sexta-feira, 29 de agosto de 2014
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
EDUCAÇÃO FÍSICA 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROPOSTA CURRICULAR PARA OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO
FÍSICA
1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ginástica
Introdução aos elementos
ginásticos
Elementos da coordenação
motora básica: correr, saltar, equilibrar, girar, rolar
Elementos da coordenação
motora específica: lateralidade, arremessar, óculo-manual, óculo-pedal,
espaço-temporal
Jogos
1. Jogos simbólicos
2. Jogos cantados
3. Brincadeiras populares
4. Brinquedos alternativos
Atividades rítmicas
1. Brincadeiras cantadas
2. Rodas cantadas
Elementos relacionados à
atividade física
1. Conhecimentos sobre o
corpo: As partes do corpo e os exercícios físicos com suas possibilidades e
limitações.
EDUCAÇÃO FÍSICA : 1ª SÉRIE (2º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ginástica
1. Introdução aos elementos
ginásticos
1.1. Corridas
1.2. Saltos
1.3. Giros
1.4. Rolamentos
1.5. Equilíbrio
Jogos
1. Jogos simbólicos
2. Jogos de construção
3. Brincadeiras populares
4. Brinquedos alternativos
Atividades rítmicas
1. Brincadeiras cantadas
2. Rodas cantadas
Elementos relacionados à
atividade física
1. Conhecimentos sobre o
corpo: As partes do corpo e os exercícios físicos com suas possibilidades e
limitações.
EDUCAÇÃO FÍSICA
2ª SÉRIE (3º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ginástica
1.Ginástica Olímpica
1.1. Solo
1.1.1. Estrela
1.1.2. Parada c/ 2 apoios
1.1.3. Parada c/ 3 apoios
1.2. Utilização dos aparelhos
1.2.1. Plinto
1.2.2. Trampolim
1.2.3. Barra
1.2.4. Trave
Jogos
1. Jogos sensoriais
2. Brincadeiras populares
3. Brinquedos alternativos
Atividades rítmicas
1. Ritmo
2. Música
3. Movimento
- Percussão corporal
-Utilização de materiais (bexigas, sucatas, pandeiros,
lenços, entre outros).
Elementos relacionados à atividade física
1. Sensibilização corporal
1.1. Os sentidos
EDUCAÇÃO FÍSICA
3ª SÉRIE (4º ANO) DO
ENSINO FUNDAMENTAL
Ginástica
1. Ginástica Geral
1.1.Aspectos Introdutórios:
- conceituações- história da Ginástica Geral
- características gerais da GG: movimentos, temas, músicas,
espaços, aparelhos oficiais e materiais alternativos.
1.2. Elaboração de coreografias em grupo
Jogos
1. Jogos de regras 2.
Jogos cooperativos
Atividades rítmicas
1. Elementos da dança:
1.1. Improvisação
1.2. Criatividade
1.3. Jogos rítmicos
1.4. Danças populares
Esporte
Jogos pré-desportivos
Elementos relacionados à atividade física
1. Conhecimentos sobre o corpo: Aspectos relacionados à
saúde, higiene, cidadania e cultura.
PROPOSTA CURRICULAR PARA OS CONTEÚDOS DA
EDUCAÇÃO FÍSICA
4ª SÉRIE (5º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ginástica
1. Elementos básicos da
ginástica rítmica
1.1. Corda
1.2. Bola
1.3. Arco
Jogos
1. Jogos regras
2. Jogos de inclusão
3. Jogos de luta
Atividades rítmicas
1.
Elementos da dança:
1.1.
Danças folclóricas Brasileiras.
1.2. Oficinas de Folclore
Brasileiro
Esporte
1. Atividades de
fundamentação do esporte
Elementos relacionados à
atividade física
1.
Conhecimentos sobre o corpo: benefícios da atividade física
Educação Física
Educação Física
7º Ano
PLANEJAMENTO DO I BIMESTRE
Eixo
Temático: GINÁSTICA
OBJETIVOS:
Identificar as
capacidades físicas básicas;
Compreender as relações
entre as capacidades físicas e as práticas da cultura corporal de movimento;
Compreender a realidade
da ginástica na sociedade, identificando o conceito das modalidades já
vivenciadas, reorganizando o conhecimento situado historicamente, partindo das
experiências adquiridas em aulas;
Compreender e executar
as formas técnicas do movimento das Ginásticas: Artística, Acrobática e
Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e
coletivas, dos valores e processos refletindo sobre o sentido/significado, as
origens da Ginástica, contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano,
estabelecendo analogias e generalizações.
CONTEÚDOS:
Identificação das capacidades físicas
básicas;
Compreensão das relações entre as
capacidades físicas e as práticas da cultura corporal de movimento;
Compreensão dos aspectos
histórico-sociais relacionados às Ginásticas;
Compreensão e execução das formas
técnicas do movimento das Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica,
vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e coletivas,
dos valores e processos refletindo sobre o sentido/significado, as origens da
Ginástica, contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo
analogias e generalizações.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Aulas expositivas e explicativas sobre
a origem e a prática dos jogos esportivos;
Discussões de conceitos relacionados;
Trabalhos escritos;
Pesquisas individuais;
Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
Participação positiva nas atividades
recreativas, dentro do contexto escolar;
Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo;
Avaliação individual escrita;
Avaliação das atividades prática.
PLANEJAMENTO DO II BIMESTRE
Eixo Temático: DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
Resgatar as origens, os saberes e
práticas sobre danças das regiões Sul e Sudeste;
Analisar as semelhanças e diferenças
entre danças das regiões Sul e Sudeste, quanto à coreografia, personagens,
vestimentas, locais de realização, variações rítmicas gerais e entre os
folguedos; brincadeiras e motivações, origens e evolução das danças, partindo
da realidade cultural da região;
Elaborar textos quanto à historicidade
das danças, apresentando-as;
Elaborar oficinas sobre danças
folclóricas;
Conhecer as regras oficiais e diversas
modalidades de luta;
Generalizar os fundamentos da luta nas
diferentes modalidades e confronto entre estes fundamentos e outras ações
corporais existentes no Jogo, na Ginástica, na Dança e no Esporte;
Aceitar a disputa como um elemento da
competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
CONTEÚDOS:
Resgate das origens, os saberes e
práticas sobre danças das regiões Sul e Sudeste;
Análise das semelhanças e diferenças
entre danças das regiões Sul e Sudeste, quanto à coreografia, personagens,
vestimentas, locais de realização, variações rítmicas gerais e entre os
folguedos; brincadeiras e motivações, origens e evolução das danças, partindo
da realidade cultural da região;
Elaboração de textos quanto à
historicidade das danças, apresentando-as;
Elaboração de oficinas sobre danças
folclóricas;
Conhecimento das regras oficiais e
diversas modalidades de luta;
Generalização dos fundamentos da luta
nas diferentes modalidades e confronto entre estes fundamentos e outras ações
corporais existentes no Jogo, na Ginástica, na Dança e no Esporte;
Aceitação da disputa como um elemento
da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Aulas expositivas dialogadas
Discussões de conceitos relacionados
ao cotidiano;
Realização de pesquisas sobre o tema
Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
Participação positiva nas atividades
recreativas, dentro do contexto escolar;
Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo;
Avaliação individual escrita;
Avaliação das atividades práticas.
Planejamento
do III Bimestre
Eixo Temático: JOGO
OBJETIVOS:
Compreender os diferentes jogos
esportivos, ampliando seu sentido e significado, através das vivências,
considerando a realidade dos jovens tanto individualmente como coletivamente;
Compreender o contexto histórico do
fenômeno JOGO, na busca de uma reorganização desse conhecimento, situando-o,
tanto historicamente como socialmente, através de pesquisas escolares;
Estudar o sistema aeróbico, com a
caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos que
proporcionem um equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto de energia,
bem como, estudo d capacidade anaeróbica identificando sua intensidade na
prática de jogos esportivos;
Participar de jogos e esportes dentro
do contexto escolar de forma recreativas;
Promover relações de respeito e
cooperação entre colegas durante as atividades lúdicas.
CONTEÚDOS:
Compreensão dos diferentes jogos
esportivos, ampliando seu sentido e significado, através das vivências,
considerando a realidade dos jovens tanto individualmente como coletivamente;
Compreensão do contexto histórico do
fenômeno JOGO, na busca de uma reorganização desse conhecimento, situando-o,
tanto historicamente como socialmente, através de pesquisas escolares;
Estudo do sistema aeróbico, com a
caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos que
proporcionem um equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto de energia,
bem como, estudo d capacidade anaeróbica identificando sua intensidade na
prática de jogos esportivos;
Participação de jogos e esportes
dentro do contexto escolar de forma recreativas;
Promoção das relações de respeito e
cooperação entre colegas durante as atividades lúdicas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Aulas expositivas e explicativas sobre
a origem e a prática dos jogos esportivos;
Discussões de conceitos relacionados;
Trabalhos escritos; Pesquisas
individuais;
Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
Participação positiva nas atividades
recreativas, dentro do contexto escolar;
Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo;
Avaliação individual escrita; Avaliação
das atividades prática.
PLANEJAMENTO DO IV BIMESTRE
Eixo Temático: ESPORTE
OBJETIVOS:
Compreender o fenômeno esporte,
contextualizando e ampliando as generalizações;
Refletir sobre a importância da
interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das
aulas de Educação Física;
Vivenciar o Esporte futebol e /ou
futsal em diferentes espaços, compreendendo
suas especificidades e generalidades.
CONTEÚDOS:
Compreensão do fenômeno esporte,
contextualizando e ampliando as generalizações;
Reflexão sobre a importância da
interação e d vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das
aulas de Educação Física;
Vivência do Esporte futebol e /ou
futsal em diferentes espaços, compreendendo
suas especificidades e generalidades.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Aulas expositivas e explicativas sobre
a origem e a prática dos jogos esportivos;
Discussões de conceitos relacionados; Realização
de pesquisas escolares sobre jogos ;
Utilização de material áudio visual;
Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
Participação positiva nas atividades
recreativas, dentro do contexto escolar;
Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo;
Avaliação individual escrita; Avaliação
das atividades práticas.
PROPOSTA CURRICULAR PARA OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
PROPOSTA CURRICULAR PARA OS CONTEÚDOS DA
EDUCAÇÃO FÍSICA
5ª SÉRIE (6º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL
I UNIDADE
Atividade Física e Saúde
1. Importância da Educação Física (aspectos gerais e a
importância do movimento)
2. Benefícios da Atividade Física
3. Higiene e Hábitos Alimentares
II UNIDADE
Esporte
1. Atletismo
1.1. Elementos históricos
1.2. Fundamentos
1.3. Corridas
1.4. Saltos
1.5. Arremessos
1.6. Lançamentos
III UNIDADE
Dança
1.Origens da dança
1.1.Classificação da dança
1.2.Aspectos culturais da dança
IV UNIDADE
Ginástica
1. Elementos históricos da Educação Física
1.1. Pré-História
1.2. Grécia
1.3. Roma
2.Ginástica Olímpica
1.1. Solo
1.1.1. Estrela, rondante,
rolamentos, paradas (combinação de elementos)
1.2. Utilização dos
aparelhos:Plinto (saltos), Trampolim (impulsão), Barra (balanços), Trave
(equilíbrios, rolamentos, estrela)
V UNIDADE
Lutas
1. Princípios gerais das lutas
2. Aspectos culturais das lutas
3. Tipos de lutas
VI UNIDADE
Jogos
1. Conceitos de jogos e brincadeiras
2. Classificação
3. Diferença entre jogo e brincadeiras
PROPOSTA CURRICULAR PARA OS CONTEÚDOS DA
EDUCAÇÃO FÍSICA
6ª SÉRIE (7º ANO) DO ENSINO
FUNDAMENTAL
I UNIDADE
Atividade Física e Saúde
1. Conceitos básicos relacionados à atividade física
2. Atividade física e meio ambiente
3. Vícius Posturais
II UNIDADE
Esporte
1. Handebol
1.1.Elementos
1.2. Histórico
1.3. Fundamentos Básicos
1.4. Regras Básicas
III UNIDADE
Dança
1. Danças e Festejos Folclóricos Sergipanos
2. Dança Criativa
IV UNIDADE
Ginástica
1. Elementos Históricos da Educação Física
1.1. Idade Média
1.2. Idade Moderna e Contemporânea
2. Elementos básicos da ginástica rítmica: aparelhos (corda,
arco, bola e fita); coreografia.
V UNIDADE
Lutas
1. Capoeira
1.1. Elementos gerais
2. Judô
2.1.Elementos gerais
VI UNIDADE
Jogos
1. Denominação dos jogos (conceitos):
1.1. Jogos Populares;
1.2. Jogos de Construção;
PROPOSTA CURRICULAR
PARA OS CONTEÚDOS DA
EDUCAÇÃO FÍSICA
7ª SÉRIE (8º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL
I UNIDADE
Atividade Física e Saúde
1.Atividades
Físicas e componentes da Atividade Física Relacionada à Saúde
II UNIDADE
Esporte
1. Futebol
1.1. Elementos Históricos
1.2. Fundamentos Básicos
1.3. Regras Básicas
2. Futsal
2.1. Elementos Históricos
2.2. Fundamentos Básicos
2.3. Regras Básicas
III UNIDADE
Dança
1. Danças Regionais
2. Danças Folclóricas Internacionais
3. Danças de Salão
IV UNIDADE
Ginástica
1.Elementos Básicos da Ginástica Artística (GA)
2.Elementos Básicos da Ginástica Rítmica (GR)
3.Ginástica Geral (GG)
V UNIDADE
Lutas
1. Jiu Jitsu
1.1. Elementos Gerais
2. Karatê
2.1. Elementos Gerais
VI UNIDADE
Jogos
1.
Denominações dos Jogos
1.1. Conceitos
2. Jogos
Cooperativos
2.1. Jogos
de Inclusão
PROPOSTA CURRICULAR PARA OS CONTEÚDOS DA
EDUCAÇÃO FÍSICA
8ª SÉRIE (9º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL
I UNIDADE
Atividade Física e Saúde
1 – Atividade Física e
Sexualidade
2. Distúrbios de imagem (vigorexia,
corpo ideal x corpo real)
II UNIDADE
Esporte
1. Voleibol
1.1. Elementos Históricos
1.2. Fundamentos Básicos
1.3. Regras Básicas
2. Basquetebol
2.1. Elementos Históricos
2.2. Fundamentos Básicos
2.3. Regras Básicas
III UNIDADE
Danças
1. Danças Populares
2. Dança Teatral
3. Criação de Coreografia
4. Realização de Mostras Rítmicas
e Danças
IV UNIDADE
Ginástica
1. Capacidades Físicas
2. Ginástica Aeróbica /
Localizada
V UNIDADE
Lutas
1. Boxe
1.1. Elementos Gerais
2. Luta Livre
2.1. Elementos Gerais
VI UNIDADE
Jogos
1. Denominações dos Jogos
1.1. Conceitos
2. Jogos pré-esportivos
3. Jogos de Salão
9º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA
9º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA
PLANEJAMENTO DO I
BIMESTRE
Eixo
Temático: GINÁSTICA
OBJETIVOS:
- Desenvolver as capacidades físicas
e habilidades motoras, por meio das práticas da cultura corporal de
movimento;
- Conhecer os efeitos que as
atividades físicas exercem sobre o organismo e a saúde;
- Ampliar o conhecimento sobre
Ginástica, tratando historicamente o desenvolvimento das práticas
gímnicas, mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
- Compreender os aspectos
relacionados à boa postura.
CONTEÚDOS:
- Desenvolvimento das capacidades
físicas e habilidades motoras, por meio das práticas da cultura corporal
de movimento;
- Conhecimento dos efeitos que as
atividades físicas exercem sobre o organismo e a saúde;
- Ampliação do conhecimento sobre
Ginástica, tratando historicamente o desenvolvimento das práticas
gímnicas, mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o
conteúdo;
- Compreensão dos aspectos
relacionados à boa postura.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas
sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos
relacionados; Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas
atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita; Avaliação
das atividades prática.
PLANEJAMENTO DO II BIMESTRE
Eixo Temático: DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
- Resgatar as origens, os saberes e
práticas sobre danças teatrais;
- Compreender e diferenciar do que (o
corpo), onde (o espaço) e como (a fluência) se danças as danças teatrais(
Balé, Sapateado, Jazz, entre outros);
- Analisar as diferenças e semelhanças
quanto às danças em estudo;
- Ampliar o conhecimento sobre luta
tratando historicamente o desenvolvimento das práticas mediante vivências
e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
- Compreender os fundamentos básicos
da luta;
- Aceitar a disputa como um elemento
da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
CONTEÚDOS:
- Resgate das origens, os saberes e
práticas sobre danças teatrais;
- Compreensão e diferenciação do que
(o corpo), onde (o espaço) e como (a fluência) se danças as danças
teatrais( Balé, Sapateado, Jazz, entre outros);
- Análise das diferenças e
semelhanças quanto às danças em estudo;
- Ampliação do conhecimento sobre
luta tratando historicamente o desenvolvimento das práticas mediante
vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
- Compreensão dos fundamentos básicos
da luta;
- Aceitação da disputa como um
elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os
demais.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas dialogadas ;Discussões
de conceitos relacionados ao cotidiano;
- Realização de pesquisas sobre o tema
- Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas
atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo; Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas
PLANEJAMENTO DO III BIMESTRE
Eixo
Temático: JOGO
OBJETIVOS:
- Vivenciar os jogos esportivos e de
salão, enfatizando o trabalho sistemático técnico/tático/regras que
possibilitem um trabalho coletivo, no qual os mais experientes possam
ajudar aos menos experientes, respeitando os limites e as possibilidades
individuais para o sucesso do coletivo;
- Socializar os jogos esportivos e de
salão durante as aulas, os quais ao serem subsidiados das linguagens
corporal/escrita/oral, possam extrapolar para a comunidade escolar através
de seminários, festivais, oficinas, etc.;
- Aceitar a disputa como um
elemento da competição e não como uma
atitude
de rivalidade ante os demais;
- Explicar a história do jogo
esportivo e de salão; Realizar de festival de jogos esportivos e de salão;
- Participar ( o aluno ) como
árbitro nas competições escolares, considerando a experiência do mesmo em
lidar com a maioria das regras do jogos esportivos.
CONTEÚDOS:
- Vivência dos jogos esportivos e de
salão, enfatizando o trabalho sistemático técnico/tático/regras que
possibilitem um trabalho coletivo, no qual os mais experientes possam
ajudar aos menos experientes, respeitando os limites e as possibilidades
individuais para o sucesso do coletivo;
- Socialização dos jogos esportivos e
de salão durante as aulas, os quais ao serem subsidiados das linguagens
corporal/escrita/oral, possam extrapolar para a comunidade escolar através
de seminários, festivais, oficinas, etc.;
- Aceitação da disputa como um
elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os
demais;
- Explicação da história do jogo
esportivo e de salão; Realização de festival de jogos esportivos e de
salão;
- Participação do aluno como árbitro
nas competições escolares, considerando a experiência do mesmo em lidar
com a maioria das regras do jogos esportivos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas
sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos
relacionados; Trabalhos escritos; Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas
atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo;
- Seminários; Oficinas; Jogos
Esportivos;
- Avaliação individual escrita; Avaliação
das atividades práticas.
PLANEJAMENTO DO IV BIMESTRE
Eixo Temático: ESPORTE
OBJETIVOS:
- Contextualizar os aspectos
histórico-sociais do Esporte;
- Refletir sobre a importância da
interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática
das aulas de Educação Física;
- Vivenciar o Basquete em diferentes
espaços, compreendendo suas especificidades e
generalidades;
- Compreender a finalidade dos
esportes paraolímpicos na inclusão de pessoas com deficiências.
CONTEÚDOS:
- Contextualização dos aspectos
histórico-sociais do Esporte;
- Reflexão sobre a importância da
interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática
das aulas de Educação Física;
- Vivência do Basquete em diferentes
espaços, compreendendo suas especificidades e
generalidades;
- Compreensão da finalidade dos
esportes paraolímpicos na inclusão de pessoas com deficiências.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas
sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos
relacionados;
- Realização de pesquisas escolares
sobre jogos ;
- Utilização de material áudio
visual;
- Desenvolver atividades recreativas
para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas
atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades
individuais e em grupo; Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Fonte : Marcia Oliveira
Planejamento do I Bimestre
Eixo
Temático: GINÁSTICA
OBJETIVOS:
- Desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras, por meio
das práticas da cultura corporal de movimento;
- Conhecer os efeitos que as atividades físicas exercem sobre o
organismo e a saúde;
- Ampliar o conhecimento sobre Ginástica, tratando historicamente o
desenvolvimento das práticas gímnicas, mediante vivências e no processo de
pesquisa sobre o conteúdo;
- Compreender e executar as formas técnicas do movimento das
Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica, vivenciando seus fundamentos
diante das possibilidades individuais e coletivas, dos valores e processos
refletindo sobre o sentido/significado, as origens da Ginástica,
contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo analogias e
generalizações.
CONTEÚDOS:
- Desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras, por
meio das práticas da cultura corporal de movimento;
- Conhecimento dos efeitos que as atividades físicas exercem sobre o
organismo e a saúde;
- Ampliação do conhecimento sobre Ginástica, tratando historicamente o
desenvolvimento das práticas gímnicas, mediante vivências e no processo de
pesquisa sobre o
conteúdo;
- Compreensão e execução das formas técnicas do movimento das
Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica, vivenciando seus fundamentos
diante das possibilidades individuais e coletivas, dos valores e processos
refletindo sobre o sentido/significado, as origens da Ginástica,
contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo analogias e
generalizações.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos
jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a
cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto
escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades prática.
PLANEJAMENTO DO II
BIMESTRE
Eixo Temático: DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
- Resgatar as origens, os saberes e práticas sobre danças de massa;
- Compreender a historicidade, as semelhanças e diferenças entre as
danças populares, danças teatrais/eruditas e de massa;
- Analisar as diferenças e semelhanças quanto às danças de massa
brasileira – Axé, Funk, Suingueira, entre outras danças e Dança de Rua;
- Expressar através das danças de massa a vivência de temas sociais;
- Contextualizar historicamente as lutas através de filmes, textos e
documentários;
- Conhecer as características das luxações e das distensões musculares
mais comuns durante a prática das lutas e dos procedimentos emergenciais;
- Aceitar a disputa como um elemento da competição e não como uma
atitude de rivalidade ante os demais.
CONTEÚDOS:
- Resgate das origens, os saberes e práticas sobre danças de massa;
- Compreensão da historicidade, das semelhanças e diferenças entre as
danças populares, danças teatrais/eruditas e de massa;
- Análise das diferenças e semelhanças quanto às danças de massa
brasileira – Axé, Funk, Suingueira, entre outras danças e Dança de Rua;
- Expressão da vivência de temas sociais através das danças de massa;
- Contextualização histórica das lutas através de filmes, textos e
documentários;
- Conhecimento das características das luxações e das distensões
musculares mais comuns durante a prática das lutas e dos procedimentos
emergenciais;
- Aceitação da disputa como um elemento da competição e não como uma
atitude de rivalidade ante os demais.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas dialogadas
- Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
- Realização de pesquisas sobre o tema
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a
cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto
escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Planejamento do
III Bimestre
Eixo Temático: JOGO
OBJETIVOS:
- Contextualizar a história e a socialização dos jogos de salão;
- Compreender os conceitos, a caracterização e as regras dos jogos de
salão, estabelecendo relações entre o conhecimento oriundo da comunidade
próxima a escola com o conhecimento sistematizado na escola;
- Compreender os sistemas de jogo, inerente aos jogos esportivos e de
salão, através dos recursos áudio visuais;
- Vivenciar os diferentes jogos esportivos e de salão, alterando as
regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles
que praticam.
CONTEÚDOS:
- Contextualização da história e a
socialização dos jogos de salão;
- Compreensão dos conceitos, a
caracterização e as regras dos jogos de salão, estabelecendo relações
entre o conhecimento oriundo da comunidade próxima a escola com o
conhecimento sistematizado na escola;
- Compreensão dos sistemas de jogo,
inerente aos jogos esportivos e de salão, através dos recursos áudio
visuais;
- Vivência dos diferentes jogos esportivos
e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a
partir da realidade daqueles que praticam.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos
jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos; Pesquisas individuais;
- Utilização áudio visual;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a
cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto
escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas;
Planejamento do IV Bimestre
Eixo
Temático: ESPORTE
OBJETIVOS:
- Contextualizar os aspectos histórico-sociais do Esporte;
- Refletir sobre a importância da interação e da vivência entre os
gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
- Vivenciar o Queimado e /ou Handebol em diferentes espaços,
compreendendo suas especificidades e generalidades;
- Compreender a finalidade dos esportes paraolímpicos na inclusão de
pessoas com deficiências.
CONTEÚDOS:
- Contextualização dos aspectos
histórico-sociais do Esporte;
- Reflexão sobre a importância da
interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática
das aulas de Educação Física;
- Vivência do Queimado e /ou Handebol em
diferentes espaços, compreendendo
suas especificidades e generalidades;
- Compreensão da finalidade dos esportes
paraolímpicos na inclusão de pessoas com deficiências.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos
jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Realização de pesquisas escolares sobre jogos ;
- Utilização de material áudio visual;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a
cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto
escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Fonte : Márcia
Oliveira
Assinar:
Postagens (Atom)