sábado, 23 de julho de 2016
Estudando os componentes dos Itens
Um item é composto
de vários componentes. Associe as duas colunas, relacionando os componentes do
item à sua descrição.
1. Comando.
2. Distrator.
3. Enunciado.
4. Suporte.
5. Gabarito.
( )
Alternativa que apresenta a resposta correta do item.
( ) Estímulo
à mobilização dos recursos cognitivos que serão utilizados para solucionar o
problema apresentado.
( ) Texto,
imagem ou outro recurso utilizado para complementar as informações necessárias
para a resolução do item.
( )
Alternativa plausível, mas incorreta para responder o item.
( )
Explicitação clara da tarefa a ser realizada.
A sequência correta dessa associação,
de cima para baixo, é:
Escolha uma:
a. 2, 3, 4, 5, 1.
b. 5, 4, 3, 1, 2.
c. 5, 3, 4, 2, 1.
d. 5, 1, 3, 2, 4.
Padrão Elementar I : SAEPE / PE
VAMOS
NOS RECICLAR ?
Associe as duas colunas, relacionando as atividades pedagógicas mais
adequadas aos padrões de desempenho estabelecidos para o SAEPE.
1. Atividades de recuperação.
2. Atividades desafiadoras.
3. Atividades de reforço.
4. Atividades de aprofundamento.
( ) Padrão Elementar I. (
) Padrão Elementar II.
( ) Padrão Básico .
( ) Padrão Desejável.
Escolha
uma:
a.
3, 1, 4, 2. b. 3, 1, 2, 4. c. 1, 3, 4, 2.
d. 1, 2, 3, 4.
Um item é composto de vários componentes. Associe as duas colunas,
relacionando os componentes do item à sua descrição.
1. Comando.2. Distrator.3. Enunciado.4. Suporte.5. Gabarito.
( ) Alternativa que apresenta a resposta correta do item.
( ) Estímulo à mobilização dos recursos cognitivos que serão
utilizados para solucionar o problema apresentado.
( ) Texto, imagem ou outro recurso utilizado para complementar as
informações necessárias para a resolução do item.
( ) Alternativa plausível, mas incorreta para responder o item.
( ) Explicitação clara da tarefa a ser realizada.
A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é: Escolha uma:
a. 2, 3, 4, 5, 1. b. 5, 4, 3,
1, 2. c.
5, 3, 4, 2, 1. d.5, 1, 3, 2, 4.
Considerando-se que os resultados obtidos pelos estudantes nas
avaliações em larga escala podem ser agrupados em Padrões de Desempenho,
afirma-se que esses padrões proporcionam:
I – uma interpretação pedagógica das
habilidades desenvolvidas pelos estudantes.
II – uma análise dos aspectos cognitivos
que demarcam os percentuais de estudantes situados nos diferentes níveis de
desempenho.
III – uma aferição do grau de
conhecimento do professor, correlacionando suas dificuldades àquelas
apresentadas pelos estudantes.
IV – uma identificação das diferenças de
aprendizagem entre os estudantes.
São corretas apenas as afirmativas: Escolha uma:
a. I, II e III. b. I, II e IV. c. II e III. d. I e IV.
A Matriz de Referência é indispensável para as avaliações externas,
porque
I – relaciona todas as competências e habilidades que serão avaliadas em
cada área do conhecimento e etapa escolar.
II – aborda todos os objetivos de aprendizagem definidos pela rede de
ensino e unidade escolar para compor o currículo.
III – apresenta as habilidades por meio de descritores que definem as
tarefas a serem solicitadas nos itens dos testes.
IV – estabelece um padrão de qualidade ao definir quais competências e
habilidades são fundamentais para cada disciplina e etapa escolar.
Estão corretas as afirmativas: Escolha uma:
a. II, III e IV, apenas. b. I, III e IV, apenas c. I e II, apenas. d. I,
II, III e IV.
Em relação ao conceito de competência, conforme adotado pelo SAEB
(Sistema de Avaliação da Educação Básica), são feitas as seguintes afirmativas:
I – o conceito de competência tem o mesmo significado do conceito de
habilidade, sendo utilizados indistintamente.
II – competência envolve a mobilização organizada de conhecimentos,
habilidades e atitudes para a realização de tarefas complexas.
III – competência é a capacidade que um indivíduo possui de fazer algo
pontualmente, a partir de uma situação-problema.
IV – o conceito de competência, assim como o de habilidade, são
utilizados para a elaboração dos itens das avaliações em larga escala.
Estão corretas apenas as afirmativas: Escolha uma:
a II e IV. b. III e IV. c. I e II. d. I e III
Relacionando e
aprendendo :
(
1 ) Agrupa as habilidades passíveis de avalição
em um teste de proficiência
(
2 ) Representa uma subdivisão de
acordo com o conteúdo ,competências de área e habilidades .
(
3 ) Descreve cada uma das
habilidades da Matriz
(
4 ) Avalia apenas uma única habilidade
( 3 ) Descritor (
4 ) Item ( 2 ) Tema Tópico ( 1 )
Matriz
O QUE SÃO PADRÕES DE DESEMPENHO?
O QUE SÃO PADRÕES DE DESEMPENHO?
Os
índices de proficiência, resultados obtidos pelos estudantes nos testes das
avaliações em larga escala, podem ser agrupados em Padrões de Desempenho. Esses
Padrões de Desempenho permitem uma interpretação pedagógica das habilidades
desenvolvidas pelos estudantes, possibilitando localizá-los em Níveis de Desempenho.
POR
QUE AGRUPAR A PROFICIÊNCIA EM PADRÕES DE DESEMPENHO?
A distribuição
dos estudantes pelos Padrões de Desempenho permite analisar os aspectos
cognitivos que demarcam os percentuais de estudantes situados nos diferentes
níveis de desempenho.
