Secretaria de Educação Cultura e
Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Diretoria de Ensino
ROTEIRO
DE ATIVIDADES DO MÊS DE ABRIL
DIAS
LETIVOS DO MÊS DE ABRIL: 21 DIAS
TRABALHAR
GÊNEROS TEXTUAIS
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DATAS
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DATAS COMEMORATIVAS
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01/04/
Domingo
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DIA DA MENTIRA: Mostrar para a criançada o
quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas. Contar a
história de Pinóquio. Criar fases, poemas e textos falando sobre a
mentira.
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02/02
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DIA DA BANDEIRA DE PERNAMBUCO: Identificar
a importância da bandeira de Pernambuco. Neste dia Cantar o hino, falar sobre
o significado, fazer pintura etc
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03/04
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DIA DA MERENDEIRA :
Confeccionar cartões com mensagens para as merendeiras e enviar grupos de
alunos para fazer a homenagem.
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13/04
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DIA DO HINO NACIONAL
·
Sensibilizar os alunos para a importância dos
valores cívicos e morais e do seu papel como cidadão na sociedade brasileira;
·
Restabelecer o respeito ao Hino Nacional como
dever cívico e cultural;
·
Levar o aluno a relacionar a letra do Hino com a
história do Brasil, reconhecendo a Independência como libertação do Brasil do
domínio de Portugal.
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15/04
Domingo
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DIA DO DESARMAMENTO INFANTIL: Falar sobre a importância do não usar arma na infância
(mesmo sendo de brinquedo).
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23 a 27
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SEMANA DAS
AVALIAÇÕES DA I ETAPA : Vale
ressaltar que as novas oportunidades ocorrerão gradativamente durante às
aulas.
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18/04
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DIA
NACIONAL DO LIVRO INFANTIL: Conversar
sobre a importância da leitura; Manusear livros, gibis, etc; Visitar uma biblioteca;
Confeccionar um livro com a turma; Promover uma roda de contação de histórias na escola;
Confeccionar cartazes incentivando a leitura.
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19/04
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DIA DO
ÍNDIO: Conversa sobre as contribuições
indígenas para nossas vidas; Contar para as crianças uma lenda indígena
(SACI, MANDIOCA, YARA, CURUPIRA, entre outras). Confeccionar objetos indígenas (armas, instrumentos,
artesanatos, etc.); Cantar músicas de índio. Ilustrar músicas de índio.
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21/04
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FERIADO/ TIRADENTES:
Propor uma pesquisa sobre a vida de Tiradentes; Promover um debate sobre essa
pesquisa; Confecção de um mural sobre a data.
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22/04
Domingo
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DESCOBRIMENTO
DO BRASIL:
Propor uma pesquisa sobre o Descobrimento do Brasil (gravuras de revistas,
jornais ou livros). Contar como se deu essa façanha.
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22/04
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BANDEIRA DE PERNAMBUCO
HISTÓRIA DA BANDEIRA DE PERNAMBUCO, CRIAÇÃO, ORIGEM, SIGNIFICADO
HISTÓRIA DA BANDEIRA DE PERNAMBUCO, CRIAÇÃO, ORIGEM, SIGNIFICADO
A
bandeira de Pernambuco
História
e significado
A bandeira
do estado de Pernambuco foi criada em 1817 durante a Revolução Pernambucana,
também conhecida como Revolução dos Padres, que exigia o fim da monarquia. Os
revolucionários passaram a usar a bandeira que tinha sido confeccionada pelo
padre João Ribeiro de Melo Montenegro.
Participaram da elaboração da bandeira
Antônio Alvares e José do Ó Barbosa. Após a revolução, fortemente combatida
pelas forças do governo, a bandeira foi esquecida. Somente em 23 de fevereiro
de 1917, cem anos após a revolução, ela foi resgatada e transformada em
bandeira oficial de Pernambuco, pelo então presidente da província Manuel
Antônio Pereira Borda.
A bandeira
é composta por duas faixas horizontais, uma azul (maior) na parte superior e
outra branca (menor) na parte de baixo. O azul representa o céu e o branco a
paz. No fundo azul aparece um arco-iris nas cores vermelha, amarela e verde.
Este arco-iris simboliza o início de uma nova era, representa a união de todos.
O sol representa o futuro . e a
estrela dourada o estado de Pernambuco, iluminado pelo Sol do futuro. A cruz
vermelha na parte inferior branca representa a primeira denominação do Brasil,
Ilha de Vera Cruz
A cor azul do retângulo superior simboliza a grandeza do céu.
A cor branca representa a paz.
O arco-íris tricolor (verde, amarelo, vermelho) representa a união de todos.
A estrela caracteriza o estado no conjunto da Federação.
O Sol é a força e a energia de Pernambuco.
A cruz representa a fé na justiça e no entendimento.
A cor branca representa a paz.
O arco-íris tricolor (verde, amarelo, vermelho) representa a união de todos.
A estrela caracteriza o estado no conjunto da Federação.
O Sol é a força e a energia de Pernambuco.
A cruz representa a fé na justiça e no entendimento.
Os pernambucanos sentem-se honrados
em vestirem camisetas, bonés e adereços comum dos símbolos do seu Estado.O dia
2 de Abril é comemorado o Dia da Bandeira de Pernambuco. Brava gente,
pernambucana
DIA DO ÍNDIO-19 DE ABRIL
SUGESTÕES DE ATIVIDADESEducação Infantil
Eixos
de Trabalho Principais:
Movimento / Natureza e Sociedade
Tema: Índio
Objetivo Geral: Conhecer elementos da cultura indígena. O local onde vivem, pintura corporal e brincadeiras infantis.
Estratégia: Atividades artísticas, Pesquisa, Jogos e Brincadeiras.
Avaliação: Registro individual escrito/desenho e registro oral coletivo.
1º DIA
Objetivo Específico: Identificar o nível de conhecimento das crianças sobre o universo indígena. Caracterizar o espaço ocupado pelo índio, seus hábitos e costumes.
Roda de conversa:
"O que é" o Índio? (trabalhar o conceito de cidadania, se ele é "gente" então devemos usar: Quem é o índio?). A partir das respostas induzir outras questões que possam levantar: onde vive, como se veste, qual é seu trabalho,
porque se pinta, o que come, como são as crianças, quais são as brincadeiras, se
estudam, como tratam as doenças, etc.
Não interferir nas respostas, apenas administrar eventuais conflitos.
Anotar todas as impressões das crianças sobre a cultura indígena em uma
cartolina e fixar em local visível.
Atividade 1: recotar e colar
Levar imagens que possam representar as respostas à essas questões e pedir
para que montem painéis que representem cada uma delas. Comparar as impressões
anotadas com as representações fotográficas..
Conversa inicial: Considerando que a maioria dos índios vive na
mata/floresta. O que podemos encontrar por lá?
Montar um circuito de habilidades com elementos que representem a floresta
Desenvolvimento:
Tema: Índio
Objetivo Geral: Conhecer elementos da cultura indígena. O local onde vivem, pintura corporal e brincadeiras infantis.
Estratégia: Atividades artísticas, Pesquisa, Jogos e Brincadeiras.
Avaliação: Registro individual escrito/desenho e registro oral coletivo.
1º DIA
Objetivo Específico: Identificar o nível de conhecimento das crianças sobre o universo indígena. Caracterizar o espaço ocupado pelo índio, seus hábitos e costumes.
Roda de conversa:
"O que é" o Índio? (trabalhar o conceito de cidadania, se ele é "gente" então devemos usar: Quem é o índio?). A partir das respostas induzir outras questões que possam levantar: onde vive, como se veste, qual é seu trabalho,
porque se pinta, o que come, como são as crianças, quais são as brincadeiras, se
estudam, como tratam as doenças, etc.
Não interferir nas respostas, apenas administrar eventuais conflitos.
Anotar todas as impressões das crianças sobre a cultura indígena em uma
cartolina e fixar em local visível.
Atividade 1: recotar e colar
Levar imagens que possam representar as respostas à essas questões e pedir
para que montem painéis que representem cada uma delas. Comparar as impressões
anotadas com as representações fotográficas..
Conversa inicial: Considerando que a maioria dos índios vive na
mata/floresta. O que podemos encontrar por lá?
