(PAEBES).
Leia o texto abaixo e responda.
LIÇÃO
QUE SE APRENDE CEDO
Dia 14 de março, segunda-feira, é
comemorado o Dia Internacional do Consumidor.
Talvez
você ache que essa informação não tenha muito a ver com você, que ainda não é
adulto e não tem um salário todo mês. Egano seu. Mesmo quando se compra só um chocolate
na padaria da esquina, essa atitude vem acompanhada de direitos e deveres –
tanto de quem compra quanto de quem vende – e que, muitas vezes, a gente nem se
dá conta.
E,
se você reparar bem, vai notar que boa parte das propagandas é voltada para o público
infantil – ou seja, existem muitos produtos nas prateleiras das lojas esperando
que você, consumidor mirim, os leve para casa. Isso pode ser perigoso, porque
não é difícil chegar a um ponto em que se quer tudo o que é oferecido. Para
fazer crianças e adolescentes consumidores responsáveis, agora e no futuro,
nada melhor que a informação.
LENOIR,
Carolina. Estado de Minas, Gurilândia.
13 mar. 2010. p.4.
Esse
texto foi escrito para
A) vendedores.
B) professores.
C) pais.
D) crianças.
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(SAEPE). Leia o texto abaixo.
OI, OI, AMIGA!
Esta
edição está recheada com tantas coisas legais que é até difícil escolher o que
comentar com você. Que delícia, não é? Para quem anda sofrendo com espinhas
temos o “Tira dúvidas” sobre o tema acne. Para quem quer repaginar o visual de
um jeito pra lá de descolado, o Vestiário é a solução, com dicas fantásticas de
como sobrepor peças de roupa.
E,
para quem anda numa fase mais tecnológica, o Top Witch cai como uma
luva: fizemos uma seleção cuidadosa dos melhores celulares com câmera e
montamos uma série de informações. Aqui dentro ainda tem micos, dicas do que
fazer para passar de ano na escola sem estresse e um superperfil de Dan
Radcliffe. Diz aí, esta edição está ou não de arrasar quarteirão?
Beijocas!
Revista
Witch, 2006, nº 50, Abril. p.03.
Esse
texto foi escrito para
A) adolescentes.
B)
adultos.
C)
crianças.
D)
idosos.
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(SPAECE). Leia o texto abaixo.
Você
sabia que cheirinho de terra molhada é obra de bactérias?
Substância
produzida por um tipo de micro-organismo, em contato com a água, gera esse
aroma.
O
dia está quente e, de repente, cai aquela chuva para refrescar. Bastam as
primeiras gotas tocarem o solo para sentirmos aquele agradável cheirinho de
terra molhada. Um cientista diria: “Huumm, como é bom esse cheirinho de...
Bactérias!”. É isso aí! O aroma que sentimos vem desses seres microscópicos,
que podem ser muito úteis para humanos e até para os... Camelos!
Em
geral, associamos bactérias a doenças, mas alguns desses seres são inofensivos,
pode crer. Esse é o caso da Streptomyces coelicolor, bactéria que vive
no solo e fabrica uma substância, [...] que nos faz perceber o cheirinho de
terra molhada.
Além
de ser excelente produtora de antibióticos – medicamentos indicados para
combater algumas doenças de origem bacteriana –, essa bactéria é, digamos, uma
aliada dos camelos. O odor característico que elas produzem em razão da umidade
ajuda os camelos a encontrarem água no deserto. Claro que para sentir o
cheirinho produzido pelas bactérias em ambiente tão seco os camelos precisam
contar com um superolfato. E contam mesmo! Graças a esse sentido aguçado, são capazes
de encontrar água a mais de oitenta quilômetros de distância.
Isso
é que é faro! [...]
SILVA,
Andreza Moura Pinheiro. Disponível em:
Acesso em: 14 jul. 2009.
No
trecho “Esse é o caso da Streptomyces coelicolor,...” ( .
7), a expressão destacada é exemplo de linguagem
A) cientifica
B)
culta.
C)
informal.
D)
técnica.
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(SAEPI). Leia o texto abaixo e responda.
A
passeata da Emília
–
Dona Dora, aqui é a diretora da escola da Emília.
–
Ai, meu Deus! O que foi que a minha filha aprontou?!
–
Calma. Dona Dora, ela não aprontou nada muuuiiito grave! Ela é uma das melhores
alunas da classe.
–
Então o que aconteceu? Ela se machucou?
–
Não, Dona Dora. Ela... eu explico. É que ela começou uma passeata aqui na
escola, ela está reivindicando aula nas férias de julho e de fim de ano!
–
O quê?! A Emília quer ter aula nas férias também?
–
Pois é! Ela até já convenceu alguns coleguinhas! Estão começando uma passeata.
Será
que a senhora poderia vir aqui?
Meia
hora depois:
–
Emília, minha filha! Emília...
–
Queremos aula nas férias! Queremos aula nas férias! Mãe, tô ocupada! Não tá
vendo?
–
Me obedece, hein?! Senão vou tomar uma providência.
–
Mãe, tô ocupada! Queremos aula nas férias! Queremos...
–
Foi você quem pediu. (Cócegas). Acorda já! (Mais cócegas.) Vamos, acorda
menina!
–
Para, manhê. Hã! Eu tava sonhando?!
–
Estava, e no primeiro dia de férias! A Aninha e a Juju estão te esperando para
brincar.
Vamos,
levanta.
–
Aula nas férias?! Nem em sonho!
YAMASHITA,
Tereza; BRÁS, Luis. Dias Incríveis. São Paulo: Callis, 2006. p. 19. *
Adaptado: Reforma Ortográfica.
(Nesse texto, uma das frases ditas por Emília
foi:
A)
“– Ai, meu Deus!”. (. 3)
B)
“– Emília, minha filha!”. (. 18)
C) “– Mãe, tô ocupada!”. (. 23)
D) “– Me obedece,
hein?!”. (. 21)
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Leia
o texto abaixo e responda.
A
origem da noite
E
é assim até hoje. Depois do mundo feito, vem um para achar defeito. O índio
Uánham achou na criação uma falha: era dia atrás de dia, dia atrás de dia.
Noite não havia, para se dormir e descansar.
De
tanto assuntar, Uánham acabou descobrindo a dona da noite: a Surucucu. Moço valente,
juntou o arco e as flechas, dizendo à sua gente:
Esperem
que esse cansaço já finda. Vou e trago a noite comigo, agorinha.
Chegando
à casa da Surucucu, bateu palmas e chamou:
–
Ó, comadre! Venho de longe pra lhe comprar a noite. Em troca, ofereço-lhe meu
arco e flechas.
A
Surucucu danou-se a rir da proposta de Uánham. Depois, respondeu:
–
E como se usa arco e flecha, sem mãos e pés? Sua oferta não tem serventia para
mim.
Uánham
voltou para a aldeia e se pôs a matutar. Passou o tempo de uma lua, se lua houvesse.
Então, uma ideia brotou-lhe da cachola:
–
Vou oferecer à dona da noite a faixa que uso nas pernas. Isso ela há de querer!
Cedinho,
banhou-se no rio e foi direto à casa da Surucucu. Como da primeira vez, bateu palmas
e chamou. Diante da oferta do índio, ela respondeu:
–
Na perna não presta, porque perna não tenho. Mas aceito a faixa. Amarre-a no
meu rabo.[...]
SAVARY, Flávia. A
origem da noite. São Paulo: Editora Salesiana, 2006. p. 8-9. Fragmento
No
trecho “Então, uma ideia brotou-lhe da cachola:...” ( . 13), a palavra
destacada é exemplo de uma
A)
expressão literária.
B)
expressão regional.
C)
linguagem científica.
D)
linguagem informal.
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(Saresp). Leia o texto e responda à questão.
MELHORES
AMIGOS DA CIÊNCIA
Cães farejadores
ajudam cientistas a saber mais sobre animais ameaçados de extinção.
É ainda madrugada
quando Mason, Ally, Marvín e Gator saem para o trabalho. Apesar de terem pela
frente de cinco a sete horas de labuta, os quatro não estão nem um pouco
desanimados. Ao contrário: parecem em-polgados em começar mais um dia de
atividades no Parque Nacional das Emas, em Goiás, embora a tarefa que os
aguarde, aparentemente, não seja das mais entusiasmantes.
