domingo, 27 de agosto de 2017

TRABALHANDO A SEMANA DA PÁTRIA



 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29  DE DEZEMBRO Nº 57
MODALIDADE EJA




Roteiro de Setembro



Secretária de Educação  : Maria Rosivânia Nascimento
Coordenadora EJA :Valdinere Alves dos Santos  

Cortês, setembro de 2017



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
     Conversas, debates e discussões sobre:
·        O que é Pátria; O que aconteceu no dia 7 de setembro
·        A figura de D. Pedro I
·        Os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
·        O grito da Independência;
·        A vida no Brasil antes e depois da Independência
·        O que é ser patriota hoje no Brasil?
·        Como viveu a maioria dos brasileiros?
·        A falta de patriotismo dos políticos brasileiros
·        Despertar o sentimento de patriotismo;
·        Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
Identificar os símbolos nacionais; Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
·        Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
·        Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional
                                  
                                          O Hino Nacional Brasileiro
O Hino Nacional Brasileiro precisa e deve ser trabalhado constantemente com os alunos.
VOCABULÁRIO : O significado do Hino Nacional se enriquece quando o sentido das estrofes e das palavras é bem compreendido. Seguem alguns vocábulos, que não estão em ordem alfabética, mas sim, na sequência e no contexto do Hino Nacional.



Plácidas : tranquilas, calmas Brado : grito
Retumbante : que ecoa, vibrante
Fúlgidos : luz intensa
Penhor : garantia
Idolatrada : muito amada , respeitada
Vívido : cheio de vida ,intenso
Límpido : limpo, claro
Cruzeiro : constelação do Cruzeiro do Sul
Resplandece : brilha
Impávido: destemido
Colosso : gigante
Esplêndido: maravilhoso , admirável
Fulguras : brilhas
Florão : enfeite, ornamento, joia
Garrida : vistosa, alegre
Risonhos : alegres
Lábaro : bandeira
Ostentas : mostra
Louro : amarelo
Flâmula: bandeira
Clava : pau usado como arma




  Semana da Pátria :Resgatando o Civismo

Período de realização : Semana da Pátria
Público Alvo: Ensino Fundamental e Educação Infantil
Disciplinas Envolvidas: Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Regionais, História, Geografia, Artes e Educação Física
Duração: Uma semana

APRESENTAÇÃO |:

A comemoração da “Semana da Pátria” representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando a oportunidade de formar o conceito de Pátria, despertando o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito aos Símbolos do Brasil, desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”. Além disso, é preciso trabalhar a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações - marco da nossa história - a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.

OBJETIVO GERAL

Motivar e despertar nos alunos e na comunidade Escolar o amor e o respeito pela Pátria, estudando o passado histórico e a significação da data “Sete de Setembro”. Contribuindo, desta forma para a compreensão do verdadeiro sentido e a importância de um Brasil Independente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais; os alunos deverão ser capazes de: Despertar o sentimento de patriotismo; Compreender a comemoração de 7 de setembro;
Incentivar o amor à Pátria; Conhecer melhor a nossa história;
Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários; Reconhecer e valorizar os símbolos nacionais; 
Identificar as cores da Bandeira Nacional;
Cantar e interpretar o hino Nacional; Identificar cantando  o hino de Cortês ,e o  hino de Pernambuco
Valorizar cantando o hino da independência
Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES EM SALA DE AULA PARA - ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA
O que é Pátria? O que é ser patriota, hoje no Brasil?
O que é ser Cidadão brasileiro?; Cidadania - como colocá-la em prática?
O que é ser cidadão brasileiro? O que é civismo? A importância do voto;
Exemplos históricos de patriotismo no Brasil.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Produção de poesias; Coro falado; Interpretação de músicas sobre o Brasil;
Interpretação de textos; Palavras cruzadas; Caça-palavras; Exposição de textos e poemas;

ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

Os símbolos Nacionais; Hino Nacional;
A tela que representa a Independência do Brasil;
Músicas: (Raiz que fala desta terra produtiva (Brasil), (Meu país de Zezé de Camargo e Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL  de Ari Barroso) Música - Ivete Sangalo (Música País tropical);
SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Apresentação dos símbolos nacionais e reprodução artística de alguns a partir de observação em Data show;
Apresentação da tela que representa a independência do Brasil em data show, para conhecimento e ou possível reprodução artística (desenhos coloridos ou em preto e branco) e exposição;
Com base na Música escolhida, pode ser feio uma dramatização, dança  ou peça teatral;
Confecção de cartazes com mensagens exaltando o Brasil; lustrar o Hino Nacional para exposição;
Apresentação de grupos de alunos para canto de músicas exaltando a pátria.

GEOGRAFIA, CONHECIMENTOS REGIONAIS, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E MATEMÁTICA         

O Estado brasileiro; Como vive a maioria dos Pernambucanos , hoje no Brasil?;
Como vive a população brasileira habitante da Região Nordeste ? (destaque de em aspectos ambientais e socioeconômicos);
Como você vê a saúde, hoje no Brasil?;
O que aconteceu no dia 7 de setembro; A figura de D. Pedro I;
O grito da Independência; A vida no Brasil antes e depois da Independência;
A conquista do direito de votar no Brasil (apontar gráficos, estatística, tabelas, porcentagens);
Como era feita a contagem do voto no Brasil ontem e hoje?;
Evolução do Eleitorado Brasileiro; O Eleitorado nas Regiões na Última Década;
Crescimento do Número de Eleitores nos Estados; Crescimento demográfico no Estado de Pernambuco

SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Leitura de textos;
Pesquisa; Montagem do mapa da Região Nordeste
Montagem do mapa de Pernambuco e municípios, para exposição;
Confecção de cartazes exaltando a Região Nordeste, para exposição;
Trabalhar o mapa do Brasil;
Trabalhar as siglas dos estados brasileiros; Montagem do Mapa do Brasil para exposição;
Confecção de Cartazes com o mapa do Brasil para exposição;
Confecção de cartazes informativos referentes às doenças enfrentadas pelos desbravadores do Brasil;
Cartazes com gráficos, tabelas, estatísticas com dados referentes a acontecimentos históricos, crescimento populacional do Brasil, do Estado e município, evolução do eleitorado brasileiro, estadual e municipal.

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS:
  • Vídeo  ,Músicas ,Pesquisa ,Discussão  , Leitura de texto , Trabalho de Grupos   
  • Produção de textos ,Produção de Mural ,Apresentação das Ações   

FONTE:
Santos ,Valdinere Alves 




SECRETARIA DE  EDUCAÇÃO  CULTURA  E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

DATAS PRINCIPAIS DO MÊS DE SETEMBRO

01 A 07 : INÍCIO DA SEMANA DA PÁTRIA

INÍCIO DA SEMANA DA PÁTRIA: Conscientizar os alunos da importância de vivenciarmos a Semana da Pátria fazendo com que ela possa ficar mais animada, cante com seus alunos, além dos hinos cívicos, canções que enaltecem nossa Pátria. Estas músicas podem ajudar a autoestima. Durante a semana, cantar o hino nacional o de Pernambuco e o hino do município. Poderão utilizar os hinos para trabalhar a gramática e fazer as interpretações. É preciso trabalharmos a semana da pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
03 · DIA DO BIÓLOGO : Ser biólogo é uma profissão muito importante, pois é o estudioso dos seres vivos, sua morfologia – sua forma; sua organização – anatomia; seus tecidos – histologia; suas células – citologia, seu funcionamento – fisiologia, as doenças que acometem os seres vivos – patologia; sua relação com o meio ambiente – ecologia, dentre outras áreas. A regulamentação da profissão se deu em 1979, através da Lei 6.684, implementada no dia 03 de setembro, motivo pelo qual a data foi escolhida para homenagear esse profissional.
05 · DIA DA AMAZÔNIA: Dia da Camada de Ozônio: Identificar a importância de preservar o Meio Ambiente .Trabalhar atividades relacionadas ao meio ambiente…
07 · INDEPENDÊNCIA DO BRASIL :
A Independência do Brasil: Socializar junto aos alunos que a Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Este ano estamos comemorando 195 anos.

08 · DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO  : Dia Internacional da Alfabetização : Trabalhar a experiência e os estudos efetuados mostrando que a alfabetização pode ter um papel essencial na erradicação da pobreza, no aumento das possibilidades de emprego, na promoção da igualdade entre os sexos, na melhora da saúde familiar, na proteção do ambiente e na promoção da participação democrática. Um meio familiar alfabetizado favorece muito o desenvolvimento da criança, tendo um impacto positivo na duração da escolarização das moças e dos rapazes, bem como no modo como adquirem os conhecimentos.

09 · DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO :Falar sobre a importância desse profissional .São inúmeras as áreas de atuação do médico veterinário. O profissional pode atuar desde as clínicas de pequenos até grandes animais, além de realizar cirurgias. Pode também trabalhar nas indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos, bem como no manejo e conservação de espécies, estudando a reprodução e conservação de animais silvestres em cativeiro, para implantar projetos em reservas naturais. O profissional está habilitado a fazer controle de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou atuar em fiscalizações de estabelecimentos que comercializam ou reproduzem animais. A participação do médico veterinário também tem destaque no melhoramento da qualidade dos rebanhos.

18 · DIA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS : Os símbolos nacionais estão previstos na Lei 5.700, de 1971, que no seu artigo 1º classifica-os em quatro espécies: a Bandeira, o Hino, as Armas da República e o Selo. A Bandeira Nacional foi criada pelo Decreto 4, de 19 de novembro de 1989. Nela figuram os 26 estados da Federação e o Distrito Federal, cada um representado por uma estrela. As palavras Ordem e Progresso foram colocadas em razão da força do Positivismo de Augusto Comte à época e por insistência de Benjamin Constant. Estas palavras devem ser colocadas na bandeira em letras verdes sobre um fundo branco, obedecendo sempre aos requisitos previstos nos artigos 4º e 5º da Lei 5.700/71.
21 · DIA DA ÁRVORE :

Dia da Árvore: Esclarecer junto aos alunos que a Árvore é sinônimo  de vida. Uma árvore, por si só, pode  nos  trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados. Sensibilizar os alunos para o assunto desmatamento; sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos; promover o cuidado com o meio ambiente.
23. INÍCIO DA PRIMAVERA : Início da primavera: Conscientizar os alunos que a primavera é uma das estações do ano que mais chama atenção em nossa região, pois, o ambiente fica mais colorido pela diversidade de flores e animais que a elas atraem, é pensando nisso, que aproveitamos a bela estação das flores para o estudo com essa temática a valorização do meio ambiente e importância da preservação.


30 · DIA DA SECRETÁRIA

No dia 30 de setembro se comemora o Dia da Secretária, dia especial para essa 
profissional que auxilia e proporciona um trabalho que requer extrema organização. É a responsável por agendas que contem informações e data de eventos, reuniões e outros compromissos. 

                                HINO NACIONAL BRASILEIRO


Letra: Joaquim Osório Duque Estrada
Música de Francisco Manoel da Silva
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo  heroico o brado retumbante, e o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
conseguimos conquistar com braço forte, em teu seio, ó liberdade,
desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada, idolatrada, salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança à terra desce, se em teu formoso céu, risonho e límpido, a imagem do cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
és belo, és forte, impávido colosso,
e teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada, entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada,
                                                       
Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido,  ao som do mar e à luz do céu profundo, fulguras, ó Brasil, florão da América, iluminado ao sol do novo mundo!
Do que a terra, mais garrida, teus risonhos lindos campos têm mais flores;
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida em teu seio mais amores.
Ó pátria amada, idolatrada, salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo o lábaro que ostentas estrelado, e diga o verde-louro dessa flâmula - paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada, entre outras mil,
és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada, Brasil!






HINO DE PERNAMBUCO
Música: Nicolino Milano
Letra: Oscar Brando da Rocha

Coração do Brasil, em teu seio
Corre o sangue de heróis rubro veio
Que há de sempre o valor traduzir
És a fonte da vida e da história
Desse povo coberto de glória,
O primeiro, talvez, do porvir

(estribilho)
Salve! ó terra dos altos coqueiros!
De belezas soberbo estendal
Nova Roma, de bravos guerreiros!
Pernambuco, imortal! Imortal!

Esses montes e vales e rios
Proclamando o valor de teus brios,
Reproduzem batalhas cruéis,
No presente és a guarda avançada,
Sentinela indormida e sagrada
Que defende da Pátria os lauréis!

Salve! ó terra dos altos coqueiros!
De belezas soberbo estendal
Nova Roma, de bravos guerreiros!
Pernambuco, imortal! Imortal!

Do futuro és a crença, a esperança,
Desse povo que altivo descansa,
Como o atleta depois de lutar...
No passado o teu nome era um mito
Era o sol a brilhar no infinito
Era a glória na terra a brilhar!
Salve! ó terra dos altos coqueiros!
De belezas soberbo estendal
Nova Roma, de bravos guerreiros!
Pernambuco, imortal! Imortal!

A República é filha de Olinda
Alva estrela que fulge e não finda
De esplendor com os seus raios de luz.
Liberdade um teu filho proclama,
Dos escravos o peito se inflama,
Ante o sol dessa Terra da Cruz!
Salve! ó terra dos altos coqueiros!
De belezas soberbo estendal
Nova Roma, de bravos guerreiros! Pernambuco imortal! Imortal!

HINO DO MUNICÍPIO DE CORTÊS

Letra por José Roberto de Melo
Melodia por Miriam Holanda Ramalho

Destes campos de verde perene.
Vê-se à noite estrelado cruzeiro,
E o santo de Assis nos inspira
Seja Deus o motivo primeiro
De tudo que se fez em Cortês,
Município feliz, brasileiro.

As colinas se mira no rio
A paisagem é de luz e de paz
É Cortês é terra onde somos
Unidos os seus filhos leais.

Pernambuco valente nos lega
Pela pátria, o amor verdadeiro,
Liberdade simboliza este ar,
Este vento que corre ligeiro
Venturoso é nascer em Cortês
Venturoso é nascer brasileiro

Bandeira de Cortês:
Branco : A Paz
As estrelas : Os limites dos municípios
A corrente: A união dos filhos de Cortês

         


ESTUDO DE PALAVRAS E EXPRESSÔES
PESQUISE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS EM NEGRITO:

As margens plácidas do Rio Ipiranga  ouviram o brado retumbante brilhou em raios fúlgidos se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade  um raio vívido   impávido colosso   do que a terra mais garrida   o lábaro que ostentas se ergues a clava forte
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: (Para maior facilidade, tenha o dicionário à mão)

1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heroico?

2. Explique porque A liberdade brilhou no céu da pátria. O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
(     ) a liberdade política. (   ) a liberdade econômica.(   ) a liberdade intelectual

3. Nossa liberdade foi conseguida
(     ) facilmente. (     ) com luta.    (    ) através de acordos

4. Copie os versos que comprovam a resposta da questão anterior

5. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do Exílio”. Quem é o poeta?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. A expressão “Florão da América” significa:

(     ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
(     ) que o Brasil é o maior país da América.
(     ) que o Brasil faz parte da América

7. Copie os versos que mostram que o brasileiro dá a vida por seu país
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. A que igualdade o autor se refere?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Por que a expressão “Deitado eternamente em berço esplêndido”?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
     

ATIVIDADES LINGÜÍSTICAS*   EXPLORAR A LETRA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO, INTERPRETANDO-A E COMPREENDENDO O SEU VERDADEIRO SENTIDO.
METODOLOGIA:

·        DISCUTIR COM OS ALUNOS SOBRE O QUE É HINO, E EM SEGUIDA O QUE É HINO NACIONAL BRASILEIRO, VERIFICANDO NO DICIONÁRIO E REGISTRANDO.
·        DEIXAR LIVRE PARA A COMPOSIÇÃO DE UM HINO SOBRE QUALQUER TEMA
·        ( AMIZADE, SAUDADE, TURMA...)
·        QUESTIONAR OS ALUNOS SOBRE A COMPREENSÃO DA LETRA DO HINO, PROPONDO UM TRABALHO COLETIVO DE “TRADUÇÃO” E ENTENDIMENTO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO.
·        APRESENTAR A LETRA DO HINO COM ALGUMAS LACUNAS, EM QUE  OS ALUNOS DEVERÃO PREENCHÊ-LAS COM SINÔNIMOS ENCONTRADOS NO DICIONÁRIO, SEM MODIFICAR O SENTIDO ORIGINAL DO HINO.
·        CANTAR O HINO NACIONAL BRASILEIRO  IDENTIFICANDO OS POSSÍVEIS ERROS CANTADOS PELOS BRASILEIROS QUE NÃO CONHECEM A LETRA .E FAZER UM ESTUDO  GRAMATICAL, DE ACORDO COM A SÉRIE, EM FORMA DE REVISÃO.
·        FORMAR GRUPOS PARA QUE OS ALUNOS POSSAM EXPRESSAR SEUS CONHECIMENTOS E SENTIMENTOS COM RELAÇÃO AO HINO DE SUA PÁTRIA, PERMITINDO QUE REPRESENTEM CADA ESTROFE COM DESENHOS OU COM RECORTE E COLAGEM; QUE CRIEM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS RELACIONADAS AO HINO; QUE ELABOREM DICAS OU CHARGES PARA CONSCIENTIZAR OS CIDADÃOS DA FORMA CORRETA DE SE CANTAR O HINO E A POSTURA QUE DEVEMOS TER.
·        PARA CONCLUSÃO DO TRABALHO SERÃO EXPOSTAS TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS .


EXPLORANDO O HINO NACIONAL


1.      Copie a primeira estrofe do Hino Nacional e sublinhe os adjetivos :
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Dê o antônimo de: (Consulte o dicionário)
Plácido  _______________   heróico Fúlgido_____________Risonho___________________Igualdade_________ Garrida _________
límpido________________Grandeza___________gentil______________________ Fugir______________  resplandecer____________
3 . complete  o hino usando sinônimos

Ouviram do Ipiranga as margens _______________De um povo heroico o ________________________,
E o sol da liberdade, em raios __________________,Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o __________________ dessa igualdade  Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu _____________, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,________________, Salve! Salve!
Brasil, de um sonho intenso, um raio _______________De amor e esperança a terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e ______________,A imagem do _______________________________,
Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, ____________________________,E teu futuro__________________ essa grandeza.
Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil,
Ó Pátria amada, Dos filhos deste solo és mãe __________________,
Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço ________________,Ao som do mar e à luz do céu profundo,
_____________, ó Brasil, ____________ da América. Iluminado ao sol do _____________________!
Do que é terra mais ____________________
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,“ Nossos bosques têm mais vida”,“ Nossa vida”, no teu seio “mais amores”, Ó Pátria amada,__________________________, Salve! Salve! Brasil de amor eterno seja símbolo
O ____________ que _______________ estrelado,
E diga o _________________ desta ______________   
Paz no futuro e glória no passado. Mas, se ergues da justiça a _____________  forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora a própria morte!  Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil,
Ó Pátria amada, Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!




GLOSSÁRIO
MARGENS PLÁCIDAS “Plácidas” significa serena, calma.Esse é o tom desses versos. Ao contrário do hino de outras nações, o nosso não fala em guerras.

IPIRANGA É o riacho junto ao qual D. Pedro I teria proclamado a independência. O Ipiranga nasce junto ao zoológico da cidade de São Paulo.

BRADO RETUMBANTE : Grito forte, que provoca eco

PENHOR: Usado de maneira figurada, “penhor dessa igualdade” é a garantia, a segurança de que haverá liberdade.

IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE O “Cruzeiro” é a constelação do Cruzeiro do Sul, que brilha ou resplandece, no céu.

IMPÁVIDO COLOSSO“ Colosso” é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar “impávido” é estar tranqüilo, calmo.

MÃE GENTIL A “mãe gentil” é a pátria.Um país que ama e defende seus “filhos”, os brasileiros como qualquer mãe.
FLORÃO “Florão” é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América.

GARRIDA : Enfeitada, que chama a atenção pela beleza.

LÁBARO “Lábaro” era um antigo estandarte usado pelos romanos. Aqui é sinônimo de bandeira.

CLAVA FORTE :Clava é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso, significa mobilizar um exército, entrar em guerra. 


Hino da Bandeira Nacional
Composição: Olavo Bilac / Francisco Braga

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra, 
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Apresentado pela 1ª vez em 9/11/190

07 DE SETEMBRO

O conceito de Pátria traz implícita a ideia de unidade. A solidariedade orgânica, assegurada pelo Estado-Nação, cimenta a unidade entre todos os cidadãos. Infelizmente, com toda a disparidade econômica e social que assola o Brasil e tantos outros países, muitas pessoas se sentem deslocadas - e com razão - , como se muitas vezes não fizessem parte de suas respectivas Nações.

A comemoração deste dia visa o despertar da consciência do povo e seu desejo de reivindicar a Pátria como patrimônio seu, e não apenas inescrupulosa e indiferente à formação da solidariedade orgânica entre os brasileiros. Símbolo de reflexão e de resgate de nossa História, o 7 de setembro deve ser o momento de avaliação dos erros e acertos do passado, de análise do presente e de suas perspectivas para o futuro.
Como a um filho, com todos os seus imponderáveis defeitos e dificuldades, devemos sempre amar a Nação que nos alimenta e ensina. Os símbolos nacionais são o retrato vivo do Brasil, de nossa terra e de nossa gente. A Bandeira e o Hino, o Brasão de Armas e o Selo Nacional são as mais legítimas manifestações simbólicas de nossa União - um milagre construído com a perseverança das inteligências patriotas, o suor dos humildes, o sangue dos heróis e o sacrifício das gerações passadas.
Fonte: Correio da Cidadania
DIA DA PÁTRIA
07 DE SETEMBRO
Foi no dia sete de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, que o Imperador Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil formalizando a separação com Portugal. Depois de muitos conflitos, e passados mais de dois anos, Portugal finalmente reconheceu a independência brasileira, com o Tratado de Paz e Aliança assinado entre os dois países.
O Hino da Independência foi escrito por Evaristo Ferreira da Veiga e musicado pelo próprio D. Pedro I. 

O Hino Nacional Brasileiro, de letra do poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada, foi oficializado durante o primeiro centenário da Proclamação da Independência, em 1922. A Bandeira do Brasil, o Hino, o Brasão de Armas e o Selo Nacional são as mais legítimas manifestações simbólicas da União.Mas a comemoração deste dia é uma oportunidade de repensar conceitos, com vistas ao despertar de uma consciência verdadeiramente patriótica, e não apenas simbólica. Tempo de repensar os rumos da Nação e o papel a ser desempenhado por um povo consciente da realidade global.
Fonte: lproweb.procempa.com.br




HINO ILUSTRADO



História

 

BANDEIRA DE PERNAMBUCO

A bandeira de Pernambuco foi idealizada pelos revolucionários de 1817 e oficializada, anos depois, pelo governador Manoel Antônio Pereira Borba. A cor azul do retângulo superior simboliza a grandeza do céu pernambucano; a cor branca representa a paz; o arco-íris em três cores (verde, amarelo, vermelho) representa a união de todos os pernambucanos; a estrela caracteriza o nosso estado no conjunto da Federação; o sol é a força e a energia de Pernambuco; finalmente, a cruz representa a fé na justiça e no entendimento. 

BRASÃO DE PERNAMBUCO

O brasão de Pernambuco foi oficializado pelo governador Alexandre Barbosa Lima, em 1895. O leão representa a bravura do povo pernambucano; os ramos de algodão e de cana-de-açúcar simbolizam nossas riquezas; o sol é a luz cintilante do equador; as estrelas são os municípios. Ainda estão no brasão o mar e o farol de Olinda. Na faixa, aparecem as datas históricas mais importantes do estado: 1710 (guerra dos Mascates), 1817 (Revolução Pernambucana), 1824 (Confederação do Equador) e 1889 (Proclamação da República).
A HISTÓRIA DE PERNAMBUCO
A História da região inicia-se em 1534, quando Portugal criou as capitanias hereditárias. A Capitania de Pernambuco foi dada a Duarte Coelho Pereira; no mesmo ano de 1534, foram fundadas as vilas de Igaraçu e Olinda. Pernambuco foi uma das poucas capitanias que prosperaram, graças à boa adaptação que a cana-de-açúcar teve ao solo da região.Desde cedo, a cultura da região baseou-se na mistura de três povos: europeus, índios e negros; de início, os portugueses tentaram utilizar mão-de-obra escrava índia; entretanto, após sucessivos levantes indígenas, optou-se por importar mão-de-obra africana (o que, por si só, constituía-se num grande negócio).
Recife, por décadas, foi apenas o porto utilizado para escoar a produção local e receber peças da metrópole; o nome Recife deriva da faixa de recifes que acompanha boa parte do litoral da região. Essa situação alterou-se a partir de 1630, quando os holandeses  (atraídos pela riqueza da cana-de-açúcar) ocuparam Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Acostumados que estavam às terras planas da Holanda, os holandeses preferiram estabelecer-se em Recife.
 Em 1637, o conde Maurício de Nassau assume o governo das possessões holandesas no Brasil. Culto, Nassau conduziu uma revolução urbanística na cidade: ruas foram planejadas e traçadas, várias pontes foram construídas; Nassau trouxe da Europa grandes arquitetos, engenheiros e paisagistas que deram um ar de metrópole à cidade do Recife.
Várias das obras urbanísticas dos tempos de Nassau são ainda visíveis na cidade; alguns dos quadros pintados pelo holandês Frans Post no Brasil são hoje importante documentos que retratam o país naquela época; veja algumas obras de Post, retratando o Brasil, no museu do Louvre, em Paris. Quando os holandeses foram expulsos, em 1654, Recife tinha-se tornado importante entreposto comercial. A rivalidade entre os senhores de engenho, que tornaram a ocupar Olinda, e a emergente classe comerciante que se formara em Recife resultou na Guerra dos Mascates (Mascate era forma pejorativa de se referir àqueles que se dedicavam ao comércio), no início do século XVIII.

Ainda fundada na cultura de cana-de-açúcar e na pujança do porto, Recife continuou desenvolvendo-se, tanto econômica como intelectual e culturalmente, durante os séculos XVIII e XIX
A Faculdade de Direito do Recife é uma das mais antigas do Brasil; vários importante jornais foram publicados no Recife - atualmente, o Diário de Pernambuco, com mais de 150 anos de circulação contínua, é o jornal mais antigo da América Latina. Recife teve papel importante nos mais importantes momentos históricos do Brasil. Em 1817, Pernambuco tentou proclamar-se independente de Portugal, mas o movimento foi derrotado.
A Revolução Praieira (1848) questionava o regime monárquico, e já pregava a República. Joaquim Nabuco, um dos maiores símbolos do Abolicionismo, iniciou suas pregações no Recife. A cidade consolidou sua posição como polo comercial e cultural de toda a região Nordeste ao norte da Bahia. Os sucessores dos mascates tornaram Recife um centro distribuidor; comerciantes de várias cidades vinham ao Recife comprar mercadorias para revender localmente.
 Durante o século 20, principalmente após a criação da SUDENE, em 1950, a economia da região ganhou novo impulso, dessa vez com o fomento de indústrias. Grandes empreendimentos foram instalados em polos industriais de Recife; ainda hoje, o setor industrial é o mais importante na economia da cidade.
Mais recentemente, uma nova tendência tem sido observada: o crescimento do setor de serviços. Recife tem hoje o segundo maior polo médico do Brasil, com grande concentração de hospitais e médicos especialistas. Com a criação do Porto Digital, Recife está assumindo também papel de ponta no setor de tecnologia da informação no Brasil. Por fim, a grande vocação do Recife, Olinda e outras cidades de Pernambuco: o turismo. A infraestrutura que se criou ao longo dos séculos para receber os comerciantes foi adaptada para receber turistas de todas as partes do Brasil que chegam, atraídos pela riqueza cultural e pelas belezas naturais da região.
Salta aos olhos dos visitantes a riqueza de culturas, mistura de elementos europeus, índios e negros, que se reflete nos ritmos e sabores da cidade. E essa riqueza vem rodeada por algumas das mais belas praias do Brasil. Pernambuco: você vai se apaixonar.



 HISTÓRICO DE CORTÊS
Cortês é um município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é formado pelo distrito sede e pelos povoados Agrovila, Barra de Jangada e Usina Pedrosa. O povoado surgiu a partir do sítio do Capitão Francisco Veloso da Silveira, denominado Cortês, adquirido em 1872. O sítio localizava-se às margens do Rio Sirinhaém, no então distrito de Ilha de Flores, comarca de Bonito. Em 17 de abril de 1875, o capitão doou uma propriedade a Francisco das Chagas, autorizando a construção mediante pagamento de foro.
 Pela localidade passaria a estrada de ferro de Ribeirão a Bonito, mas a construção foi interrompida, sendo em Cortês a estação terminal. Em 1892 instalou-se na região a Usina Pedrosa, a 7 km do povoado. Estes dois fatores impulsionaram o desenvolvimento local. Em 5 de janeiro de 1911 foi criado o distrito, pertencente ao distrito de Amaraji  e o povoado tornava-se vila. O município foi criado em 29 de dezembro de 1953.
Quem assinou o decreto foi o governador Dr. Etelvino Lins Albuquerque, assinou o decreto n° 1818 criando o município de Cortês e dava foro de cidade aquela vila. 06.07.1954 - Tomou posse o primeiro Prefeito, o cirurgião dentista. Dr. José Roberto de Melo, que administrou até 29.12.55. A População Total do Município era de 12.681 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).Sua Área é de 101,33 km² representando 0.1031% do Estado, 0.0065% da Região e 0.0012% de todo o território brasileiro  .

As Principais atividades econômicas do são agriculturas com grande destaque para cultura de cana - de - açúcar comércio e indústria influenciando nos municípios de Barra de Guabiraba, Bonito, Caruaru e Ribeirão na comercialização de seus produtos agrícolas nas feiras livres.
Os pontos turísticos da cidade são: A Cachoeira do Banho da Cerveja a. Onde se realiza evento que concentra uma grande atração turística na cidade, chegando receber um público elevado .Também em destaque a ilha da saudade e quedas d'água cachoeira do Humaitá e a Igreja Matriz São Francisco de Assis. A antiga estação ferroviária.
Ano de Instalação: 1953
Microrregião: Mata Meridional Pernambucana
Mesorregião: Mata Pernambucana
Altitude da Sede: 302 m
Distância à Capital: 86.0487 km
Seu IDH é de 0.582 segundo a Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000) Situada na microrregião 29 Mata Pernambucana, microrregião da Mata úmida 112k, 107k Capital do Recife, tem uma Área total de 131 kl112
LIMITES:O município tem como limite no espaço geográfico: Ao Norte Com Gravatá ao Sul- Ribeirão e Joaquim Nabuco Leste Amaraji  e   a  Oeste - Bonito e Barra de Guabiraba


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
v  Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD
v  FUNDA ÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Geografia doBrasil. Região Nordeste. Rio de Janeiro: SERGRAF, 1977. Disponível em 1 CD.
v  MOURA, Severino Rodrigues de. Cortês – Cidade do Rio e das Serras / Severino Rodrigues de Moura; prefácio de Ernane Soares Borba. Recife: Centro de Estudos de História Municipal / FIDEM, Prefeitura Municipal de Cortês Ed. 2002.
v  Santos ,Valdienre Alves  dos

Aspectos físicos de Cortês
CLIMA:No município se apresenta um clima com característica do subtipo AS', ou seja, clima tropical chuvoso com seca no verão. Isto significa que é quente e úmido, com temperatura média compensada de 24°C e a mínima de 18°C. O trimestre mais chuvoso é de maio, junho e julho, enquanto o mais seco é de outubro, novembro e dezembro. O mês mais frio é julho e o mais quente é fevereiro. “A sede está a uma altitude de 305 metros e tem sua posição geográfica determinada pelo 8°28’30” de latitude sul, em sua interseção com o meridiano (W.Gr) de 35°35’00” de longitude oeste. Possui um total médio anual de precipitação pluviométrica em torno de 6mm3/ano.
RELEVO : É predominante um  relevo ondulado e fortemente ondulado, com uma percentagem muito baixa de área planas. Sob o aspecto geológico, apresenta características próprias de uma transição entre formação sedimentares dos grupos barreiras (arenito), porém com grande predominância de solos argilosos. Tipos de rochas incluídas na formação pré-cambriana (Gnaise e Mioxisto).  Poderíamos estimar cerca de 85% de terras com relevo ondulado e fortemente ondulado e 15% de terras com suaves ondulações e planas. Apesar de possuir solos diferentes, a maior predominância, como já foi dito, é de solos do tipo argiloso.
HIDROGRAFIA: Existem várias bacias hidrográficas, mas o principal rio que corta Cortês é o Serinhaém, cuja nascente localiza-se no município de Sairé. No caso de riachos perenes destacam-se o de Capivara e o de Diogo; o riacho Santo Antônio, com nascente em Caranguejo, seguindo com o nome de riacho Sangue, que servem de limite nos lados norte e oeste do município e o riacho Limão, limite com o município de Ribeirão. Ainda quedas d'água denominadas Cachoeira do Galo, Cachoeira da Onça, Cerveja, Cachoeira do Vinte e Cinco e Cachoeira Furada. Este potencial hídrico é de caráter público, sendo utilizado como reserva natural e para abastecimento da cidade.
VEGETAÇÃO :A cobertura do solo em sua maioria é feita pela monocultura de cana-de-açúcar, em segundo lugar, em áreas infinitamente menores, vem  a cultura de banana e de mandioca, exploradas no município com finalidades comerciais: A cana-de-açúcar é comercializada diretamente na usina para a agro industrialização, trazendo como subprodutos o açúcar, o álcool, o bagaço, o melaço, a torta e o vinhoto. O bagaço serve como combustível e ingrediente para ração de animais; o vinhoto e a torta são aplicados no solo como fertilizantes. No caso da banana é comercializada "in natura" nos municípios vizinhos, feiras livres ou em Caruaru e Recife. Já da mandioca é vendida a raiz ou o produto das fabriquetas da região (casas de farinha), nos locais já mencionados da venda de bananas.A cobertura florestal com a Mata Atlântica, a qual deu nome a região da Zona da Mata, está totalmente dizimada, contendo índices em torno de 2% de sua área original.
Este desmatamento deve-se ao crescimento das áreas plantadas com a monocultura da cana-de-açúcar e à retirada irracional e criminosa das madeiras para o comércio, que transformaram os solos profundos e férteis da região em solos erodidos e ácidos, prejudicados ainda mais pelas queimadas da cana.



ESTUDO DE PALAVRAS E EXPRESSÔES

PESQUISE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS EM NEGRITO:

 as margens plácidas do Rio Ipiranga ___________________________
 ouviram o brado retumbante ____________________________
 brilhou em raios fúlgidos___________________________________
 se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade________________________
 um raio vívido___________________________
impávido colosso________________________________________
 do que a terra mais garrida ___________________________
 o lábaro que ostentas_______________________________________________________
se ergues a clava forte ______________________________________________
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: (Para maior facilidade, tenha o dicionário à mão)

1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heróico?
2. Explique porque A liberdade brilhou no céu da pátria.
O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
(     ) a liberdade política. (   ) a liberdade econômica.(   ) a liberdade intelectual
3. Nossa liberdade foi conseguida
(     ) facilmente. (     ) com luta.    (    ) através de acordos
4. Copie os versos que comprovam a resposta da questão anterior

5. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do Exílio”. Quem é o poeta?

6. A expressão “Florão da América” significa:
(     ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
(     ) que o Brasil é o maior país da América.
(     ) que o Brasil faz parte da América
ATIVIDADES LINGÜÍSTICAS

1. Copie a primeira estrofe do Hino Nacional e sublinhe os adjetivos
2. Dê o antônimo de: (Consulte o dicionário)
Plácido__________________heróico ___________________Fúlgido____________________   Risonho___________________Igualdade__________________ Garrida ________________
límpido____________________ Grandeza_______________gentil______________________ Fugir______________ resplandecer____________
Observe as palavras do texto e complete com as letras que estiverem faltando:
Plá...idas
fúl...idos
inten...o
Ri...onho
resplande...
e...plêndido

                          ESTUDO DE PALAVRAS E EXPRESSÔES
PESQUISE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS EM NEGRITO:

 As margens plácidas do Rio Ipiranga  ouviram o brado retumbante brilhou em raios fúlgidos se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade  um raio vívido   impávido colosso   do que a terra mais garrida   o lábaro que ostentas se ergues a clava forte
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: (Para maior facilidade, tenha o dicionário à mão)
1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heróico?
2. Explique porque A liberdade brilhou no céu da pátria.O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
(     ) a liberdade política. (   ) a liberdade econômica.(   ) a liberdade intelectual
3. Nossa liberdade foi conseguida
(     ) facilmente. (     ) com luta.    (    ) através de acordos
4. Copie os versos que comprovam a resposta da questão anterior
5. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do Exílio”. Quem é o poeta?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. A expressão “Florão da América” significa:
(     ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
(     ) que o Brasil é o maior país da América.
(     ) que o Brasil faz parte da América
7. Copie os versos que mostram que o brasileiro dá a vida por seu país
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. A que igualdade o autor se refere? 9
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Por que a expressão “Deitado eternamente em berço esplêndido”?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
     

ATIVIDADES LINGÜÍSTICAS*   EXPLORAR A LETRA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO, INTERPRETANDO-A E COMPREENDENDO O SEU VERDADEIRO SENTIDO. 
METODOLOGIA:

·        DISCUTIR COM OS ALUNOS SOBRE O QUE É HINO, E EM SEGUIDA O QUE É HINO NACIONAL BRASILEIRO, VERIFICANDO NO DICIONÁRIO E REGISTRANDO.
·        DEIXAR LIVRE PARA A COMPOSIÇÃO DE UM HINO SOBRE QUALQUER TEMA ( AMIZADE, SAUDADE, TURMA...)
·        QUESTIONAR OS ALUNOS SOBRE A COMPREENSÃO DA LETRA DO HINO, PROPONDO UM TRABALHO COLETIVO DE “TRADUÇÃO” E ENTENDIMENTO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO.
·        APRESENTAR A LETRA DO HINO COM ALGUMAS LACUNAS, EM QUE  OS ALUNOS DEVERÃO PREENCHÊ-LAS COM SINÔNIMOS ENCONTRADOS NO DICIONÁRIO, SEM MODIFICAR O SENTIDO ORIGINAL DO HINO.
·        CANTAR O HINO NACIONAL BRASILEIRO  IDENTIFICANDO OS POSSÍVEIS ERROS CANTADOS PELOS BRASILEIROS QUE NÃO CONHECEM A LETRA .E FAZER UM ESTUDO  GRAMATICAL, DE ACORDO COM A SÉRIE, EM FORMA DE REVISÃO.
·        FORMAR GRUPOS PARA QUE OS ALUNOS POSSAM EXPRESSAR SEUS CONHECIMENTOS E SENTIMENTOS COM RELAÇÃO AO HINO DE SUA PÁTRIA, PERMITINDO QUE REPRESENTEM CADA ESTROFE COM DESENHOS OU COM RECORTE E COLAGEM; QUE CRIEM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS RELACIONADAS AO HINO; QUE ELABOREM DICAS OU CHARGES PARA CONSCIENTIZAR OS CIDADÃOS DA FORMA CORRETA DE SE CANTAR O HINO E A POSTURA QUE DEVEMOS TER.
·        PARA CONCLUSÃO DO TRABALHO SERÃO EXPOSTAS TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS .

HINO NACIONAL BRASILEIRO

Usando sinônimos

Ouviram do Ipiranga as margens _______________De um povo heróico o ________________________,
E o sol da liberdade, em raios __________________,Brilhou no céu da pátria nesse instante.

Se o __________________ dessa igualdade  Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu _____________, ó liberdade,Desafia o nosso peito a própria morte!
 Ó Pátria amada,________________,Salve! Salve!

Brasil, de um sonho intenso, um raio _______________De amor e esperança a terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e ______________,A imagem do _______________________________,

Gigante pela própria natureza,És belo, és forte, ____________________________,E teu futuro__________________ essa grandeza.

Terra adorada,Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó Pátria amada,Dos filhos deste solo és mãe __________________,
Pátria amada,Brasil! Deitado eternamente em berço ________________,Ao som do mar e à luz do céu profundo,
_____________, ó Brasil, ____________ da América.Iluminado ao sol do _____________________!Do que é terra mais ____________________Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,“Nossos bosques têm mais vida”,“Nossa vida”, no teu seio “mais amores”,

Ó Pátria amada,__________________________,Salve! Salve! Brasil de amor eterno seja símbolo
O ____________ que _______________ estrelado,E diga o _________________ desta ______________   Paz no futuro e glória no passado. Mas, se ergues da justiça a _____________ forte,Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora a própria morte!

Terra adorada,Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó Pátria amada,Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,Brasil!















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