Montar um circuito de habilidades com elementos que representem a floresta
Desenvolvimento:
*Contação de História sobre os
índios;
*Audição das músicas que representam os
índios;
*Desenhos livres sobre o índios;
*Montagem da Oca na sala de aula;
*Pintura no rosto das crianças;
*Confecção de Máscaras para
dramatizações;
*Atividades diversificadas sobre o tema
com: recortes, colagens e montagens com objetos;
*Confecção dos adereços dos índios
(cocar e chocalho);
*Confecção de lembrancinhas para a
turma;
Tema: Índio
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental anos iniciais
Justificativa:
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental anos iniciais
Justificativa:
As datas comemorativas devem ser trabalhadas interdisciplinarmente nas
aulas. O dia do índio é uma data especial que sempre é bastante explorada entre
as crianças, fazendo-os conhecerem e valorizarem a pluralidade do
patrimônio sociocultural brasileiro, além das diferenças culturais, dos
diferentes povos. Trabalhar o dia do Índio é resgatar a nossa história e
nossas raízes. O projeto ajuda o aluno a compreender e construir sua
identidade e perceber-se como parte integrante de uma sociedade cheia de
características singulares, valores e culturas próprias.
Objetivo Geral:
Valorizar e conhecer a história dos índios, bem como sua cultura e ensinamentos.
Objetivos Específicos
*Conhecer os hábitos, costumes e forma de vida dos índios;
*Conscientizar sobre a importância e o respeito pela contribuição dos índios para com a sociedade;
*Estimular a imaginação e criatividade das crianças;
*Tornar prazeroso o processo de aprendizagem durante o desenvolvimento do projeto, através da arte, dança e preservação do meio ambiente.
*Conhecer os hábitos, costumes e forma de vida dos índios;
*Conscientizar sobre a importância e o respeito pela contribuição dos índios para com a sociedade;
*Estimular a imaginação e criatividade das crianças;
*Tornar prazeroso o processo de aprendizagem durante o desenvolvimento do projeto, através da arte, dança e preservação do meio ambiente.
Sensibilização:
Acolhida com roda de conversa sobre os índios;
Apresentação de vídeos sobre a cultura, danças, moradia, músicas dos índios, etc.
Apresentação
e dança da música CURUMIM EI, EI
Desenvolvimento:
*Contação de História sobre os índios;
*Exposição das comidas típicas dos índios;
*Pesquisa sobre as brincadeiras criadas pelos índios;
*Audição das músicas que representam os índios;
*Confecção de um mural pela turma
*Desenhos livres sobre o índios;
*Montagem da Oca na sala de aula;
*Pintura no rosto das crianças;
*Confecção de Máscaras para dramatizações;
*Atividades diversificadas sobre o tema com: recortes, colagens e
montagens com objetos;
*Confecção dos adereços dos índios (cocar e chocalho);
*Confecção de lembrancinhas para a turma;
Tema: Índio
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental anos finais e EJA
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental anos finais e EJA
Justificativa:
O
tema em destaque “O Índio”, visa promover o desenvolvimento de uma consciência
crítica nos alunos e nas alunas, sabedores da sua atuação como sujeitos e
objetos da História. A proposta do projeto é difundir danças e brincadeiras
tradicionais do povo indígena, apresentando, além da riqueza cultural, a
tradição da tribo presente na música. Desta forma, o papel do professor é o
mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas e produções.
Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente, levando em
consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de
possibilitar a elas diversos tipos de interações/experiências. É
importante conhecer e resgatar um pouco da história indígena. Os índios foram
os primeiros povos a habitar o nosso país. Hoje muitos já estão vivendo nas
cidades, deixaram as matas, seus costumes, mas não podemos deixar de conhecer e
respeitar seus hábitos, costumes e crenças.
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar o tema “Índio” de forma que favoreçam
a compreensão dos estudantes sobre o
modo de vida indígena e que promova a consciência crítica-reflexiva sobre os
povos indígenas no processo histórico brasileiro.
Objetivos específicos:
·
Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e
artes;
·
Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa
cultura;
·
Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito
à diferença racial e cultural;
·
Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à
Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio
ambiente;
·
Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de
conhecimento através da oralidade
·
Conhecer mais sobre a
vida do povo indígena;
·
Valorizar seus hábitos e
costumes;
·
Refletir sobre a
influência do branco na vida do índio;
·
Incentivar a
criatividade;
·
Diferenciar a vida dos
índios da vida do homem branco.
·
Conhecer as cores
primárias;
·
Conhecer formas
geométricas ( triângulo, retângulo e quadrado);
ATIVIDADES:
·
Leituras
informativas; Poéticas; Contos; Cantigas; Pinturas; Colagem; Recortes;
Trabalhos manuais indígenas ( cocar, lembrancinha, colar, flecha, ).
. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
·
Parâmetros Curriculares
Nacionais, História, MEC, Brasília, 2001.
·
Parâmetros Curriculares
Nacionais, Geografia, MEC, Brasília, 2001.
|
Na tribo ele
vivia
Comendo
raiz,
Caçando e
pescando
Coletanto feliz.
A oca é
morada,
Cacique é
guerreiro,
Na taba onde
ele mora
Pajé é o
feiticeiro.
Suas armas
são arco e flecha
O tacape
também é usado
Mas o índio
é pacífico,
Só revida
quando é atacado.
O deus é
Tupã,
A lua é
Jaci,
A língua que
ele fala
É o Tupi-guarani.
(Transcrito
do Blog da professora Rê. Endereço:
http://professorare.blogspot.com/2010/04/poesia-do-indio.html)
Um pouco de história ( 19
de abril – Dia do índio )
O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril no Brasil para lembrar a data histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O evento quase fracassou nos dias de abertura, mas teve sucesso no dia 19, assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos, em um encontro marcante. Por ocasião da data, é comum encontrar nas escolas comemorações com fantasias, crianças pintadas, música e atividades culturais.
O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril no Brasil para lembrar a data histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O evento quase fracassou nos dias de abertura, mas teve sucesso no dia 19, assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos, em um encontro marcante. Por ocasião da data, é comum encontrar nas escolas comemorações com fantasias, crianças pintadas, música e atividades culturais.
No entanto, especialistas questionam a maneira como algumas
dessas práticas são conduzidas e afirmam que, além de reproduzir antigos
preconceitos e estereótipos, não geram aprendizagem alguma. "O indígena
trabalhado em sala de aula hoje é, muitas vezes, aquele indígena de 1500 e
parece que ele só se mantém índio se permanecer daquele modo. É preciso mostrar
que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós,
'brancos'".
Alimento - Pesca
Além de um conhecimento profundo da vida e dos hábitos dos animais, os índios possuem técnicas que variam de povo para povo. Na pesca, é comum o uso de substâncias vegetais (tingui e timbó, entre outras) que intoxicam e atordoam os peixes, tornando-os presas mais fáceis. Há também armadilhas para pesca, como o pari dos teneteharas - um cesto fundo com uma abertura pela qual o peixe entra atrás da isca, mas não consegue sair. A maioria dos Índios no Brasil praticam a agricultura.
Cultura Indígena
O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os Índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas.
Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por linguistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado.
Ritos e Mitos
No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Tais ritos se ligam à gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras fases da vida. Poucos povos acreditam na existência de um ser superior (supremo); a maior parte acredita em heróis místicos, muitas vezes em dois gêmeos, responsáveis pela criação de animais, plantas e costumes.
O modo de vida dos povos indígenas
O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os Índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas. Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por linguistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado.
Comemorações e importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os Índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
Alimento - Pesca
Além de um conhecimento profundo da vida e dos hábitos dos animais, os índios possuem técnicas que variam de povo para povo. Na pesca, é comum o uso de substâncias vegetais (tingui e timbó, entre outras) que intoxicam e atordoam os peixes, tornando-os presas mais fáceis. Há também armadilhas para pesca, como o pari dos teneteharas - um cesto fundo com uma abertura pela qual o peixe entra atrás da isca, mas não consegue sair. A maioria dos Índios no Brasil praticam a agricultura.
Cultura Indígena
O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os Índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas.
Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por linguistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado.
Ritos e Mitos
No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Tais ritos se ligam à gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras fases da vida. Poucos povos acreditam na existência de um ser superior (supremo); a maior parte acredita em heróis místicos, muitas vezes em dois gêmeos, responsáveis pela criação de animais, plantas e costumes.
O modo de vida dos povos indígenas
O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os Índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas. Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por linguistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado.
Comemorações e importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os Índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
BIOGRAFIA
RESUMIDA
José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18
de abril de 1882, em Taubaté (SP). Filho de José Bento Marcondes Lobato e
Olímpia Augusta Monteiro Lobato. Quando criança, Monteiro Lobato brincava com
suas irmãs menores Ester e Judite, era chamado de Juca e adorava os livros do
seu avô materno, o Visconde de Tremembé. Lobato leu tudo o que havia para
crianças em língua portuguesa e vivenciou a infância. Cresceu numa fazenda, se
formou em direito sem nenhum entusiasmo, pois sempre quis ser pintor. Foi
promotor público, casou-se, teve três filhos. Viveu no interior, nas cidades
pequenas. Passou a vida escrevendo jornais, revistas... Em 1911 morreu seu avô
Visconde de Tremembé e dele herdou a fazenda Buquira, neste mesmo ano, comprou
a Revista do Brasil e começou a editar, surgiu a primeira editora nacional-
Monteiro Lobato e CIA. Lutou pela campanha do petróleo no Brasil e pelo Brasil
alternou entusiasmo e depressão. Escreveu para crianças ininterruptamente e com
sucesso estrondoso. Morreu em 4 de julho de 1948, vítima de colapso, na capital
de São Paulo.
TEMA
Monteiro
Lobato para ler, contar, cantar e encantar.
PROBLEMA
Valorizamos
muito a cultura europeia em detrimento da nossa, nesse contexto, percebemos a
necessidade de apresentar um autor brasileiro para instigar a curiosidade
sobre a nossa cultura e o nosso rico folclore, dessa forma, buscamos resgatar
nossa literatura.
JUSTIFICATIVA:
As recentes abordagens sobre os
procedimentos de leitura e contação de histórias para crianças pequenas afirmam
que, lemos e contamos os clássicos infantis diversas vezes e poucas vezes
apresentamos Monteiro Lobato. Na perspectiva de contribuir com a formação
de cidadãos conscientes da sua origem, produtores de cultura, que conheçam,
valorizem nossa literatura e cultura, estruturamos este projeto de modo a
articular o reconhecimento do legado cultural brasileiro como patrimônio nosso,
promovendo o contato com a vida e obra de Monteiro Lobato, atrelada ao uso das
diversas mídias no universo infantil.
OBJETIVO
GERAL:
Contribuir
com a difusão das obras de Monteiro Lobato.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Oportunizar o conhecimento do autor- Monteiro Lobato e algumas de suas obras;
-Promover
apresentações teatrais de alguns dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo;
-Proporcionar
a aproximação do aluno com o mundo encantado do Sítio do Pica-pau Amarelo;
-Desenvolver
a linguagem oral a partir das músicas do Sítio;
-Estimular a
memória e a percepção visual;
-Sensibilizar
os alunos quanto a valorização e a importância da nossa literatura;
-Despertar a
curiosidade;
-Estimular a
fantasia e a imaginação através de diversas atividades;
-Fazer com
que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações em que envolvam
leitura.
PÚBLICO
ALVO: Alunos entre 4 e 6 anos, (Educação Infantil).
METODOLOGIA:
Desenvolver
diversas atividades sobre o tema. Realizar duas vezes por semana de forma
dinâmica e criativa. Dentre as atividades: exposição dialogada, leitura e
análise de textos previamente escolhidos, projeção de imagens dos personagens,
músicas, produções coletivas e individuais de desenhos, exposição de trabalho
em mural, filme, produção de livro, dramatização, apresentação musical de
alguns dos personagens, visita à biblioteca pública, exploração de receitas da
tia Nastácia, captura de um Saci.
O Sítio do Pica-pau Amarelo
O Sítio do Pica-pau Amarelo é um belo
tema a ser vivenciado pelas crianças desta geração. No passado, o Sítio de
Dona Benta era muito visitado nos livros de Monteiro Lobato e assistido pelos
telespectadores da Rede Globo. Não há como não dizer que fora um sucesso. A
fantasia e as situações de aventura vivenciadas no Sítio prendiam a atenção dos
que o acompanhavam. É claro que no Sítio há situações que hoje seriam
resolvidas de outro modo, isso faz com que as reflexões e debates sobre o
passado e o presente estejam em constante evidência. Quem teve o prazer de
conhecer o Sítio do Pica-pau Amarelo jamais esqueceu dos personagens que por
ali passavam. O que ficou de fato foram saudades de uma época que nos trouxe
grandes alegrias. Perder um episódio, isso sim nem pensar! Por essa razão,
resgatar do passado algo que foi bom, é primordial para que novos saberes na
escola se perpetuem. Ler com reflexão e por prazer e não ler por ler! Faz parte
do universo infantil a fantasia e a imaginação. Devemos permitir que isso permaneça
nessa fase de vida e de fato cumpra seu papel no aprendizado da criança. Criança
é criança em todo lugar, por isso não devemos impor a realidade que muitas
vezes é tão perturbadora, até mesmo para elas. O mundo da imaginação
é um lugar de aventuras e desafios.
2 –
Justificativa
O Sítio do
Pica-pau Amarelo é uma criação do escritor brasileiro José Bento Monteiro
Lobato. Seus personagens são fantásticos. Tem a Emília, Narizinho, Pedrinho,
Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia
Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci, etc. Os personagens principais moram ou
passam boa parte do tempo no sítio pertencente a avó dos garotos, batizado com
o nome de Pica-pau Amarelo, de onde vem o título da série. Busca-se com esse
tema , promover um aprendizado diferente, interessante e inovador.
3 – Objetivos:
Estimular o
gosto pela leitura.
Desenvolver
a leitura e a escrita.
Estimular as
produções de texto individuais, em duplas e coletivas.
Promover
reflexões sobre questões ligadas a discriminação racial.
Desenvolver
hábitos voltados aos valores humanos.
Estimular a
criatividade.
Resgatar
obras literárias ligadas ao universo infantil.
Possibilitar
o desenvolvimento de opiniões acerca dos assuntos a serem tratados no projeto.
Propiciar
conhecimentos acerca de gráficos e tabelas.
Desenvolver
a atenção e interesse pelas músicas do Sítio.
Conhecer a
biografia do escritor Monteiro Lobato.
4- CONTEÚDOS
CURRICULARES
O trabalho
acontecerá de forma interdisciplinar. Os assuntos seguem-se abaixo:
Português
Textos e
interpretação.
Ordem
alfabética.
Biografia.
Produção de
frases e textos.
Sílaba.
Grau do substantivo.
Gêneros
textuais.
Pontuação.
Adjetivos.
Ortografia.
Matemática
Resolução de
problemas.
Cálculos
matemáticos.
Gráficos.
Ciências
Meio
ambiente.
Paisagem
rural e urbana.
Animais.
Plantas.
Alimentação.
História e
Geografia
Etnia.
Acontecimentos
do passado e do presente.
Família.
Moradia.
Localização.
Características
pessoais e dos personagens do Sítio.
Artes
Confecção de
jogos: memória e quebra-cabeças.
Confecção de
fantoches.
Confecção de
coletes de histórias.
PROBLEMA: Como
ocorreu o Descobrimento do Brasil?
JUSTIFICATIVA: Trabalhar a história
do Brasil, dando ênfase ao seu descobrimento, é de fundamental importância para
que os educandos desde cedo entrem em contato com sua história. Serão
trabalhados os meios de transportes, população de origem e meios de comunicação
usados na época, traçando um comparativo com a atualidade. Através deste
projeto os alunos poderão ampliar seus conhecimentos.
OBJETIVO
GERAL: Desenvolver e ampliar conhecimentos sobre a história do
descobrimento do Brasil e diferentes meios de comunicação e transportes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver o conhecimento histórico;
·
Conhecer a história do descobrimento do Brasil;
·
Trabalhar diferentes povos;
·
Conhecer os diferentes meios de transportes e
comunicação;
CONTEÚDOS:
·
Natureza e sociedade (manifestações
culturais, tradições culturais, meio de comunicação e sua evolução, meios de
transportes e sua evolução);
·
Matemática (contagem oral, noção de
grandeza, noção de tempo);
·
Linguagem (relatos de vivência e fatos,
contato com a leitura e escrita);
·
Artes Visuais (fazer artístico, exploração
de materiais, recorte, colagem, pintura e desenho).
METODOLOGIA:
·
Apresentar a história do descobrimento do Brasil
em forma de literatura e dvd;
·
Estudar o povo primitivo do Brasil - Índios,
através da construção de aldeias no papel pardo utilizando recorte e colagem;
·
Trabalhar a cultura do povo indígena utilizando
o próprio corpo como forma de expressão: pintura facial, desenho de cocar com
os dedos e visita a aldeia em Araquari;
·
Estudar os diferentes meios de transporte em
especial a Nau utilizada na época do descobrimento, traçando uma comparação com
os transportes atuais
·
Conhecer os diferentes meios de comunicação,
cartas, telefone, e-mail, em especial utilizado na época por Pero Vaz de
Caminha, para avisar ao rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil -
escrever uma carta coletiva para outra turma e realizar visita ao correio para
postagem.
AVALIAÇÃO:
Reconhece
algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por
diferentes grupos sociais;
Compreende a
utilidade das principais meios de comunicação e transportes;
Elabora
perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos do que participa;
Produz
trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem,
da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo
de produção e criação.
Era uma vez um país muito distante
chamado Portugal, onde as pessoas gostavam muito de uns temperos especiais os
quais eles chamavam de "especiarias". Era o cravo, a canela ,a noz
moscada, a pimenta. Tinham também os tecidos de seda e uns tapetes maravilhosos
que eram muito caros e que existiam num outro país. Para chegar a esse outro
país chamado Índias só de barco. Esses barcos se chamavam Caravelas. Um homem
chamado Cristóvão Colombo resolveu ir até o país chamado Índias nessas
caravelas. Ele navegou pelo mar até encontrar umas terras estranhas e pensou
que era as Índias. Voltou e contou para o rei que tinha achado as Índias, mas
estava enganado.
Depois disso outros homens pegaram suas
caravelas e viajaram pelo mar, cada qual indo um pouquinho mais longe, até que
um homem chamado Cabral embarcou com outros homens em uma porção de caravelas e
saíram para procurar esse tal país. Depois de muitos dias no mar, ele avistou
um monte e como estava na época da Páscoa chamaram esse monte de Monte Pascoal.
Assim que desembarcaram viram que não era só um monte, era muita terra cercada
de água, então eles acharam que era uma ilha e chamaram essas terras de Ilha de
Vera Cruz. Algum tempo depois mudaram o nome para Terra de Santa Cruz, pois
fizeram uma grande cruz na beira da praia e rezaram uma missa em agradecimento
pela Páscoa. Quando eles chegaram nesse lugar eles encontraram muitos homens.
Esses homens eram muito diferentes dos homens que vieram do mar na sua maneira
de vestir e pensar.
Eram chamados de índios. Tinham os
corpos pintados e enfeitados com penas. Eles eram os donos dessa Terra. Os
homens que estavam nos navios e que os índios chamavam de homens brancos usavam
roupas e rezavam para um Deus diferente do deles. Os índios acreditavam também
em Deus, mas era a lua a qual eles chamavam de Jaci e o trovão a quem eles
davam o nome de Tupã. Não tinham médicos. Quem cuidava da saúde da tribo era o
Pajé, uma espécie de curandeiro do povo. O pajé possuía conhecimentos
diferentes dos índios comuns. Ele conhecia as ervas que curavam e tinha poderes
de falar, ver e ouvir os espíritos. Os índios pescavam para comer, além de
colher frutas e plantar mandioca e milho.
Não moravam em casas, moravam em ocas
feitas com um capim chamado sapé e que eram construídas em rodinha. Eles não dormiam
em camas, mas em redes. Eles adoravam cantar e dançar e nunca maltratavam os
animais ou cortavam árvores sem necessidade. Só caçavam os machos, nunca as
fêmeas e os filhotes para que as espécies não acabassem. Como vocês ouviram, essa terra que Cabral
descobriu tinha dono, mas como os homens que estavam nas caravanas com Cabral
eram poderosos trataram os índios como seres inferiores e começaram a impor
seus costumes a eles. Os homens dos navios começaram a cortar uma espécie de
arvore muito importante para os índios que usavam sua tinta para pintar os seus
corpos. Eles encheram seus navios com essas árvores e levaram para Portugal
para fazer móveis.Foi então que eles começaram a chamar as terras que antes
chamavam de Monte Pascoal, Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz de Brasil. Os
homens brancos foram e voltaram para Portugal várias vezes. Dois reis começaram
a brigar pelo Brasil.
Todos queriam ser donos dessa Terra até
que um dia um dos reis, o de Portugal, junto com outros homens vieram morar
aqui no Brasil. Trouxeram suas mulheres, seus filhos, seus animais, suas
roupas, seus livros, sua maneira de pensar, de fazer as coisas e como eram
muitas pessoas, eles começaram a construir nas áreas em que os índios viviam e
esses começaram a ficar cada vez mais apertados em suas próprias terras e o
homem branco foi dominando esse pais chamado Brasil .Hoje, os índios vivem na sua
maioria separados das grandes cidades em
lugares protegidos por uma fundação chamada FUNAI, mas mesmos assim muitos
homens brancos ainda prejudicam o índio, roubando suas terras e tirando deles a oportunidade de sustentar suas famílias
através da flora e da fauna que tanto eles tentaram proteger nesses mais de 500
anos de devastação.
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