As Responsabilidades
do Diretor
Entenda o papel do líder da escola, encarregado de orquestrar a
administração da instituição, o fazer pedagógico e a relação com a comunidade Escola organizada e limpa, equipamentos funcionando, contas em dia,
funcionários em ação, comunidade participativa - e, acima de tudo, alunos
aprendendo. Esse é o cenário ideal para uma instituição de ensino.
Não se chega
a ele sem muito trabalho e sem a presença de um diretor à sua frente. Ele deve
ser um profissional que, na definição clássica do pesquisador Antônio Carlos
Gomes da Costa, conjuga três perfis básicos: Administrador escolar: mantém a
escola dentro das normas do sistema educacional, segue portarias e instruções,
é exigente no cumprimento de prazos; Supervisor pedagógico: valoriza a
qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação
pedagógica e cria oportunidades de capacitação docente;
Líder sócio
comunitário: preocupa-se com a gestão democrática e com a participação da
comunidade, está sempre rodeado de pais, alunos e lideranças do bairro, abre a
escola nos finais de semana e permite trânsito livre em sua sala.
Não é uma
tarefa fácil. O diretor precisa ter conhecimento e sensibilidade para lidar com
os diversos aspectos que interferem no bom funcionamento da escola que dirige:
do domínio das questões financeiras e legais à comunicação com pais, do
relacionamento entre os funcionários à gestão da infraestrutura do local. A
lista abaixo dá uma ideia da complexidade de sua atuação:
As principais funções do diretor
- Cuidar
das finanças da escola; Prestar contas à comunidade; Conhecer a legislação
e as normas da Secretaria de Educação para reivindicar ações junto a esse
órgão;
- Identificar
as necessidades da instituição e buscar soluções junto às comunidades
interna e externa e à Secretaria de Educação; Prezar pelo bom
relacionamento entre os membros da equipe escolar, garantindo um ambiente
agradável;
- Manter
a escola esteja limpa e organizada; Garantir a integridade física da
escola, tanto na manutenção dos ambientes quanto dos objetos e
equipamentos;
- Conduzir
a elaboração do projeto político-pedagógico, o PPP, mobilizando toda a comunidade escolar
nesse trabalho e garantindo que o processo seja democrático até o fim;
- Acompanhar
o cotidiano da sala de aula e o avanço na aprendizagem dos alunos;
- Ser
parceiro do coordenador pedagógico na gestão da aprendizagem dos alunos;
- Incentivar
e apoiar a implantação de projetos e iniciativas inovadoras, provendo o
material e o espaço necessário para seu desenvolvimento; Gerenciar e
articular o trabalho de professores, coordenadores, orientadores e
funcionários;
- Manter
a comunicação com os pais e atendê-los quando necessário.
Todo esse trabalho, no entanto, não pode ser
solitário. O diretor, como líder
da escola, deve envolver sua equipe de professores,
coordenadores, orientadores e funcionários no planejamento e execução das
tarefas. Além de garantir uma gestão transparente e democrática, saber delegar
é fundamental para dar conta do trabalho.
Essa articulação e parceria entre todos os
profissionais deve sempre visar à meta principal de toda e qualquer escola: a
aprendizagem dos alunos. Afinal, é função primordial do gestor prezar pela
qualidade do fazer pedagógico da instituição que dirige, não sendo apenas um
provedor e organizador de recursos.
Fonte : Gestão Escolar
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