ATIVIDADES OLIMPÍADAS
Sequência Didática: Olimpíadas
Tema: Meu Corpo em Movimento
Turma: Infantil I -
integral Professora:
Tempo de Duração: 2º
Semestre
Eixo trabalhado: Movimento
Justificativa:
Desde a
sua origem na Grécia, os jogos Olímpicos são considerados como o maior
espetáculo da terra. Antigamente, era conhecido como um período de paz entre as
lutas, hoje, atletas do mundo inteiro se reúnem em um grande espetáculo que
mistura nações, cores, bandeiras e religiões, é o momento onde o esporte é
valorizado, mostrando a sua força, acima das diferenças e das guerras.
Este
momento deve ser aproveitado ao máximo, para que as crianças possam conhecer
outros povos e diferentes culturas, deixando de lado a competição e ao mesmo
tempo torcendo e incentivando atletas e a prática de esportes.
Os jogos e
o destaque da mídia colaboram para a curiosidade e interesse das crianças sobre
este tema tão rico, colaborando para a formação de uma atmosfera de otimismo e
esperança. Aproveitando a curiosidade das crianças, tem-se um momento único
para colaborar com a formação de ética e valores cidadãos de respeito ao outro
em sua individualidade.
"Não
é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com
adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho,
inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem
ela tampoucoa
OBJETIVO GERAL:
Ao final do trabalho espera-se que os
alunos possam:
Conhecer
este evento esportivo , reconhecendo, valorizando e respeitando as diversas
modalidades de esporte
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Trabalhar para que os alunos possam:
Conhecer e praticar as variadas
modalidades esportivas, através de jogos e brincadeir
Desenvolver o gosto pelo esporte
Reconhecer algumas modalidades esportivas.
Competir lidando com questões de ganhar e perder, posicionando-se em prol de competições saudáveis.
Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes, através de
rodinhas de conversas
Desenvolver o gosto pelo esporte
Reconhecer algumas modalidades esportivas.
Competir lidando com questões de ganhar e perder, posicionando-se em prol de competições saudáveis.
Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes, através de
rodinhas de conversas
CONTEÚDOS PROPOSTOS
Conteúdos Conceituais
|
Conteúdos Procedimentais
|
Conteúdos Procedimentais
|
Conhecer e praticar as variadas
modalidades esportivas, através de jogos e brincadeiras;
Desenvolver o gosto pelo esporte
Reconhecer algumas modalidades esportivas.
|
Competir lidando com questões de ganhar e perder, posicionando-se em
prol de competições saudáveis.
Fazer atividades de movimento de
forma lúdica e prazerosa
|
Valorizar práticas esportivas, suas
conquistas corporais e a dos colegas.
Perceber a importância do esporte
como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes, através de
rodinhas de conversa.
|
Etapas prováveis
Etapa 1 - Atividade desencadeadora
A professora vai levar para a sala de
aula fotografias de diferentes modalidades e de esporte.Os alunos vão expor
seus conhecimentos sobre o assunto. Depois vai mostrar o símbolo das Olímpíadas
vai perguntar se eles conhecem este símbolo e o qual a relação dele com as
fotos apresentadas. Á partir das respostas a professora vai propor aos alunos
uma Mini – Olimpíada.
· Pesquisa
de fotografias de esportistas
· Rodas de
reflexão sobre os esportes abordados
· Compartilhar
as fotos em roda
· Fazer um
álbum esportivo com as crianças
· Confecção
de medalhas
· Competições
através das modalidades estudadas
Modalidades a serem estudadas:
· Atletismo:
corrida/ arremesso/corrida de obstáculos/saltos
· Ginástica artística,
rítmica
· Vela
AVALIAÇÃO
Partindo das idéias de Hoffmann(2001), Hadji(2001), Mendéz(2002), entre outros, a avaliação deve ser contínua global e formativa. Desse modo, os instrumentos avaliativos são – testes de níveis de linguagem, observação da evolução do raciocínio lógico matemático, tarefas e relatório final, referente ao desenvolvimento do grupo.
Partindo das idéias de Hoffmann(2001), Hadji(2001), Mendéz(2002), entre outros, a avaliação deve ser contínua global e formativa. Desse modo, os instrumentos avaliativos são – testes de níveis de linguagem, observação da evolução do raciocínio lógico matemático, tarefas e relatório final, referente ao desenvolvimento do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário