PRAÇA
29 DE DEZEMBRO Nº 57
MODALIDADE
EJA
Roteiro de Setembro
Secretária de Educação : Maria Rosivânia Nascimento
Coordenadora EJA :Valdinere Alves dos Santos
Cortês, setembro de 2017
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES:
Conversas,
debates e discussões sobre:
·
O que é Pátria; O que aconteceu no dia
7 de setembro
·
A figura de D. Pedro I
·
Os símbolos da Pátria: a Bandeira, as
Armas, o Selo, Hino;
·
O grito da Independência;
·
A vida no Brasil antes e depois da
Independência
·
O que é ser patriota hoje no Brasil?
·
Como viveu a maioria dos brasileiros?
·
A falta de patriotismo dos políticos
brasileiros
·
Despertar o sentimento de patriotismo;
·
Desenvolver a compreensão do passado
histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
Identificar os símbolos nacionais; Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
Identificar os símbolos nacionais; Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
·
Conhecer e valorizar os direitos e
deveres de todos nós, cidadãos;
·
Despertar o civismo e o senso crítico
através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional
O Hino Nacional Brasileiro
O Hino Nacional
Brasileiro precisa e deve ser trabalhado constantemente com os alunos.
VOCABULÁRIO : O significado do Hino Nacional se
enriquece quando o sentido das estrofes e das palavras é bem compreendido.
Seguem alguns vocábulos, que não estão em ordem alfabética, mas sim, na sequência
e no contexto do Hino Nacional.
Plácidas : tranquilas, calmas Brado : grito
Retumbante : que ecoa, vibrante
Fúlgidos : luz intensa
Penhor : garantia
Idolatrada : muito amada , respeitada
Vívido : cheio de vida ,intenso
Límpido : limpo, claro
Cruzeiro : constelação do Cruzeiro do Sul
Resplandece : brilha
Impávido: destemido
Colosso : gigante
Esplêndido: maravilhoso , admirável
Fulguras : brilhas
Florão : enfeite, ornamento, joia
Garrida : vistosa, alegre
Risonhos : alegres
Lábaro : bandeira
Ostentas : mostra
Louro : amarelo
Flâmula: bandeira
Clava : pau usado como arma
Retumbante : que ecoa, vibrante
Fúlgidos : luz intensa
Penhor : garantia
Idolatrada : muito amada , respeitada
Vívido : cheio de vida ,intenso
Límpido : limpo, claro
Cruzeiro : constelação do Cruzeiro do Sul
Resplandece : brilha
Impávido: destemido
Colosso : gigante
Esplêndido: maravilhoso , admirável
Fulguras : brilhas
Florão : enfeite, ornamento, joia
Garrida : vistosa, alegre
Risonhos : alegres
Lábaro : bandeira
Ostentas : mostra
Louro : amarelo
Flâmula: bandeira
Clava : pau usado como arma
Semana
da Pátria :Resgatando o Civismo
Período de realização : Semana da Pátria
Público Alvo: Ensino Fundamental e Educação Infantil
Disciplinas Envolvidas: Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos
Regionais, História, Geografia, Artes e Educação Física
Duração: Uma semana
APRESENTAÇÃO |:
A comemoração da “Semana da Pátria” representa uma importante fonte de
estímulos ao civismo, propiciando a oportunidade de formar o conceito de
Pátria, despertando o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito
aos Símbolos do Brasil, desenvolver a compreensão do passado histórico e da
significação da data “Sete de Setembro”. Além disso, é preciso trabalhar a
Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais,
econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o
engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações - marco da nossa
história - a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de
luta pelo Brasil.
OBJETIVO GERAL
Motivar e despertar nos alunos e na comunidade Escolar o amor e o
respeito pela Pátria, estudando o passado histórico e a significação da data
“Sete de Setembro”. Contribuindo, desta forma para a compreensão do verdadeiro
sentido e a importância de um Brasil Independente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos
artísticos, murais; os alunos deverão ser capazes de: Despertar o sentimento de
patriotismo; Compreender a comemoração de 7 de setembro;
Incentivar o amor à Pátria; Conhecer melhor a nossa história;
Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com
o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais
funcionários; Reconhecer e valorizar os símbolos nacionais;
Identificar as cores da Bandeira Nacional;
Cantar e interpretar o hino Nacional; Identificar cantando o hino de Cortês ,e o hino de Pernambuco
Valorizar cantando o hino da independência
Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas
trabalhando no mapa do Brasil.
SUGESTÃO DE
ATIVIDADES EM SALA DE AULA PARA - ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA
PORTUGUESA
O que é Pátria? O que é ser patriota, hoje no Brasil?
O que é ser Cidadão brasileiro?; Cidadania - como colocá-la em prática?
O que é ser cidadão brasileiro? O que é civismo? A importância do voto;
Exemplos históricos de patriotismo no Brasil.
SUGESTÃO DE
ATIVIDADES
Produção de poesias; Coro falado; Interpretação de músicas sobre o
Brasil;
Interpretação de textos; Palavras
cruzadas; Caça-palavras; Exposição de textos e poemas;
ARTES E EDUCAÇÃO
FÍSICA
Os símbolos Nacionais; Hino Nacional;
A tela que representa a Independência do Brasil;
Músicas: (Raiz que fala desta terra produtiva (Brasil), (Meu país de
Zezé de Camargo e Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL de Ari
Barroso) Música - Ivete Sangalo (Música País tropical);
SUGESTÃO DE
ATIVIDADES
Apresentação dos símbolos nacionais e reprodução artística de alguns a
partir de observação em Data show;
Apresentação da tela que representa a independência do Brasil em data
show, para conhecimento e ou possível reprodução artística (desenhos coloridos
ou em preto e branco) e exposição;
Com base na Música escolhida, pode ser feio uma dramatização,
dança ou peça teatral;
Confecção de cartazes com mensagens exaltando o Brasil; lustrar o Hino
Nacional para exposição;
Apresentação de grupos de alunos para canto de músicas exaltando a
pátria.
GEOGRAFIA,
CONHECIMENTOS REGIONAIS, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E MATEMÁTICA
O Estado brasileiro; Como vive a maioria dos Pernambucanos , hoje no
Brasil?;
Como vive a população brasileira habitante da Região Nordeste ?
(destaque de em aspectos ambientais e socioeconômicos);
Como você vê a saúde, hoje no Brasil?;
O que aconteceu no dia 7 de setembro; A figura de D. Pedro I;
O grito da Independência; A vida no Brasil antes e depois da
Independência;
A conquista do direito de votar no Brasil (apontar gráficos,
estatística, tabelas, porcentagens);
Como era feita a contagem do voto no Brasil ontem e hoje?;
Evolução do Eleitorado Brasileiro; O Eleitorado nas Regiões na Última
Década;
Crescimento do Número de Eleitores nos Estados; Crescimento demográfico
no Estado de Pernambuco
SUGESTÃO DE
ATIVIDADES
Leitura de textos;
Pesquisa; Montagem do mapa da Região Nordeste
Montagem do mapa de Pernambuco e municípios, para exposição;
Confecção de cartazes exaltando a Região Nordeste, para exposição;
Trabalhar o mapa do Brasil;
Trabalhar as siglas dos estados brasileiros; Montagem do Mapa do Brasil
para exposição;
Confecção de Cartazes com o mapa do Brasil para exposição;
Confecção de cartazes informativos referentes às doenças enfrentadas
pelos desbravadores do Brasil;
Cartazes com gráficos, tabelas, estatísticas com dados referentes a
acontecimentos históricos, crescimento populacional do Brasil, do Estado e
município, evolução do eleitorado brasileiro, estadual e municipal.
ESTRATÉGIAS
UTILIZADAS:
- Vídeo
,Músicas ,Pesquisa ,Discussão , Leitura de texto , Trabalho de
Grupos
- Produção
de textos ,Produção de Mural ,Apresentação das Ações
FONTE:
Santos
,Valdinere Alves
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO CULTURA
E DESPORTO
PRAÇA 29
DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
PEDAGÓGICO
DATAS PRINCIPAIS DO MÊS DE SETEMBRO
01 A 07 : INÍCIO DA SEMANA
DA PÁTRIA
INÍCIO
DA SEMANA DA PÁTRIA: Conscientizar os alunos da
importância de vivenciarmos a Semana da Pátria fazendo com que ela possa ficar
mais animada, cante com seus alunos, além dos hinos cívicos, canções que
enaltecem nossa Pátria. Estas músicas podem ajudar a autoestima. Durante a
semana, cantar o hino nacional o de Pernambuco e o hino do município. Poderão
utilizar os hinos para trabalhar a gramática e fazer as interpretações. É
preciso trabalharmos a semana da pátria com nossos alunos, levando-os a
conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos
e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes
realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior
compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
03 · DIA
DO BIÓLOGO : Ser biólogo é uma profissão muito importante, pois
é o estudioso dos seres vivos, sua morfologia – sua forma; sua organização –
anatomia; seus tecidos – histologia; suas células – citologia, seu
funcionamento – fisiologia, as doenças que acometem os seres vivos – patologia;
sua relação com o meio ambiente – ecologia, dentre outras áreas. A
regulamentação da profissão se deu em 1979, através da Lei 6.684, implementada
no dia 03 de setembro, motivo pelo qual a data foi escolhida para
homenagear esse profissional.
05 · DIA
DA AMAZÔNIA: Dia da Camada de Ozônio: Identificar a importância
de preservar o Meio Ambiente .Trabalhar atividades relacionadas ao meio
ambiente…
07 · INDEPENDÊNCIA
DO BRASIL :
A
Independência do Brasil: Socializar junto aos alunos que a Independência do
Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o
fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Este ano estamos
comemorando 195 anos.
08 · DIA
INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO : Dia
Internacional da Alfabetização : Trabalhar a experiência e os estudos efetuados
mostrando que a alfabetização pode ter um papel essencial na erradicação da
pobreza, no aumento das possibilidades de emprego, na promoção da igualdade
entre os sexos, na melhora da saúde familiar, na proteção do ambiente e na
promoção da participação democrática. Um meio familiar alfabetizado favorece
muito o desenvolvimento da criança, tendo um impacto positivo na duração da
escolarização das moças e dos rapazes, bem como no modo como adquirem os
conhecimentos.
09 · DIA DO
MÉDICO VETERINÁRIO :Falar sobre a importância desse profissional .São
inúmeras as áreas de atuação do médico veterinário. O profissional pode atuar
desde as clínicas de pequenos até grandes animais, além de realizar
cirurgias. Pode também trabalhar nas indústrias de produtos para animais,
acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e
medicamentos, bem como no manejo e conservação de espécies, estudando a
reprodução e conservação de animais silvestres em cativeiro, para implantar
projetos em reservas naturais. O profissional está habilitado a fazer controle
de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou atuar em fiscalizações de
estabelecimentos que comercializam ou reproduzem animais. A participação do
médico veterinário também tem destaque no melhoramento da qualidade dos
rebanhos.
18 · DIA
DOS SÍMBOLOS NACIONAIS : Os
símbolos nacionais estão previstos na Lei 5.700, de 1971, que no seu artigo 1º
classifica-os em quatro espécies: a Bandeira, o Hino, as Armas da República e o
Selo. A Bandeira Nacional foi criada pelo Decreto 4, de 19 de novembro de 1989.
Nela figuram os 26 estados da Federação e o Distrito Federal, cada um
representado por uma estrela. As palavras Ordem e Progresso foram colocadas em
razão da força do Positivismo de Augusto Comte à época e por insistência de
Benjamin Constant. Estas palavras devem ser colocadas na bandeira em letras
verdes sobre um fundo branco, obedecendo sempre aos requisitos previstos nos
artigos 4º e 5º da Lei 5.700/71.
21 · DIA DA
ÁRVORE :
Dia da Árvore: Esclarecer junto
aos alunos que a Árvore é sinônimo de
vida. Uma árvore, por si só, pode
nos trazer muitos benefícios.
Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas
(reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio
tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos
mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.
Sensibilizar os alunos para o assunto desmatamento; sensibilizar as crianças
para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos; promover o
cuidado com o meio ambiente.
23. INÍCIO DA
PRIMAVERA : Início da primavera: Conscientizar os alunos que a
primavera é uma das estações do ano que mais chama atenção em nossa região,
pois, o ambiente fica mais colorido pela diversidade de flores e animais que a
elas atraem, é pensando nisso, que aproveitamos a bela estação das flores para
o estudo com essa temática a valorização do meio ambiente e importância da
preservação.
30 · DIA DA SECRETÁRIA
No dia 30 de setembro se comemora o Dia da Secretária, dia especial para essa profissional que auxilia e proporciona um trabalho que requer extrema organização. É a responsável por agendas que contem informações e data de eventos, reuniões e outros compromissos.
HINO
NACIONAL BRASILEIRO
Letra:
Joaquim Osório Duque Estrada
Música de Francisco Manoel da Silva
Música de Francisco Manoel da Silva
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante, e o sol da
liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
conseguimos conquistar com braço forte, em teu seio, ó liberdade,
desafia o nosso peito a própria morte!
conseguimos conquistar com braço forte, em teu seio, ó liberdade,
desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada, idolatrada, salve! Salve! Brasil, um
sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança à terra desce, se em teu
formoso céu, risonho e límpido, a imagem do cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
és belo, és forte, impávido colosso,
e teu futuro espelha essa grandeza.
és belo, és forte, impávido colosso,
e teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada, entre outras mil, és tu, Brasil, ó
pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada,
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada,
Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo,
fulguras, ó Brasil, florão da América, iluminado ao sol do novo mundo!
Do que a terra, mais garrida, teus risonhos lindos
campos têm mais flores;
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida em teu seio mais amores.
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida em teu seio mais amores.
Ó pátria amada, idolatrada, salve! Salve! Brasil, de
amor eterno seja símbolo o lábaro que ostentas estrelado, e diga o verde-louro
dessa flâmula - paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte, verás que
um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada, entre outras mil,
és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada, Brasil!
és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada, Brasil!
HINO
DE PERNAMBUCO
Música: Nicolino
Milano
Letra: Oscar Brando da Rocha
Coração do
Brasil, em teu seio
Corre o sangue de heróis rubro veio Que há de sempre o valor traduzir És a fonte da vida e da história Desse povo coberto de glória, O primeiro, talvez, do porvir (estribilho) Salve! ó terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal Nova Roma, de bravos guerreiros! Pernambuco, imortal! Imortal! Esses montes e vales e rios Proclamando o valor de teus brios, Reproduzem batalhas cruéis, No presente és a guarda avançada, Sentinela indormida e sagrada Que defende da Pátria os lauréis! Salve! ó terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal Nova Roma, de bravos guerreiros! Pernambuco, imortal! Imortal! Do futuro és a crença, a esperança, Desse povo que altivo descansa, Como o atleta depois de lutar... No passado o teu nome era um mito Era o sol a brilhar no infinito Era a glória na terra a brilhar! Salve! ó terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal Nova Roma, de bravos guerreiros! Pernambuco, imortal! Imortal! A República é filha de Olinda Alva estrela que fulge e não finda De esplendor com os seus raios de luz. Liberdade um teu filho proclama, Dos escravos o peito se inflama, Ante o sol dessa Terra da Cruz! Salve! ó terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal Nova Roma, de bravos guerreiros! Pernambuco imortal! Imortal! |
HINO
DO MUNICÍPIO DE CORTÊS
Letra por
José Roberto de Melo
Melodia por Miriam Holanda Ramalho
Destes
campos de verde perene.
Vê-se à noite estrelado cruzeiro,
E o santo de
Assis nos inspira
Seja Deus o motivo primeiro De tudo que se fez em Cortês, Município feliz, brasileiro. As colinas se mira no rio A paisagem é de luz e de paz É Cortês é terra onde somos Unidos os seus filhos leais.
Pernambuco
valente nos lega
Pela pátria, o amor verdadeiro, Liberdade simboliza este ar, Este vento que corre ligeiro Venturoso é nascer em Cortês Venturoso é nascer brasileiro
Bandeira
de Cortês:
Branco : A
Paz
As
estrelas : Os limites dos municípios
A corrente:
A união dos filhos de Cortês
|
ESTUDO
DE PALAVRAS E EXPRESSÔES
PESQUISE
NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS EM NEGRITO:
As margens plácidas do Rio Ipiranga ouviram o brado retumbante brilhou em raios
fúlgidos se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade um raio vívido impávido colosso do que a terra mais garrida o lábaro que ostentas se ergues a clava
forte
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: (Para maior facilidade,
tenha o dicionário à mão)
1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um
povo heroico?
2. Explique porque A liberdade brilhou no céu da pátria.
O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( ) a liberdade política. ( ) a liberdade econômica.( ) a liberdade intelectual
( ) a liberdade política. ( ) a liberdade econômica.( ) a liberdade intelectual
3. Nossa liberdade foi conseguida
( )
facilmente. ( ) com luta. (
) através de acordos
4. Copie os versos que comprovam a resposta da
questão anterior
5. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa
vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do
Exílio”. Quem é o poeta?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. A expressão “Florão da América” significa:
( ) que o Brasil sobressai no mapa da
América.
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
7. Copie os versos que mostram que o brasileiro dá
a vida por seu país
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. A que igualdade o autor se refere?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Por que a expressão “Deitado eternamente em
berço esplêndido”?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADES
LINGÜÍSTICAS* EXPLORAR
A LETRA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO, INTERPRETANDO-A E COMPREENDENDO O SEU
VERDADEIRO SENTIDO.
METODOLOGIA:
·
DISCUTIR COM OS ALUNOS SOBRE O QUE É HINO, E EM SEGUIDA O QUE
É HINO NACIONAL BRASILEIRO, VERIFICANDO NO DICIONÁRIO E REGISTRANDO.
·
DEIXAR LIVRE PARA A COMPOSIÇÃO DE UM HINO SOBRE QUALQUER TEMA
·
( AMIZADE, SAUDADE, TURMA...)
·
QUESTIONAR
OS ALUNOS SOBRE A COMPREENSÃO DA LETRA DO HINO, PROPONDO UM TRABALHO COLETIVO
DE “TRADUÇÃO” E ENTENDIMENTO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO.
·
APRESENTAR
A LETRA DO HINO COM ALGUMAS LACUNAS, EM QUE OS ALUNOS DEVERÃO PREENCHÊ-LAS COM SINÔNIMOS
ENCONTRADOS NO DICIONÁRIO, SEM MODIFICAR O SENTIDO ORIGINAL DO HINO.
·
CANTAR
O HINO NACIONAL BRASILEIRO IDENTIFICANDO OS POSSÍVEIS ERROS
CANTADOS PELOS BRASILEIROS QUE NÃO CONHECEM A LETRA .E FAZER UM ESTUDO GRAMATICAL,
DE ACORDO COM A SÉRIE, EM FORMA DE REVISÃO.
·
FORMAR
GRUPOS PARA QUE OS ALUNOS POSSAM EXPRESSAR SEUS CONHECIMENTOS E SENTIMENTOS COM
RELAÇÃO AO HINO DE SUA PÁTRIA, PERMITINDO QUE REPRESENTEM CADA ESTROFE COM
DESENHOS OU COM RECORTE E COLAGEM; QUE CRIEM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
RELACIONADAS AO HINO; QUE ELABOREM DICAS OU CHARGES PARA CONSCIENTIZAR OS
CIDADÃOS DA FORMA CORRETA DE SE CANTAR O HINO E A POSTURA QUE DEVEMOS TER.
·
PARA
CONCLUSÃO DO TRABALHO SERÃO EXPOSTAS TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS
ALUNOS .
EXPLORANDO
O HINO NACIONAL
1. Copie
a primeira estrofe do Hino Nacional e sublinhe os adjetivos :
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Dê o antônimo de: (Consulte o dicionário)
Plácido
_______________ heróico Fúlgido_____________Risonho___________________Igualdade_________
Garrida _________
límpido________________Grandeza___________gentil______________________ Fugir______________ resplandecer____________
límpido________________Grandeza___________gentil______________________ Fugir______________ resplandecer____________
3 . complete o hino usando
sinônimos
Ouviram do Ipiranga as margens
_______________De um povo heroico o ________________________,
E o sol da liberdade, em raios
__________________,Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o __________________ dessa igualdade Conseguimos conquistar com
braço forte,
Em teu _____________, ó liberdade, Desafia o
nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,________________,
Salve! Salve!
Brasil, de um sonho intenso, um raio
_______________De amor e esperança a terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e
______________,A imagem do _______________________________,
Gigante pela própria natureza, És belo, és
forte, ____________________________,E teu futuro__________________ essa
grandeza.
Terra adorada, Entre outras mil, És tu,
Brasil,
Ó Pátria amada, Dos filhos deste solo és mãe
__________________,
Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em
berço ________________,Ao som do mar e à luz do céu profundo,
_____________, ó Brasil, ____________ da
América. Iluminado ao sol do _____________________!
Do que é terra mais ____________________
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,“
Nossos bosques têm mais vida”,“ Nossa vida”, no teu seio “mais amores”, Ó
Pátria amada,__________________________, Salve! Salve! Brasil de amor eterno
seja símbolo
O ____________ que _______________ estrelado,
E diga o _________________ desta
______________
Paz no futuro e glória no passado. Mas, se
ergues da justiça a _____________ forte,
Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora a
própria morte! Terra adorada, Entre
outras mil, És tu, Brasil,
Ó Pátria amada, Dos filhos deste solo és mãe
gentil, Pátria amada, Brasil!
GLOSSÁRIO
MARGENS PLÁCIDAS “Plácidas” significa serena, calma.Esse é o tom desses versos. Ao
contrário do hino de outras nações, o nosso não fala em guerras.
IPIRANGA É
o riacho junto ao qual D. Pedro I teria proclamado a independência. O
Ipiranga nasce junto ao zoológico da cidade de São Paulo.
BRADO RETUMBANTE : Grito
forte, que provoca eco
PENHOR: Usado
de maneira figurada, “penhor dessa igualdade” é a garantia, a segurança de que
haverá liberdade.
IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE O
“Cruzeiro” é a constelação do Cruzeiro do Sul, que brilha ou resplandece, no
céu.
IMPÁVIDO COLOSSO“ Colosso” é o
nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar “impávido” é estar tranqüilo,
calmo.
MÃE GENTIL A
“mãe gentil” é a pátria.Um país que ama e defende seus “filhos”, os brasileiros
como qualquer mãe.
FLORÃO “Florão”
é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O
Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América.
GARRIDA : Enfeitada,
que chama a atenção pela beleza.
LÁBARO “Lábaro”
era um antigo estandarte usado pelos romanos. Aqui é sinônimo de bandeira.
CLAVA FORTE :Clava
é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso, significa
mobilizar um exército, entrar em guerra.
Hino da Bandeira Nacional
Composição: Olavo Bilac /
Francisco Braga
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser!
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Apresentado pela 1ª vez em 9/11/190
07 DE SETEMBRO
O conceito de Pátria traz implícita a
ideia de unidade. A solidariedade orgânica, assegurada pelo Estado-Nação,
cimenta a unidade entre todos os cidadãos. Infelizmente, com toda a disparidade
econômica e social que assola o Brasil e tantos outros países, muitas pessoas
se sentem deslocadas - e com razão - , como se muitas vezes não fizessem parte
de suas respectivas Nações.
A comemoração deste dia visa o
despertar da consciência do povo e seu desejo de reivindicar a Pátria como
patrimônio seu, e não apenas inescrupulosa e indiferente à formação da solidariedade
orgânica entre os brasileiros. Símbolo de reflexão e de resgate de nossa
História, o 7 de setembro deve ser o momento de avaliação dos erros e acertos
do passado, de análise do presente e de suas perspectivas para o futuro.
Como a um filho, com todos os seus
imponderáveis defeitos e dificuldades, devemos sempre amar a Nação que nos
alimenta e ensina. Os símbolos nacionais são o retrato vivo do Brasil, de nossa
terra e de nossa gente. A Bandeira e o Hino, o Brasão de Armas e o Selo
Nacional são as mais legítimas manifestações simbólicas de nossa União - um
milagre construído com a perseverança das inteligências patriotas, o suor dos
humildes, o sangue dos heróis e o sacrifício das gerações passadas.
Fonte: Correio da Cidadania
DIA DA PÁTRIA
07 DE SETEMBRO
Foi no dia sete de setembro de 1822, às
margens do riacho do Ipiranga, que o Imperador Dom Pedro I proclamou a
Independência do Brasil formalizando a separação com Portugal. Depois de muitos
conflitos, e passados mais de dois anos, Portugal finalmente reconheceu a
independência brasileira, com o Tratado de Paz e Aliança assinado entre os dois
países.
O Hino da Independência foi escrito por
Evaristo Ferreira da Veiga e musicado pelo próprio D. Pedro I.
O Hino Nacional
Brasileiro, de letra do poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada, foi
oficializado durante o primeiro centenário da Proclamação da Independência, em
1922. A Bandeira do Brasil, o Hino, o Brasão de Armas e o Selo Nacional são as
mais legítimas manifestações simbólicas da União.Mas a comemoração deste dia é
uma oportunidade de repensar conceitos, com vistas ao despertar de uma
consciência verdadeiramente patriótica, e não apenas simbólica. Tempo de
repensar os rumos da Nação e o papel a ser desempenhado por um povo consciente da
realidade global.
Fonte: lproweb.procempa.com.br
HINO ILUSTRADO
História
BANDEIRA DE PERNAMBUCO
A bandeira de
Pernambuco foi idealizada pelos revolucionários de 1817 e oficializada, anos
depois, pelo governador Manoel Antônio Pereira Borba. A cor azul do retângulo
superior simboliza a grandeza do céu pernambucano; a cor branca representa a
paz; o arco-íris em três cores (verde, amarelo, vermelho) representa a união de
todos os pernambucanos; a estrela caracteriza o nosso estado no conjunto da
Federação; o sol é a força e a energia de Pernambuco; finalmente, a cruz
representa a fé na justiça e no entendimento.
BRASÃO
DE PERNAMBUCO
O brasão de Pernambuco foi
oficializado pelo governador Alexandre Barbosa Lima, em 1895. O leão representa
a bravura do povo pernambucano; os ramos de algodão e de cana-de-açúcar
simbolizam nossas riquezas; o sol é a luz cintilante do equador; as estrelas
são os municípios. Ainda estão no brasão o mar e o farol de Olinda. Na faixa,
aparecem as datas históricas mais importantes do estado: 1710 (guerra dos
Mascates), 1817 (Revolução Pernambucana), 1824 (Confederação do Equador) e 1889
(Proclamação da República).
A
HISTÓRIA DE PERNAMBUCO
A História da região inicia-se em 1534, quando Portugal
criou as capitanias hereditárias. A Capitania de Pernambuco foi dada a Duarte
Coelho Pereira; no mesmo ano de 1534, foram fundadas as vilas de Igaraçu e
Olinda. Pernambuco foi uma das poucas capitanias que prosperaram, graças à boa
adaptação que a cana-de-açúcar teve ao solo da região.Desde cedo, a cultura da
região baseou-se na mistura de três povos: europeus, índios e negros; de
início, os portugueses tentaram utilizar mão-de-obra escrava índia; entretanto,
após sucessivos levantes indígenas, optou-se por importar mão-de-obra africana
(o que, por si só, constituía-se num grande negócio).
Recife, por décadas, foi apenas o porto utilizado para
escoar a produção local e receber peças da metrópole; o nome Recife deriva da
faixa de recifes que acompanha boa parte do litoral da região. Essa situação
alterou-se a partir de 1630, quando os holandeses (atraídos pela riqueza da cana-de-açúcar)
ocuparam Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Acostumados que estavam às
terras planas da Holanda, os holandeses preferiram estabelecer-se em Recife.
Em 1637, o conde
Maurício de Nassau assume o governo das possessões holandesas no Brasil. Culto,
Nassau conduziu uma revolução urbanística na cidade: ruas foram planejadas e
traçadas, várias pontes foram construídas; Nassau trouxe da Europa grandes
arquitetos, engenheiros e paisagistas que deram um ar de metrópole à cidade do
Recife.
Várias das obras urbanísticas dos tempos de Nassau são ainda
visíveis na cidade; alguns dos quadros pintados pelo holandês Frans Post no Brasil são hoje importante documentos que
retratam o país naquela época; veja algumas obras de Post, retratando o Brasil, no museu do Louvre, em Paris. Quando os holandeses foram
expulsos, em 1654, Recife tinha-se tornado importante entreposto comercial. A
rivalidade entre os senhores de engenho, que tornaram a ocupar Olinda, e a
emergente classe comerciante que se formara em Recife resultou na Guerra dos
Mascates (Mascate era forma pejorativa de se referir àqueles que se dedicavam
ao comércio), no início do século XVIII.
Ainda
fundada na cultura de cana-de-açúcar e na pujança do porto, Recife continuou
desenvolvendo-se, tanto econômica como intelectual e culturalmente, durante os
séculos XVIII e XIX
A Faculdade
de Direito do Recife é uma das mais antigas do Brasil; vários importante
jornais foram publicados no Recife - atualmente, o Diário de Pernambuco, com
mais de 150 anos de circulação contínua, é o jornal mais antigo da América
Latina. Recife
teve papel importante nos mais importantes momentos históricos do Brasil. Em
1817, Pernambuco tentou proclamar-se independente de Portugal, mas o movimento
foi derrotado.
A
Revolução Praieira (1848) questionava o regime monárquico, e já pregava a
República. Joaquim Nabuco, um dos maiores símbolos do Abolicionismo, iniciou
suas pregações no Recife. A cidade consolidou sua posição como polo comercial e
cultural de toda a região Nordeste ao norte da Bahia. Os sucessores dos
mascates tornaram Recife um centro distribuidor; comerciantes de várias cidades
vinham ao Recife comprar mercadorias para revender localmente.
Durante o século 20, principalmente após a
criação da SUDENE, em 1950, a economia da região ganhou novo impulso, dessa vez
com o fomento de indústrias. Grandes empreendimentos foram instalados em polos
industriais de Recife; ainda hoje, o setor industrial é o mais importante na
economia da cidade.
Mais recentemente, uma nova tendência tem sido observada: o
crescimento do setor de serviços. Recife tem hoje o segundo maior polo médico
do Brasil, com grande concentração de hospitais e médicos especialistas. Com a
criação do Porto Digital, Recife está assumindo também papel de
ponta no setor de tecnologia da informação no Brasil. Por fim, a grande vocação
do Recife, Olinda e outras cidades de Pernambuco: o turismo. A infraestrutura
que se criou ao longo dos séculos para receber os comerciantes foi adaptada
para receber turistas de todas as partes do Brasil que chegam, atraídos pela
riqueza cultural e pelas belezas naturais da região.
Salta aos olhos dos visitantes a riqueza de culturas,
mistura de elementos europeus, índios e negros, que se reflete nos ritmos e
sabores da cidade. E essa riqueza vem rodeada por algumas das mais belas praias
do Brasil. Pernambuco: você vai se apaixonar.
HISTÓRICO DE CORTÊS
Cortês
é um município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é formado pelo
distrito sede e pelos povoados Agrovila, Barra de Jangada e Usina Pedrosa. O
povoado surgiu a partir do sítio do Capitão Francisco Veloso da Silveira,
denominado Cortês, adquirido em 1872. O sítio localizava-se às margens do Rio
Sirinhaém, no então distrito de Ilha de Flores, comarca de Bonito. Em 17 de
abril de 1875, o capitão doou uma propriedade a Francisco das Chagas, autorizando
a construção mediante pagamento de foro.
Pela localidade passaria a estrada de ferro de
Ribeirão a Bonito, mas a construção foi interrompida, sendo em Cortês a estação
terminal. Em 1892 instalou-se na região a Usina Pedrosa, a 7 km do povoado.
Estes dois fatores impulsionaram o desenvolvimento local. Em 5 de janeiro de
1911 foi criado o distrito, pertencente ao distrito de Amaraji e o povoado tornava-se vila. O município foi
criado em 29 de dezembro de 1953.
Quem
assinou o decreto foi o governador Dr. Etelvino Lins Albuquerque, assinou o
decreto n° 1818 criando o município de Cortês e dava foro de cidade aquela
vila. 06.07.1954 - Tomou posse o primeiro Prefeito, o cirurgião dentista. Dr.
José Roberto de Melo, que administrou até 29.12.55. A População Total do
Município era de 12.681 de habitantes,
de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).Sua Área é de 101,33 km²
representando 0.1031% do Estado, 0.0065% da Região e 0.0012% de todo o
território brasileiro .
As Principais
atividades econômicas do
são agriculturas com grande destaque para
cultura de cana - de - açúcar comércio e indústria influenciando nos municípios
de Barra de Guabiraba, Bonito, Caruaru e Ribeirão na comercialização de seus
produtos
agrícolas nas feiras livres.
Os
pontos turísticos da cidade são: A
Cachoeira do Banho da Cerveja a. Onde se realiza evento que concentra uma grande atração turística na cidade, chegando receber
um público elevado
.Também em destaque a ilha da saudade e quedas
d'água cachoeira do Humaitá e a Igreja Matriz São Francisco de Assis. A antiga
estação ferroviária.
Ano de Instalação: 1953
Microrregião: Mata Meridional Pernambucana
Mesorregião: Mata Pernambucana
Altitude da Sede: 302 m
Distância à Capital: 86.0487 km
Microrregião: Mata Meridional Pernambucana
Mesorregião: Mata Pernambucana
Altitude da Sede: 302 m
Distância à Capital: 86.0487 km
Seu
IDH é de 0.582 segundo a Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000) Situada
na microrregião 29 Mata Pernambucana, microrregião da Mata úmida 112k, 107k
Capital do Recife, tem uma Área total de 131 kl112
LIMITES:O município tem como limite no espaço geográfico: Ao Norte
Com Gravatá ao Sul- Ribeirão e Joaquim Nabuco Leste
Amaraji e a
Oeste - Bonito e Barra de Guabiraba
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA
v
Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD
v
FUNDA ÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E
ESTATÍSTICA - IBGE. Geografia doBrasil. Região Nordeste. Rio de
Janeiro: SERGRAF, 1977. Disponível em 1 CD.
v MOURA, Severino Rodrigues de. Cortês – Cidade do Rio e
das Serras / Severino Rodrigues de Moura; prefácio de Ernane Soares Borba.
Recife: Centro de Estudos de História Municipal / FIDEM, Prefeitura Municipal
de Cortês Ed. 2002.
v Santos
,Valdienre Alves dos
Aspectos
físicos de Cortês
CLIMA:No município se apresenta um clima com
característica do subtipo AS', ou seja, clima tropical chuvoso com seca no
verão. Isto significa que é quente e úmido, com temperatura média compensada de
24°C e a
mínima de 18°C .
O trimestre mais chuvoso é de maio, junho e julho, enquanto o mais seco é de
outubro, novembro e dezembro. O mês mais frio é julho e o mais quente é
fevereiro. “A sede está a uma altitude de 305 metros e tem sua
posição geográfica determinada pelo 8°28’30” de latitude sul, em sua interseção
com o meridiano (W.Gr) de 35°35’00” de longitude oeste. Possui um total médio
anual de precipitação pluviométrica em torno de 6mm3/ano.
RELEVO : É predominante um relevo ondulado e fortemente ondulado, com
uma percentagem muito baixa de área planas. Sob o aspecto geológico, apresenta
características próprias de uma transição entre formação sedimentares dos
grupos barreiras (arenito), porém com grande predominância de solos argilosos.
Tipos de rochas incluídas na formação pré-cambriana (Gnaise e Mioxisto). Poderíamos estimar cerca de 85% de terras com
relevo ondulado e fortemente ondulado e 15% de terras com suaves ondulações e
planas. Apesar de possuir solos diferentes, a maior predominância, como já foi
dito, é de solos do tipo argiloso.
HIDROGRAFIA: Existem várias bacias hidrográficas, mas o
principal rio que corta Cortês é o Serinhaém, cuja nascente localiza-se no
município de Sairé. No caso de riachos perenes destacam-se o de Capivara e o de
Diogo; o riacho Santo Antônio, com nascente em Caranguejo, seguindo com o nome
de riacho Sangue, que servem de limite nos lados norte e oeste do município e o
riacho Limão, limite com o município de Ribeirão. Ainda quedas d'água denominadas
Cachoeira do Galo, Cachoeira da Onça, Cerveja, Cachoeira do Vinte e Cinco e
Cachoeira Furada. Este potencial hídrico é de caráter público, sendo utilizado
como reserva natural e para abastecimento da cidade.
VEGETAÇÃO :A cobertura do solo em sua maioria é feita pela
monocultura de cana-de-açúcar, em segundo lugar, em áreas infinitamente
menores, vem a cultura de banana e de
mandioca, exploradas no município com finalidades comerciais: A cana-de-açúcar
é comercializada diretamente na usina para a agro industrialização, trazendo
como subprodutos o açúcar, o álcool, o bagaço, o melaço, a torta e o vinhoto. O
bagaço serve como combustível e ingrediente para ração de animais; o vinhoto e
a torta são aplicados no solo como fertilizantes. No caso da banana é
comercializada "in natura" nos municípios vizinhos, feiras livres ou
em Caruaru e Recife. Já da mandioca é vendida a raiz ou o produto das
fabriquetas da região (casas de farinha), nos locais já mencionados da venda de
bananas.A cobertura florestal com a Mata Atlântica, a qual deu nome a região da
Zona da Mata, está totalmente dizimada, contendo índices em torno de 2% de sua
área original.
Este desmatamento deve-se ao crescimento das áreas
plantadas com a monocultura da cana-de-açúcar e à retirada irracional e
criminosa das madeiras para o comércio, que transformaram os solos profundos e
férteis da região em solos erodidos e ácidos, prejudicados ainda mais pelas
queimadas da cana.
ESTUDO
DE PALAVRAS E EXPRESSÔES
PESQUISE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS
EM NEGRITO:
as margens plácidas do Rio Ipiranga ___________________________
ouviram o brado retumbante ____________________________
brilhou em raios fúlgidos___________________________________
se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade________________________
um raio vívido___________________________
impávido colosso________________________________________
do que a terra mais garrida ___________________________
o lábaro que ostentas_______________________________________________________
se ergues a clava forte ______________________________________________
ouviram o brado retumbante ____________________________
brilhou em raios fúlgidos___________________________________
se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade________________________
um raio vívido___________________________
impávido colosso________________________________________
do que a terra mais garrida ___________________________
o lábaro que ostentas_______________________________________________________
se ergues a clava forte ______________________________________________
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:
(Para maior facilidade, tenha o dicionário à mão)
1. Por que as margens
plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heróico?
2. Explique porque A liberdade brilhou no céu da
pátria.
O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( ) a
liberdade política. ( ) a liberdade
econômica.( ) a liberdade intelectual
3. Nossa liberdade foi conseguida
(
) facilmente. ( ) com
luta. ( ) através de acordos
4. Copie os versos que comprovam a resposta da
questão anterior
5. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa
vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do
Exílio”. Quem é o poeta?
6.
A expressão “Florão da América” significa:
( ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
( ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
ATIVIDADES
LINGÜÍSTICAS
1. Copie a primeira estrofe do Hino Nacional e
sublinhe os adjetivos
2. Dê o antônimo de: (Consulte o dicionário)
Plácido__________________heróico
___________________Fúlgido____________________
Risonho___________________Igualdade__________________ Garrida
________________
límpido____________________ Grandeza_______________gentil______________________ Fugir______________ resplandecer____________
límpido____________________ Grandeza_______________gentil______________________ Fugir______________ resplandecer____________
Observe as palavras do texto e complete
com as letras que estiverem faltando:
Plá...idas
fúl...idos
inten...o
Ri...onho
resplande...
e...plêndido
fúl...idos
inten...o
Ri...onho
resplande...
e...plêndido
ESTUDO DE PALAVRAS E EXPRESSÔES
PESQUISE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS
EM NEGRITO:
As margens
plácidas do Rio Ipiranga ouviram o brado
retumbante brilhou em raios fúlgidos se conseguimos conquistar o penhor dessa
igualdade um raio vívido impávido colosso do que a terra mais garrida o lábaro que ostentas se ergues a clava
forte
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: (Para maior facilidade,
tenha o dicionário à mão)
1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heróico?
1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heróico?
2. Explique porque A liberdade brilhou no céu da
pátria.O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( ) a liberdade política. ( ) a liberdade econômica.( ) a liberdade intelectual
( ) a liberdade política. ( ) a liberdade econômica.( ) a liberdade intelectual
3. Nossa liberdade foi conseguida
( )
facilmente. ( ) com luta. (
) através de acordos
4. Copie os versos que comprovam a resposta da
questão anterior
5. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa
vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do
Exílio”. Quem é o poeta?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. A expressão “Florão da América” significa:
( ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
( ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
7. Copie os versos que mostram que o brasileiro dá
a vida por seu país
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. A que igualdade o autor se refere? 9
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Por que a expressão “Deitado eternamente em
berço esplêndido”?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADES LINGÜÍSTICAS* EXPLORAR A LETRA DO HINO NACIONAL
BRASILEIRO, INTERPRETANDO-A E COMPREENDENDO O SEU VERDADEIRO SENTIDO.
METODOLOGIA:
·
DISCUTIR COM OS ALUNOS SOBRE
O QUE É HINO, E EM SEGUIDA O QUE É HINO NACIONAL BRASILEIRO, VERIFICANDO NO
DICIONÁRIO E REGISTRANDO.
·
DEIXAR LIVRE PARA A
COMPOSIÇÃO DE UM HINO SOBRE QUALQUER TEMA ( AMIZADE, SAUDADE, TURMA...)
·
QUESTIONAR OS ALUNOS SOBRE A COMPREENSÃO DA
LETRA DO HINO, PROPONDO UM TRABALHO COLETIVO DE “TRADUÇÃO” E ENTENDIMENTO DO
HINO NACIONAL BRASILEIRO.
·
APRESENTAR A LETRA DO HINO COM ALGUMAS
LACUNAS, EM QUE OS ALUNOS DEVERÃO PREENCHÊ-LAS COM SINÔNIMOS ENCONTRADOS
NO DICIONÁRIO, SEM MODIFICAR O SENTIDO ORIGINAL DO HINO.
·
CANTAR O HINO NACIONAL BRASILEIRO IDENTIFICANDO
OS POSSÍVEIS ERROS CANTADOS PELOS BRASILEIROS QUE NÃO CONHECEM A LETRA .E FAZER
UM ESTUDO GRAMATICAL,
DE ACORDO COM A SÉRIE, EM FORMA DE REVISÃO.
·
FORMAR GRUPOS PARA QUE OS ALUNOS POSSAM
EXPRESSAR SEUS CONHECIMENTOS E SENTIMENTOS COM RELAÇÃO AO HINO DE SUA PÁTRIA,
PERMITINDO QUE REPRESENTEM CADA ESTROFE COM DESENHOS OU COM RECORTE E COLAGEM;
QUE CRIEM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS RELACIONADAS AO HINO; QUE ELABOREM DICAS OU
CHARGES PARA CONSCIENTIZAR OS CIDADÃOS DA FORMA CORRETA DE SE CANTAR O HINO E A
POSTURA QUE DEVEMOS TER.
·
PARA CONCLUSÃO DO TRABALHO SERÃO EXPOSTAS
TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS .
HINO NACIONAL BRASILEIRO
Usando
sinônimos
Ouviram
do Ipiranga as margens _______________De um povo heróico o
________________________,
E o sol
da liberdade, em raios __________________,Brilhou no céu da pátria nesse
instante.
Se o
__________________ dessa igualdade Conseguimos
conquistar com braço forte,
Em teu
_____________, ó liberdade,Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria
amada,________________,Salve! Salve!
Brasil,
de um sonho intenso, um raio _______________De amor e esperança a terra desce,
Se em teu
formoso céu, risonho e ______________,A imagem do
_______________________________,
Gigante
pela própria natureza,És belo, és forte, ____________________________,E teu
futuro__________________ essa grandeza.
Terra
adorada,Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó Pátria amada,Dos filhos deste solo és
mãe __________________,
Pátria
amada,Brasil! Deitado eternamente em berço ________________,Ao som do mar e à
luz do céu profundo,
_____________,
ó Brasil, ____________ da América.Iluminado ao sol do _____________________!Do
que é terra mais ____________________Teus risonhos, lindos campos têm mais
flores,“Nossos bosques têm mais vida”,“Nossa vida”, no teu seio “mais amores”,
Ó Pátria
amada,__________________________,Salve! Salve! Brasil de amor eterno seja
símbolo
O
____________ que _______________ estrelado,E diga o _________________ desta
______________ Paz no
futuro e glória no passado. Mas, se ergues da justiça a _____________
forte,Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme,
quem te adora a própria morte!
Terra
adorada,Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó Pátria amada,Dos filhos deste solo és
mãe gentil,
Pátria
amada,Brasil!
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