SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO
Toda
Criança e AdolescenteTem
o Direito de
Ser e Crescer Feliz
Secretária de
Educação : Maria Eterilda Amorim
Diretora de Ensino :Valdinere Alves
Cortês Maio de 2016
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E
DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO
Dias
Letivos : 21 dias letivos
DATAS COMEMORATIVAS DE MAIO
01 · Dia
Mundial do Trabalho
08 . Dia das Mães ( 2º domingo )
12 · Dia Mundial do Enfermeiro
13 · Abolição da Escravatura
16 · Dia do Gari
17 . Dia Internacional contra a Homofobia
08 . Dia das Mães ( 2º domingo )
12 · Dia Mundial do Enfermeiro
13 · Abolição da Escravatura
16 · Dia do Gari
17 . Dia Internacional contra a Homofobia
18. Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes
25 · Dia
do Trabalhador Rural
25 . Dia do Vigilante
25 . Dia do Vigilante
Temáticas para explorar durante o mês :
· ABUSO
SEXUAL
· ALICIAMENTO
· PEDOFILIA
· PORNOGRAFIA
INFANTIL
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA
29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
DE ENSINO
ROTEIRO DE ATIVIDADES
MAIO
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ATIVIDADES
|
01/05
|
Dia
do Trabalho: Conversar com os alunos mostrando
a necessidade de se estudar para se ter um bom trabalho, enfatizando a
importância de cada profissional e de cada profissão. Utilizar gravuras,
imagens, elaborar cartazes ou músicas que falem das profissões adequando a
realidade de cada turma.
O
Dia do Trabalho é comemorado em quase todo o mundo. No dia 1º de maio, os
trabalhadores e seus representantes se reúnem para comemorar a data escolhida
para lembrar a prisão, morte e violência com que a polícia atacou centenas de
trabalhadores na cidade de Chicago, Estados Unidos em 1º de maio de 1886.
SUGESTÃO: Discuta a questão do trabalho infantil com seus alunos.
·
Questione-os a respeito do que acham ser o correto:
trabalhar ou estudar
·
Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma
criança que trabalha. Se ela estuda ou somente trabalha.
·
Trabalhar o sentido de utilidade das profissões
e satisfação pessoal no trabalho, como valor.
·
Dramatizar as profissões ou realizar desfile
|
08/05
|
Dia
das Mães: Trabalhar poemas, música, dramatização, homenagens, cartazes,
gravuras etc.
Durante
a semana vamos estar trabalhando essa data tão especial, embora o dia das
mães seja todos os dias, não podemos deixar de frisar isso para os
pequeninos. Não esquecendo também de valorizar aquelas mulheres que de alguma
forma toma esse lugar tão especial na vida de muitas pessoas, as que não
tiveram a oportunidade de serem criadas por sua mãe genética, mas que veem
nessa pessoa tão especial uma verdadeira" mãe”. Mãe é aquela que ama, da
carinho, cuida, respeita e está em todos os momentos presente na vida de cada
um.
Trabalhar a palavra mãe em letras grandes para os alunos decorarem com pinturas, colagens e etc. |
13/05
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Dia
da Abolição da Escravatura: Explicar para as crianças o que foi a Abolição da
Escravatura de maneira lúdica de acordo com a realidade da turma, fazendo uso
de gravuras, imagens, cartazes ,contação da história,etc.
O
Brasil foi o país que mais recebeu escravos: cerca de 5 milhões. Discutir
este tema com profundidade em sala de aula é fundamental para o entendimento
de nosso país. É preciso refletir, debater, ver, ouvir e sobretudo
sentir para que o conteúdo seja compreendido pelos estudantes.
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12/05
|
Dia
do (a) Enfermeiro (a): Conversar com as crianças sobre o profissão de
Enfermeiro (a) e o qual a função de do mesmo. Perguntar se elas conhecem
algum profissional da área.(Trabalhar,pintura,grafismo,imagens,etc.
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16/05
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Dia
do Gari: Conversar com as criança sobre o profissão de Gari e o qual a função
do mesmo.Perguntar se elas conhecem algum profissional da área.(Trabalhar,pintura,grafismo,imagens,etc.)
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18/05
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Dia
do Combate ao Abuso sexual : O 18 de maio tornou-se um dia de luta e
conscientização da sociedade para o combate a essa prática que, dia a dia,
vitima centenas de crianças e adolescentes.
Elaborar
cartazes ,realizar caminhada, palestras etc.
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25/05
|
Dia
do Trabalhador Rural: Propor uma pesquisa sobre a vida de um Trabalhador
Rural; Promover um debate sobre essa pesquisa; Confecção de um mural sobre as
atividades que ele desenvolve diariamente.
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25/05
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Dia
do Vigilante: Conversar com as crianças sobre a profissão de vigilante e o
qual a função do mesmo. Perguntar se elas conhecem algum profissional da
área. (Trabalhar,pintura, grafismo, imagens,etc.)
|
PROPOSTAS
DE CONTEÚDOS
·
Apresentar a Lei 10.639 em cordel
·
Provérbios africanos /Produção de
textos/Leitura e interpretação de textos/Poemas músicas;
·
Análise /releitura de
obras e biografia de artistas, autores e cantores negros; Produção
de poesias / paródias;
·
Leitura e produção de textos
narrativos sobre preconceito racial; Leitura de imagens: várias realidades
vivenciadas por negros.
·
Usar charges para analisar
criticamente fatos de discriminação e racismos
·
A formação do povo brasileiro
·
História da colonização do Brasil dos
povos africanos
·
Os costumes deixados pelos negros
empregados na nossa Os povos africanos os quilombos / A origem dos escravos / A
luta pela liberdade / Zumbi dos Palmares / Os movimentos abolicionistas /A lei
áurea
·
Personagens ilustres negro;
·
O racismo/ preconceito racial/O
processo de abolição;
·
Apresentação de figuras ilustres
negras e mestiças da história brasileira passada e atual.
·
Discriminação;
·
Construção de painéis informativos
Cortês
,Maio de 2016
Abuso Sexual
Conhecendo As crianças e
adolescentes sofrem várias formas de violência. Conheça quais são: As
principais violações de direitos contra crianças e adolescentes são: a
exploração econômica (trabalho infantil), negligência, o abandono, e as
violências física, sexual, psicológica, institucional.
O
que é a exploração econômica (também chamada de trabalho Infantil)? É quando crianças e adolescentes
são constrangidos, convencidos ou obrigados a exercer funções e a assumir
responsabilidades de adulto, inapropriadas à etapa de desenvolvimento em que se
encontram.
O
que é a negligência?
É a falta de cuidados com a proteção e o desenvolvimento da criança ou
adolescente. O que é o abandono? É a ausência da pessoa de quem a criança ou o
adolescente está sob cuidado, guarda, vigilância ou autoridade.
O
que é a violência física?
É o uso da força física utilizada para machucar a criança ou adolescente de
forma intencional, não-acidental. Por vezes, a violência física pode deixar no
corpo marcas como hematomas, arranhões, fraturas, queimaduras, cortes, entre
outros.
O
que é a violência psicológica?
É um conjunto de atitudes, palavras e ações que objetivam constranger,
envergonhar, censurar e pressionar a criança ou o adolescente de modo
permanente, gerando situações vexatórias que podem prejudicá-lo em vários
aspectos de sua saúde e desenvolvimento.
O
que é a violência institucional?
É qualquer manifestação de violência contra crianças e adolescentes praticada
por instituições formais ou por seus representantes, que são responsáveis pela
sua proteção.
O
que é a omissão institucional?
É a omissão dos órgãos em cumprir as suas atividades de assegurar a proteção e
defesa de crianças e adolescentes.
O
que a violência sexual?
É a violação dos direitos sexuais, no sentido de abusar ou explorar do corpo e
da sexualidade de crianças e adolescentes. Traduzindo a violência sexual A
violência sexual pode ocorrer de duas formas: pelo abuso sexual ou pela
exploração sexual.
O abuso sexual É a utilização da
sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de
natureza sexual. O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem
a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do
seu convívio. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico
(intrafamiliar) ou fora dele (extrafamiliar).
A
exploração sexual
É a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro,
objetos de valor ou outros elementos de troca. A exploração sexual ocorre de
quatro formas: no contexto da prostituição, na pornografia, nas redes de
tráfico e no turismo com motivação sexual. Exploração sexual no contexto da
prostituição É o contexto mais comercial da exploração sexual, normalmente
envolvendo rede de aliciadores, agenciadores, facilitadores e demais pessoas
que se beneficiam financeiramente da exploração sexual. Mas esse tipo de
exploração sexual também pode ocorrer sem intermediários.
Pornografia
infantil É a
produção, reprodução, venda, exposição, distribuição, comercialização,
aquisição, posse, publicação ou divulgação de materiais pornográficos (fotografia,
vídeo, desenho, filme etc.) envolvendo crianças e adolescentes.
Tráfico
para fins de exploração sexual
É a promoção ou facilitação da entrada, saída ou deslocamento no território
nacional de crianças e adolescentes com o objetivo de exercerem a prostituição
ou outra forma de exploração sexual. Turismo com motivação sexual É a
exploração sexual de crianças e adolescentes por visitantes de países
estrangeiros ou turistas do próprio país, normalmente com o envolvimento,
cumplicidade ou omissão de estabelecimentos comerciais de diversos tipos. O que
você tem a ver com isso?
Toda as formas de
violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável das nossas
crianças e adolescentes. E isso incide sobre o próprio país, cujo
desenvolvimento não depende apenas da área econômica, mas também da área social
e de direitos humanos. É por isso que a Constituição Federal deu a
responsabilidade de garantir os direitos dos meninos e meninas do país a toda a
sociedade, à família, à comunidade e ao Estado. E você faz parte disso!
Como
agir em caso de violência contra crianças e adolescentes? Se você tiver suspeita ou
conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, a
sua atitude deve ser denunciar! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam
em situação de risco. As denúncias podem ser feitas a qualquer uma dessas
instituições:
• Conselho Tutelar
da sua cidade; • Disque 100 (por telefone ou pelo e-mail
disquedenuncia@sedh.gov.br) • Escola, com os professores, orientadores ou
diretores; • Delegacias especializadas ou comuns; • Polícia Militar, Polícia
Federal ou Polícia Rodoviária Federal; • Número 190;
História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No
Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas,
manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
A História do Dia do
Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago
(Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram
às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da
jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu
nos Estados
Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais.
Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais.
No dia 4 de maio, num
conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a
morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no
grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas
de pessoas feridas.
Foram dias marcantes na história da luta dos
trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que
morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista,
ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do
Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)
- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)
- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
Na época em que os
portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a
realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho
dos índios
nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os
religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão.
Assim, os
portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles
foram à busca de negros na África
para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia.
Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil. Processo de abolição da
escravatura no Brasil
Os negros,
trazidos do continente
Africano, eram transportados dentro dos porões dos
navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos
deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por
fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.
Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria,
havia aqueles que eram contra este tipo de abuso.
Estes eram os
abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do
povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator
que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do
país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e
outras tão pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos
deveriam ser tomadas lentamente.
A partir de 1870,
a região
Sul
do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros;
no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a
utilização de um número menor de escravos.
Já nas principais
cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias. Visando não causar
prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi
alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850, com a
extinção do tráfico negreiro.
Vinte anos mais
tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta
lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua
promulgação.
Em 1885, foi
aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros
de mais de 65 anos. Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que
liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei,
assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.
Herança dos Escravos
Tanto
os indígenas quanto os escravos africanos foram elementos essenciais para a
formação não somente da população, mas também da cultura
brasileira.
A diversidade
étnica
verificada no Brasil decorre do processo de miscigenação entre colonos europeus
(portugueses), indígenas e africanos.
A
cultura brasileira, por sua vez, apresenta fortes traços tanto da cultura
indígena
quanto da cultura
africana.
Desde a culinária, onde se verificam o vatapá, o caruru e chegando até a língua portuguesa, é
impossível não perceber a influência da cultura dos povos que foram
escravizados no Brasil.
A
origem da feijoada
brasileira
tem sido alvo de controvérsias, alguns afirmam que, ao contrário do que é
amplamente difundido, não tem origem entre os escravos, mas em um prato
português.
Nesse
aspecto, entretanto, é importante ressaltar que partes dos porcos utilizados no
preparo da feijoada não eram usados pelos escravocratas, o que reforça a tese
de que, como em outros espaços da cultura brasileira, houve uma reelaboração a
partir do que os negros dispunham para sua alimentação.
PROFISSÕES
Para garantir sua
sobrevivência, o homem sempre precisou trabalhar, seja de foram remunerada ou
não. Assim as relações de trabalho foram modificando ao longo da
história. Na Idade Média, época que se caracterizou pela economia
ruralizada, enfraquecimento comercial e sistema de produção feudal, as relações
de trabalho eram baseadas no trabalho servil, onde o vassalo era obrigado a
manter fidelidade ao senhor feudal.
Como essa situação tornou-se insustentável, cada vez mais os servos procuravam, através de lutas, tornarem-se livres para procurar o melhor meio de sustento.
Como essa situação tornou-se insustentável, cada vez mais os servos procuravam, através de lutas, tornarem-se livres para procurar o melhor meio de sustento.
A partir daí formam-se
em determinados pontos pequenas unidades artesanais, constituindo cidades,
valorizando novamente o comércio que agora cresce além dos mares. Neste período
predominavam as profissões de sapateiro, artesões, alfaiates e comerciantes em
pequenos mercados.
Entre os séculos XVI e
XVII começam a ocorrer os grandes descobrimentos científicos e técnicos,
facilitando a instalação do capitalista de produção.
Com a Revolução
Industrial o sistema capitalista se fortificou e as relações de trabalho
modificaram-se por completo, houve o aumento significativo da produção material
e do rendimento do trabalho, sendo que este sistema é o que impera na maioria
dos países até hoje.
Toda profissão tem seu valor e para que você possa
escolher bem qual será a sua, oferecemos a você informação sobre algumas
delas. Garçom
/Guarda
de Trânsito
/Advogada / Bombeiro /Cabeleireiro / Carteiro/
Cientista
da Computação/Cineasta/Costureira/Dentista//Engenheiro//Engenheiro
Ambiental//Estilista//Fazendeiro//Fotógrafo//Jornalista//MecânicoMédico/Pedreiro/Pintor//Policial//Professora/Publicitária/Secretária/Veterinário
Profissão é
um trabalho ou
atividade especializada dentro da sociedade,
geralmente exercida por um profissional. Algumas atividades requerem estudos
extensivos e a masterização de um dado conhecimento,
tais como advocacia, biomedicina ou engenharia,
por exemplo. Outras dependem de habilidades práticas e requerem apenas formação
básica (ensino fundamental ou médio), como as profissões de faxineiro,
ajudante, jardineiro.
Algumas precisam de uma
licença especial. Por exemplo, um engenheiro só pode ser responsável por uma
obra se tiver o registro no Conselho Regional de Engenharia. Um motorista só
estará apto a desenvolver sua profissão caso esteja habilitado pelo DETRAN na
modalidade de veículo correspondente.
No Brasil,
o salário mínimo que
se pode receber por uma profissão é de R$ 622,73, para maiores de 18 anos.
Porém, para menores de 18 e maiores de 14 anos, a lei prevê
somente meio salário mínimo (R$
270,00), trabalhando apenas meio turno, na qualidade de aprendiz. Menores de 14
anos, legalmente podem
exercer a profissão de estudante.
Porém há quem viole a lei explorando
o trabalho infantil,
o que desencadeia numa multa recisória
ou prisão de
0 a 15 anos.
Entre as
dez profissões mais procuradas ainda temos cursos que formam
professores, o de direito e de engenharia. Outro curso que vem ganhando
destaque entre os jovens é a comunicação social. Para saber mais dos cursos que
estão em alta veja a lista com os cursos mais procurados pelos estudantes:
1º Medicina/2º Engenharia/3º Direito/4º
Administração/5º Ciências Biológicas
6º Comunicação Social/7º Enfermagem/8º Letras/9º Educação Física/10º Pedagogia
6º Comunicação Social/7º Enfermagem/8º Letras/9º Educação Física/10º Pedagogia
O que é pedofilia?
Esta foi a pergunta do Gabriel, de 8 anos.
A pedofilia está entre as doenças classificadas pela Organização Mundial
de Saúde (OMS) entre os transtornos da preferência sexual. Pedófilos são
pessoas adultas (homens e mulheres) que têm preferência sexual por crianças –
meninas ou meninos - do mesmo sexo ou de sexo diferente, geralmente pré-púberes
(que ainda não atingiram a puberdade) ou no início da puberdade, de acordo com
a OMS.O código penal considera crime a relação sexual ou ato libidinoso (todo
ato de satisfação do desejo, ou apetite sexual da pessoa) praticado por adulto
com criança ou adolescente menor de 14 anos. Conforme o artigo 241-B do ECA é
considerado crime, inclusive, o ato de “adquirir, possuir ou armazenar, por
qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena
de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente.”
A maioria dos pedófilos são homens, e o que facilita a atuação deles é a
dificuldade que temos para reconhecê-los, pois aparentam ser pessoas comuns,
com as quais podemos conviver socialmente sem notar nada de anormal nas suas
atitudes. Em geral têm atividades sexuais com adultos e um comportamento social
que não levanta qualquer suspeita. Eles agem de forma sedutora para conquistar
a confiança e amizade das crianças. Pedófilos costumam usar a Internet pela
facilidade que ela oferece para encontrarem suas vítimas. Nas salas de
bate-papo ou redes sociais eles adotam um perfil falso e usam a linguagem que
mais atrai as crianças e adolescentes. Por isso é muito importante não divulgar
dados pessoais na Internet, como sobrenome, endereço, telefone, escola onde
estuda, lugares que frequenta, e fotos, que podem acabar nas mãos de pessoas
mal intencionadas. De acordo com Anderson Batista, fundador do site Censura,
“às vezes, a criança envia uma foto para um colega de classe e essa imagem
acaba caindo na rede dos pedófilos. Ou porque alguém ligado ao colega que
recebeu a foto está numa rede de pedofilia, ou porque a imagem foi colocada em
algum blog e, com isso, se tornou pública”.
Atenção: Violência sexual contra criança e adolescente
é crime!
Para denunciar por telefone: Ligue para o número 100,
do Disque Denúncia Nacional, subordinado à Secretaria de Direitos Humanos do
Ministério da Justiça. A ligação é gratuita e o serviço funciona diariamente
das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias
recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e
responsabilização, num prazo de 24h.
Denúncia por e-mail: É possível também enviar uma mensagem para a Secretaria Especial dos Direitos Humanos no e-mail: disquedenuncia@sedh.gov.br.
Em ambos é possível:
• denunciar violências contra crianças e adolescentes;
• colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de crianças e adolescentes; e
• obter informações sobre os Conselhos Tutelares.
Denúncia por e-mail: É possível também enviar uma mensagem para a Secretaria Especial dos Direitos Humanos no e-mail: disquedenuncia@sedh.gov.br.
Em ambos é possível:
• denunciar violências contra crianças e adolescentes;
• colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de crianças e adolescentes; e
• obter informações sobre os Conselhos Tutelares.
EXPLORAÇÃO
E ABUSO SEXUAL: UM GRANDE DESAFIO
Segundo
dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem no Brasil, por
ano, cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e
adolescentes. Mas menos de 20% desses casos chegam ao conhecimento das pessoas
encarregadas de tomar providências.O MPF atua de diversas formas: investiga,
propõe punições e trabalha junto com a sociedade para prevenir essas práticas e
garantir a proteção necessária às vítimas.
No
dia 29 de outubro, por exemplo, o MPF fez uma audiência pública para debater o
tema com a sociedade. Foi em Goiânia, capital do estado de Goiás.Os
participantes ouviram casos reais e tiveram orientações sobre como enfrentar os
problemas e como agir quando suspeitarem que alguém esteja praticando ou
sofrendo abuso ou exploração sexual. Os casos de abuso e exploração sexual
de crianças e adolescentes podem ser denunciados por telefone. Basta
discar o número 100. O “Disque 100” também recebe denúncias pelo e-mail
disquedenuncia@sedh.gov.br.O combate aos crimes sexuais contra crianças e
adolescentes é interesse de todos nós. Lembre-se sempre que seus direitos devem
ser respeitados!
Você sabe a diferença entre
exploração sexual e abuso sexual?
A
principal diferença entre esses dois tipos de crime é o interesse financeiro
que está por trás da exploração.Podemos dizer que a exploração e o abuso
sexual fazem parte de um conjunto de condutas exercidas (com ou sem
consentimento da criança ou adolescente) por uma pessoa maior de idade, que usa
seu poder ou autoridade para a obter favores ou vantagens sexuais.
Abuso Sexual : Pode
ser dentro ou fora da família. acontece quando o corpo de uma criança ou
adolescente é usado para a satisfação sexual de um adulto, com ou sem o uso da
violência física. Desnudar, tocar, acariciar as partes íntimas, levar a criança
a assistir ou participar de práticas sexuais de qualquer natureza também
constituem características desse tipo de crime.
Exploração sexual
comercial : É o uso de crianças e adolescentes em atividades
sexuais remuneradas (ou seja, em troca de dinheiro). Alguns exemplos são a
exploração no comércio do sexo, a pornografia infantil e a exibição em
espetáculos sexuais públicos ou privados. Nesse tipo de violação aos direitos
infanto-juvenis, o menino ou menina explorado passa a ser tratado como um
objeto sexual ou mercadoria. Assim, ficam sujeitos a diferentes formas de
violência, como o trabalho forçado.
Em
outras palavras, a exploração ocorre quando a criança ou adolescente vende seu
corpo porque foi induzida a essa prática, seja pela situação de pobreza
absoluta, pelo abuso sexual familiar ou pelo estímulo ao consumo.Uma
criança não tem poder de decisão para se prostituir, mas pode ter seu corpo
explorado por terceiros, que obtêm algum tipo de lucro com isso. Portanto, não
existe “prostituição infantil”, e sim exploração sexual comercial de crianças e
adolescentes.
Fonte de pesquisa Web:
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