Objetivos.
a)Conceituais
1) Conhecer a divisão do Brasil em cinco regiões administrativas proposta pelo IBGE.
2) Compreender como os aspectos (ou sistemas) naturais e humanos criam espaços e estruturas que formam uma totalidade.
3) Conhecer os aspectos marcantes de cada região, a ocupação e a transformação desse espaço.
b) Procedimentais
- observar imagens;
- ler mapas;
- pesquisar;
- organizar a “Semana das Regiões”.
c) Atitudinais
- interessar-se pelas diferentes manifestações culturais e regionais da população brasileira.
- ponderar sobre as diferenças regionais
- trabalhar em grupo.
Estratégia
A classe será dividida em cinco grupos
O Grupo 1 – Realizará o trabalho sobre a região Norte do Brasil;
O Grupo 2 – Realizará o trabalho sobre a região Nordeste do Brasil;
O Grupo 3 – Realizará o trabalho sobre a região Sudeste do Brasil;
O Grupo 4 – Realizará o trabalho sobre a região Centro-Oeste do Brasil;
O Grupo 5 – Realizará o trabalho sobre a região Sul do Brasil.
Sobre a região destinada ao seu grupo você deverá pesquisar os seguintes itens:
a) A formação territorial.
- os povos nativos antes da chegada dos portugueses
- o processo de colonização
- os principais centros urbanos
- as atividades econômicas (agropecuária, extrativismo, indústria, comércio).
b) A Geografia física
- relevo
- características gerais do clima
- vegetação - ecossistema predominante
- hidrografia
c) A Formação Cultural
- alimentação – pratos típicos
- festas folclóricas e religiosas
- brincadeiras e vocabulário (termos) regionais
- pontos turísticos.
As tarefas deverão ser divididas entre os componentes do grupo:
1 - Pesquisa
Internet
enciclopédias
livros
revistas
jornais (caderno turismo, por exemplo).
fotografias
cartões-postais
mapas
2 – Capa e digitação
3 – Confecção de mapas (utilizar papel vegetal)
PARTES DO TRABALHO
* Cabeçalho contendo nome completo dos componentes do grupo, número, série, data.
* Título do trabalho: Região...
* Desenvolvimento: o grupo escreverá o que pesquisou sobre os seguintes itens:
a) A formação territorial.
- os povos nativos antes da chegada dos portugueses
- o processo de colonização
- os principais centros urbanos
- as atividades econômicas (agropecuária, extrativismo, indústria, comércio).
b) A Geografia física
- relevo
- características gerais do clima
- vegetação - ecossistema predominante
- hidrografia
c) A Formação Cultural
- alimentação – pratos típicos
- festas folclóricas e religiosas
- brincadeiras e vocabulário (termos) regionais
- pontos turísticos.
* Figuras e mapas
* Bibliografia: relação das fontes de pesquisa (internet, enciclopédias, livros, revistas jornais).
Conceitos
Região, regionalização, organização do espaço e divisão territorial do trabalho.
Habilidades e competências
Analisar, compreender, descrever, localizar e pesquisar o tema proposto. Entender a formação do espaço a partir do conceito de região.
Conclusão da atividade
. Durante este período, os grupos deverão apresentar as características sócio-culturais de cada região, como: pratos típicos, literatura, costumes, festas, danças típicas, lendas e folclore.
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