SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA
29 DE DEZEMBRO Nº 57
MODALIDADE
EJA
Roteiro de Setembro
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS III E IV FASE
Secretária de Educação : Maria Rosivânia Nascimento
Coordenadora EJA :Valdinere Alves dos Santos
Cortês, setembro de 2017
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Conversas, debates e discussões sobre:
·
O que é Pátria; O que aconteceu no dia
7 de setembro
·
A figura de D. Pedro I
·
Os símbolos da Pátria: a Bandeira, as
Armas, o Selo, Hino;
·
O grito da Independência;
·
A vida no Brasil antes e depois da
Independência
·
O que é ser patriota hoje no Brasil?
·
Como viveu a maioria dos brasileiros?
·
A falta de patriotismo dos políticos
brasileiros
·
Despertar o sentimento de patriotismo;
·
Desenvolver a compreensão do passado
histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
Identificar os símbolos nacionais; Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
Identificar os símbolos nacionais; Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
·
Conhecer e valorizar os direitos e
deveres de todos nós, cidadãos;
·
Despertar o civismo e o senso crítico
através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional
O Hino Nacional Brasileiro
VOCABULÁRIO : O significado do Hino Nacional se
enriquece quando o sentido das estrofes e das palavras é bem compreendido.
Seguem alguns vocábulos, que não estão em ordem alfabética, mas sim, na
sequência e no contexto do Hino Nacional.
Plácidas
: tranquilas, calmas
Brado
: grito
Retumbante : que ecoa, vibrante
Fúlgidos : luz intensa
Penhor : garantia
Idolatrada : muito amada , respeitada
Vívido : cheio de vida ,intenso
Límpido : limpo, claro
Cruzeiro : constelação do Cruzeiro do Sul
Resplandece : brilha
Impávido: destemido
Colosso : gigante
Esplêndido: maravilhoso , admirável
Fulguras : brilhas
Florão : enfeite, ornamento, joia
Garrida : vistosa, alegre
Risonhos : alegres
Lábaro : bandeira
Ostentas : mostra
Louro : amarelo
Flâmula: bandeira
Clava : pau usado como arma
Retumbante : que ecoa, vibrante
Fúlgidos : luz intensa
Penhor : garantia
Idolatrada : muito amada , respeitada
Vívido : cheio de vida ,intenso
Límpido : limpo, claro
Cruzeiro : constelação do Cruzeiro do Sul
Resplandece : brilha
Impávido: destemido
Colosso : gigante
Esplêndido: maravilhoso , admirável
Fulguras : brilhas
Florão : enfeite, ornamento, joia
Garrida : vistosa, alegre
Risonhos : alegres
Lábaro : bandeira
Ostentas : mostra
Louro : amarelo
Flâmula: bandeira
Clava : pau usado como arma
Semana da Pátria : Resgatando o Civismo
Período de realização : Semana da Pátria
Disciplinas Envolvidas: Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos
Regionais, História, Geografia, Artes e Educação Física
Duração: Uma semana
APRESENTAÇÃO |:
A comemoração da “Semana da Pátria” representa uma importante fonte de
estímulos ao civismo, propiciando a oportunidade de formar o conceito de
Pátria, despertando o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito
aos Símbolos do Brasil, desenvolver a compreensão do passado histórico e da
significação da data “Sete de Setembro”. Além disso, é preciso trabalhar a
Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais,
econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o
engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações - marco da nossa
história - a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de
luta pelo Brasil.
OBJETIVO GERAL
Motivar e despertar nos alunos e na comunidade Escolar o amor e o
respeito pela Pátria, estudando o passado histórico e a significação da data
“Sete de Setembro”. Contribuindo, desta forma para a compreensão do verdadeiro
sentido e a importância de um Brasil Independente.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos
artísticos, murais; os alunos deverão ser capazes de: Despertar o sentimento de
patriotismo; Compreender a comemoração de 7 de setembro;
Incentivar o amor à Pátria; Conhecer melhor a nossa história;
Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com
o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais
funcionários; Reconhecer e valorizar os símbolos nacionais;
Identificar as cores da Bandeira Nacional;
Cantar e interpretar o hino Nacional; Identificar cantando o hino de Cortês ,e o hino de Pernambuco
Valorizar cantando o hino da independência
Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas
trabalhando no mapa do Brasil.
SUGESTÃO DE
ATIVIDADES EM SALA DE AULA PARA - ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA
PORTUGUESA
O que é Pátria? O que é ser patriota, hoje no Brasil?
O que é ser Cidadão brasileiro?; Cidadania - como colocá-la em prática?
O que é ser cidadão brasileiro? O que é civismo? A importância do voto;
Exemplos históricos de patriotismo no Brasil.
SUGESTÃO DE
ATIVIDADES
Produção de poesias; Coro falado; Interpretação de músicas sobre o
Brasil;
Interpretação de textos; Palavras
cruzadas; Caça-palavras; Exposição de textos e poemas;
ARTES E EDUCAÇÃO
FÍSICA
Os símbolos Nacionais; Hino Nacional;
A tela que representa a Independência do Brasil;
Músicas: (Raiz que fala desta terra produtiva (Brasil), (Meu país de
Zezé de Camargo e Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL de Ari
Barroso) Música - Ivete Sangalo (Música País tropical);
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Apresentação dos símbolos nacionais e reprodução artística de alguns a
partir de observação em Data show;
Apresentação da tela que representa a independência do Brasil em data
show, para conhecimento e ou possível reprodução artística (desenhos coloridos
ou em preto e branco) e exposição;
Com base na Música escolhida, pode ser feio uma dramatização,
dança ou peça teatral;
Confecção de cartazes com mensagens exaltando o Brasil; lustrar o Hino
Nacional para exposição;
Apresentação de grupos de alunos para canto de músicas exaltando a
pátria.
GEOGRAFIA,
CONHECIMENTOS REGIONAIS, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E MATEMÁTICA
O Estado brasileiro; Como vive a maioria dos Pernambucanos , hoje no
Brasil?;
Como vive a população brasileira habitante da Região Nordeste ?
(destaque de em aspectos ambientais e socioeconômicos);
Como você vê a saúde, hoje no Brasil?;
O que aconteceu no dia 7 de setembro; A figura de D. Pedro I;
O grito da Independência; A vida no Brasil antes e depois da
Independência;
A conquista do direito de votar no Brasil (apontar gráficos,
estatística, tabelas, porcentagens);
Como era feita a contagem do voto no Brasil ontem e hoje?;
Evolução do Eleitorado Brasileiro; O Eleitorado nas Regiões na Última
Década;
Crescimento do Número de Eleitores nos Estados; Crescimento demográfico
no Estado de Pernambuco
SUGESTÃO DE
ATIVIDADES
Leitura de textos;
Pesquisa; Montagem do mapa da Região Nordeste
Montagem do mapa de Pernambuco e municípios, para exposição;
Confecção de cartazes exaltando a Região Nordeste, para exposição;
Trabalhar o mapa do Brasil;
Trabalhar as siglas dos estados brasileiros; Montagem do Mapa do Brasil
para exposição;
Confecção de Cartazes com o mapa do Brasil para exposição;
Confecção de cartazes informativos referentes às doenças enfrentadas
pelos desbravadores do Brasil;
Cartazes com gráficos, tabelas, estatísticas com dados referentes a
acontecimentos históricos, crescimento populacional do Brasil, do Estado e
município, evolução do eleitorado brasileiro, estadual e municipal.
ESTRATÉGIAS
UTILIZADAS:
- Vídeo
,Músicas ,Pesquisa ,Discussão , Leitura de texto , Trabalho de
Grupos
- Produção
de textos ,Produção de Mural ,Apresentação das Ações
FONTE:
Santos ,Valdinere Alves
HINO
NACIONAL BRASILEIRO
Letra:
Joaquim Osório Duque Estrada
Música de Francisco Manoel da Silva
Música de Francisco Manoel da Silva
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante, e o sol da
liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
conseguimos conquistar com braço forte, em teu seio, ó liberdade,
desafia o nosso peito a própria morte!
conseguimos conquistar com braço forte, em teu seio, ó liberdade,
desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada, idolatrada, salve! Salve! Brasil, um
sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança à terra desce, se em teu
formoso céu, risonho e límpido, a imagem do cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
és belo, és forte, impávido colosso,
e teu futuro espelha essa grandeza.
és belo, és forte, impávido colosso,
e teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada, entre outras mil, és tu, Brasil, ó
pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada,
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada,
Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo,
fulguras, ó Brasil, florão da América, iluminado ao sol do novo mundo!
Do que a terra, mais garrida, teus risonhos lindos
campos têm mais flores;
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida em teu seio mais amores.
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida em teu seio mais amores.
Ó pátria amada, idolatrada, salve! Salve! Brasil, de
amor eterno seja símbolo o lábaro que ostentas estrelado, e diga o verde-louro
dessa flâmula - paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte, verás que
um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada, entre outras mil,
és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada, Brasil!
és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada, Brasil!
HINO
DE PERNAMBUCO
Música: Nicolino
Milano
Letra: Oscar Brando da Rocha
Coração do
Brasil, em teu seio
Corre o sangue de heróis rubro veio Que há de sempre o valor traduzir És a fonte da vida e da história Desse povo coberto de glória, O primeiro, talvez, do porvir (estribilho) Salve! ó terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal Nova Roma, de bravos guerreiros! Pernambuco, imortal! Imortal! Esses montes e vales e rios Proclamando o valor de teus brios, Reproduzem batalhas cruéis, No presente és a guarda avançada, Sentinela indormida e sagrada Que defende da Pátria os lauréis! Salve! ó terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal Nova Roma, de bravos guerreiros! Pernambuco, imortal! Imortal! Do futuro és a crença, a esperança, Desse povo que altivo descansa, Como o atleta depois de lutar... No passado o teu nome era um mito Era o sol a brilhar no infinito Era a glória na terra a brilhar! Salve! ó terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal Nova Roma, de bravos guerreiros! Pernambuco, imortal! Imortal! A República é filha de Olinda Alva estrela que fulge e não finda De esplendor com os seus raios de luz. Liberdade um teu filho proclama, Dos escravos o peito se inflama, Ante o sol dessa Terra da Cruz! Salve! ó terra dos altos coqueiros! De belezas soberbo estendal Nova Roma, de bravos guerreiros! Pernambuco imortal! Imortal! |
HINO
DO MUNICÍPIO DE CORTÊS
Letra por
José Roberto de Melo
Melodia por Miriam Holanda Ramalho
Destes
campos de verde perene.
Vê-se à noite estrelado cruzeiro,
E o santo de
Assis nos inspira
Seja Deus o motivo primeiro De tudo que se fez em Cortês, Município feliz, brasileiro. As colinas se mira no rio A paisagem é de luz e de paz É Cortês é terra onde somos Unidos os seus filhos leais.
Pernambuco
valente nos lega
Pela pátria, o amor verdadeiro, Liberdade simboliza este ar, Este vento que corre ligeiro Venturoso é nascer em Cortês Venturoso é nascer brasileiro
Bandeira
de Cortês:
Branco : A
Paz
As
estrelas : Os limites dos municípios
A
corrente: A união dos filhos de Cortês
|
ESTUDO
DE PALAVRAS E EXPRESSÔES
PESQUISE
NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS EM NEGRITO:
As margens plácidas
do Rio Ipiranga ouviram o brado retumbante brilhou em raios fúlgidos se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade um raio vívido
impávido colosso do que a
terra mais garrida o lábaro que ostentas se ergues a clava
forte .
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: (Para maior facilidade,
tenha o dicionário à mão)
1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heroico?
1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heroico?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Explique porque A liberdade brilhou no céu da pátria.
O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( ) a liberdade política. ( ) a liberdade econômica.( ) a liberdade intelectual
( ) a liberdade política. ( ) a liberdade econômica.( ) a liberdade intelectual
3. Nossa liberdade foi conseguida
( )
facilmente. ( ) com luta. (
) através de acordos
4. Copie os versos que comprovam a resposta da
questão anterior
5. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa
vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do
Exílio”. Quem é o poeta?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. A expressão “Florão da América” significa:
( ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
( ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
7. Copie os versos que mostram que o brasileiro dá
a vida por seu país
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. A que igualdade o autor se refere?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Por que a expressão “Deitado eternamente em
berço esplêndido”?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADES
LINGÜÍSTICAS* EXPLORAR
A LETRA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO, INTERPRETANDO-A E COMPREENDENDO O SEU
VERDADEIRO SENTIDO.
METODOLOGIA:
·
DISCUTIR COM OS ALUNOS SOBRE O QUE É HINO, E EM SEGUIDA O QUE
É HINO NACIONAL BRASILEIRO, VERIFICANDO NO DICIONÁRIO E REGISTRANDO.
·
DEIXAR LIVRE PARA A COMPOSIÇÃO DE UM HINO SOBRE QUALQUER TEMA
·
( AMIZADE, SAUDADE, TURMA...)
·
QUESTIONAR
OS ALUNOS SOBRE A COMPREENSÃO DA LETRA DO HINO, PROPONDO UM TRABALHO COLETIVO
DE “TRADUÇÃO” E ENTENDIMENTO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO.
·
APRESENTAR
A LETRA DO HINO COM ALGUMAS LACUNAS, EM QUE OS ALUNOS DEVERÃO PREENCHÊ-LAS COM SINÔNIMOS
ENCONTRADOS NO DICIONÁRIO, SEM MODIFICAR O SENTIDO ORIGINAL DO HINO.
·
CANTAR
O HINO NACIONAL BRASILEIRO IDENTIFICANDO OS POSSÍVEIS ERROS
CANTADOS PELOS BRASILEIROS QUE NÃO CONHECEM A LETRA .E FAZER UM ESTUDO GRAMATICAL,
DE ACORDO COM A SÉRIE, EM FORMA DE REVISÃO.
·
FORMAR
GRUPOS PARA QUE OS ALUNOS POSSAM EXPRESSAR SEUS CONHECIMENTOS E SENTIMENTOS COM
RELAÇÃO AO HINO DE SUA PÁTRIA, PERMITINDO QUE REPRESENTEM CADA ESTROFE COM
DESENHOS OU COM RECORTE E COLAGEM; QUE CRIEM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
RELACIONADAS AO HINO; QUE ELABOREM DICAS OU CHARGES PARA CONSCIENTIZAR OS
CIDADÃOS DA FORMA CORRETA DE SE CANTAR O HINO E A POSTURA QUE DEVEMOS TER.
·
PARA
CONCLUSÃO DO TRABALHO SERÃO EXPOSTAS TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS
ALUNOS .
EXPLORANDO
O HINO NACIONAL
1. Copie
a primeira estrofe do Hino Nacional e sublinhe os adjetivos :
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Dê o antônimo de: (Consultando o dicionário)
Plácido _______________ heróico __________________
Fúlgido_____________Risonho___________________
Igualdade___________________ Garrida _______________
límpido________________Grandeza___________gentil______________________ Fugir______________ resplandecer____________
límpido________________Grandeza___________gentil______________________ Fugir______________ resplandecer____________
3.Copie os versos que mostram que o brasileiro dá a
vida por seu país
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. A que igualdade o autor se refere?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Por que a expressão “Deitado eternamente em berço
esplêndido”?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GLOSSÁRIO
MARGENS PLÁCIDAS “Plácidas” significa serena, calma. Esse é o tom desses versos. Ao
contrário do hino de outras nações, o nosso não fala em guerras.
IPIRANGA É
o riacho junto ao qual D. Pedro I teria proclamado a independência. O
Ipiranga nasce junto ao zoológico da cidade de São Paulo.
BRADO RETUMBANTE : Grito
forte, que provoca eco
PENHOR: Usado
de maneira figurada, “penhor dessa igualdade” é a garantia, a segurança de que
haverá liberdade.
IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE O
“Cruzeiro” é a constelação do Cruzeiro do Sul, que brilha ou resplandece, no
céu.
IMPÁVIDO COLOSSO“ Colosso” é o nome de uma estátua de
enormes dimensões. Estar “impávido” é estar tranquilo, calmo.
MÃE GENTIL A
“mãe gentil” é a pátria. Um país que ama e defende seus “filhos”, os
brasileiros como qualquer mãe.
FLORÃO “Florão”
é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O
Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América.
GARRIDA : Enfeitada,
que chama a atenção pela beleza.
LÁBARO “Lábaro”
era um antigo estandarte usado pelos romanos. Aqui é sinônimo de bandeira.
CLAVA FORTE :Clava
é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso, significa
mobilizar um exército, entrar em guerra.
07 DE SETEMBRO
O conceito de Pátria traz implícita a
ideia de unidade. A solidariedade orgânica, assegurada pelo Estado-Nação,
cimenta a unidade entre todos os cidadãos. Infelizmente, com toda a disparidade
econômica e social que assola o Brasil e tantos outros países, muitas pessoas
se sentem deslocadas - e com razão - , como se muitas vezes não fizessem parte
de suas respectivas Nações.
A comemoração deste dia visa o despertar
da consciência do povo e seu desejo de reivindicar a Pátria como patrimônio
seu, e não apenas inescrupulosa e indiferente à formação da solidariedade
orgânica entre os brasileiros. Símbolo de reflexão e de resgate de nossa
História, o 7 de setembro deve ser o momento de avaliação dos erros e acertos
do passado, de análise do presente e de suas perspectivas para o futuro.
Como a um filho, com todos os seus
imponderáveis defeitos e dificuldades, devemos sempre amar a Nação que nos
alimenta e ensina. Os símbolos nacionais são o retrato vivo do Brasil, de nossa
terra e de nossa gente. A Bandeira e o Hino, o Brasão de Armas e o Selo
Nacional são as mais legítimas manifestações simbólicas de nossa União - um
milagre construído com a perseverança das inteligências patriotas, o suor dos
humildes, o sangue dos heróis e o sacrifício das gerações passadas.
Fonte: Correio da Cidadania
DIA DA PÁTRIA
07 DE SETEMBRO
Foi no dia sete de setembro de 1822, às
margens do riacho do Ipiranga, que o Imperador Dom Pedro I proclamou a
Independência do Brasil formalizando a separação com Portugal. Depois de muitos
conflitos, e passados mais de dois anos, Portugal finalmente reconheceu a
independência brasileira, com o Tratado de Paz e Aliança assinado entre os dois
países.
O Hino da Independência foi escrito por
Evaristo Ferreira da Veiga e musicado pelo próprio D. Pedro I. O Hino Nacional
Brasileiro, de letra do poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada, foi
oficializado durante o primeiro centenário da Proclamação da Independência, em
1922. A Bandeira do Brasil, o Hino, o Brasão de Armas e o Selo Nacional são as
mais legítimas manifestações simbólicas da União.
Mas a comemoração deste dia é uma
oportunidade de repensar conceitos, com vistas ao despertar de uma consciência
verdadeiramente patriótica, e não apenas simbólica. Tempo de repensar os rumos
da Nação e o papel a ser desempenhado por um povo consciente da realidade global.
Fonte: lproweb.procempa.com.br
Atividades
Linguísticas
PESQUISE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS
EM NEGRITO:
As
margens plácidas do Rio Ipiranga ___________________________
Ouviram o brado retumbante ____________________________
Ouviram o brado retumbante ____________________________
Brilhou
em raios fúlgidos___________________________________
Se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade________________________
Um raio vívido___________________________
Impávido colosso________________________________________
do que a terra mais garrida ___________________________
O lábaro que ostentas_______________________________________________________
Se ergues a clava forte ______________________________________________
Se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade________________________
Um raio vívido___________________________
Impávido colosso________________________________________
do que a terra mais garrida ___________________________
O lábaro que ostentas_______________________________________________________
Se ergues a clava forte ______________________________________________
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:
(Para maior facilidade, tenha o dicionário à mão)
1. Por que as margens
plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heroico?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Explique porque A liberdade brilhou no céu da
pátria.
O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( ) a
liberdade política. ( ) a liberdade
econômica.( ) a liberdade intelectual
3. Nossa liberdade foi conseguida
(
) facilmente.( ) com
luta. ( ) através de acordos
4.
A expressão “Florão da América” significa:
( ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
( ) que o Brasil faz parte da América
5.Observe as palavras do texto e complete com as
letras que estiverem faltando:
Plá...idas
fúl...idos inten...o
Ri...onho resplande... e...plên
HINO
NACIONAL BRASILEIRO
Complete
usando sinônimos :
Ouviram
do Ipiranga as margens _______________De um povo heróico o ________________________,
E o sol
da liberdade, em raios __________________,Brilhou no céu da pátria nesse
instante. Se o __________________ dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu
_____________, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó
Pátria amada,________________,Salve! Salve!
Brasil,
de um sonho intenso, um raio _______________De amor e esperança a terra desce,
Se em teu
formoso céu, risonho e ______________,A imagem do _______________
Gigante
pela própria natureza,És belo, és forte, ____________________________,E teu futuro__________________ essa grandeza.
Terra
adorada,Entre outras mil, És tu, Brasil,Ó Pátria amada,Dos filhos deste solo és
mãe __________________,
Pátria
amada,Brasil ! Deitado eternamente em berço ________________,Ao som do mar e à
luz do céu profundo,
_____________,
ó Brasil, ____________ da América.Iluminado ao sol do _____________________!Do
que é terra mais ____________________Teus risonhos, lindos campos têm mais
flores,“Nossos bosques têm mais vida”,“Nossa vida”, no teu seio “mais amores”,
Ó Pátria
amada,__________________________,Salve! Salve! Brasil de amor eterno seja
símbolo
O
____________ que _______________ estrelado,
E diga o
_________________ desta ______________ Paz no futuro e glória no passado. Mas, se ergues da justiça a
_____________ forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora
a própria morte!
Terra
adorada, Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó Pátria amada, Dos filhos deste solo
és mãe gentil, Pátria amada,Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário