PLANO DE ENSINO PRIMEIRO ANO ENSINO FUNDAMENTAL
· Português/ linguagem(Eixos: aquisição do sistema de escrita, apropriação da culturaescrita, produção textual e leitura).
· Obs. Antes de iniciar as atividades devemos realizar avaliações diagnósticas para conhecermos as hipóteses de escrita dos alunos e intervirmos próximo a esse nível de escrita. Os objetivos serão especificados nos planejamentos semanais.
. Conteúdos
· Nomes dos alunos
· Imagens, desenhos, símbolos, gestos, música, etc. (Outras Formas de Comunicação que o Aluno já Conhece/ Texto não verbal )
· Rótulos ( Palavras que as crianças já sabem ler, leitura global de palavras conhecidas no meio social).
· A História da Escrita
· Alfabeto
· Vogais
· Encontros vocálicos
· Sons nasais ( ã, ão, õe)
· Consoantes
· Aquisição do Sistema de Escrita de Forma Significativa (atividades com todas as letras) Os temas interdisciplinares organizam a aquisição do sistema de escrita. São realizadas listas de palavras de determinado campo semãntico, que trabalham relação a fonema /grafema das letras e sílabas iniciais de palavras que inciam com letras diferentes ou iguais. A criança assim irá reconhencendo a maioria das letras do alfabeto e estabelecendo a relação fonema/grafema. Ex: partes do corpo, brinquedo preferidos, frutas, etc. As crianças escrevem de acordo com as hispóteses de escrita e todas as sílabas são trabalhadas, canônicas e não canônicas.
· Atividades que enfatizam a relação fonema/grafema de palavras que inciam com a mesma letra , enfantizando-se o som da letra e sílaba incial. A organização das letras organizam os temas interdisciplinares. A sequência das letras podem ser organizadas de acordo com a forma que a professora achar mais apropriada ou de acordo com algum assunto que esteja sendo significativo para a criança na sala, sendo as palavras destacadas do tema que está sendo trabalhado.
· Fonemas ( 1º semestre) : b, c, d , f g , j, l, m, n, p, r, s, t, v , x, z a escrita de uma sequência dos fonemas , não quer dizer que um fonema irá ser trabalhado de cada vez e nem irá ser abordado as sílabas não canônicas ou complexas, porém são listas de palavras que começam com determinada letra, relacionando o som das letras e sílabas iniciais. São realizadas atividades de leitura e escrita que estão explicadas com maiores detalhes na metodologia de ensino/´aprendizagem).
· Sílabas não canônicas ( 2º semestre): , ce, ci, ç, ge, gi ,qua, que, qui, gua, gue, gui, rr ( som forte), r(som brando), ss( som forte), s( som brando), Sons nasais: palavras com til/( ã ,ãs, ão, õe, ões), vogais seguidas de “m” ou “n” ( an, am, en, em, ETC.). Plural de palavras que terminam com “m” ( am, ans, em , ens). Também são sons nasais. Regra ortográfica: “m”, antes de “p” e “b” e a maioria das palavras terminam com “m”. Antes de vogais escrevemos a letra h. Dígrafos: nh, lh, ch, encontros consonantais( br, cr, dr, fr, gr, pr, vr, bl, cl, fl, gl, pl, tl), vogais seguidas de “L” ( AL, El), vogais seguidas de “s” ( as, es) vogais seguidas de “ z”( az ,es). Sons do “X”.
· Atividades com produção de textos e leitura : produção de textos coletivos e individuais. Leitura globais, leitura decodificada, com compreensão e desenvolvimento da fluência.
Obs: apesar de o planejamento estar em uma forma linear, não significa que as atividades ocorrem assim, pois as atividades com leitura e produções de textos coletivos e individuais são desenvolvidas desde o início do processo de alfabetização.
· História e Geografia ( Temas que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar com a linguagem oral , leitura e escrita)
· Identidade : Eu sou assim ( o meu corpo), minhas preferências, minha idade, minha data de nascimento, minha família, minha casa, minha escola ,meu bairro, minha linha do tempo, meus dados pessoais, etc.)
