SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO, 57
DIRETORIA DE ENSINO
15
de Março Dia da Escola
A
escola é uma das nossas moradas e deve ser preservada para acolher bem os
alunos, no presente e no futuro. O ambiente escolar - como um espaço público no
qual grande parte de nossas crianças e jovens passam seu tempo - é um dos
lugares que permitem exercitar tal convívio. A estrutura física da escola,
assim como sua organização, manutenção e segurança, revela muito sobre a vida
que ali se desenvolve. Queremos levar o aluno a compreender que o zelo
pela escola se faz necessário e importante, pois aluno permanece quatro horas diárias. Entendemos
assim que a escola é uma extensão da família e quanto mais organizada e limpa
maior será o seu bem estar, tendo melhores condições no seu processo de ensino
aprendizagem
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Conscientizar
toda comunidade escolar da importância da conservação, limpeza e manutenção do
bem público.
·
Cuidar
da estrutura física, dos materiais, carteiras, bebedouros, banheiros pátios,
aparelhos eletrônicos e outros da Unidade Escolar..
·
Trabalhar,
junto à turma, as regras de convivência; Produzir poemas sobre a
escola
·
Permitir
que as crianças conheçam todos os ambientes da escola;
·
Valorizar
os materiais escolares de uso individual e coletivo; Junte a turma e debata
sobre (como pode ajudar a escola a ser um lugar melhor);Debater sobre a
importância da escola em uma roda de conversa;
MINHA ESCOLA É ASSIM
Ainda
em roda de conversa, perguntar sobre o cotidiano escolar e ouvir os alunos
sobre as atividades que realizam na escola. Perguntar se eles conhecem a
história da escola em que estudam, seu nome, o de seus diretores, sua
localização, quais as turmas que mantém, os profissionais que trabalham na
escola e suas dependências.
Passear
pela escola com a turma, visitando suas dependências, nomeando-as e explicando
que atividades se fazem em cada uma delas. Que reproduza, ainda que
precariamente, a dependência da escola escolhida. Sugerir que usem o desenho
coletivo como fonte de ideias.
Oferecer
materiais como sucatas variadas,
cartolinas, cola, caixas de fósforos vazias, tesoura, revistas e folhas de
papel colorido e com diferentes texturas. Auxiliar os alunos a reproduzir o
mobiliário, decorar os locais e a registrar seus nomes no trabalho.
Sugestões gerais para a exploração do
texto nos diferentes níveis:
O que você faz na sua escola? O que você mais
gosta de fazer na sua escola?
Que outras coisas você pode fazer na escola? Que brincadeiras são citadas no poema?
O que você aprende na escola? O que você mais gosta da escola?);
Que outras coisas você pode fazer na escola? Que brincadeiras são citadas no poema?
O que você aprende na escola? O que você mais gosta da escola?);
Já sabemos:
Nome de alguns colegas.
Nome de alguns profissionais,
inclusive a nossa professora.
Queremos saber:
Quem são os novos amigos? Quem
são os profissionais que trabalham em nossa escola e o que fazem?
Quem somos e como somos?
(características físicas e sociais )
O que podemos fazer na escola? O
que não podemos fazer na escola ?
Fonte
(Bibliografia)
Integrando caminhos, 2°serie ensino fundamental:
Português, matemática, história, geografia, ciências naturais/ Maria Tereza
Marisco... {et al.}.-São Paulo:Scipione,2003.-(Coleção Integrando Caminhos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário