SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DIRETORIA DE ENSINO
Informativos
Diversos
Secretária de Educação : Maria Eterilda
Amorim Borba Assis
Diretora de Ensino : Valdinere Alves dos Santos
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DIRETORIA DE ENSINO
LEMBRETES
IMPORTANTES
O
PLANEJAMENTO :
1 : O Planejamento é
uma ferramenta administrativa e, como afirma o escritor José de Paiva Netto,
administrar é chegar antes. Não podemos imaginar as grandes conquistas da
humanidade sem o uso dos princípios da administração. Pense na construção das
pirâmides do Egito ou da muralha da China, entre outras, sem as ferramentas da
administração (possivelmente naquele momento da história a palavra não era
conhecida, mas o processo era devidamente executado). Portanto, planejar é
justamente preparar-se para a batalha, é antecipar-se aos acontecimentos. Quando
ocorre a execução de um planejamento, nosso horizonte de tempo de previsão
aumenta consideravelmente, e a previsibilidade é fundamental para garantir o
alcance dos objetivos pré-estabelecidos.
1.1 Planejar é usar o
conhecimento presente em nosso meio. Em qualquer esfera escolar os educadores
serão á base de tudo. A prática de
planejar é indispensável para oferecer um trabalho com qualidade, para obter
uma educação de sucesso é preciso que todos os integrantes saibam onde é
preciso chegar, quais as metas a atingir e isso é assegurado no planejamento.
Portanto reúnam-se, reflitam, planejem e executem !!
2: Para o desenvolvimento
de um trabalho com qualidade precisamos investir mais no acompanhamento mais
sistemático onde mensalmente os coordenadores das escolas através das aulas
atividades possam utilizar esses momentos para analisar os resultados. Ou a
cada final de avalição no caso de 6º ao 9º ano. Vale ressaltar que o foco
principal da Escola é a aprendizagem dos alunos. Para isso, é preciso dá maior
ênfase no pedagógico .
3: PRINCIPAIS FUNÇÕES DO
COORDENADOR PEDAGÓGICO
Orientar –Acompanhar –Monitorar
–Mediar-Assessorar –Coordenar-Desenvolver -Realizar –Fazer -Reunir...Organizar etc.
4:
É DE RESPONSABILIDADE DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Realizar visitar as salas de aula sempre, ( É uma
forma de incentivo e cobrança também é bom que os professores vejam que a
coordenação é atuante.)
Promover oficinas de leitura. A leitura deve ser o
FOCO da escola
Analisar os resultados bimestrais para a tomada de
decisões.
Desenvolver junto às coordenadoras projetos
de intervenção.
Fazer o relatório das atividades durante o bimestre,
notificando as reuniões internas e externas.
Estudar com os professores textos referentes à
avalição, planejamento enfim, ao que se refere ao processo de ensino aprendizagem.
Procurar apoiar as professores com auxílio de
materiais de apoio. Juntar professoras para realizar planejamento, tirando as
dúvidas sobre o mesmo.
Monitorar o diário de classe observando registro de
aula, frequência e planejamento
Estimular a leitura e pesquisa através da realização
de projetos, gincanas, concursos e campanhas literárias;
Construir um acervo de materiais pedagógicos
multimídia, que propicie o enriquecimento das aulas, disponibilizando aos
professores os programas da TV Escola e DVD Escola e outros programas de TV
(documentários e filmes paradidáticos, etc.);
5:
AULAS ATIVIDADES :
A hora-aula atividade compreende as ações de
preparação, acompanhamento e avaliação de prática pedagógica e inclui:
·
Elaboração de planos de atividades
curriculares, provas e correção de trabalhos escolares;
·
Participação em eventos, reflexão da
prática pedagógica, estudos, debates, avaliações, pesquisas e trocas de
experiências
·
Aprofundamento da formação docente;
·
Participação em reuniões de pais e
mestres e da comunidade escolar;
·
Atendimento pedagógico a alunos e pais
6: A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO CLASSE
A finalidade do
Conselho de Classe é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação
aos alunos e turmas, quanto aos docentes. Na prática acaba por avaliar alguns
alunos e/ou turmas e a própria prática pedagógica da escola. Para realizar o
Conselho de Classe devemos dar ênfase aos seguintes aspectos:
·
O aproveitamento da turma
·
Maior dificuldade enfrentada pela turma
que impede o desenvolvimento da mesma;
·
Problemas de ordem pedagógica e
sugestões para amenizar tal situação;
·
Problemas de ordem disciplinar e sugestões
para amenizar tal situação;
·
Problemas de dificuldade de
relacionamento e sugestões;
·
Pontos positivos da turma e alunos
talentosos do bimestre.
·
Rever o planejamento para ver se está
atendendo as necessidades dos alunos
7 :
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
TEMA
CENTRAL: INTERDISCIPLINARIDADE E DIREITOS DE APRENDIZAGEM
TEMÁTICAS
TEMÁTICAS
1
- Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes
Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização
2 - A criança no ciclo de alfabetização
2 - A criança no ciclo de alfabetização
3
- Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização
4 - A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização
5 - Organização da ação docente: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização
6 - Organização da ação docente: Arte no Ciclo de Alfabetização
7 - Organização da ação docente: Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento
8 - Organização da ação docente: Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização
9 - Organização da ação docente: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização
10 - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: integrando saberes
4 - A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização
5 - Organização da ação docente: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização
6 - Organização da ação docente: Arte no Ciclo de Alfabetização
7 - Organização da ação docente: Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento
8 - Organização da ação docente: Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização
9 - Organização da ação docente: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização
10 - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: integrando saberes
8:
PROVA BRASIL E SAEPE
8.1 Quando se trata de
educação temos um grande compromisso. Como agentes atuantes deste processo
educativo se faz necessário, fazermos
intervenções para que haja bons resultados. O foco principal de uma escola é o
Ensino Aprendizagem e gerenciar uma escola não é apenas envolver-se nos termos
administrativos e sim, o foco principal é a sucesso dos alunos. Uma boa escola
não é aquela que comemora tudo , faz boas festas e sim , aquela onde o
aprendizado do aluno é tido como fator primordial. Se não há aprendizagem não
há sucesso.
8.2 Rever a prática
pedagógica bem como a administrativa é o principal ponto para o sucesso da
equipe escolar .O gestor deve ter o olhar administrativo e pedagógico .Portanto
é necessário fazer uma autoavaliação sempre .Questionando sobre o que está fazendo ? O que deixou de
fazer . Um dos pontos importantes é observar os resultados das avaliações tanto
interna como externa .A meta principal para um bom resultado é investir em
leitura Além disso, podemos promover na escola reforço constante. O reforço
será realizado na própria escola ( Observação) : São 6 aulas que o professor de 6º ao 9º ano executa .O
professor poderá utilizar duas aulas
para trabalhar o reforço com atividades relacionadas a ortografia,
textos e interpretação ,ditados etc. atividades que sirvam de suporte para
desenvolver aprendizagem na turma.
8.3 Este ano é ano de
IDEB. Cremos que todos almejam estampar os dados da sua escola no mural ,demonstrando
o êxito de todos. O IDEB leva em conta
dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas
de aprovação, reprovação e abandono .O indicador é calculado a partir dos dados
sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas
avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. A participação dos alunos conta
bastante. É hora de despertar o interesse de todos em busca da melhoria dos
índices escolares. Vamos investir na leitura ,aluno leitor ,aluno vencedor.
8.4 Em todas as disciplinas trabalhar as avaliações
com questões de múltipla escolha.
8.5 Trabalhar nas aulas atividades com os
professores atividades relacionadas ao SAEPE e Prova Brasil.
8.6 Nas reuniões pedagógicas trabalhar os resultados
das avaliações mostrando aos professores a responsabilidade que todos têm com o
aprendizado da turma.
8.7 Deve-se fazer
inferências traçando metas e ações a fim de se obter um resultado de qualidade
para todos .Mesmo diante das dificuldades, temos que tentar. Sabemos que
existem fatores diversos que prejudicam como o descaso dos pais, a deficiência
de muitos alunos bem como comportamento etc. Mais faremos a nossa parte.
8.8 As fichas de leitura
mensais devem ser analisadas para ver se está havendo avanço ou não. A função
do coordenador na escola é ser mediador de aprendizagem junto ao professor. Cuidado
para não exercer a função de gestor. Ambos devem ser parceiros mais saibam
dividir as funções para que o trabalho de todos seja efetuado com sucesso.
9:
Leitura: Como está sendo trabalhada ?
·
E a
leitura na escola como está sendo vista ? Incentive os alunos a fazer
competição de leitura
·
Incentivar ir a biblioteca
·
Promover na escola a semana ou dia da leitura.
