AGOSTO
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ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS
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05/08
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Dia Nacional da Saúde :
Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para educação, no
que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e
transformadora de atitudes e hábitos .Levar o aluno a perceber a necessidade
de adquirir bons hábitos de higiene; Identificar doenças causadas por falta
de higiene; Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.; Estimular
para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos; Adotar
hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio
corpo;
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11/08
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O Dia do
Estudante : Realizar gincanas na escola. Fortalecer os
laços afetivos na Escola;
Valorizar o papel do ESTUDANTE como elemento fundamental na constituição da sociedade. |
13 /08
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Preparar uma mensagem, bilhete, desenho, cartazes em homenagem ao
DIA DOS PAIS. Estimular a linguagem oral para conversar, brincar,
comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
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22 /08
Dia do
Coordenador Pedagógico
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Dia do Folclore
:
Levando em consideração que o folclore: é o conjunto das
tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças,
adivinhações, provérbios, superstições, brinquedos e brincadeiras, jogos,
poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser
estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico
e recreativo uma vez que favorece o aprendizado .
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25/08
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Dia do Soldado :
Valorizar a papel do Policial Militar como
elemento fundamental na constituição da sociedade. Reconhecer à importância
do serviço Militar prestado a sociedade.
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29/08
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Dia Nacional do
Combate do Fumo
Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro
mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas. A
dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou
fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a
nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de
bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado,
etc.
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31/08
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Dia da
Nutricionista:
Associar conceitos sobre
alimentação com aspectos culturais. Conhecimentos prévios necessários. Todos sabem que a alimentação equilibrada é fundamental para
preservar a saúde e prevenir doenças, pois os alimentos são fontes de vitaminas
e minerais indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Porém a maioria
das pessoas não sabe alimentar-se de forma adequada e por este motivo surgem
doenças que poderiam ter sido prevenidas. O nutricionista atua como
orientador e educador no que diz respeito a alimentação adequada para
prevenir e tratar as doenças. É o profissional indicado e o mais capacitado
para esta tarefa, pois conhece à fundo os alimentos e trabalha com dietas
personalizadas, respeitando as diferenças de hábitos alimentares, estrutura
física e situações fisiológicas especiais, tornando o tratamento das doenças
mais eficiente e mantendo a saúde das pessoas que acreditam neste
provérbio: "nós somos o que comemos.
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segunda-feira, 31 de julho de 2017
Datas Comemorativas mês de agosto II
Datas comemorativas para o mês de agosto
DATAS
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COMEMORAÇÕES
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02
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Dia do Início da Semana da Cultura
Nordestina
No dia 02 de agosto é o inicio da
Semana Nordestina. Este dia foi escolhido, para marcar a data da morte do
músico brasileiro, Luiz Gonzaga do Nascimento ou simplesmente Luiz Gonzaga (o
“Rei do Baião”) que faleceu em 2 de agosto de 1989.
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05
|
Dia Nacional da Saúde
O
Dia Nacional da Saúde foi oficializado e inserido no calendário oficial
brasileiro através do Decretode Lei nº 5.352, de 8 de novembro
1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.
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11
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Dia do Estudante
No dia 11 de agosto, é
comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa
comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo
que ocorreu cem anos antes, isto é, em 1827, na época do
recém-instituído Império Brasileiro.
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13
|
Dia dos Pais
O Dia
dos Pais é comemorado anualmente no Segundo
Domingo de Agosto no Brasil. Em 2017, a
data será celebrada em 13 de Agosto. Nesta data, os
filhos homenageiam e agradecem aos papais toda a companhia,
suporte e carinho recebido ao longo de suas
Vidas.
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22
|
Dia do Folclore
O folclore brasileiro comemorado dia 22 de Agosto é sinônimo
de cultura popular brasileira,
e representa a identidade social da comunidade através de suas criações
culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil.
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25
|
Dia do Soldado
No dia 25 de agosto comemora-se o dia do soldado. A escolha da data foi
em homenagem ao aniversário de Duque de Caxias, Luis Alves de Lima e Silva,
que se tornou patrono do exército brasileiro.
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29
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Dia Nacional do Combate do Fumo
O Dia Nacional de Combate ao Fumo,
comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de
sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos,
econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
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Atividades para o mês de agosto
Dia do Estudante
O
dia do estudante surgiu oficialmente no ano de 1927, cem anos após a criação
dos primeiros cursos superiores no Brasil. A data escolhida para comemorá-lo
foi o dia 11
de agosto.Os estudantes devem ser valorizados por
seus familiares, pois estudar não é tarefa fácil. Requer muita dedicação, é
cansativo e deve ser visto como uma atividade de grande responsabilidade e
compromisso.
O estudo leva
as crianças ao crescimento saudável, a aprender a conviver com outras pessoas,
a aceitar regras de boa convivência, além de dar-lhes conhecimentos para a
vida, como a leitura e a escrita.
Algumas
crianças e jovens não tem condições de frequentar uma escola, o que é muito
triste, pois perdem grande parte de suas vidas ociosos, nas ruas ou mesmo
trabalhando para ajudar no sustento de suas casas. Isso é muito ruim, pois
perdem a oportunidade de, no futuro,
terem uma profissão que lhes proporcione uma vida digna.
Ficar
longe da escola, nas ruas das cidades, pode levar as crianças a se envolverem
com drogas, criminalidade, passando necessidades, fome, sede, frio, sem receber
carinho e atenção.
O
estudante deve dar valor na escola, na oportunidade que tem de estudar, pois a
vida para quem não frequenta uma escola é muito difícil e de sofrimento.
Por
Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids
Pedagoga
Equipe Escola Kids
SITE de pesquisa: http://www.escolakids.com/dia-do-estudante.htm
Dia
dos Pais
"O dia dos Pais
existe para nos lembrar deste espetáculo inigualável que é a paternidade e os
vínculos de uma vida.!" (Autor desconhecido)
A origem do dia dos Pais
A origem do dia dos Pais
Ao que tudo indica, o
Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas
a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços
familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Conta a história que
em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do
veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães,
teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai,
que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de
criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de
pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés
de John Bruce Dodd. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo
superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora
enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em
Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens
Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em
19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida
como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e
as brancas, aos falecidos.A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de
Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin
Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o
presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o
terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais(alguns dizem que foi oficializada
pelo presidente Richard Nixon em 1972). No Brasil, a idéia de comemorar esta
data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no
dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data
foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando
diferente da americana e européia.
Texto circulante na internet sem menção da autoria
Texto circulante na internet sem menção da autoria
Oração para os papais
P A I !
Pai nosso de todos os dias,
Imagem e semelhança Daquele lá do céu.
Imagem e semelhança Daquele lá do céu.
Um ser especial,um companheiro fiel...
Fonte de amor, de esperança e de sabedoria!
Fonte de amor, de esperança e de sabedoria!
Tudo que sabemos e somos, aprendemos contigo.
Ensinaste-nos dando exemplos, fazendo!
Assim crescemos, fazendo e aprendendo,
Sempre vendo em ti um modelo, um amigo.
De ti, trazemos no sangue e nos nomes, gotas e pedacinhos,
Verdadeiros símbolos de amor e de carinho,
Que se integraram à nossa vida,fazem parte do nosso ser,
Ser pai é mais que missão,
É exercício pleno do amor, através da entrega e da doação.
É dar a própria vida, para que os filhos possam viver!
Pai, obrigado (a) pela VIDA
Circulante na internet.
Ser pai é mais que missão,
É exercício pleno do amor, através da entrega e da doação.
É dar a própria vida, para que os filhos possam viver!
Pai, obrigado (a) pela VIDA
Circulante na internet.
22 de agosto - Dia do
Folclore
ORIGEM
Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.
Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.
Folclore é o conjunto de
todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido
na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma
nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso
Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de
pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela
imitação".
Para que serve?
O folclore é o modo que
um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um
país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte
de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore,
dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número
de pessoas e que também tenha origem anônima.
Qual a origem da
palavra "folclore"?
A palavra surgiu a
partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa
"povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore
(folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William
John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto
de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a
reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o
hífen e tornou-se "folclore".
Qual a origem do
folclore brasileiro?
O folclore brasileiro,
um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por
índios, brancos e negros.
Região Sul
Danças: congada,
cateretê, baião, chula, chimarrita, jardineira, marujada.Festas tradicionais:
Nossa Senhora dos Navegadores, em Porto Alegre; da Uva, em Caxias do Sul; da
Cerveja, em Blumenau; festas juninas; rodeios.Lendas: Negrinho do Pastoreio, do
Sapé, Tiaracaju do Boitatá, do Boiguaçú, do Curupira, do Saci-Pererê.Pratos:
Baba-de-moça, churrasco, arroz-de-carreteiro, feijoada, fervido.Bebidas:
chimarrão, feito com erva-mate, tomado em cuia e bomba apropriada.
Região Sudeste
Danças: fandango, folia
de reis, catira e batuque.Lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara, Lagoa
Santa.Pratos: tutu de feijão, feijoada, lingüiça, carne de porco.Artesanato:
trabalhos em pedra-sabão, colchas, bordados, e trabalhos em cerâmica.
Região Centro-Oeste
Danças: tapiocas,
congada, reisado, folia de reis, cururu e tambor.Festas tradicionais:
carvalhada, tourada, festas juninas.Lendas: pé-de-garrafa, Lobisomem,
Saci-Pererê, Ramãozinho.Pratos: arroz de carreteiro, mandioca, peixes.
Região Nordeste
Danças: frevo,
bumba-meu-boi, maracatu, baião, capoeira, caboclinhos, bambolê, congada,
carvalhada e cirandas.Festas: Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição,
Iemanjá, na Bahia; Missa do Vaqueiro, Paixão de Cristo, em Pernambuco; romarias
- destaca-se a de Juazeiro do Norte, no Ceará.Pratos - Arroz de Hauçá, Baba-de
Moça, Frigideira de camarão, Bolo-de-Milho e outros.
Região Norte
Danças: marujada, carimbó, boi-bumbá, ciranda.Festas: Círio de Nazaré (Belém), indígenas.Artesanato: cerâmica marajoara, máscaras indígenas, artigos feitos em palha.Lenda: Sumaré, Iara, Curupira, da Vitória-régia, Mandioca, Uirapuru.Pratos: caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, prato no tucupi .
Danças: marujada, carimbó, boi-bumbá, ciranda.Festas: Círio de Nazaré (Belém), indígenas.Artesanato: cerâmica marajoara, máscaras indígenas, artigos feitos em palha.Lenda: Sumaré, Iara, Curupira, da Vitória-régia, Mandioca, Uirapuru.Pratos: caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, prato no tucupi .
Principais manifestações
folclóricas.
BUMBA-MEU-BOI - Auto ou drama pastoril que por tradição
é representado durante o período natalino, como sobrevivência das festividades
cristãs medievais, em que o culto do boi se fazia em homenagem ao nascimento de
Cristo. De tradição luso-ibérica do século XVI, nasceu dos escravos e pessoas
agregadas aos engenhos e fazendas.
PASTORIL - Festa de origem portuguesa, onde "pastoras" vestidas
de azul e encarnado, se apresentam diante do presépio em atitude de louvor ao
Menino Jesus. Representado durante o Natal.
REISADO - De origem ibérica, é caracterizada por um grupo de pessoas que
se reúne para cantar e louvar o nascimento de Cristo. Os praticantes
personificam a história dos gladiadores romanos, dos três reis magos e a
perseguição aos cristãos. A época principal de exibição são as festividades
natalinas, sobretudo no período dos Santos Reis, e o local é de preferência
diante de uma lapinha ou presépio. O enredo mais autêntico é registrado em
Juazeiro do Norte.
CANINHA VERDE - Dança-cordão de origem portuguesa,
introduzida no Brasil durante o ciclo da cana-de-açúcar. Apresenta também
elementos de outros folguedos, tais como: casamento matuto (quadrilha junina),
mestres e a formação de cordões (pastoril).
DANÇA DO COCO - Surgiu nos engenhos de açúcar, entre os
negros existentes no Ceará. Nasceu da cantiga de trabalho, ritmada pela batida
das pedras quebrando os frutos, transformando-se, posteriormente, em dança,
surgindo uma variedade de temas e formas de coco (coco de praia, do qual
participa apenas o elemento masculino, e o coco do sertão, dançando aos pares,
homens e mulheres). Dançado em roda, numa forma rítmica altamente contagiante e
sensual.
MANEIRO PAU - Surgiu na região do Cariri na época do
cangaço. Caracteriza-se por uma dança cujo entrechoque dos cacetes e o coro dos
dançarinos produzem a musicalidade e a percussão necessárias. No Crato, o grupo
de Maneiro Pau associado à Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto realiza a dança com
características dramáticas. É representado nos sítios, subúrbios e pés-de-serra
do Crato e cidades vizinhas por ocasião de comemorações diversas.
FOLIA DE REIS - Originalmente, festa popular dedicada aos Três Reis Magos em
sua visita ao Deus Menino. É caracterizada por um grupo de pessoas que visitam
amigos ou conhecidos, a partir do dia 2 de janeiro ou nas vésperas dos Reis
(5/1). Nas visitas eles cantam e dançam versos alusivos à data, ao som de
instrumentos e solicitam alimentos e dinheiro. É tradicional utilizar a
arrecadação para a ceia no dia de Nossa Senhora das Candeias (2 de fevereiro).
A visita noturna tem mais graça quando se torna uma surpresa.
TORÉM - Dança indígena originária dos descendentes dos índios Tremembé,
nativos do povoado de Almofala, no distrito de Itarema, o Torém surgiu por
volta do século XVIII no Ceará. É simples e imitativa da fauna local, tendo
como ponto alto o momento em que é servido o "mocororó", uma bebida
fermentada do caju, bastante forte. O espetáculo é de grande plasticidade.
DANÇA DE SÃO GONÇALO - Como parte integrante da bagagem
cultural do colonizador lusitano, a dança que integrava o culto a São Gonçalo
do Amarante, bastante popular em Portugal, foi introduzida no Brasil, sendo,
talvez, um dos ritmos mais difundidos do catolicismo rural brasileiro. No
município de São Gonçalo do Amarante a dança é realizada durante a festa do
santo padroeiro e apresentada em nove jornadas, num ambiente de muita fé e
animação. São Gonçalo é o protetor dos violeiros e das donzelas casamenteiras.
MARACATU - De origem africana, consiste num desfile
de reis. Apresenta-se em forma de cortejo carnavalesco que baila ao som de
instrumentos de percussão, acompanhando uma mulher que na extremidade de um
bastão conduz uma bonequinha ricamente enfeitada - a calunga. A dança se dá em
passos lentos e cadenciados.
Fonte: diversos sites: velhos
amigos/sempretops/bibliotecavirtual.sp.gov/
21 de agosto
Dia do Coordenador Pedagógico / Supervisor Escolar
Sabemos que as funções do coordenador
pedagógico são várias, entre elas a de exercer um papel mediador entre os
professores e alunos, dando todo o apoio possível para que o trabalho dos
mestres seja condecorado com sucesso e acima de tudo com resultados satisfatórios.
Além do mais, o coordenador traça metas e projetos a curto, médio e longo
prazos juntamente com a direção e com os professores, no sentido de promover um
dinamismo à escola, transformando-a em um espaço transformador, estabelecendo
ao aluno a tão necessária inclusão e consequentemente a sua auto-estima
elevada, servindo isso de suporte bem estabelecido para toda a sua vida.
Outro objetivo e foco do coordenador é a formação
continuada, momento único e imprescindível onde o coletivo da escola se reúne
para estudar e aprimorar o estudo em grupo e o conhecimento. É um instante
fundamental para o sucesso da escola, e os coordenadores possuem a missão de
organizar, preparar, pesquisar, enfim, deliberar esse momento de estudo, de
leitura e de discussões dentro do colégio. Essa formação continuada dinamiza as
ações da Escola proporcionando um ambiente transformador e também dá subsídios
para que aconteçam momentos de puro conhecimento, para que os alunos, os
profissionais da educação e também as famílias possam se entrelaçar
cotidianamente para o bem de toda a comunidade.
O coordenador é isso e muito mais, ele trabalha, media,
projeta, prevê resultados, cobra, pesquisa, enfim, auxilia bastante a direção
escolar para que as coisas andem corretamente dentro da unidade. É um coração
que faz pulsar as ações da Escola.Que a cada dia, você se sinta instigada a
lidar com as múltiplas facetas da realidade escolar sem perder a perspectiva de
uma Educação qualitativa.
Dia
do Soldado
O dia 25 de agosto foi escolhido como Dia do Soldado por ser a
data de nascimento do Duque de Caxias, declarado patrono do Exército brasileiro
em 13 de março de 1962.
Nascido na Baixada Fluminense na Fazenda de São Paulo – Vila de
Porto de Estrela – Rio de Janeiro em 25 de Agosto de 1803. Faleceu em 7 de Maio
de 1880 e seus restos mortais jazem no mausoléu defronte ao Palácio Duque de
Caxias na região central do Rio de Janeiro.
Em 3 maio 1823, nas lutas pela independência na Bahia, revelou excepcionais qualidades de iniciativa, comando, inteligência e bravura.
Com pouco mais de 20 anos, já era capitão e participou, ainda com o Batalhão do Imperador, da Campanha da Cisplatina.Já Coronel, em Dezembro de 1839 recebeu a “denominação ”Pacificador” por ter sufocado muitas rebeliões e, Símbolo da Nacionalidade, ao ser nomeado Presidente da Província do Maranhão e Comandante-Geral das Forças em Operações. Recebeu o título de Barão de Caxias e foi promovido a Brigadeiro. Pacificou São Paulo e Minas Gerais, em 1842, sendo foi promovido a Marechal-de-Campo graduado.
Em fins de 1842, nomeado Presidente e Comandante-em-Chefe do Exército em operações no Rio Grande do Sul, para combater a Revolução Farroupilha, que já durava 8 anos, e ao término l foi efetivado como Marechal-de-Campo. Foi senador pelo Rio Grande do Sul - o qual lhe rendeu o título o título de Conde.
Em 1851, novamente nomeado Presidente e Comandante-em-Chefe do Exército do Sul. Desta feita, para lutar contra Oribe, no Uruguai, e, logo a seguir, contra Rosas, na Argentina.
Vitorioso, foi promovido a Tenente-General e elevado à dignidade de Marquês.
Em 16 junho de 1855, foi Ministro da Guerra e, em 1856, Presidente do Conselho de Ministros.
Em 10 de outubro de 1866, foi nomeado Comandante-em-Chefe das Forças do Império em operações contra as tropas do ditador Lopez do Paraguai, sendo efetivado no posto de Marechal-de-Exército, assumindo, em 10 de fevereiro de 1867, o Comando-Geral das forças em operações, em substituição ao General Mitre, da Argentina.
Segue-se uma série de vitórias: em Itororó, Avaí e Lomas Valentinas, a rendição de Angustura e a entrada em Assunção. Recebeu o título de Duque pelos relevantes serviços prestados na Guerra do Paraguai", em 23 março de 1869 - o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador. Foi Ministro da Guerra e Presidente do Conselho de Ministros de 1875 a 1878.
Em 3 maio 1823, nas lutas pela independência na Bahia, revelou excepcionais qualidades de iniciativa, comando, inteligência e bravura.
Com pouco mais de 20 anos, já era capitão e participou, ainda com o Batalhão do Imperador, da Campanha da Cisplatina.Já Coronel, em Dezembro de 1839 recebeu a “denominação ”Pacificador” por ter sufocado muitas rebeliões e, Símbolo da Nacionalidade, ao ser nomeado Presidente da Província do Maranhão e Comandante-Geral das Forças em Operações. Recebeu o título de Barão de Caxias e foi promovido a Brigadeiro. Pacificou São Paulo e Minas Gerais, em 1842, sendo foi promovido a Marechal-de-Campo graduado.
Em fins de 1842, nomeado Presidente e Comandante-em-Chefe do Exército em operações no Rio Grande do Sul, para combater a Revolução Farroupilha, que já durava 8 anos, e ao término l foi efetivado como Marechal-de-Campo. Foi senador pelo Rio Grande do Sul - o qual lhe rendeu o título o título de Conde.
Em 1851, novamente nomeado Presidente e Comandante-em-Chefe do Exército do Sul. Desta feita, para lutar contra Oribe, no Uruguai, e, logo a seguir, contra Rosas, na Argentina.
Vitorioso, foi promovido a Tenente-General e elevado à dignidade de Marquês.
Em 16 junho de 1855, foi Ministro da Guerra e, em 1856, Presidente do Conselho de Ministros.
Em 10 de outubro de 1866, foi nomeado Comandante-em-Chefe das Forças do Império em operações contra as tropas do ditador Lopez do Paraguai, sendo efetivado no posto de Marechal-de-Exército, assumindo, em 10 de fevereiro de 1867, o Comando-Geral das forças em operações, em substituição ao General Mitre, da Argentina.
Segue-se uma série de vitórias: em Itororó, Avaí e Lomas Valentinas, a rendição de Angustura e a entrada em Assunção. Recebeu o título de Duque pelos relevantes serviços prestados na Guerra do Paraguai", em 23 março de 1869 - o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador. Foi Ministro da Guerra e Presidente do Conselho de Ministros de 1875 a 1878.
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Frases:
"Vale mais um soldado no campo de batalha, do que mil
generais aquartelados. Morremos ou vencemos! Porém, nunca derrotados! Devemos
morrer em pé de guerra contra nós mesmos". ( Rabolú )
..
"Não se evita a guerra preparando a guerra. Não se obtém a
paz senão aparelhando a paz." (Rui Barbosa)
..
"A guerra é mãe e rainha de todas as coisas; alguns
transforma em deuses, outros, em homens; de alguns faz escravos, de outros,
homens livres." (Heráclito)
..
Não existe um Caminho para a PAZ.
A PAZ é o Caminho
Mahatma Gandhi
É importante que o professor dê oportunidade para
todos aqueles que quiserem expressar suas opiniões e seus conhecimentos prévios
possam fazê-lo, pois isto favorece com que o o professor possa conhecer qual
era a idéia dos alunos no início da aula, para no final, fazer a avaliação do
aprendizado destes.
Abaixo sugerimos algumas questões que poderão nortear o diálogo do professor com os alunos neste momento: ,
- Vocês sabiam que os soldados são importantes porque eles zelam pelos cidadãos?
- Os soldados cuidam para que drogas e armas não cheguem ao nosso país! E assim, ajudam no combate à violência.
- Vocês farão pesquisas na internet sobre o que os soldados do Exército Brasileiro fazem pelo nosso país e também por outros países.
Após ouvir a opinião dos alunos sobre os Soldados Brasileiros, em especial sobre sua atuação, o Recurso, que é um áudio, deverá ser apresentado aos alunos, enfocando o surgimento do Exército brasileiro. Observamos que o Recurso, postado abaixo, é um episódio do Programa Escola Brasil que comemora e homenageia o Dia do Soldado.
Recurso:
Abaixo sugerimos algumas questões que poderão nortear o diálogo do professor com os alunos neste momento: ,
- Vocês sabiam que os soldados são importantes porque eles zelam pelos cidadãos?
- Os soldados cuidam para que drogas e armas não cheguem ao nosso país! E assim, ajudam no combate à violência.
- Vocês farão pesquisas na internet sobre o que os soldados do Exército Brasileiro fazem pelo nosso país e também por outros países.
