Resumo
Sobre Avaliação
Estamos
sempre fazendo apreciações sobre o que vemos , o que fazemos, o que ouvimos, o
que nos interessa e o que nos desagrada. Praticamos avaliação quando estamos: Em
uma fila de banco ou supermercado: para alguns o atendimento é rápido, para
outros lento; Fazendo compras: analisamos os preços, comparamos, pechinchamos e
decidimos pela compra de algo; Ao assistir um programa de televisão: comentamos
a atuação dos atores, sobre suas roupas e temas debatidos.
O que é um ato de avaliar ? Avaliar
não é apenas constatar, mas sobretudo analisar, interpretar ,tomar decisões e
reorganizar o ensino. É uma maneira de tentar conhecer com mais clareza, o que
estamos fazendo o que mais precisamos fazer e qual é a melhor forma de fazê-lo
para atingir nossos objetivos. A avaliação é o ponto fundamental em qualquer
trabalho que desenvolvemos .Deve ser o resultado de uma observação constante de
evolução do aluno durante o processo de aprendizagem .É através dela que
podemos diagnosticar os progressos e as
dificuldades de cada aluno e verificar
em que medidas foram alcançados os objetivos e específicos de cada etapa do
planejamento proposto.
Enfim
não deve ser o ponto de chegada e sim o ponto departida para construção de
novos conhecimentos deve ser o resultado não só de elementos específicos, mas
também de um regimento continuo integral e dinâmico de todas as
observações do professor .Será que a
nossa prática de avaliação está sendo vivida de um processo educativo? Sabemos
que predominam formas de avaliação que podem ser consideradas como um
instrumento de exclusão. Há uma cultura de mensuração que classifica e exclui o
aluno. Seleciona os melhores há professores que utilizam para punir. Nos
baseamos em um tipo de ensino para o qual acredita que há um tipo de
aprendizagem e o aluno que não consegue se aproximar desse modelo é
classificado excluído do processo. Enfim, avaliar é tão complicado que se torna, praticamente impossível fazê-la de forma correta.
Para que avaliar? Diagnosticar /Conhecer / Refletir Agir
/ Planejar / Re- planejar
Como ocorre o processo avaliativo?
- Localizar
os problemas que ocorrerem no desenvolvimento da ação
- Fazer
o confronto do resultado com o que foi planejado .
- Descobrir
causas dos desvios e encontrar alternativas que orientem a ação futura.
Como avaliar? Os
critérios de avalição deverão ser adequados à realidade do educando, caberá o
professor favorecer a realização da avaliação usando instrumentos variados para
alcançar os objetivos previstos para determinada avalição .
Tipos de avalição :
- Diagnóstica :
É realizada no início do ano
- Formativa
( Continua) Constantemente
- Somativa :
Atribuição de valores de conceito ao rendimento do aluno reguladora
,classificatória)
- Externas :
Prova Brasil(ANRESC) ,ANA ,SAEPE,
ANEB
Avaliação
Externa:
u Instrumento
para elaboração de políticas públicas;
u Propiciam
análise da realidade escolar em relação ao sistema educacional local ou do
país;
u Realizada
de forma amostral ou censitária.
FINALIDADES DA AVALIAÇÃO :
Nota /Aprovar /Reprovar/Autoridade /Disciplina
/ Interesse / Atenção
DIAGNOSTICAR:O que o
aluno não sabe? Por que ele não sabe? Avaliação pode ser:
Conceitual ou classificatória: tem status de mensuração, fecha um ciclo, define
uma certa situação, seja em termos positivos ou negativos. Avaliação Somativa
(o que o aluno não sabe).Juízo de valor por intermédio de indicadores: abre
possibilidades, cria desafios, sugere hipóteses a serem testadas, propõe uma
melhor observação, requer assumir formas de avaliar o que está bem, o que
precisa ser corrigido, o que pode ser antecipado ou pré-corrigido. Avaliação
Formativa (Por que o aluno não sabe).
Não
importa a matéria que o professor leciona, ou o grau de ensino. Quer seja no Fundamental,
Médio, ou EJA, a Avaliação Diagnóstica presta-se ao mesmo objetivo: diagnosticar, verificar e levantar os
pontos fracos e fortes do aluno em
determinada área de conhecimento.É importante frisar que, infelizmente,
muitos Professores utilizam apenas prova escrita para a realização desta
avaliação.
Quando
na verdade existem mil e uma maneiras de realizar este levantamento de forma
que os resultados sejam mais verdadeiros que aqueles levantados em uma mera
prova escrita. Esta avaliação não se
restringe apenas ao início do ano letivo, porém deve ser usada ao longo do
processo de aprendizado, para isso lance mão de dinâmicas, jogos,
debates, desafios, apresentações, vídeos, produções musicais, construção de
maquetes, resolução de problemas, brincadeiras, etc.
Quando
utilizada no início do ano letivo a avaliação diagnóstica fornece dados para
que o planejamento seja ajustado e contemple intervenções para retomada de
conteúdos, ou realização de encaminhamentos para reforço escolar e quando feita
ao longo do ano possibilita que tanto o aluno quanto o Professor possam
refletir sobre a utilização de novas estratégias de aprendizado. Jamais os
dados da avaliação devem ser usados para classificar ou rotular o aluno em
“aluno bom” ou “ aluno ruim”.
O
Professor deve ter em mente que a avaliação oferece um momento de aprendizado
para ambos, professor e aluno. Enquanto Professor é possível verificar quais
estratégias estão ou não funcionando, além de ser possível constatar
quais hipóteses os alunos estão levantando na internalização e
construção de determinado conceito.Já para o aluno, com o devido feedback do
professor, torna possível a compreensão e mensuração do conhecimento
adquirido e quais hipóteses são verdadeiras ou falsas, para que o aluno possa
descartar as falsas hipóteses e fique focado naquelas que o levarão ao
aprendizado do conceito estudado.
O
feedback do professor lança a luz, clareando os chamados “ pontos
cegos” em que o aluno se encontra tornando possível, assim, o avanço para
a etapa seguinte do processo. Nesta etapa a avaliação inicialmente diagnóstica,
evolui para uma avaliação formativa, onde o processo de descoberta
que induz a novas elaborações de aprendizado, sempre mediadas
pelo professor, é o que de fato importa e conta.
A Avaliação Formativa
é o tipo de avaliação que deveria prevalecer dentro das Escolas, por ser
mais justo e atender de fato às necessidades dos alunos. Infelizmente, o que
vemos é o uso da avaliação Somativa,
cujo único objetivo é meramente alcançar determinada nota para “passar” de
ano, os alunos são rotulados pelas notas que alcançam e não são auxiliados onde
de fato precisam de ajuda. Por isso, antes de chegar “ ditando” o que você irá
ensinar, comece em “ perguntando” o que os alunos já sabem para levantar o que
eles de fato “precisam” aprender.
FUNÇÕES
DA AVALIAÇÃO 1
SELECIONAR :
A seleção possibilita a escolha do melhor método a ser utilizado para a
aprendizagem dos diferentes conteúdos ou tarefas requeridas para sua
realização.
DIAGNOSTICAR
: O diagnóstico permite julgar a causa provável (certa ou hipotética) de um
problema de aprendizagem ocorrido e definir o melhor procedimento para
superação.
FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO 2
ANTECIPAR :
A avaliação antecipatória possibilita orientar para uma certa direção ou meta
buscada. Isto é, define as regras de um jogo, dá as coordenadas, antecipa
problemas, fornece parâmetros para a boa realização de algo que se deseja
alcançar.
ORIENTAR:
Orientar significa: direcionar, nortear, ajustar-se ou voltar-se para uma certa
direção, conduzir. Na avaliação como orientação, avaliar e intervir ocorrem
simultaneamente, de modo relacional e não causal.
FUNÇÕES
DA AVALIAÇÃO 3
CERTIFICAR: Certificação
é o momento em que se recebe “algo” (uma confirmação) que indica que se
completou minimamente certa exigência.
REGULAR :
A função da avaliação como regulação é permitir uma avaliação formativa ou
contínua. Ela informa e permite corrigir, antecipar e confirmar o que está
acontecendo no processo / na direção pretendida.
DIAGNÓSTICO
TEM CAUSA E EFEITO
O
desinteresse do aluno pela escola; danos em seu autoconceito; Impedir que ele
tenha acesso ao conhecimento por julgar-se incapaz; Restringir a partir daí
suas oportunidades de participação social; Limitar sua perspectiva de vida. Através da avaliação distinguimos Ensino e
Aprendizagem
A
QUEM A AVALIAÇÃO AVALIA?PROCESSO DE ENSINO / APRENDIZAGEM
EDUCADOR
X EDUCANDO
História do Rato
Romão
disse a um ratinho que ia passando por perto dele: “Pare aí. Temos já de ir ao
juiz. Quero te acusar”. “Vamos”, respondeu o ratinho. “A consciência de nada me
acusa e saberei defender-me”. “Muito bem”, disse o gato. “Aqui estamos diante
do senhor juiz”. “Não o vejo”, disse o ratinho. “O juiz sou eu”, disse o gato.
“E o júri?”, perguntou o ratinho. “ O júri também sou eu”, disse o gato. “ E o
promotor?”, perguntou o ratinho. “O promotor também sou eu”. “Então você é
tudo?”, disse o ratinho. Sim, porque sou o gato. Vou acusar você, julgar você,
e comer você”.Lewis Carrol
Avaliação Formativa“A
avaliação formativa não é uma verificação de conhecimentos. É antes o
interrogar-se sobre um processo; é o refazer do caminho percorrido, para
refletir sobre o processo de aprendizagem em si mesmo, sendo útil,
principalmente, para levar o aluno a considerar uma trajetória e não um estado
(de conhecimentos), dando sentido à sua aprendizagem e alertando-o, ao mesmo
tempo, para eventuais lacunas ou falhas de percurso, levando-o a buscar – ou,
nos casos de menor autonomia, a solicitar os meios para vencer as
dificuldades”.Abrecht
Avaliação Formativa:
Características : É conduzida pelo professor; Destina-se a
promover a aprendizagem; Leva em conta o progresso individual; Erros fornecem
informações diagnósticas; Os alunos exercem papel central, atuando ativamente
em sua própria aprendizagem; compreendendo suas possibilidades e fragilidades e
aprendendo como se relacionar com elas. A orientação formativa constitui-se em
uma abordagem qualitativa da avaliação, procurando analisar os processos e
perseguir a qualidade destes. Tem função instrumental e pró-ativa no processo
de elaboração de conhecimento e de
crítica, produzindo no interior de seu próprio desenvolvimento a tomada de
consciência da necessidade de transformação do processo de avaliação e de seus
agentes, bem como projeta o que é necessário para melhorar o ensino e a
aprendizagem.Dessa
forma...“A avaliação implica um encontro com outros, com pessoas, e se
concretiza em um projeto de melhoramento que sirva para potencializar os
professores através do diálogo e da reflexão de sua prática. Entendida assim,
não é uma simples metodologia, mas uma filosofia que define aspectos essenciais
que se apoiam em uma teoria do sujeito, da escola, da sociedade, dos valores e
do conhecimento”.Enríquez & Martinez
Avaliação
: Instrumento que promove aprendizagem de educando e educador
“...O
aluno ensina ao aprender e o professor aprende ao ensinar,...” (Freire, 1999)
“
A gente sempre ensina o que mais precisa aprender.” “A escola seria o espaço
privilegiado para saber sobre o passado e relacionar esse saber com o fazer,
que é o novo.” (Ubiratan D’Ambrosio) Diante de todos os aspectos observados
durante a explanação do assunto sobre avaliação, podemos resumir alguns pontos
relevantes e que devem permanecer em pauta.
Dessa
forma, avaliar tem se confundido com a possibilidade de medir a quantidade de
conhecimentos adquiridos pelos alunos, considerando o que foi ensinado pelo
professor. E é muito mais que isso. A abrangência do ato de se avaliar está
fortemente relacionada à todo um processo de autoconhecimento primeiro do
profissional e posteriormente de seus colegas de trabalho e alunos.
O
Homem constrói seu conhecimento fundamentado em suas relações com a natureza,
com o espaço e com a sociedade. O conhecimento, então, passa a ter significado
na vida humana, e o processo avaliativo se torna processual, dinâmico e formativo.
Fatores Importantes .
Os
erros devem ser considerados construtivos, pois são dadas alternativas para o
aluno refazer o que não aprendeu. Promover a auto avaliação para que o aluno
tenha consciência de seus erros e acertos e tentar melhorar seus
estudos.O
importante é conseguir com que os alunos desenvolvam competências e habilidades
para que compreenda o mundo de forma significativa.(Maria Teresa
Estebam) A avaliação tem que ser compreendida como um processo de
inclusão do aluno na sociedade.
Reflita:
a qualidade do ensino estaria no que foi aprendido pelo aluno? Ou no que foi
compreendido e transformado pelo aluno no decorre do processo
ensino-aprendizagem? O que seria uma educação de qualidade?Avaliar é acima de
tudo promover o conhecimento de mundo tanto do educador quanto do educando e
mais que isso é servir de ponte entre essa duas partes para que se realize a
verdadeira aprendizagem.
UMA
PROPOSTA INOVADORA SOBRE AVALIAÇÃO
Segundo
Madza Ednir e os demais autores do
livro: “Mestres da Mudança”, as mudanças em educação podem enraizar se e dar
bons frutos se a maneira de pensar das pessoas também mudar. Mudanças exigem
novos conceitos. Por exemplo, todos os professores têm suas próprias ideias de
como melhor avaliar. As mais comuns são:
● Você só descobre o que os alunos aprenderam se aplicar uma prova;
● A avaliação permite diagnosticar apenas a aprendizagem dos alunos;
● A avaliação deve obrigatoriamente ser objetiva;
● A avaliação deve ser individual;
● A avaliação fecha uma matéria ou capítulo;
● Você só descobre o que os alunos aprenderam se aplicar uma prova;
● A avaliação permite diagnosticar apenas a aprendizagem dos alunos;
● A avaliação deve obrigatoriamente ser objetiva;
● A avaliação deve ser individual;
● A avaliação fecha uma matéria ou capítulo;
VOCÊ
PODERIA PENSAR DE UMA MANEIRA DIFERENTE:
É
possível descobrir o que os alunos realmente sabem observando o que fazem. Se
alguém lhe mostrar que consegue realizar uma tarefa, não precisa passar por
outros testes; A avaliação deve permitir um diagnóstico não só da aprendizagem
dos alunos, mas também do ensino; a avaliação pode ser intersubjetiva; A avaliação
pode ser feita em grupo; A avaliação
deve ser é contínua; O que você precisa rever para mudar a sua
metodologia? fazer com que dê certo os seus planos? “ Vale lembrar que qualquer processo de
avaliação escolhido pelo professor deve ser feito com o objetivo voltado para o
desenvolvimento humano, de modo que não procure rotular negativamente o seu
aluno ou ao menos inibi-lo após uma avaliação, mas sim fomentar nesse ser a
vontade de reconhecer seus erros e a
partir deles construir o seu próprio conhecimento de mundo.”
Segundo
LUCKESI: “Ato de investigar
a qualidade de algum objeto de estudo e emitir um juízo de valor sobre ele.”
Para Jussara Hoffmann: “A avaliação é reflexão transformada em ação.
Ação essa, que nos impulsiona para novas reflexões. Reflexão permanente do
educador sobre a realidade, e acompanhamento , passo a passo do educando, na
sua trajetória de construção de conhecimento.
”DAÍ CONCLUÍMOS QUE: Avaliações devem ser antes de tudo, fontes de
informações e diagnósticos para transformar realidades, sendo instrumento
necessário para que a educação possa atingir de forma mais eficiente, a
qualidade almejada.
BIBLIOGRAFIA
SUGERIDA:
HOPFMANN,
Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à
Universidade. P. Alegre. Educação e Realidade. 1993.
LUCHESI, C.
Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola? A construção do projeto de
ensino e avaliação, nº 8, São Paulo FDE. 1990
Organização e adaptação :Valdinere Alves
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