10:
O SAEB É COMPOSTO POR TRÊS AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA:
O SAEB é composto pelas avaliações ANEB, ANRESC e
ANA . Um dos fatores primordiais para a realização das avaliações é a
participação das turmas que serão avaliadas. Portanto, se faz necessário
conscientizar os alunos das turmas de 3º ano ,5º ano e 9º ano .
O que é? A Anresc
(Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), mais conhecida como Prova Brasil,
faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).O exame é aplicado
a cada dois anos, e seus resultados são utilizados para compor o Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), usado desenvolver e implementar
políticas públicas nessa área. Qual é o objetivo? A Prova Brasil é uma
avaliação externa em larga escola e de caráter
censitário, ou seja, é um exame aplicado em todas as escolas do país. O
objetivo dela não é, então, avaliar cada aluno, mas avaliar todo o sistema, o
que inclui escolas e redes municipais e estaduais de Educação.
Aneb (Avaliação
Nacional da Educação Básica). O Aneb é uma prova de caráter amostral aplicada aos alunos do 5º e 9º ano do Ensino
Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas
localizadas em zonas urbanas e rurais.
A Avaliação Nacional da
Alfabetização – ANA : avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano
do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar
os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização
Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
A ANA foi incorporada ao Saeb pela Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013
11:
A HUMANIZAÇÃO
O
que motiva as pessoas no
ambiente de trabalho?
·
Ser tratado
como pessoa , Ser tratado de modo justo
·
O reconhecimento
,Ser ouvido
·
Ter
orgulho do próprio trabalho ,Condições de trabalho adequadas
·
Sensação
de ser útil ,Ser aceito como é
A humanização do
ambiente escolar é primordial para a aprendizagem e o desenvolvimento
profissional de todos. Todos tem o seu papel, do porteiro ao gestor todos são
importantes, pois educam. Tratar o outro com respeito, ensinar através do
exemplo transforma o ambiente e a aprendizagem flui. O espaço físico também é
importante, mas as pessoas e o modo delas se relacionarem somam positivamente. De
acordo com.”(REZENDE, 2010, p.73)
O clima escolar é uma
espécie de estilo próprio da escola, e se apresenta como o resultado de um
conjunto de interações que ocorrem no interior da escola, influenciando,
decisivamente, a forma como ela desenvolve e conduz seus processos
educacionais. Definir o clima de forma interativa não significa, porém, que as
interações ocorram apenas entre os atores escolares, estudantes, professores,
diretores, funcionários, comunidade e os pais, quando participam da escola.
A característica
interativa do clima escolar envolve também as relações estabelecidas com a
infraestrutura da escola, com as normas escolares e com as expectativas geradas
no ambiente escolar.”
12:
PLANTÃO PEDAGÓGICO
Plantão Pedagógico é o
momento de contato individual entre professores e pais de alunos, com o
objetivo de discutir diversos itens relacionados ao ensino como:
comportamento, notas, frequência e tarefas escolares. Desta
forma, com o objetivo de aprimorar a aprendizagem, orientar e acompanhar o
desenvolvimento pedagógico dos alunos, no plantão pedagógico toda a equipe
escolar estará à disposição para atendimento individualizado aos Pais e
Responsáveis. Na ocasião, os pais poderão conversar com os professores e
coordenação e ouvir sugestões a respeito de como os alunos podem aproveitar
melhor o tempo de estudos, suas dificuldades e comportamento. Assim como também
terão acesso ao boletim com o resultado a
boletins,etc.
A reunião de pais é um momento riquíssimo para a
construção do elo família e escola. Porém, para que este seja sadio é preciso
prepará-la com cuidado. È importante que a escola proponha reuniões periódicas,
havendo ainda a necessidade em alguns momentos de reuniões extraordinárias.
PLANEJANDO
A REUNIÃO DE PAIS
Reunir com os professores para definir a pauta da
reunião. Marcar a data com antecedência e enviar um convite aos pais com a
pauta da reunião, data, horário de início e término da reunião. Sugere-se
realizar a reunião por turma, pois cada turma tem suas especificidades. Isso
poupa tempo. Sugere-se o tempo máximo de uma hora e meia de duração. Selecionar
texto ou vídeo. Também pode ser uma dinâmica, porém precisa ser bem escolhida,
ela não pode ser demorada, tem que estar relacionada ao tema da reunião e não
pode constranger os pais.
O
QUE NÃO FAZER NA REUNIÃO DE PAIS
·
Marcar um horário e começar atrasado.
·
Esquecer de dar boas-vindas aos pais e
tratá-los com cordialidade e simpatia.
·
Falar do desempenho de um aluno
constrangendo-o diante de todos.
·
Rebater críticas dos pais com aspereza
como se fosse uma questão pessoal.
·
Esquecer de colocar cadeiras suficientes
para os pais.
·
Ultrapassar o horário de terminar a
reunião, os pais detestam reuniões muito longas.
SUGESTÃO
DE ROTEIRO PARA REUNIÃO DE PAIS : Acolhida: Receber
os pais e ir encaminhando-os para a sala, não deixe-os esperando de pé.
1º Momento: Abertura
O diretor deverá apresentar-se, dar boas-vindas aos
pais e expor o motivo da reunião. Apresentar também o professor e coordenador.
( Pode haver algum pai que nunca participou de uma reunião na escola.)
2º Momento: Reflexão
Utilizar um texto
motivacional ou vídeo sobre o tema que se deseja abordar. ( Ver sugestões no
blog). Sugere-se a importância do acompanhamento dos pais. Instigar a reflexão.
Falar sobre a importância de se combinar regras para serem cumpridas em casa
pelos filhos, entre elas: criar uma rotina diária de ter sempre o mesmo horário
para fazer tarefas, leituras e estudar. Este momento pode ser realizado pelo
coordenador, diretor ou professor.
3º Momento: A proposta da Escola
O diretor deverá expor
o que foi desenvolvido por toda equipe durante a 1ª Unidade e o que vai ser
desenvolvido nas próximas unidades. Não precisa se alongar demais. Falar sobre
o conselho de classe, explicar como está sendo feito. Esclarecer que vai ser
realizado em todas as unidades e que não tem o propósito de alterar a nota do
aluno. Falar do projeto sobre indisciplina na escola que será realizado a
partir da segunda unidade lembrando que os pais serão convidados a participar
de uma reunião para conhecer e aprovar o regimento da escola.
4º Momento: O trabalho do professor da turma
O professor falará sobre a turma em questão de modo
geral sem especificar nenhum aluno sem esquecer de ressaltar os aspectos
positivos do grupo. Se algum pai perguntar por seu filho, responder com cautela
sem expor a criança. O professor deverá expor o trabalho desenvolvido com a
turma, como foi desenvolvido e quais os resultados alcançados. ( Quando
possível mostrar cartaz com gráficos).
5º Momento: A fala dos pais
Dar oportunidade para que os pais falem sobre suas
expectativas, deem sugestões e façam críticas se houver. Vocês também podem
colocar uma caixinha, entregar papelzinho e lápis para que eles escrevam se não
quiserem falar.
6º Momento: Entrega dos
resultados. Agradecer a presença de todos. Explicar que o atendimento
individualizado aos pais pode ocorrer todos os dias na escola. Entregar
boletins, relatórios, etc. Continuar o atendimento individualizado aos pais.
14:
ÉTICA NO TRABALHO
Ética
Profissional (Ética no Trabalho)
A ética profissional é
um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho.
A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom
funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os
funcionários. Vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho:
-
Maior nível de produção no setor ;
-
Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso
e agradável;
-
Aumento no índice de confiança entre os funcionários.
Exemplos
de atitudes éticas num ambiente de trabalho:
-
Educação e respeito entre os funcionários;
-
Cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho;
-
Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades
realizadas no setor ;
-
Respeito à hierarquia dentro do ambiente;
-
Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho;
-
Ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da
empresa como, por exemplo, manter o bom humor;
-
Realização, em ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao
trabalho;
Veja
alguns tópicos essenciais de Ética no
trabalho.
·
Seja honesto, honrado e digno em
qualquer situação
·
Nunca faça algo que você não possa
assumir perante sua equipe, seus superiores, seus subordinados ou o público
·
Seja humilde, tolerante, flexível e
disposto a ouvir críticas e sugestões.
·
A privacidade do colega, do cliente e de
todos os demais é inviolável. Independentemente de questões de propriedade
corporativa, mexer na mesa, gaveta, informações ou documentos alheios exige
autorização (de norma ou da pessoa envolvida) em qualquer circunstância.
·
Em ações e discussões internas, assuma
sempre seus valores e princípios e as consequências dos atos a que eles
conduzirem, mesmo que isso signifique ficar contra a maioria – mas jamais
procure obstruir o direito de expressão e voto no posicionamento alheio.
·
Fique longe de fofocas e comentários
maldosos, mesmo que pareçam fazer parte da cultura do grupo. Muitas vezes, o
simples fato de dar ouvido a elas pode ser suficiente para identificá-lo com o
rótulo de fofoqueiro.