Após ouvir a opinião dos alunos sobre os Soldados Brasileiros, em especial sobre sua atuação, o Recurso, que é um áudio, deverá ser apresentado aos alunos, enfocando o surgimento do Exército brasileiro. Observamos que o Recurso, postado abaixo, é um episódio do Programa Escola Brasil que comemora e homenageia o Dia do Soldado.
Recurso:
Link do Recurso no Site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/316/dominio-em-his-0071.mp3
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
ROTEIRO DE AGOSTO
AGOSTO
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ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
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05/08
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Dia Nacional da Saúde :
Instruir sobre os cuidados que se deve ter para evitar o
crescimento de focos do mosquito auxiliando para a melhoria da sociedade e
conscientizar os adultos sobre a importância de previr o mosquito da Dengue. Tratar
de higiene e saúde tem sido um desafio para educação, no que se refere à
possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de
atitudes e hábitos .Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons
hábitos de higiene;
Identificar doenças causadas por falta de higiene; Discutir as
formas de higiene corporal, bucal, etc.; Estimular para a prática correta de
tomar banho, cortar as unha e cabelos;
Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e
limites do próprio corpo;
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11/08
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O Dia do
Estudante : Realizar gincanas na escola. Fortalecer os laços afetivos na Escola;
Valorizar o papel do ESTUDANTE como elemento fundamental na constituição da sociedade. Dia da Televisão : Pesquisar quem criou a TV, Buscar a sua origem e etc. identificando a importância da mesma .A televisão dentro da sala de aula é um objeto de reflexão, um instrumento pedagógico, quando o conteúdo dos programas é discutido em sala de aula. |
13/08
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Preparar uma mensagem, bilhete, desenho, cartazes em homenagem ao
DIA DOS PAIS. Estimular a linguagem oral para conversar, brincar,
comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
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22 /08
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Dia do Folclore
:
Levando em consideração que o folclore: é o conjunto das
tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças,
adivinhações, provérbios, superstições, brinquedos e brincadeiras, jogos,
poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser
estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico
e recreativo uma vez que favorece o aprendizado .
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22/08
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Dia do Coordenador Pedagógico / Supervisor Escolar
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25/08
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Dia do
Soldado : Valorizar a papel do Policial Militar como elemento fundamental na
constituição da sociedade. Reconhecer à importância do serviço Militar
prestado a sociedade.
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29/08
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Dia Nacional do
Combate do Fumo
Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro
mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas. A
dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou
fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a
nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de
bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado,
etc.
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31/08
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Dia da
Nutricionista:
Associar conceitos sobre
alimentação com aspectos culturais. Conhecimentos prévios necessários. Todos sabem que a alimentação equilibrada é fundamental para
preservar a saúde e prevenir doenças, pois os alimentos são fontes de
vitaminas e minerais indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Porém
a maioria das pessoas não sabe alimentar-se de forma adequada e por este
motivo surgem doenças que poderiam ter sido prevenidas. O nutricionista atua
como orientador e educador no que diz respeito a alimentação adequada para
prevenir e tratar as doenças. É o profissional indicado e o mais capacitado
para esta tarefa, pois conhece à fundo os alimentos e trabalha com dietas
personalizadas, respeitando as diferenças de hábitos alimentares, estrutura
física e situações fisiológicas especiais, tornando o tratamento das doenças
mais eficiente e mantendo a saúde das pessoas que acreditam neste
provérbio: "nós somos o que comemos.
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SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29
DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
PEDAGÓGICO
RESGATANDO
AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
Justificativa:
Considerando que o
folclore é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos,
lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, superstições, brinquedos e
brincadeiras, jogos, poesias, artesanatos, enfim o estudo da cultura popular.
Sendo assim, merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos:
intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o
aprendizado, pois, forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de
valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das
características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e
reforça a valorização do nosso patrimônio histórico e cultural.
Objetivos:
·
Difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores
tradicionais do país;
·
Comparar os aspectos característicos do povo brasileiro nas diversas regiões do
país costumes e crenças, diversidade
vocabular, música e dança, alimentação e vestuário, jogos e brincadeiras;
·
Discutir a influência das manifestações folclóricas nas diversas modalidades
artísticas;
·
Conhecer a literatura de Cordel;
·
Identificar a riqueza do material folclórico do Brasil;
Desenvolvimento:
Língua Portuguesa e Artes
Confecção
de:
·
Provérbios populares, frases de para-
choques, adivinhações, quadrilhas, cantigas de ninar, danças;
·
Mural folclórico ilustrado pelos alunos;
·
Receita típica, lendas e mitos,
brincadeiras e jogos, cultos e crendices, cantigas e danças;
·
Realização de Apresentações culturais;
·
Teatro de Lendas e causos;
Geografia, História e Artes
·
Confecções de Cartazes e painéis das regiões brasileiras
com:
·
Trajes típicos, instrumentos e danças,
culinária característica, lendas e mitos principais, brincadeiras e jogos,
música folclóricas;
Educação física
·
Coreografia de músicas e danças
folclóricas das diversas regiões brasileiras;
·
Reviver brincadeiras antigas: queimadas,
pega-pega, pular elástico.
Matemática
·
Pesquisa de crendices em que o foco
supersticioso é representado por números; Números da sorte e do azar...
Ciências e Ensino Religioso
·
Levantamento dos nomes de chás, pomadas,
simpatias e outros remédios de fabricação caseiros e a maneira de prepará-los;
·
Listagem dos nomes das ervas naturais;
·
Exposição de: trabalhos artesanais das 5
regiões brasileiras;
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E
DESPORTO
PRAÇA 29
DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
PEDAGÓGICO
RESGATANDO
AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
O professor de Educação
Infantil (creche e pré-escola) e, principalmente, o de Educação Fundamental (1º
ao 9º ano) tem no folclore panos para as mangas. Conteúdo significativo para
trabalhar, não apenas no mês de agosto, mas o ano todo, todo ano. Não só os
temas integrantes da pluralidade cultural, como diferentes conteúdos, das áreas
específicas do conhecimento, podem ser abordados a partir de um fato ou
manifestação folclórica. Os PCNs “Parâmetros Curriculares Nacionais” (2)
garantem a interdisciplinaridade que, naturalmente, aflora ao se vivenciar
fatos folclóricos na sala-de-aula.
Numa receita de culinária típica, feijoada por
exemplo, o professor de 1ª a 4ª série pode trabalhar:
Português: escrita e leitura do texto, tipografia
textual, conteúdos gramaticais.
História: localização temporal da receita.
Geografia: localização espacial da origem ou
aceitação coletiva da feijoada.
Ciências: valor nutritivo da receita e seus
ingredientes, origem dos mesmos
na natureza. Composição química de alguns ingredientes da receita.
na natureza. Composição química de alguns ingredientes da receita.
Matemática: medidas de massa e volume implícitas nos
ingredientes.
Artes: desenho da receita, dramatização de uma cena
da família se alimentando .Se a turma for de 6º ao 9º ano, o professor pode
ainda abordar:
Inglês: traduzir a receita para o Inglês ou
outra língua estrangeira.
Podem ser abordados em
projetos didáticos e garantidos pela motivação que emanam das manifestações
folclóricas, rendendo-se a seus encantos, educandos e educadores. Atividades de
pesquisa, escrita e reescrita, leitura e releitura, desenho, dramatização,
confecção, fotografia, gravação e filmagem são formas possíveis de vivenciar
folclore em sala-de-aula, nas diferentes séries do Ensino Fundamental, da rede
pública e privada.Um outro recurso, a entrevista, talvez, seja a atividade mais
científica de se vivenciar o folclore no cotidiano escolar, quando gerações
diferentes conversam, ensinam, resgatam, comparam, socializam experiências:
Como era antes? Como é hoje? de diferentes fatos e manifestações
folclóricas, reproduzindo, na escola, a dinâmica do folclore existente desde os
primórdios da humanidade, quando traços culturais passaram a diferenciar o
homem dos outros animais.
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