Resolução de Problemas
INTRODUÇÃO
A Resolução de Problemas, ao longo da história, vem contribuindo para o desenvolvimento
da Matemática. De acordo com Maia 2008, devemos relacionar a Matemática ao
dia-a-dia do aluno, bem como utilizar os conceitos aprendidos em situações
praticas. Cabe ressaltar que resolver problemas não modifica apenas a
Matemática, mas também aquele que os resolve, isto é, o próprio homem. É
ampliando os conhecimentos e sabendo utilizá-los que se faz possível resolver,
a cada dia, problemas mais complexos. Prova disso é a rapidez com que os
avanços tecnológicos e científicos estão se processando. A subtração não é
muito fácil de ser compreendida pelos alunos, principalmente os das séries
iniciais. Por isso, trabalhar o conceito e suas idéias é fundamental para a
compreensão dessa operação. Desenvolver as atividades através de situações-problema
e utilizar material concreto auxilia os alunos na visualização de suas ações e
na compreensão do que deve ser feito numericamente.
1 Tema
Subtração
2 Delimitação do tema
Subtração aplicada ao 3ºano de ensino fundamental
3 Formulação da problema
Porque existem tantas dificuldades de entender as funções da subtração nas
series iniciais?
4 Hipóteses
-Por falta de orientação do professor das varias funções que existe a
subtração.
-Por falta de um projeto pedagógico com
dinâmicas, voltadas à subtração.
5 Objetivos
5.1 Objetivo geral
Analisar os principais motivos pelo qual as crianças não entendem as funções da
subtração.
5.2 Objetivo especifico
- Determinar o uso de brinquedos pedagógicos;
-Verificar os conceitos e funções da subtração;
-Conhecer as dificuldades encontradas nos alunos das series iniciais,em
aprender as funções da subtração.
6 Justificativa
Hoje se percebe que a subtração é indispensável tanto na escola, como no
cotidiano do individuo, pois a mesma é utilizada nas situações de tirar,
comparar, perder, completar e doar. Ou seja, todas essas funções são
indispensáveis na construção das idéias no raciocínio lógico do ser humano. No
entanto pode-se afirmar que a subtração é um processo continuo no aprendizado.
7 Metodologia
A aula será realizada através de jogo, brincadeiras e resolução de problemas.
Em uma escola publica de nível infantil e fundamental, na qual seu nome será
mantido em sigilo, por questão ética e profissional.
Posteriormente todas as idéias de subtração ser esclarecidas em forma de
dinâmica; observe os exemplos abaixo:
Em uma classe com 15 alunos, 8 saíram para ensaiar uma peça de teatro. Quantos
alunos ficaram na classe?
Em
uma classe há 9 meninas e 6 meninos. Tem mais meninas ou meninos? Quanto (a)s a
mais?
A 4ª série C decidiu fazer um passeio. Como o microônibus transporta 23
passageiros e a classe tem apenas 15 alunos, quantos passageiros faltam para
lotar o ônibus?
É claro que não estamos aqui analisando se essas situações são ou não
problemas, mas discutindo as idéias que elas contêm. Todas essas situações
podem ser resolvidas por subtração, mas possuem idéias diferentes em cada uma
delas.
A primeira situação nos dá a idéia de tirar, isto é, de um total de alunos uma
parte foi retirada. Essa idéia é a mais usada nas escolas, onde aparecem
situações de perda, empréstimo, etc.
Poderíamos representá-la da seguinte maneira:
A segunda situação nos dá a idéia de comparar,
isto é, geralmente, uma parte é comparada com outra parte.
Poderíamos representá-la da seguinte maneira:
A terceira situação nos dá a idéia de completar,
isto é, temos uma parte e devemos ir acrescentando até chegar ao todo.
Poderíamos representá-la da seguinte maneira:
Importante salientar que uma criança resolve um problema como esse
sem pensar na subtração, mas sim no acréscimo de pessoas até chegar ao total.
Esse pensamento é correto e deve ser incentivado.
Após as idéias de subtração ser esclarecidas a sala será dividida em dois
grupos, os grupos serão divididos dois em dois aluno, eles
receberam problemas a ser resolvidos, e cada acerto levara o grupo a uma
lugar no simulado pau de sebo, até ser alcançado o topo e ter a compreensão da
subtração e sua premiação.
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