Desta forma, é
possível traçar a diferença de aprendizagem entre os estudantes, ressaltando a
distância existente entre aqueles que apresentam um maior grau de desenvolvimento
e aqueles que apresentam menores graus de desenvolvimento nas habilidades
avaliadas. Essa possibilidade cria as condições para o estabelecimento de ações
e políticas educacionais mais específicas, destinadas à promoção da equidade
escolar.
ELEMENTAR
I
Os
estudantes que se encontram neste Padrão de Desempenho demonstram um
desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua
etapa de escolaridade, de acordo com a Matriz de Referência.
Nos
testes de proficiência, tendem a acertar apenas aqueles itens que avaliam as
habilidades consideradas basilares, respondidos corretamente pela maior parte
dos estudantes e, portanto, com maior probabilidade de acertos.
A localização neste padrão indica carência de
aprendizagem em relação ao que é previsto pela Matriz de Referência e aponta, à
equipe pedagógica, para a necessidade de planejar um processo de recuperação
desses estudantes, para que possam avançar para os padrões seguintes
ELEMENTAR
II
Neste Padrão de
Desempenho, os estudantes ainda não demonstram o desenvolvimento considerado
apropriado das habilidades básicas, avaliadas pela Matriz de Referência, para a
etapa de escolaridade em que se encontram. Contudo, respondem itens com menor
percentual de acerto e que avaliam habilidades mais complexas, quando
comparados com o verificado no padrão anterior.
A equipe
pedagógica deve elaborar um planejamento com caráter de reforço para os
estudantes que se encontram neste padrão, de modo a consolidar aquilo que eles
já aprenderam, sistematizando esse conhecimento e dando suporte para uma
aprendizagem mais ampla e densa.
BÁSICO
As
habilidades básicas e essenciais para a etapa de escolaridade avaliada, de
acordo com a Matriz de Referência, são demonstradas pelos estudantes que se
encontram neste Padrão de Desempenho. Esses estudantes demonstram atender às
condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização, ao
responder aos itens que exigem maior domínio quantitativo e qualitativo de
competências, em consonância com o seu período escolar. É preciso estimular
atividades de aprofundamento com esses estudantes, para que possam avançar
ainda mais em seus conhecimentos
DESEJÁVEL
Quando
o estudante demonstra, nos testes de proficiência, ir além do que é considerado
básico para a sua etapa escolar, como ocorre com os estudantes que se encontram
neste Padrão de Desempenho, é necessário proporcionar desafios a esse público,
para manter seu interesse pelo estudo e auxiliá-lo a aprimorar cada vez mais
seus conhecimentos.
Esses
estudantes costumam responder corretamente, com base na Matriz de Referência, a
um maior quantitativo de itens, englobando aqueles que avaliam as habilidades
consideradas mais complexas e, portanto, com menor percentual de acertos, o que
sugere a consolidação do processo de aprendizagem para aquela etapa de
escolaridade.
Os
Padrões de Desempenho e os estudantes Independentemente do Padrão de Desempenho
em que os estudantes se encontram, é importante considerar que o desenvolvimento
cognitivo é contínuo, permitindo aprendizagens constantes, conforme os
estímulos recebidos.
Ou
seja, um estudante que se encontra em padrões de desempenho mais baixos irá
avançar em seu processo de aprendizagem, desde que seja estimulado e desafiado
adequadamente. O mesmo acontece para aqueles que já se encontram em níveis mais
avançados de aprendizagem: podem e devem avançar cada vez mais, desde que
recebam o estímulo adequado. ( Fonte : CAED / SAEPE )
Matriz de Referência
Matriz
de Referência
A
Matriz de Referência é formada por um conjunto de descritores, que estão
relacionados a diferentes competências. Os descritores especificam as
habilidades que são esperadas dos estudantes em diferentes etapas de
escolarização.
Essas
habilidades que compõem a Matriz de Referência são estabelecidas a partir das
Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como das Propostas Curriculares
da rede de ensino avaliada (estado ou município). Mas o que difere a escolha
dessas habilidades daquelas que o professor avalia em sala de aula? Há um
detalhe importantíssimo: dentro da sala de aula, o professor tem a liberdade de
utilizar diferentes técnicas para avaliar seus estudantes.
No
caso da avaliação em larga escala, é preciso assegurar que essas habilidades
possam ser avaliadas em testes padronizados de desempenho. A Matriz apresenta um
conjunto de tópicos ou temas que agrupam conteúdos, competências e habilidades
da mesma natureza.
Por
exemplo: Na Matriz de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental,
encontramos o tópico ou tema Práticas de Leitura. Nele, estão agrupados os
descritores das habilidades relacionadas a procedimentos de leitura, tais como
localizar informações explícitas, inferir informações, identificar o tema de um
texto, entre outras.
Cada
tópico ou tema agrupa um conjunto de descritores. Como o próprio nome indica,
os descritores descrevem as habilidades que serão avaliadas. Por exemplo: Na
Matriz de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental, encontramos o tópico ou
tema Números e Operações/Álgebra e Funções. Nele, estão agrupados os
descritores das habilidades relacionadas a localizar números em reta numérica,
resolver problemas com números e frações, porcentagem, equações, entre outras.
Observe
o exemplo de um item com todos os seus componentes:
Item é
o nome dado para as questões que compõem a avaliação em larga escala, com uma
diferença das propostas em sala de aula, pois o item avalia apenas uma
habilidade, aborda uma única dimensão do conhecimento.
Os itens são
elaborados para obter do aluno uma única resposta a cerca da habilidade
avaliada. A partir da análise das respostas dos alunos aos itens, pode-se
calcular sua proficiência para aquela habilidade.
O item
é constituído por enunciado, suporte, comando e alternativas de respostas, que
podem ser distratores ou o gabarito.
O enunciado é
responsável por impulsionar os estudantes a solucionar os problemas
apresentados.
O suporte equivale
a uma imagem, um gráfico, uma tabela, um texto ou outro recurso que apresente
uma situação-problema ou um questionamento com informações necessárias à
resolução do item.
O comando corresponde
à orientação dada ao estudante para a resolução do item. Esse deve ser preciso
e estar nitidamente atrelado à habilidade que se pretende avaliar, explicando
com clareza a tarefa a ser executada.
As
alternativas de resposta são apresentadas numa lista de quatro ou
cinco opções, sendo apenas uma correta – o gabarito.
São
denominadas distratores as alternativas de resposta que não estão
corretas, mas que devem ser plausíveis, referindo-se a raciocínios possíveis
dos estudantes.
Assim,
o distrator pode revelar uma competência que não foi adquirida pelo estudante e
mostrar o caminho que o professor deve seguir para sanar essa dificuldade.
5 Critérios Para Uma Formação Eficaz De Gestores
5
Critérios Para Uma Formação Eficaz De Gestores
1 Competências de resultado
Abrangem
processos e práticas de gestão voltados para assegurar a melhoria dos
resultados de desempenho da escola, tais como:
- Definir junto com todos os segmentos que atuam na escola os padrões de desempenho de qualidade
e cuidar para que sejam atingidos.
- Analisar comparativamente os indicadores dos últimos anos, identificando os avanços e os pontos em que é necessária maior concentração de esforços.
- Promover e orientar a aplicação sistemática de mecanismos de acompanhamento da aprendizagem de modo a identificar as áreas que exigem atenção.
- Comparar os indicadores de rendimento da escola com as referências no âmbito nacional (como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a Prova Brasil), estadual e local e prever avanços.
- Promover na escola o compromisso de prestação de contas aos pais e à comunidade sobre os resultados de aprendizagem.
- Definir junto com todos os segmentos que atuam na escola os padrões de desempenho de qualidade
e cuidar para que sejam atingidos.
- Analisar comparativamente os indicadores dos últimos anos, identificando os avanços e os pontos em que é necessária maior concentração de esforços.
- Promover e orientar a aplicação sistemática de mecanismos de acompanhamento da aprendizagem de modo a identificar as áreas que exigem atenção.
- Comparar os indicadores de rendimento da escola com as referências no âmbito nacional (como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a Prova Brasil), estadual e local e prever avanços.
- Promover na escola o compromisso de prestação de contas aos pais e à comunidade sobre os resultados de aprendizagem.
O que a Secretaria de Educação pode fazer
- Divulgar os índices de desempenho
da escola.
- Ajudar a equipe gestora na análise dos dados.
- Orientar na elaboração de uma agenda de trabalho para a escola com foco na melhoria dos resultados e no uso dos indicadores.
- Ajudar a equipe gestora na análise dos dados.
- Orientar na elaboração de uma agenda de trabalho para a escola com foco na melhoria dos resultados e no uso dos indicadores.
2 Competências de planejamento
São
as habilidades necessárias para elaborar um diagnóstico da situação real da
escola e planejar ações que possibilitem o alcance dos resultados:
- Conhecer o contexto social e cultural do país, do estado, do município e da comunidade.
- Ajudar na compreensão da importância das avaliações externas.
- Definir metas, estratégias e ações, mediante a articulação de todos os recursos disponíveis.
- Elaborar planos de ação orientados para atingir os resultados educacionais pretendidos.
- Analisar os resultados da escola considerando as diferentes variáveis para implementar os planos de ação.
- Utilizar os resultados das avaliações externas para repensar as condições de ensino previstas no projeto político-pedagógico (PPP).
- Conhecer o contexto social e cultural do país, do estado, do município e da comunidade.
- Ajudar na compreensão da importância das avaliações externas.
- Definir metas, estratégias e ações, mediante a articulação de todos os recursos disponíveis.
- Elaborar planos de ação orientados para atingir os resultados educacionais pretendidos.
- Analisar os resultados da escola considerando as diferentes variáveis para implementar os planos de ação.
- Utilizar os resultados das avaliações externas para repensar as condições de ensino previstas no projeto político-pedagógico (PPP).
O que a Secretaria de Educação pode fazer
-
Ampliar os conhecimentos dos gestores sobre as políticas públicas.
- Ajudar na compreensão da importância da ficha de matrícula como um instrumento para conhecer a comunidade.
- Ajudar na compreensão da importância da ficha de matrícula como um instrumento para conhecer a comunidade.
- Promover discussões sobre o contexto social e cultural no entorno.
- Orientar na definição de prioridades e no estabelecimento de metas a curto, médio e longo prazos.
3 Competências de liderança
Envolvem
capacidades de liderar as equipes para o trabalho conjunto e estimular o
desenvolvimento profissional e a responsabilidade de todos pelos resultados da
escola. Para alcançar esses objetivos, é preciso saber:
-
Comunicar-se eficazmente com a comunidade interna e externa.
- Planejar ações e envolver as pessoas na sua realização.
- Negociar, promover mediações e resolver conflitos.
- Manter as expectativas elevadas e ter uma orientação proativa.
- Promover o desenvolvimento de lideranças em seus grupos.
- Estabelecer redes de relacionamento e intercâmbio profissional e institucional.
- Lidar com a diversidade de professores, funcionários, alunos, pais e comunidade.
- Conviver com as resistências a mudanças.
- Planejar ações e envolver as pessoas na sua realização.
- Negociar, promover mediações e resolver conflitos.
- Manter as expectativas elevadas e ter uma orientação proativa.
- Promover o desenvolvimento de lideranças em seus grupos.
- Estabelecer redes de relacionamento e intercâmbio profissional e institucional.
- Lidar com a diversidade de professores, funcionários, alunos, pais e comunidade.
- Conviver com as resistências a mudanças.
O que a Secretaria de Educação
pode fazer
-
Oferecer formação em gestão de equipe.
- Criar momentos de troca de experiências entre os gestores com foco no relacionamento pessoal dentro da escola.
- Disponibilizar condições para a aproximação da escola e da comunidade com apoio para a realização de eventos.
- Orientar o desenvolvimento de visão estratégica e de conjunto no encaminhamento das problemáticas escolares.
- Criar momentos de troca de experiências entre os gestores com foco no relacionamento pessoal dentro da escola.
- Disponibilizar condições para a aproximação da escola e da comunidade com apoio para a realização de eventos.
- Orientar o desenvolvimento de visão estratégica e de conjunto no encaminhamento das problemáticas escolares.
4 Competências pedagógicas
São
as habilidades para acompanhar os processos de ensino e aprendizagem a fim de
estabelecer metas e estratégias e implementar propostas educacionais que
assegurem o sucesso escolar dos alunos:
- Assegurar o espaço de formação no contexto de trabalho.
- Promover a elaboração e a atualização do PPP.
- Estimular e orientar a promoção da aprendizagem profissional do grupo, pela reflexão, com base em sua atuação.
- Observar objetivamente o desempenho, dar feedback e identificar a necessidade de melhorias educacionais.
- Estar atento a tudo que diz respeito às condições dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos.
- Identificar as limitações e as dificuldades de seus profissionais e buscar ajuda para que possam atuar de forma eficaz.
- Assegurar o espaço de formação no contexto de trabalho.
- Promover a elaboração e a atualização do PPP.
- Estimular e orientar a promoção da aprendizagem profissional do grupo, pela reflexão, com base em sua atuação.
- Observar objetivamente o desempenho, dar feedback e identificar a necessidade de melhorias educacionais.
- Estar atento a tudo que diz respeito às condições dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos.
- Identificar as limitações e as dificuldades de seus profissionais e buscar ajuda para que possam atuar de forma eficaz.
O que a Secretaria de Educação pode fazer
- Abrir espaço para
que os diretores possam expor suas ações e seus desafios.
- Aprofundar os conhecimentos do diretor sobre a gestão escolar para compreender a importância de garantir as condições de ensino e de como o aluno aprende.
- Estabelecer objetivos com relação às reuniões de pais para compartilhar os projetos da escola.
- Ajudar a definir as prioridades e o estabelecimento de metas a curto, médio e longo prazos.
- Aprofundar os conhecimentos do diretor sobre a gestão escolar para compreender a importância de garantir as condições de ensino e de como o aluno aprende.
- Estabelecer objetivos com relação às reuniões de pais para compartilhar os projetos da escola.
- Ajudar a definir as prioridades e o estabelecimento de metas a curto, médio e longo prazos.
5 Competências administrativas
Asseguram
a realização de uma administração eficiente, desde a aplicação de recursos
financeiros até o funcionamento adequado das instalações, de modo a tornar o
ambiente de aprendizagem seguro e eficaz. São necessários conhecimentos
para:
- Manejar e controlar o orçamento, os recursos financeiros, os materiais e o patrimônio escolar.
- Analisar, interpretar e descrever os dados educacionais que favoreçam a tomada de decisões.
- Usar tecnologias na melhoria de processos de gestão.
- Integrar políticas educacionais nacionais, estaduais e locais nos planos educacionais da escola.
- Realizar reuniões regulares com a equipe para analisar o andamento do trabalho da unidade escolar.
para:
- Manejar e controlar o orçamento, os recursos financeiros, os materiais e o patrimônio escolar.
- Analisar, interpretar e descrever os dados educacionais que favoreçam a tomada de decisões.
- Usar tecnologias na melhoria de processos de gestão.
- Integrar políticas educacionais nacionais, estaduais e locais nos planos educacionais da escola.
- Realizar reuniões regulares com a equipe para analisar o andamento do trabalho da unidade escolar.
O que a Secretaria de Educação pode fazer
-
Ampliar o conhecimento dos diretores sobre legislação, uso de recursos e
prestação de contas.
- Acompanhar a implementação de políticas públicas.
- Apoiar e incrementar o desenvolvimento do PPP.
- Contribuir com a formação das equipes gestoras.
Fontes consultadas: Heloísa
Lück, do Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado (Cedhap) em Curitiba, PR,
Maura Barbosa, consultora da revista NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR, SP, Gisela
Wajskop e Maria Cristina Nogueira Bareli, do Instituto Singularidades, em São
Paulo, SP, e Rosa Hashimoto, consultora em Educação, em Salvador, BA.
- Acompanhar a implementação de políticas públicas.
- Apoiar e incrementar o desenvolvimento do PPP.
- Contribuir com a formação das equipes gestoras.
sexta-feira, 1 de julho de 2016
Projeto Meio Ambiente :Preservando Para Vida
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
Meio Ambiente:
Preservando Para
a vida
Secretária de Educação :
Maria Eterilda de Amorim
Borba Assis
Diretora de Ensino :Valdinere Alves dos Santos
Cortês -2016
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
MEIO AMBIENTE : PRESERVANDO PARA A VIDA
Elaboração do Projeto : Valdinere Alves
Escolas
|
Gestores
|
Coordenadores
|
Andrea Aguiar C.Leão
|
Jaelsom José
|
Rosemere ,Cibele e Marcos
|
Senador Antônio Farias
|
Gilda Lima
|
Lígia Pereira
|
Padre Antônio Borges
|
Sueli Borba
|
Gerlane Maria
|
Mário Domingues
|
Sueli Borba
|
Emanuela Cândido
|
Santa Teresinha
|
Rosenilda Souza
|
Evanice Paixão
|
Francisca Rocha
|
Dulce Jaidê
|
Adirlene Rocha
|
Carlos de Lima
|
Valdênia Cláudia
|
Maria Auxicleide
|
Creche Sonho de Criança
|
Maria Lira
|
Elaine Maria
|
Creche São Francisco
|
Ione Barbosa
|
Érica Carla
|
Escolas Campesinas
|
Jovenita Maria
|
Inalda Fabrício
|
Escola Santo Antônio
|
Márcia Belarmino
|
Maria Madeleine
|
Apoio Geral :
Secretária de
Educação: Maria Eterilda de Amorim Borba
Assis
Diretora De
Ensino : Valdinere Alves dos Santos
Diretores
,coordenadores, professores e alunos
Equipe de Coordenadores da Secretaria :
Educação Infantil: Regina Célia
Alfabetizar Com Sucesso: Diana Carla
Educação de Jovens e Adultos : Vilma Gomes
Escola da
Terra : Inalda Fabricio
MEIO AMBIENTE :
PRESERVANDO PARA A VIDA
Justificativa:
Todos os seres da natureza dependem do
meio ambiente para viver. Logo os bens da Terra são patrimônio de toda a
humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições
básicas da vida em sociedade e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem
desses bens. O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem
de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais
imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da
vida escolar dos alunos. (PCN’s, 2001).
Objetivo geral :
Sensibilizar
os alunos para serem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na
realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de
cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente
através da reutilização, reciclagem e redução do lixo.
Objetivos Específicos :
·
Refletir criticamente sobre o
significado e a atuação do ser humano sobre o planeta na formação da cidadania;
·
Utilizar a linguagem escrita como
instrumento de aprendizagem;
·
Utilizar a leitura como meio de
transformação;
·
Utilizar a arte como elemento
sensibilizador;
·
Estabelecer a diferença entre separar,
reciclar e reutilizar.
·
Reconhecer a importância de materiais
recicláveis.
·
Conscientizar a população sobre a
contribuição de cada um na prevenção do Dengue.
·
Reconhecer como os hábitos de higiene
ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças.
·
Trabalhar junto à comunidade escolar
esclarecendo sobre o vetor e a doença que vem causando muitas mortes.Realizar a caminhada pelo Meio Ambiente,
onde cada aluno anda pelas ruas do distribuindo uma mensagem de conscientização
para as pessoas colaborarem com a preservação da natureza.
METODOLOGIA :
Trabalharemos
com atividades que venham possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e do
senso crítico dos alunos de modo que haja uma mudança de atitude. A
sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele
com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do
aspecto lúdico e criativo das atividades e procedimentos utilizados para
envolver completamente o aluno, ou seja, abarcar tanto o seu lado racional como
o emocional – o que deve ser considerado em um plano de ação.
A
ATUAÇÃO DE CADA SEGMENTO DA ESCOLA NO PROJETO MEIO AMBIENTE.
EDUCAÇÃO
INFANTIL : Construirá com as crianças as primeiras visões em
relação ao ambiente colocando-as em contato com a temática, discutindo e
produzindo materiais de conscientização e evidenciarão de nossa preocupação e
ações em relação à questão ambiental.
ENSINO
FUNDAMENTAL ( 1º ANO AO 5º ANO ) : Ampliará e discutirá
com as crianças a questão ambiental partindo de vivências concretas e atitudes
prática diante da temática. Produzirá materiais de sensibilização e informação
para todos. As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em
sentido amplo construindo uma visão da relação do homem com a natureza e seu
entorno. E enfocarão em elementos que compõem a questão ambiental, para a
realização do trabalho. EX: A água em nosso planeta, a fauna e sua extinção; O
efeito estufa; O lixo que produzimos etc... Assim, juntamente com os alunos
escolherão um tema e o desenvolverá tendo como eixo o entorno imediato (nossa
comunidade) e o entorno mais distante (o planeta).E produzirão materiais para
exposição.
ORGANIZAÇÃO
E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO
: Nossa exposição terá como intuito montar um painel da questão
ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos atingir. Dessa forma,
o ensino fundamental ficará a cargo do levantamento da realidade ambiental em
suas vivências e experiências, montando um painel amplo do meio ambiente como
ele está. Trabalhará com o ideal de planeta que queremos. ( Cenário construído
com sucata).As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em
sentido amplo, mas fixarão na questão do ambiente ideal (a relação harmoniosa
entre homem – ambiente ). O ideal que
queremos. E a partir de sucata montarão cartazes, painéis que resumam e
deem uma visão geral do trabalho realizado.
RESULTADOS ESPERADOS
Esperamos atingir nossos objetivos
propostos, assim como construir com nossos alunos a consciência cidadã de
preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos
transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro. Para ser
considerado eficaz, é necessário que o projeto tenha sequência no espaço
escolar e seja constante a conscientização da criança desde o inicio da vida
escolar para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de
vida.
E ainda, se o educando aprender a perceber que na escola tem-se a
oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, desenvolver a
comunicação aprendendo a importância de certos valores, como solidariedade,
companheirismo e respeito pelos semelhantes e pelo Meio Ambiente, que serão
importante e fundamental por toda a sua vida.
A
avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da
observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas
propostas, através de produções individuais e em grupo, relatório sobre as
atividades, auto avaliação e questionamentos orais sobre o que entenderam durante
a realização do projeto.
CRONOGRAMA DE AÇÃO : Mês de Junho a julho
CULMINÂNCIA
: _________________________
LOCAL
DE APRESENTAÇÃO :__________________
PÚBLICO-ALVO
:
![*](file:///C:/Users/PEDAGO~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.gif)
![*](file:///C:/Users/PEDAGO~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.gif)
CONTEÚDOS A SEREM EXPLORADOS DENTRO
DO PROJETO :
Todos os professores trabalharão a questão ambiental
em sua totalidade, dialogando com todas as áreas de conhecimento, mas dará
ênfase a produção de materiais utilizando seus conteúdos específicos:
LÍNGUA
PORTUGUESA :
Na
disciplina de Língua Portuguesa deverá ser priorizada a leitura, interpretação
e produção de textos dentro deste tema (meio ambiente, lixo, reciclagem) nos
diferentes gêneros textuais,
·
Histórias em quadrinhos
·
Charges
·
Paródias
·
Textos musicais
·
Poemas Ecológicos
A
partir das charges ou contos mostrando Chapeuzinho Vermelho em meio a uma
floresta devastada, produzir charges a partir de histórias/ contos infantis
ilustrando as consequências da devastação da natureza pelo homem; Confecção de
Folder de propaganda de entidades que protegem o Meio Ambiente. Pesquisa na
internet para elencar algumas entidades, coletar informações e imagens sobre
elas, conhecer o que é um Folder e confeccionar um a partir da pesquisa
Lixo na Idade Média e os Contos de Fadas: trabalho integrando Língua Portuguesa e História, onde os alunos estudam como eram os castelos e aldeias na Idade Média na realidade (lixo falta de higiene pessoal, pestes, etc) e a imagem da época que é passada pelos contos de fadas (brilho, glamour, beleza, etc). Criação de contos de fadas que retratem a realidade da Idade Média
Lixo na Idade Média e os Contos de Fadas: trabalho integrando Língua Portuguesa e História, onde os alunos estudam como eram os castelos e aldeias na Idade Média na realidade (lixo falta de higiene pessoal, pestes, etc) e a imagem da época que é passada pelos contos de fadas (brilho, glamour, beleza, etc). Criação de contos de fadas que retratem a realidade da Idade Média
EDUCAÇÃO FÍSICA :
Gincana
de combate ao lixo, na qual vence a equipe que juntar maior quantidade de lixo
e souber acondicionar e reciclar devidamente;
MATEMÁTICA :
·
Gráficos;
·
Porcentagem;
·
Leitura e interpretação de problemas envolvendo
as quatro operações;
·
Estatística.
CIÊNCIAS :
·
O homem e o meio ambiente,
·
Poluição,
·
Extinção de espécies,
·
Cadeia alimentar,
·
Desequilíbrio ecológico,
·
Assoreamento dos rios,
·
Ecologia.
·
Dengue
HISTÓRIA :
Trabalhar
o capítulo VI da Constituição Brasileira sobre o Meio Ambiente fazendo
comparações com reportagens de jornais ou revistas sobre a situação atual do
meio ambiente.
Pesquisar
e debater a relação entre o aumento da população das cidades com o aumento e o
acúmulo de lixo existente; Confeccionar cartazes com fotos e recortes que
mostrem como eram as cidades antes e como estão hoje, montando uma linha de
tempo desta evolução; montar uma maquete da escola com materiais de sucata
(reaproveitamento do lixo).
ÉTICA E CIDADANIA :
·
Campanha educativa "Lugar
de lixo é no lixo"
·
Poluição visual
·
Como a prefeitura e a população
têm cuidado deste assunto
ARTES
·
Oficina de reutilização em que os alunos
poderão criar com garrafas pet, caixas, etc.
·
Desenhos variados sobre o tema
Reciclagem.
·
Oficina
de sucata reaproveitamento de materiais e reciclagem de papel, para confecção
de obras de arte.
·
Reaproveitamento do lixo com a confecção
de jogos e brinquedos com recipientes e embalagens de sucata como: peteca com
jornal picado;
·
Jogo de boliche com garrafas pets cheias de papel colorido e a bolinha com jornal e sacolas
plásticas;
·
Confeccionar um painel com embalagens e
sucatas que causam danos à natureza.
GEOGRAFIA :
Analisar
a poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios e nas ruas;
Verificar se nas ruas da escola, da casa de cada aluno, possui lixeiras adequadas à coleta seletiva. Observar o mapa do município e marcar os locais que tem lixeiras adequadas e se estiver faltando, apresentar o mapa para as autoridades e solicitar providencias necessárias.
Verificar se nas ruas da escola, da casa de cada aluno, possui lixeiras adequadas à coleta seletiva. Observar o mapa do município e marcar os locais que tem lixeiras adequadas e se estiver faltando, apresentar o mapa para as autoridades e solicitar providencias necessárias.
·
O problema do lixo no mundo.
·
Passos básicos para reciclar
·
Percurso dos recicláveis.
·
O que reciclar
INGLÊS :
Canção
“Reduce, Reuse e Recycle” As atividades mencionadas acima têm por finalidade
desenvolver nos alunos uma sensibilização sobre as questões ambientais e
principalmente sobre o lixo e as formas de Reciclagem, Reutilização e Redução.
ESTRATÉGIAS
: 6º ao 9º ano
Sensibilizar
os alunos, as famílias e a comunidade para os perigos da dengue e
a importância de sua prevenção; Identificar os aspectos do mosquito da
Dengue; Alertando as crianças sobre os principais sintomas da Dengue;
Reconhecer
como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças. Ter
cuidado com o armazenamento do lixo. Aprender a selecionar o armazenamento do
lixo: material reutilizável e lixo orgânico.
Pesquisar
o tempo que as embalagens demoram para se decompor no solo e o prejuízo que
podem causar aos seres humanos e à natureza; Aprender maneiras de acondicionar
corretamente o lixo de suas residências e na escola;
Saber
separar os lixos orgânicos e lixos secos, numa coleta seletiva, na escola,
apresentando que cada cor de lata recebe um tipo de lixo. Assistir a vídeos
sobre a preservação da natureza e realizar um comentário conclusivo.
Pesquisar e discutir a ação do homem como único animal
racional que altera, destrói e polui o planeta. Transforma para seu benefício
sem se preocupar com as outras espécies ou com os impactos que podem acontecer
em relação ao clima, ar, solo e água. Discutir a questão da produção exagerada
de lixo, e o seu impacto sobre o planeta, assim como maneiras adequadas de
manejo (coleta seletiva, reciclagem).
·
Localizar
Cortês dentre deste processo: Como
Cortês sendo uma pequena cidade no planeta trata seu lixo?
·
Como o poder público trabalha com isso? O que é lixo na
verdade? Os perigos dos lixos acumulados .Campanha da higiene do meio
escolar ; Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e
profilaxia)
·
A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo .Os alunos desenvolverão
atividades variadas sobre o livro paradidático “O saci e a reciclagem do lixo”
de Samuel Murgel Branco.
·
Atividades em grupo sobre doenças que
podem ser causadas pelo acúmulo de lixo. Para desenvolverem este item, os
alunos necessitarão fazer, antecipadamente, uma pesquisa sobre o assunto;
Confecção de trabalhos com materiais recicláveis; Passeio ecológico com
observação da realidade ambiental.
·
Leituras diferenciadas: textos,
notícias, poemas, paródias letras de músicas como: Planeta azul ( Chitãozinho e Xororó) e “Planeta Água” (Guilherme Arantes); Amazônia ( Roberto Carlos )
·
Leitura
do poema “Paraíso” de José Paulo Paes. Dividir a classe em
quatro grupos para discutirem cada um dos itens: o que você faria: Se a rua
fosse sua, Se a mata fosse sua, Se o rio fosse seu;
·
Procurar em jornais notícias que mostrem
problemas ambientais e desenvolver uma atividade de reflexão com a classe.
·
Elaborar cartazes para serem expostos
nas dependências da escola; Produção de textos sobre o tema: Reciclagem. Gramática e ortografia inserida
nos textos
·
Discutir e apresentar as diferentes partes do
lixo produzido na cidade através de questionamentos como, O que tem no seu lixo
em casa? O que a sua família joga no lixo depois do almoço, jantar e do lanche?
E a faxineira da escola, o que ela joga no lixo após a faxina, vamos descobrir?
·
Trabalhar utilizando embalagens de
alimentos trazidos pelos alunos e que deveriam estar no lixo, distinguindo as
letras iniciais, as vogais e as consoantes, separando sílabas, etc.
Ano
Título - Água: Ontem, abundância; hoje, escassa; amanhã, talvez.
Todo
dia é dia de índio. Uso de slides e vídeos informativos; Leitura e
interpretação de textos, mapas e imagens; Representação das situações apontadas
por meio de desenhos, mosaicos de figuras, cartazes ilustrativos; Elaboração de
maquetes, destacando a vida dos povos indígenas ontem e hoje. Exposição oral
das maquetes; paródias; produção de poemas;
Título: Água é vida. Os 5Rs,
·
Aula expositiva dialogada com uso de
slides
·
Criação de slogans de conscientização e
preservação da água;
·
Produção de folders, destacando a fauna
e a flora brasileira;
·
Criação de mural de conscientização
sobre os 5Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reparar e Repensar.
Título - Água: conscientizar para
economizar
Consumista,
eu?
·
Sensibilização dos alunos quanto a
importância da água para o Planeta Terra;
·
Confecção de cartazes com dicas de
economia;
·
Vídeos sobre consumo e consumismo;
·
Leitura e interpretação de textos
fazendo comparações;
·
Elaboração de esquemas,
Título: Salvar o Ambiente Depende
de Nós
A
sociedade de consumo e sua influência no meio natural.
-
Leitura de textos e debate;
-
Elaboração de cartazes com imagens e legenda retratando o meio ambiente bem
cuidado;
-
Problematização: Será que consumismo o necessário ou compramos mais do
precisamos?
-
Elaboração de cartazes e montagem de mural
ESTRATÉGIAS : 1º ao 5º ano
·
Utilizando, garrafa pet, tampinhas e
embalagens vazias, o professor pode trabalhar:
·
Agrupamentos de embalagens, por tamanho,
cores, formatos, etc.
·
Estudo das formas geométricas com
materiais reciclados.
·
Gráfico feito com os alunos sobre o
tempo que a natureza leva para absorver os detritos.
·
Análise de dados,
baseados nas pesquisas entrevistas e materiais coletados.
·
Resolução de problemas
(achar saídas) ,montar jogos, trilhas ,etc...
·
Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico,
amarelo-metais)
·
Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na
verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser
transformados em adubo (LIXO
ORGÂNICO)
·
Classificação dos materiais recicláveis
·
Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados
da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças.
·
Quanto e quais dias da semana acontece a coleta de lixo na rua em
que o aluno reside e da escola
-
1º ano (alfabetização) – texto imagético (desenhos);
- 2º ano – texto imagético (desenhos) e produção de frases;
- 3º e 4º anos texto imagético (desenhos) e produção de pequenos textos;
- 5º ano produção de poemas; paródias;
- 2º ano – texto imagético (desenhos) e produção de frases;
- 3º e 4º anos texto imagético (desenhos) e produção de pequenos textos;
- 5º ano produção de poemas; paródias;
SUGESTÕES
DE MÚSICAS QUE RETRATAM O MEIO AMBIENTE :
SELEÇÃO DE MÚSICAS FONTE: 4 SHARED
01
|
Amazônia (Roberto Carlos)
|
02
|
Amigo Planeta (Balão Mágico)
|
03
|
Planeta Azul(Chitãozinho e Xororó)
|
04
|
É preciso saber viver (Roberto Carlos)
|
05
|
Planeta Água (Guilherme Arantes)
|
06
|
Planeta Água(Vários Artistas)
|
07
|
Queimadas
|
08
|
Rap Planeta Terra ( Rítmo Verdade)
|
09
|
Xote Ecológico ( Luíz Gonzaga
|
10
|
Como pode um ser vivo (Babado Novo)
|
11
|
Por um mundo melhor
|
12
|
O lixo no Lixo (Criança Feliz)
|
13
|
Quem te ensinou preservar (Babado Novo)
|
14
|
Nesta casa não esbanjo ( Babado
Novo)
|
15
|
O lixo que você joga
|
16
|
A Terra é nosso abrigo
|
17
|
O Dia do Meio Ambiente
|
18
|
Asa Branca (Luiz Gonzaga)
|
19
|
É preciso reciclar(Turma da Mônica)
|
20
|
A água é vida (Turma da Mônica)
|
21
|
Água vamos economizar (Turma da Mônica)
|
22
|
Animais(Turma da Mônica)
|
23
|
Seja amigo de uma árvore (Turma da Mônica)
|
24
|
Xuá ,xuá (Turma da Mônica)
|
25
|
Deus salve a América : Zezé de Camargo e Luciano
|
26
|
Planetinha :Padre Zezinho
|
27
|
Herdeiros do futuro : Leandro e
Leonardo
|
28
|
Música Tema Mundial do Meio ambiente
|
29
|
Um mundo melhor : Cristina Mel
|
30
|
Os defensores da Natureza : Xuxa
|
SUGESTÕES DE TEMAS PARA OS STANDS E APRESENTAÇÕES
1. Água ( Falta de Água )
Energia
2.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFnla70ijJAR1LTgKwAyQuAzOOnx8ooOaYDkAfYyqtwFK53gNciNKPtyYdsDEO4n72zNZKM3f3fYLNhqi4Voq5MZZIFP_t6jl6f3DVxD3HSratzmH35NXsk_j8-tBc1nKtqaD_ngzjE8g/s320/mundo.jpg)
3. Aquecimento Global
4. Biodiversidade (perda da biodiversidade )
5. Desmatamento
6. Dengue
7. Ecossistema
8. Higiene
9. Lixo (Tipos de lixo)
10. Poluição ( Tipos de poluição )
11. Queimadas
12. Reciclagem
13. Solo ( Contaminação do Solo )
14. Lixo eletrônico;
15. Epidemias
16. Invasões Biológicas
17. Reciclagem
18. Saneamento Básico
19. Alimentação Saudável
RECURSOS UTILIZADOS
ITENS
|
DESCRIÇÃO
|
01
|
Fantasias
|
02
|
Palco
|
03
|
Filmagem
|
04
|
Locutor
|
05
|
Serviços de
som
|
06
|
Painel
|
07
|
Materiais didáticos
|
08
|
Stands
|
09
|
Palco
|
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA :
· Livro paradidático “O saci e a Reciclagem do
Lixo” de Samuel Murgel Branco
·
NOVA ESCOLA, Meio Ambiente:
conhecer para preservar, 2003.
·
(Tom Jobim), Planeta Água
(Guilherme Arantes) Planeta azul (Chitãozinho e Xororó)
·
O DIA-A-DIA DO
PROFESSOR
,vol. 5, ed. FAPI, 2003.
·
Poemas - Paraíso (José
Paulo Paes), Sou natureza e Separe (Berenice Gehlen Adams)
·
Parâmetros Curriculares
Nacionais,
vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
·
Parâmetros
Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde.
Ministério da Educação. Secretaria da
Educação Fundamental. – 3ª edição – Brasília, 2001
·
SELEÇÃO DE
MÚSICAS FONTE: 4SHARED
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E
DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO
SUGESTÕES DE TEMAS PARA APRESENTAÇÕES
TEMAS
PARA STANDS
|
TEMAS
PARA APRESENTAÇÕES
|
ESCOLAS
|
O Lixo e a coleta seletiva
Tipos de lixo
|
Dramatização sobre o lixo e a reciclagem
Os super-limpos enfrentam o Dr. Sujão
|
Escola
Santo Antônio
|
Animais Em Extinção
Fauna
|
Xote Ecológico ( cartazes, máscaras de animais)
|
Creche São Francisco das Chagas
|
Higiene é Saúde
|
Chuveiro, chuveiro ( Patati e Patata )
|
Carlos de Lima Cavalcante
|
Alimentação Saudável
|
Música: Salada de Frutas ( Xuxa
)
|
Creche Sonho de Criança
|
Aquecimento global
|
Dramatização :Teatro "Sob o olhar verde da
coruja"
|
Escola
Senador Antônio Farias
|
Terra ,água ,ar e fogo
|
Dramatização :
Os Quatro Elementos da Natureza ; O Julgamento da Natureza
|
Escola Padre Antônio Borges
|
Dramatização Sobre a Dengue
Herdeiros do futuro : Leandro e Leonardo
|
Escola Andréa Aguiar
|
|
Tipos de
Poluição
|
Música de Chitãozinho e Xororó
( Planeta Azul )
|
Escola Francisca Rocha
|
A Água
|
Música de
Sandy ( Planeta Água )
Dramatização : o Ciclo da Água
|
Escola Santa Teresinha
|
|
Música Tema Mundial do Meio ambiente ou Amazônia
de Roberto Carlos
|
Escola Mário Domingues
|
Meio
Ambiente
|
Paródia é
preciso saber cuidar
Música : Deus salve a América : Zezé de Camargo e Luciano
|
Escolas da Terra
|
|
|
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