Os quatro têm quê
localizar fezes de animais ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira
e a onça-pintada. O cocô, acredite se puder, é material fundamental
para uma pesquisa que está sendo realizada por uma cientista americana na
região, com o apoio de instituições brasileiras. Mas se você pensa que Mason,
Ally, Marvin e Gator são também pesquisadores, cuidado para não ficar de queixo
caído: na verdade, os quatro são cães farejadores - grandes amigos do homem
que, agora, também se tornaram aliados da ciência.
Fonte: Melhores amigos do homem. In:
Revista Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/124507
Acesso em: 25 jul. 2008.
Assinale a alternativa em que se evidencia
uma opinião da enunciadora.
(A) Os
quatro cães farejadores saem de madrugada para o trabalho.
(B) Os
quatro cães farejadores trabalham de cinco a sete horas diárias.
(C) A
atividade de Mason, Ally, Marvin e Gator não é muito entusiasmante.
(D) As
fezes de alguns animais em extinção constituem importante material de pesquisa.
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Leia o texto:
QUANTOS
FICAM?
Joãozinho
chega à escola e a professora pergunta:
—
Numa árvore havia três passarinhos, deram um tiro na árvore e ele acertou um passarinho,
quantos ficaram?
—
Ficou apenas um passarinho.
—
Por que um Joãozinho? — a professora pergunta.
—
Só o que morreu... Os outros fugiram né!
http://criancas.uol.com.br/piadas/livro-de-piadas/o-remedio.
jhtm
No
trecho “Os outros fugiram né!” (Linha.7), a palavra destacada é um
exemplo de linguagem
(A) ensinada na escola.
(B) empregada com colegas.
(C) encontrada nos livros técnicos.
(D) estudada nas gramáticas.
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Leia o texto:
JEGUE EMPACADO
Numa estrada do sertão nordestino, o jegue de Severino empaca e
não há nada que faça o bicho se mexer. Nisso, aparece um veterinário em visita
a uma das fazendas da região, que se compadece da situação de Severino, abre a
sua maletinha, tira uma seringa e dá uma injeção no jegue que sai chispando a
toda velocidade.
Admirado, Severino vira-se para o doutor e pergunta:
— Quanto custa essa injeção?
— Cinco Reais!
— Ó, xente! Então vai rápido e me dê logo duas, que eu tenho de
alcançar esse jegue!
Fonte: http://piadas-engracadas.blogspot.com
O segmento do texto que indica uma fala típica de um nordestino é:
(A) “Cinco Reais!”
(B) “aparece um veterinário. “
(C) “o jegue de Severino empaca.”
(D) “Ó, xente!”
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LEIA O TEXTO:
MOTIVO
Eu
canto porque o instante existe
e
a minha vida está completa.
Não
sou alegre nem sou triste:
sou
poeta.
Irmão
das coisas fugidias,
não
sinto gozo nem tormento.
Atravesso
noites e dias
no
vento.
Se
desmorono ou se edifico,
se
permaneço ou me desfaço,
—
não sei, não sei. Não sei se fico
ou
passo.
Sei
que canto. E a canção é tudo.
Tem
sangue eterno a asa ritmada.
E
um dia sei que estarei mudo:
—
mais nada.
Cecília Meireles
http://www.pensador.info/frase/MTAxOTc2/
No
trecho “irmão das coisas fugidias” (l.6), percebe-se que o narrador é
(A) do gênero masculino
(B) do gênero feminino
(C) um adolescente
(D) uma
criança
Preciso da resposta desta questão: No trecho “irmão das coisas fugidias” (l.6), percebe-se que o narrador é
ResponderExcluir(A) do gênero masculino
(B) do gênero feminino
(C) um adolescente
(D) uma criança
Me ajude por favor
Obrigada
Do gênero masculino .
ExcluirAmei esses textos. Serviu pra trabalhar com os meus alunos do quarto ano
ResponderExcluirAdorei essa página me ajudou muito boa noite Obrigado
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