1. NÚMEROS E OPERAÇÕES
Número natural: conceito e representação
- Introdução ao conceito de número
· Conhecimentos prévios do adulto sobre o número
· Reconhecimento de números no contexto diário
– Contagem e registro de quantidades
- Aspectos da contagem
- Estimar quantidades e construir estratégias para verificar a estimativa.
- Identificar situações em que é apropriado fazer estimativas
- escritas numéricas
- Escritas numéricas e o valor posicional
Número natural: conceito e representação -Organização do Sistema de Numeração Decimal
Agrupamentos e trocas e sua representação
• Construir agrupamentos para facilitar a contagem e a comparação de grandes quantidades.
• Agrupar e reagrupar quantidades e realizar trocas, empregando uma regra de equivalência, inicialmente até a 4ª ordem e nas ordens subseqüentes progressivamente.
Operação com números naturais
– Adição e subtração de números naturais
· Construir, organizar e representar os fatos fundamentais da adição e da subtração, ampliando o repertório básico para o desenvolvimento do cálculo mental.
· Utilizar o cálculo mental exato ou aproximado como previsão e avaliação da adequação dos resultados.
· Identificar, a partir do cálculo mental, as seguintes propriedades da adição
· Adição e subtração numa perspectiva de tratamento integrado
· Adição e subtração de números naturais: o desenvolvimento do Cálculo
· Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema compreendendo diferentes significados da adição e da subtração com números naturais.
· Reconhecer que diferentes situações-problema podem ser resolvidas naturais por uma única operação e que diferentes operações podem resolver uma mesma situação-problema.
-Multiplicação e divisão de números naturais
· Multiplicação e divisão numa perspectiva de tratamento integrado
· Multiplicação e divisão: o desenvolvimento do cálculo
· Resolução de problemas explorando as idéias da multiplicação e divisão, fazendo uso de:
- Estimativa;
-Calculadora e arredondamento;
- Cálculo mental
Utilização de jogos matemáticos
2. ÁLGEBRA E FUNÇÕES
· Identificação de regularidades em seqüências numéricas
· Identificação de regularidades em seqüências numéricas, de figuras e outras
· Determinação do elemento desconhecido em uma igualdade matemática;
· Resolução de problemas utilizando estratégias próprias.
|
3. GRANDEZAS E MEDIDAS
O conceito de Medida
· O que é medir
Grandezas e suas medidas em unidades não decimais
· Compreender que a medida envolve a comparação entre duas grandezas da mesma natureza e a verificação de quantas vezes a grandeza tomada como unidade de medida cabe na outra.
· Comparar grandezas de mesma natureza e identificar unidades de medida através de estratégias informais.
Unidades padronizadas e não padronizadas de medida
· O comprimento: medindo trajetórias e contornos
· Principais instrumentos de medida
· Principais instrumentos de medida
Área: medida de superfície
· Conceito de área
· Cálculo de áreas de regiões retangulares e de outras regiões planas que podem ser transformadas em retangulares por meio de:
· Utilização de folhas de papel quadriculado;
· Atividade usando quadriláteros.
4. GEOMETRIA
Localização, caminhos e características das figuras no espaço
Descrição, interpretação e representação da posição de uma pessoa / objeto
no espaço, de diferentes pontos de vista.
Utilização de malhas ou redes para representar, no plano, a posição de uma pessoa / objeto.
Descrição, interpretação e representação da movimentação de uma pessoa / objeto no espaço e construção de itinerários.
· Percepção de elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas
· Ângulos que nos rodeiam: situações do nosso dia-a-dia:
- os ângulos e os giros
- os ângulos e os cantos:
- ângulo reto.
· A classificação e a descoberta de características das figuras
· Significado da palavra polígono
· Exploração de características de algumas figuras planas, tais como: rigidez triangular, paralelismo e perpendicularismo de lados etc.
· Identificar semelhanças e diferenças entre diferentes polígonos como os quadriláteros, os triângulos e outros.
· Classificar polígonos como triângulos e quadriláteros, usando diferentes critérios e também as noções de retas paralelas e ângulo reto.
5. ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA
Coleta, sistematização e análise de dados
· Coletar e organizar dados e informações.
• Construir registros pessoais para comunicar informações coletadas
Análise de dados
• Analisar fenômenos sociais e naturais a partir de dados quantitativos.
Tabelas e gráficos
· Coletar e organizar informações em registros pessoais;
· Interpretar e elaborar listas, tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráficos de barra e de linha;
· Gráficos pictóricos
· Ser capaz de elaborar por escrito informações contidas em uma tabela ou
· Gráfico e vice-versa;
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário