Teatro
para o Dia do Meio Ambiente OS SUPER-LIMPOS ENFRENTAM O DR.
SUJÃO
de Emílio Carlos (Cenário: um parque ecológico com árvores, um riacho, flores, borboletas, passarinhos. Entram 3 crianças)
MIRIAM – É tão gostoso aqui no parque ecológico.
ZECA – Gosto do ar puro daqui. E da natureza por toda parte.
JÚLIO – Aqui o Meio Ambiente está preservado. MIRIAM – A natureza é respeitada.
ZECA – E os bichos vivem felizes. JÚLIO – Que bom se todos os lugares fossem assim.
MIRIAM – Vamos olhar o lago? ZECA E JÚLIO – Vamos.
(Os três saem. Em seguida entra Dr. Sujão, trazendo um grande saco preto de lixo)
DR. SUJÃO – Ah, que lugar horrível! Vocês sabem quem sou eu? Eu sou o Dr. Sujão. Adoro coisas sujas! Sabem do que eu mais gosto? De destruir o meio ambiente! Destruir a água que todos bebem, o ar que todos respiram e o solo em que todos vivemos. Vou fazer uma coisa bem suja agora: vou sujar todo o parque ecológico! (ri, e depois cantarola algo desafinado)
(Do saco de lixo ele pega as coisas que vai jogando no meio ambiente)
DR. SUJÃO – Eu quero o solo sujo e poluído! (joga lixo no chão) Quero a água poluída também!
(joga lixo na água e um pedaço de plástico preto simbolizando óleo)
DR. SUJÃO – Isso: lixo na água. E agora: óleo! (ri) E quero um ar poluído!!
(Pega uma lata de spray escrito gás e faz de conta que joga gás no ar)
DR. SUJÃO – Isso! Muito gás e fumaça para todos tossirem! (ri) E acabou-se o parque ecológico! (ri e sai)
(As três crianças voltam) MIRIAM – (tosse) Gente: o que aconteceu?
ZECA – Agora há pouco estava tudo limpo. (tosse)
JÚLIO – Mas vejam agora! O meio ambiente está destruído.
DR SUJÃO – (entra) Fui eu que sujei tudo. E vou sujar ainda mais! Até que os bichos morram e as pessoas fiquem doentes!
MIRIAM – Pois você vai limpar isso agora!
DR. SUJÃO – Não vou não! ZECA – Vai sim! DR SUJÃO – Não vou não!
JÚLIO – Limpa senão você vai se ver comigo.
DR SUJÃO – Pois eu não estou nem aí pra vocês, seus limpinhos metidos.(pega o spray e joga – imaginariamente – nas 3 crianças, que tossem mais ainda).
MIRIAM – Gente: nós precisamos sair daqui. ZECA E JÚLIO – É mesmo. MIRIAM – Plano B pessoal.
(Os três saem)
DR SUJÃO – Até parece que três crianças bobas podem me vencer. (ri) Eu vou é sujar mais ainda. (joga mais lixo e se diverte com isso)
(As crianças voltam, agora com uma capa de super-herói cada e uma máscara nos olhos. Miriam está de branco, Zeca de azul e Júlio de marrom)
MIRIAM – Parado aí, Dr. Sujão DR SUJÃO – Ué: quem são vocês? OS TRÊS – Nós somos os super-limpos!
ZECA – E sua carreira de sujeira está acabada. DR. SUJÃO – Isso é o que veremos!
(pega o spray e tenta soltar nos 3. Mas eles reagem. Um a um cada um cruza os punhos apontando para dr. Sujão e ficam lado a lado)
MIRIAM – Poder do ar!
de Emílio Carlos (Cenário: um parque ecológico com árvores, um riacho, flores, borboletas, passarinhos. Entram 3 crianças)
MIRIAM – É tão gostoso aqui no parque ecológico.
ZECA – Gosto do ar puro daqui. E da natureza por toda parte.
JÚLIO – Aqui o Meio Ambiente está preservado. MIRIAM – A natureza é respeitada.
ZECA – E os bichos vivem felizes. JÚLIO – Que bom se todos os lugares fossem assim.
MIRIAM – Vamos olhar o lago? ZECA E JÚLIO – Vamos.
(Os três saem. Em seguida entra Dr. Sujão, trazendo um grande saco preto de lixo)
DR. SUJÃO – Ah, que lugar horrível! Vocês sabem quem sou eu? Eu sou o Dr. Sujão. Adoro coisas sujas! Sabem do que eu mais gosto? De destruir o meio ambiente! Destruir a água que todos bebem, o ar que todos respiram e o solo em que todos vivemos. Vou fazer uma coisa bem suja agora: vou sujar todo o parque ecológico! (ri, e depois cantarola algo desafinado)
(Do saco de lixo ele pega as coisas que vai jogando no meio ambiente)
DR. SUJÃO – Eu quero o solo sujo e poluído! (joga lixo no chão) Quero a água poluída também!
(joga lixo na água e um pedaço de plástico preto simbolizando óleo)
DR. SUJÃO – Isso: lixo na água. E agora: óleo! (ri) E quero um ar poluído!!
(Pega uma lata de spray escrito gás e faz de conta que joga gás no ar)
DR. SUJÃO – Isso! Muito gás e fumaça para todos tossirem! (ri) E acabou-se o parque ecológico! (ri e sai)
(As três crianças voltam) MIRIAM – (tosse) Gente: o que aconteceu?
ZECA – Agora há pouco estava tudo limpo. (tosse)
JÚLIO – Mas vejam agora! O meio ambiente está destruído.
DR SUJÃO – (entra) Fui eu que sujei tudo. E vou sujar ainda mais! Até que os bichos morram e as pessoas fiquem doentes!
MIRIAM – Pois você vai limpar isso agora!
DR. SUJÃO – Não vou não! ZECA – Vai sim! DR SUJÃO – Não vou não!
JÚLIO – Limpa senão você vai se ver comigo.
DR SUJÃO – Pois eu não estou nem aí pra vocês, seus limpinhos metidos.(pega o spray e joga – imaginariamente – nas 3 crianças, que tossem mais ainda).
MIRIAM – Gente: nós precisamos sair daqui. ZECA E JÚLIO – É mesmo. MIRIAM – Plano B pessoal.
(Os três saem)
DR SUJÃO – Até parece que três crianças bobas podem me vencer. (ri) Eu vou é sujar mais ainda. (joga mais lixo e se diverte com isso)
(As crianças voltam, agora com uma capa de super-herói cada e uma máscara nos olhos. Miriam está de branco, Zeca de azul e Júlio de marrom)
MIRIAM – Parado aí, Dr. Sujão DR SUJÃO – Ué: quem são vocês? OS TRÊS – Nós somos os super-limpos!
ZECA – E sua carreira de sujeira está acabada. DR. SUJÃO – Isso é o que veremos!
(pega o spray e tenta soltar nos 3. Mas eles reagem. Um a um cada um cruza os punhos apontando para dr. Sujão e ficam lado a lado)
MIRIAM – Poder do ar!
ZECA – Poder da água! JÚLIO – Poder do solo!
sonoplastia
(Sonoplastia: sons de efeitos especiais. Pode ser de filme de naves estelares)
(Há uma luta do spray do dr. Sujão contra os poderes dos 3. Mas ele vai perdendo e vai se arcando, vencido pelos poderes da natureza)
DR. SUJÃO – Não. Não. Vocês não podem ganhar. Nãããããooooo.... (cai no chão e desmaia)
OS TRÊS – Vencemos! Viva! MIRIAM – O Dr Sujão já era.
ZECA – É. Mas olha a sujeira que ele deixou aqui.
JÚLIO – Vamos precisar de ajuda.
MIRIAM – Quem nos ajuda a limpar a natureza?
(Eles escolhem algumas crianças da platéia. Entregam sacolas para que elas ajudem a recolher o lixo. Música. No final os ajudantes se sentam)
MIRIAM – Agora está tudo limpo de novo.
ZECA – Água, ar e solo. JÚLIO – E é assim que precisa ficar.
MIRIAM – (ao público) Quem nos ajuda a cuidar do Meio Ambiente levanta a mão!
OS TRÊS – Tchau. Tchau.
(Recebem os aplausos. O ator do Dr. Sujão também se levanta. Música para o final)
F i m
sonoplastia
(Sonoplastia: sons de efeitos especiais. Pode ser de filme de naves estelares)
(Há uma luta do spray do dr. Sujão contra os poderes dos 3. Mas ele vai perdendo e vai se arcando, vencido pelos poderes da natureza)
DR. SUJÃO – Não. Não. Vocês não podem ganhar. Nãããããooooo.... (cai no chão e desmaia)
OS TRÊS – Vencemos! Viva! MIRIAM – O Dr Sujão já era.
ZECA – É. Mas olha a sujeira que ele deixou aqui.
JÚLIO – Vamos precisar de ajuda.
MIRIAM – Quem nos ajuda a limpar a natureza?
(Eles escolhem algumas crianças da platéia. Entregam sacolas para que elas ajudem a recolher o lixo. Música. No final os ajudantes se sentam)
MIRIAM – Agora está tudo limpo de novo.
ZECA – Água, ar e solo. JÚLIO – E é assim que precisa ficar.
MIRIAM – (ao público) Quem nos ajuda a cuidar do Meio Ambiente levanta a mão!
OS TRÊS – Tchau. Tchau.
(Recebem os aplausos. O ator do Dr. Sujão também se levanta. Música para o final)
F i m
Observações
Obs 1 – O
cenário pode ser feito com TNT, papel, papelão, material reciclado, etc...
Obs 2 – Os nomes das crianças podem ser mudados. Podemos ter 3 meninas, 3 meninos ou uma equipe mista, como na peça, dependendo da disponibilidade dos atores.
Obs 3 – O Dr. Sujão pode ser feito por um adulto – roupas sujas e escuras.
Obs 4 – Caso a sala tenha mais alunos interessados você pode colocar por exemplo 2 crianças para serem da água, 2 do ar e 2 do solo. Ou as crianças que não participarem da peça podem formar a Patrulha da Limpeza. Nesse caso os 3 ao invés de chamarem crianças do público na hora da limpeza chamariam a Patrulha.
Obs 2 – Os nomes das crianças podem ser mudados. Podemos ter 3 meninas, 3 meninos ou uma equipe mista, como na peça, dependendo da disponibilidade dos atores.
Obs 3 – O Dr. Sujão pode ser feito por um adulto – roupas sujas e escuras.
Obs 4 – Caso a sala tenha mais alunos interessados você pode colocar por exemplo 2 crianças para serem da água, 2 do ar e 2 do solo. Ou as crianças que não participarem da peça podem formar a Patrulha da Limpeza. Nesse caso os 3 ao invés de chamarem crianças do público na hora da limpeza chamariam a Patrulha.
Simplesmente incrível!Parabéns!
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