·
A relação hierárquica e de equipe não
deve considerar amizades nem antipatias. O subordinado amigo deve ao seu chefe
o mesmo tratamento que os demais, e o chefe amigo precisa cuidar para jamais
privilegiar o subordinado que lhe é próximo. Da mesma forma, antipatias
pessoais não têm espaço no ambiente profissional. Reserve-as para seu íntimo e
procure oportunidades para superá-la. No trabalho, trate o colega com o
respeito comum, mantenha distância se possível, e não comente com outros a
antipatia que sente.
·
Sempre dê crédito a quem merece, sem
jamais aceitar elogios ou recompensas pelo mérito alheio
·
Ao errar, reconheça, sem exageros. A
atitude esperada é "não foi um erro intencional, vou providenciar para que
não ocorra de novo e vou remediar o acontecido".
·
O fato essencial é que ser ético
significa, muitas vezes, renunciar a oportunidades de obter dinheiro, status e
benefícios. Se os seus princípios e valores estiverem ajustados, a decisão
ética será sempre a correta, mas a existência de um Código de Ética aceito por
todos do grupo pode reduzir os conflitos e facilitar a resolução dos casos em
que houver dúvida.
Com muito trabalho,
continuaremos em busca de resultados cada vez melhores... estamos caminhando na
direção certa: foco, disciplina e estudos pedagógicos ,a partir das
dificuldades encontradas por meio de diagnósticos feitos nas unidades
escolares, trabalhamos com afinco nos pontos fracos de nossas crianças...
Educação
não se faz com bons projetos e sim, Com pessoas que sejam capazes de
transformá-los em realidade. O melhor de cada um garante o melhor de
todos.
Diretora
de Ensino
Valdinere Alves dos Santos
.
UM
CONTO SOBRE A ÉTICA
Certo dia, a Ética
desceu do Olimpo sob a forma de uma linda mulher e dirigiu-se a um reino
poderoso.
Todos, ao vê-la a
distância, ficavam maravilhados, achavam-na linda. No entanto, à medida que se
aproximava, fechavam-lhe as portas.
A Ética tentava
comunicar-se, mas em vão: ninguém queria defrontar-se com ela. Para todos,
bastava sua visão , olhar de longe, enaltecer sua existência... e só! Finalmente,
acabrunhada, resolveu retirar-se.
No caminho, encontrou a
Verdade, que se espantou com a sua profunda tristeza:.
-
Que foi, minha irmã? O que tanto a magoou?
-
Cheguei em missão de paz, mas ninguém quis receber-me – disse a Ética. - Não
entendo as razões porque sou rejeitada..
A
verdade levantou-se, postou-se diante dela e, de maneira firme, disse:- Olhe-me
de frente! A Ética o fez.
-
Não percebeu algo interessante?- perguntou a Verdade .
A
Ética estava confusa. Estranhava que tanto ela como a verdade pareciam trocar
reflexos enquanto se olhavam. Então a Verdade explicou:
- Eu também passo por isso que você enfrentou todos
os dias, sabe porque?
Porque nós somos
iguais! Ninguém, nem mesmo você, minha cara Ética, foi capaz de perceber que
nós duas somos espelhos.
Para algumas pessoas, a
pior coisa que pode acontecer é se verem refletidas em nós." Minha querida
alma, faça de mim, hoje e sempre, um seguidor da Verdade, um discípulo da
Ética".
Autor
desconhecido
AS
TRÊS PENEIRAS
Na
Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo
seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se
dele e disse:
-
Sócrates, sabes o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo?
-
Espera um minuto - respondeu Sócrates - Antes que me digas alguma coisa,
gostaria de te fazer um teste. Chama-se o “Teste do Filtro Triplo”.
-
Filtro Triplo?
-
Sim – continuou Sócrates – Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa
ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe
chamei “o Filtro Triplo”.
O
primeiro filtro é a VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais
dizer é perfeitamente verdadeiro?
-
Não – disse o homem – o que acontece é que ouvi dizer que...
-
Então não sabes se é verdade.
Passemos
ao segundo filtro, que é a BONDADE.
O
que me vais dizer sobre o meu amigo é BOM?
-
Não, muito pelo contrário...
-
Então, queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou
não verdadeiro? Mas bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro.
O
último filtro é a UTILIDADE.
O
que me ais dizer sobre o meu amigo será útil para mim ou para ele?
-
Não, acho que não...
-
Bem, se o que me dirás não é nem verdadeiro, nem bom e nem útil, para que
dizer-me?
Autor
Desconhecido
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