Atividades
1)
(M051452E4) Observe no quadro abaixo as preferências por gêneros musicais dos estudantes da classe de Caio.
GÊNERO
|
NÚMERO DE ESTUDANTES
|
Axé
|
3
|
Pagode
|
12
|
Samba
|
15
|
Sertanejo
|
5
|
De acordo com esse quadro,
qual é o gênero musical
preferido por 12 estudantes?
A)
Axé.
B)
Pagode.
C)
Samba.
D)
Sertanejo.
A lebre e a tartaruga
Um dia uma tartaruga começou a contar
vantagem dizendo que corria muito depressa, que a lebre era muito mole e,
enquanto falava, a tartaruga ria e ria da lebre. Mas a lebre ficou mesmo
impressionada foi quando a tartaruga resolveu apostar uma corrida com ela.
“Deve ser
só de brincadeira!”, pensou a lebre.
A raposa era o juiz e recebia as
apostas. A corrida começou e, na mesma hora, claro, a lebre passou à frente da
tartaruga. O dia estava quente, por isso lá pelo meio do caminho a lebre teve a
ideia de brincar um pouco. Depois de brincar, resolveu tirar uma soneca à
sombra fresquinha de uma árvore.
“Se por acaso a tartaruga me passar, é só correr um pouco e fico na frente de novo”,
pensou.
A lebre achava que não ia perder aquela
corrida de jeito nenhum. Enquanto isso, lá vinha a tartaruga com seu jeitão,
arrastando os pés, sempre na mesma velocidade, sem descansar nem uma vez, só pensando
na chegada. Ora, a lebre
dormiu tanto que esqueceu
de prestar atenção na tartaruga. Quando ela acordou, cadê a tartaruga? Bem que
a lebre se levantou e saiu zunindo,
mas nem adiantava! De longe ela viu a tartaruga esperando por ela na linha de chegada.
Moral: Não devemos menosprezar a capacidade dos outros.
23) (P070065F5) Esse texto é
A) um conto.
B) um diário.
C) uma fábula.
D) uma notícia.
24) (P070067F5) No trecho “... a tartaruga
ria e ria da lebre.” (ℓ. 2), a repetição
da expressão em destaque reforça
A) a lerdeza da tartaruga.
B) a provocação da tartaruga.
C) o esforço da tartaruga.
D) o nervosismo da tartaruga.
25)
(P070064F5)
O que fez
com que essa história acontecesse?
A)
A lebre parar para descansar durante a
corrida.
B)
A lebre ter esquecido a tartaruga.
C)
A tartaruga querer apostar corrida com a lebre.
D)
A tartaruga vencer a lebre na corrida.
26) (P070066F5) No trecho “... a tartaruga esperando por ela na linha de chegada.”. (ℓ. 15-16), a expressão
destacada indica uma ideia
A) da causa
da disputa entre os bichos.
B) da
maneira como os bichos correram.
C) do lugar
onde termina a corrida.
D) do
momento em que a disputa acontece.
Leia
novamente o texto “A lebre e a tartaruga” para responder à questão abaixo.
27)
(P070068F5)
De acordo
com esse texto, a tartaruga venceu porque
A) a lebre dormiu muito.
B) a raposa
era o juiz.
C) desafiou a lebre.
D) era mais rápida.
28)
(P070069F5) No trecho
“‘Se por acaso a tartaruga me passar, é só correr um pouco e fico na
frente de
novo’, pensou.” (ℓ. 9-10) , as aspas
foram usadas para
A) destacar
um comentário do narrador do texto.
B) indicar o
uso de uma expressão inventada.
C) introduzir
o pensamento de uma personagem.
D) marcar
uma frase importante do texto.
Leia o texto abaixo.
23) (P050625E4) Esse
texto é engraçado porque
A) a
professora acha normal observar os peixes.
B) a
professora dá aula no maternal.
C) Clarinha
pede ajuda à professora.
D) Pati está observando os peixes debaixo d’água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário