Competências
e Habilidades
Competência:
É um conjunto de conhecimentos (saberes),
habilidades (saber – fazer) e atitudes (saber – ser); manifestam-se por
comportamentos observáveis; trazem implícitos os conhecimentos tecnológicos e
as atitudes e valores inerentes à realização do trabalho.
A competência
... Permite mobilizar conhecimentos, a fim de enfrentar uma determinada
situação; Não é o uso estático de regrinhas apreendidas, mas uma capacidade de
lançar mão dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora, no
momento e no modo necessário. A cada momento terá que enfrentar situações novas
e algumas delas podem ser complexas;
Competência
implica uma mobilização dos conhecimentos e esquemas que se completam para
desenvolver respostas inéditas, criativas e eficazes para novos problemas. Diz “ Uma competência orquestra um conjunto
de esquemas. Envolve diversos esquemas de percepção, pensamento, avaliação e
ação
Habilidade
– O quê é ?
Habilidades são
consideradas menos amplas do que as competências; Várias habilidades constituem
uma competência; Uma habilidade não pertence a determinada competência, pois
uma mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes
Uma
habilidade em diversas competências...
Uma
pessoa com boa habilidade em expressão verbal, pode se utilizar dela para ser
um bom professor, um radialista, um advogado.. Em cada caso, essa habilidade
estará compondo competências diferentes.
Competências
Básicas no Professor...
Aprender a aprender:
flexibilidade, apreensão e inovação;
Comunicação e colaboração:
trabalho solidário e grupal;
Raciocínio criativo e resolução de
problemas: analisar situações, pensar criativamente e
solucionar problemas, fazer perguntas e esclarecer o que não compreendem,
sugerir melhorias.
Conhecimento Tecnológico:
usar o equipamento de informação para conectar–se com os membros da equipe,
realizar tarefas, compartilhar ideias...
Conhecimentos gerais:
ampliar as fronteiras do conhecimento.
Conhecimentos específicos:
domínio dos conhecimentos de sua área de atuação com a capacidade de interagir
com demais áreas do conhecimento.
Desenvolvimento da liderança:
espírito empreendedor e de liderança (pessoa capaz de conduzir o processo
educativo de modo que envolva (encante) positivamente alunos e família).
Autogerenciamento da carreira:
assumir o compromisso de qualificar–se.
Competências e Habilidades no
Currículo -como objetivos de ensino e aprendizagem.
“Construir
uma competência significa aprender a identificar e a encontrar os conhecimentos
pertinentes”. Perrenoud. Isso significa Que é necessário que os alunos descubram seus
próprios caminhos.
Competências
e habilidades – como objetivos de ensino e aprendizagem.
Responsabilidade
de ensinar a comparar, classificar, analisar, discutir, descrever, opinar,
julgar, fazer generalizações, analogias, diagnósticos...Os conteúdos das
diferentes disciplinas devem ser o principal instrumento para o desenvolvimento
das habilidades; Uma mesma habilidade deve ser trabalhada em várias
disciplinas.
Habilidade
de comparar: na ciência - comparar
célula animal e vegetal; no português
- comparar as orações coordenadas e subordinadas; em geografia -
comparar meio rural e meio urbano...
Habilidades ... Estão
associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade
adquirida; Identifica variáveis,
compreende fenômenos, relaciona informações, analisa situações problemas,
sintetiza, julga, correlaciona e manipula...
Competência... Conjunto
de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que se caracterizam por uma
função.Ex. ser arquiteto, médico, professor de química...
As
habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências.
De
que competências estamos falando?
Da
capacidade de abstração, do desenvolvimento do pensamento sistêmico;
Da
capacidade do trabalho em equipe;
Da
disposição para procurar e aceitar críticas, da disposição para o risco;
Da
capacidade de buscar conhecimento;
Da
capacidade de pensar múltiplas alternativas para a solução de um problema.
Especificando
cada competência em habilidades...
Competência na
absorção da informação:
Habilidade
em aprender a perceber;
Habilidade
de entender e corretamente interpretar a linguagem corporal;
Habilidade
de entender a linguagem verbal falada e escrita e, capacidade de ler com
compreensão e rapidez.
Competência no acesso à informação:
Habilidade
de buscar e pesquisar a informação em qualquer dos meios em que esteja
armazenado;
Habilidade
de memorizar a informação essencial e de uso constante;
Habilidade
de organizar e arquivar a informação e de localizar e recuperar com facilidade
e rapidez a informação não memorizada.
O
homem se faz ao viver...O ser humano, diferente de outros animais, nasce
inconcluso e inacabado, mas com potenciais que é preciso desenvolver.
E
vive se fazendo aprender!
Mais
importante ainda é o fato de que, a partir de um determinado momento de sua
vida, ele próprio se torna o principal responsável pela definição daquilo que
ele quer ser e pela aquisição ou construção das competências e habilidades que
vão fazê–lo capaz de se tornar aquilo que ele deseja ser.
Fonte
: Perrenoud
Nenhum comentário:
Postar um comentário