· Brinquedos e Brincadeiras
· Profissões
· Meios de Comunicação
· Meios de Transporte e Trânsito
· Ciências ( Temas que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar com a linguagem oral , leitura e escrita)
·
· Corpo , higiene e saúde
· Seres Vivos e não vivos
· Animais terrestres e aquáticos
· Animais vertebrados ( anfíbios, répteis, aves, mamíferos e peixes)
· A comunicação dos animais
· A alimentação dos animais
· O abrigo dos animais
· Animais macho e fêmea
· A família dos animais
· Animais selvagens e domésticos
· Animais úteis e nocivos
· Alimentação saudável
· As partes das plantas
· A germinação
· Águas na Natureza
· Os estados da água
· Meio Ambiente (preservação ambiental)
P.S: podem ser escolhidos alguns temas das áreas do conhecimento social e natural e realizarmos um projeto com estes, além de outros que podem surgir na sala, tais como: os índios, o sistema solar, o fundo do mar, animais de jardim, brincadeiras do tempo de nossas avós , etc.
· Música, movimento e artes visuais
· Conteúdos
· As atividades lúdicas são importantes no desenvolvimento intelectual e afetivo, as brincadeiras e jogos, permitem que os alunos entendam o mundo, expressando sentimentos e idéias.Estas atividades podem ser inseridas nas atividades de apropriação da escrita.
· Música: Podem ser realizadas várias músicas e brincadeiras de nossa cultura, além de outras ,como: CDs da Bia Bedran, Arca de Noé, Cantigas de roda, Palavra Cantada, etc. Trabalhando-se conteúdos como: som e silêncio, ritmo, pulso, compasso, sons graves e agudos, duração: curto e longo, intensidade: fraco e forte, timbre, jogos e brincadeiras que envolvam dança e improvisação musical, repertório de canções, escuta de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, informação sobre a obra ouvida e seus compositores.
· P S: seria mais apropriado que a escola tivesse um professor de música.
· Brincadeiras e brinquedos: possibilitam as relações sócio-afetivas, desenvolvimento psicomotor, criatividade e perpetuação das brincadeiras antigas. Como, por exemplo: seu mestre mandou, espelho, mamãe posso ir, boca de forno, serpente, escravos de jó, brincadeiras de roda, corda, amarelinha, etc.
· Artes plásticas: atividades com a biografia e releituras de artistas plásticos, recorte e colagem com diversos materiais, dobraduras, pintura com guache, cola colorida, anilina, pintura monocromática, xilogravura, pintura com inferência gráfica, pintura simétrica ou a metade, pintura com textura e diversos materiais, atividades com mosaico, figuras geométricas, tangran, atividades com massa de modelar e argila, criação de objetos com sucata.
· Matemática ( estes conteúdos devem ser sistematizadas à parte , assim como de forma interdisciplinar)
· Conteúdos
· Noção de grandeza, direção e sentido e posição
· Classificação, sequência e seriação
· Letras, números e códigos
· Idéia de quantidade
· Operações simples de matemática de adição e subtração(Juntar e acrescentar. Tirar , completar e comparar)
· Situações problemas
· Noções de estatística
· Espaço e Forma( sólidos geométricos: esfera, cone, cilindro, cubo, paralelepípedo e pirâmide)
· Ampliação do sistema de numeração decimal até 50
· Dúzia
· Sequência numérica até 50
· Ideia de metade
· Dobro e triplo
· Multiplicação e divisão
· Situações Problemas
· Sistema monetário
· Idéia de multiplicação contando em grupos
· Medidas( massa, tempo/calendário, hora, medida de capacidade, explorando estimativas e explorando rótulos)
· Instrumentos de medidas
· Espaço e forma ( figuras geométricas planas – quadrado, retângulo, triângulo e círculo, blocos sólidos e tangram, Geometria e artes)
· Ampliação do sistema de numeração decimal até 100
· Situações que envolvem troco
· Sequência numérica até 100
· Organizando grupos de 10 em 10
PLANO ANUAL 1 :ANO
PLANO ANUAL 1 :ANO
Língua Portuguesa
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
| |
Favorecer a apropriação de instrumentos que ajudarão a desenvolver competências comunicativas suficientes para atender as necessidades que se apresentam em diversas circunstâncias de uso da língua – orais e escritas -, inserindo o aluno em situações reais de comunicação.
|
Leitura e escrita
|
Contos, poemas, quadrinha, parlendas, texto informativo, texto não verbal, história em quadrinhos.
|
Análise da língua
.
|
Alfabeto – vogais e consoantes, ordem alfabética.
Letras, sílabas e palavras.
| |
Produção Textual
|
Produção coletiva tendo o professor como escriba de:
Quadrinha, parlenda.
Produção de listas.
Texto instrucional: regras do jogo e receita.
| |
O segundo objetivo das diretrizes curriculares contempla aspectos que estão além da realidade dos nossos alunos do 1º ano.
A produção de textos escritos ocorre de forma coletiva tendo o professor como escriba.
|
A interpretação dos textos lidos só é conseguido com a intervenção do professor.
Ao alunos ainda estão se apropriando da estrutura da língua escrita para então ter domínio da estrutura textual.
|
Matemática
Objetivos
|
Conteúdos
| |
Perceber que os conceitos e procedimentos matemáticos são úteis para compreender o mundo e compreendendo-o, poder atuar melhor nele, podendo pensar logicamente, relacionando ideias, descobrindo padrões, estimulando a curiosidade e o espírito de investigação na resolução de problemas.
Ainda não iniciamos noções de multiplicação e divisão.
Trabalhamos apenas noções preliminares de intinerários, de representação de suportes para representação de fenômenos sociais.
|
Números e Operações
.
|
Mesma quantidade, representação de quantidades, números até 10.
Dezena.
Ordem crescente e decrescente.
Números ordinais.
Situação de adição e subtração.
|
Tratamento da Informação
|
Leitura de tabelas simples
Gráfico de colunas
| |
Espaço e Forma
|
Sólidos geométricos
Figuras planas
Localização (lateralidade) e deslocamento.
| |
Grandezas e Medidas
|
Grandezas e medidas do nosso dia a dia
Medida de comprimento
Medida de tempo
|
Natureza e sociedade
Objetivos
|
Conteúdos
|
Favorecer a apropriação de instrumentos que ajudarão a compreender noções preliminares das categorias referentes a tempo e espaço, corpo e meio ambiente aplicadas na vivência do aluno, no seu grupo familiar e no lugar onde vive.
Nas diretrizes as disciplinas Ciências, História e Geografia veem separadas, mas a escola contempla essas disciplinas como Natureza e Sociedade.
|
Identidade do aluno
A família
Diferenças culturais, sociais e étnicas
Esquema corporal
Higiene
A escola – localização e ambientes
Seres vivos
|
Ensino Religioso
Objetivos
|
Conteúdos
|
Possibilitar a convivência harmônica do aluno consigo mesmo, o outro, a escola e a comunidade em que está inserido cultivando valores de crescimento pessoal e social.
Não foram trabalhadas as diversidades religiosas, pois o enfoque foi dado aos valores humanos.
|
Eu e a vida.
Valores – respeito, solidariedade, amizade, ética.
|
Arte
Objetivos
|
Conteúdos
|
Oferecer oportunidades que permitam ao aluno desenvolver sua habilidade de leitura de imagens, linguagem corporal, plástica e musical por meio do contato com diferentes técnicas e a partir dos trabalhos de profissionais de artes plásticas, cênicas e corporais.
|
Cores primárias e secundárias
Formas geométricas
Pintura figurativa e abstrata
Musicalização
Expressão corporal
Tarsila do Amaral
Dobraduras
Teatro de fantoches e sombra, não foram trabalhados.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário