necessárias.
Ciências
Ciências
·
Os perigos dos lixos acumulados. Campanha
da higiene do meio escolar.
·
Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas,
tratamento e profilaxia).
·
A função dos micróbios na transformação
do lixo orgânico em adubo.
·
Pesquisar o tempo que as embalagens
demoram para se decompor no solo e o prejuízo que podem causar aos seres
humanos e à natureza;
·
Aprender maneiras de acondicionar corretamente
o lixo de suas residências e na escola;
·
Saber separar os lixos orgânicos e lixos
secos, numa coleta seletiva, na escola, apresentando que cada cor de lata
recebe um tipo de lixo.
·
Assistir a vídeos sobre a preservação da
natureza e realizar um comentário conclusivo.
·
Como devemos cuidar do meio ambiente ? O
que destrói o meio ambiente ? O que é desmatamento? O que é poluição ? Cartaz
(O que vai para o lixo – como sucata, rótulos e etc.);
·
Materiais reciclados (confecção de
brinquedos com sucata);Separação do lixo;
Ética e cidadania
·
Campanha educativa "Lugar de lixo é
no lixo".
·
Como a escola e a família têm cuidado
deste assunto.
·
Meio ambiente - Preservação da
higiene na escola e no meio social em geral.
Reciclagem: É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas. Implantação da prática dos 3 Rs. Chamamos de 3 Rs : Primeiro Reduzir o lixo evitando o desperdício, depois Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar.
REFERÊNCIAS
:
BRASIL, Ministério da
Educação e do Desporto. Referenciais Curriculares Nacionais.
Brasília,1997PERRENOUD,P.As
competências para ensinar no século XXI. Porto Alegre: Artmed.2002.
VAMOS FALAR HOJE DE RECICLAGEM
Vamos falar hoje de reciclagem! Nunca
ouviu falar nesta palavra? Mas agora você vai saber tudo sobre reciclagem.Reciclar
é reaproveitar materiais orgânicos e inorgânicos para serem utilizados
novamente. Mas o que é material orgânico e inorgânico? Qualquer coisa que tem
origem animal é considerado material orgânico. E tudo que não tem origem
biológica é considerado material inorgânico.
Os alimentos, por exemplo, são
considerados materiais orgânicos. As sobras destes alimentos como as cascas de
legumes e frutas que vão para o lixo de cozinha também são considerados
materiais orgânicos e podem ser reaproveitados. Ou melhor, podem ser reciclados
para serem reaproveitados.
O lixo da nossa cozinha, por exemplo,
pode ser transformado em adubo. Os adubos são fertilizantes utilizados na terra
para enriquecer os solos das plantações. Olha que legal! Utilizamos alimentos
para fazer mais alimentos! Este é o espírito da reciclagem: transformar,
processar o lixo, para ser utilizados novamente.
Os materiais inorgânicos como: garrafas
de vidro e plásticas, latas de refrigerante, borracha, entre outros, também
podem ser reciclados. Nestes casos, é muito comum que se reutilize o próprio
material, ou seja, latas de refrigerante são processadas e transformadas em
novas latas, assim como as garrafas de vidro também são preparadas de forma a
serem reutilizadas.Para colaborar no processo de reciclagem o lixo é separado
em 4 latas diferentes: metal, papel, vidro e plástico. Cada lata é representada
por uma cor diferente:
Papel : Azul
Metal : Amarelo Vidro :
Verde Plástico : Vermelho Cinza
: Não Reciclável
Este tipo de coleta de lixo é chamado de Coleta
Seletiva.
Atualmente,
o lixo é problema mundial. Todos os dias acumulamos toneladas de lixo que são
levados para aterros sanitários, mas o problema é que o planeta já não suporta
esta quantidade de detritos e além disto muitos materiais levam muito tempo
para se decomporem. Veja na tabela abaixo quanto tempo demora a decomposição do
vidro!
Papel: de 2 a 4 semanas
Palitos de fósforos: 6 meses
Papel plastificado: de 1 a 5 anos
Chicletes: 5 anos
Latas: 10 anos
Couro: 30 anos
Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
Tecidos: de 100 a 400 anos
Vidros: 4.000 anos
Pneus: indefinido
Garrafas PET: indefinido
Palitos de fósforos: 6 meses
Papel plastificado: de 1 a 5 anos
Chicletes: 5 anos
Latas: 10 anos
Couro: 30 anos
Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
Tecidos: de 100 a 400 anos
Vidros: 4.000 anos
Pneus: indefinido
Garrafas PET: indefinido
1- 1- Marque X nos possíveis destinos dados
ao lixo produzido em nossas casas:
( ) Aterro
sanitário ( )
Levados para incineradores onde são queimados.
( ) Jogar nos
rios.( ) Jogar em qualquer terreno baldio.
( ) Usinas de
reciclagem.
2- São exemplos de materiais orgânicos
________________________________
3- Marque x na alternativa que só possui
materiais inorgânicos:
a) Latinhas de refrigerante, garrafas pet
e cascas de frutas.
b) Folhas de verduras, restos de madeira e
vidro.
c) Latas de refrigerantes, garrafas pet,
vidro.
4- As sobras destes alimentos como
as cascas de legumes e frutas podem ser transformados em que?
______________________________________________________________
5- Na reciclagem o lixo é separado em
latas de diferentes cores. Relaciona o material a sua lata correspondente:
a) Metal b) Papel c) Vidro d) Plástico
( ) azul
( ) verde ( )
amarelo (
) vermelho
6- Qual o nome dado ao processo de se
recolher o lixo separado e leva-lo para reciclagem?
7- Marque V para Verdadeiro e F pra Falso
( ) O lixo
hospitalar pode ser jogado em qualquer lugar.
( ) Quando vamos comprar algum produto devemos
dar preferencia a produtos recicláveis.
( ) O vidro e
os pneus se decompõe facilmente na natureza.
8- Leia o trecho abaixo e responda:
Atualmente, o lixo é problema mundial. Todos
os dias acumulamos toneladas de lixo que são levados para aterros sanitários,
mas o problema é que o planeta já não suporta esta quantidade de detritos e
além disto muitos materiais levam muito tempo para se decomporem.
a) Por que é importante a reciclagem?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Por que o lixo é um problema mundial?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9- Em nossa cidade para onde o lixo de
nossas casas é levado?
________________________________________________________________
10- O que você faz ou poderia fazer para
ajudar na reciclagem do lixo que produzimos?
___________________________________________________________________________________________________________________________
11- Qual o nome dado ao processo de se colocar
restos de cascas de frutas ou verduras em uma caixa com terra para transformar
em adubo:
a) Combustão
b) Compostagem
c) Postagem
d) Reciclagem
Avaliação: lixo e recursos naturais
1. Em sala de aula você conheceu várias formas de dar destino ao lixo:
lixão, aterro sanitário, incineração e compostagem. Identifique
quais delas possuem as características abaixo ( pode haver mais de uma
característica para cada forma).
a) Em altas temperaturas, destrói micróbios que causam doenças _________.
b) Transforma lixo em adubo __________.
c) O lixo é descarregado diretamente no solo, sem proteção
______________.
d) São necessários filtros para evitar a poluição do ar
____________.
e) O lixo é compactado e coberto por camadas de terra ___________.
2. Quais são os riscos que os lixões trazem à nossa saúde?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
3. Quais as vantagens dos aterros sanitários sobre os
lixões?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
4. Como se chama o caldo negro e com mau cheiro produzido pela
decomposição do lixo?
_________________________________________________________________
5. Cite uma vantagem e uma desvantagem da incineração do lixo.
Vantagem: ________________________________________________________
_________________________________________________________________
Desvantagem:
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
6. Que medidas você mesmo pode tomar para reduzir o volume do lixo que
produz?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
7. Marque e copie as afirmativas verdadeiras:
a) O lixão é a solução mais eficiente para o problema do lixo.
b) O lixão facilita a transmissão de doenças à população.
c) O lixão pode provocar poluição nos lençóis subterrâneos.
d) A decomposição do lixo pode produzir combustíveis.
e) Quanto mais se gasta papel, mais árvores são derrubadas.
f) A reciclagem diminui o volume de lixo nos aterros.
g) Todos os plásticos, papéis e vidros podem ser reciclados.
h) O aterro sanitário diminui contato das pessoas com o lixo.
8. O que são recursos naturais? Dê exemplos.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Você conheceu algumas formas de energia: hidrelétrica, solar, eólica, de
biomassa, nuclear e geotérmica. Identifique entre elas as que possuem as
características abaixo:
a) energia dos ventos __________________________________.
b) São exemplos dessa fonte o álcool e o biodiesel
_________________________;
c) Originada de elementos radioativos __________________________.
d) Captada por placas metálicas; não está disponível o tempo todo
_________________.
e) Gerada por queda d"água ____________________________________.
f) Gerada pelo calor da Terra ____________________________________.
09) Diferencie minério de mineral.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário