SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
MODALIDADE EJA
TRABALHANDO
COM MÚSICA NA EJA
A
música faz parte de vários momentos importantes da vida das pessoas: lembra um
caso de amor, evoca ummomento de tristeza ou outros felizes,embala o sono e os
sonhos, anima, faz chorar, emociona, dá luz às dificuldades,movimenta o corpo,
faz dançar, rir, mobiliza, eterniza um momento, ajuda a compreender uma
determinada situação, lembra alguém, inspira, mexe com o coração, reequilibra,
suaviza, dá saudade. Como seria a vida sem música? A música faz parte da vida
da maioria das pessoas. Como não inserir na escola essa forma de arte tão
ligada ao cotidiano? Mergulhar na música enquanto “linguagem de expressão e
comunicação” significa aumentar o vínculo que as pessoas já têm com ela.Entre
jovens e adultos, alguns já sabem cantar uma série de canções,conhecem e sabem
reproduzir ritmos,nacionais ou internacionais, sabem dançar. Outros são capazes
de tocar um ou outro instrumento musical. Enfim, existe um conhecimento a
partir do qual é possível e necessário trabalhar música na educação de jovens e
adultos.
No
cotidiano, o aluno tem contato com a arte musical como produto. E são grandes
suas surpresas quando entra em contato com o processo de criação e ele desvela
os mistérios da estrutura musical e seus elementos básicos(melodia, ritmo e
harmonia). Isso quer dizer que é possível ampliar, organizar o conhecimento
existente, articulá-lo com conhecimentos de outras linguagens da Arte e também
de outras áreas.A musicalidade do aluno sempre está presente, e precisa ser
aproveitada:para isso, se destaca o trabalho do professor no desenvolvimento da
linguagem musical do jovem e do adulto que chegam à escola, muitas vezes
manifestando timidez e vergonha para se expor ao cantar diante dos outros.
Entretanto, a musicalidade dele está lá, e é somente a partir dela que é
possível realizar um trabalho de educação musical autêntico, consistente e
sintonizado com suas características pessoais. O professor pode lidar com essas
dificuldades e ampliar o repertório musical do aluno, que quase sempre é
restrito, aumentando as possibilidades de absorção da arte musical como um
todo, se souber equilibrar os três eixos de aprendizagem: fazer artístico,
apreciação e contexto histórico.
OBJETIVOS DO
TRABALHO COM MÚSICA
• Alcançar o
desenvolvimento musical, entendendo e praticando os elementos da linguagem
musical – ritmo, melodia e harmonia – como meios de expressão e comunicação.
• Desenvolver a
percepção auditiva, a imaginação e a memória musical.
• Fazer uso de
formas de registro sonoro, convencionais ou não, na grafia e leitura de
produções musicais próprias ou de outros.
• Utilizar e
cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical.
• Interpretar e
apreciar músicas de variados gêneros e estilos construídos pela humanidade no
decorrer de sua história, nos diferentes espaços geográficos.
• Pesquisar,
explorar e praticar (improvisando, compondo e interpretando) sons de diversas
naturezas e procedências.
• Conhecer,
apreciar e valorizar as diversas culturas musicais, especialmente as
brasileiras, estabelecendo relações entre a música produzida na escola, as
veiculadas pelas mídias e as que são produzidas individualmente e/ou por grupos
musicais da localidade e região.
• Discutir e
refletir sobre as preferências musicais e influências do contexto
sociocultural.
• Desenvolver
maior sensibilidade e consciência estética diante do meio ambiente sonoro.
• Adquirir
conhecimentos sobre profissões e profissionais da área musical.
Fonte
:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros em
Ação. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental,vol. 2, pp.
137-141. Brasília, SEF, 1999.
MORAES, J.J. Música da
modernidade: origens da música de nosso tempo.
A MÚSICA EM SALA DE AULA:
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
Trabalhar músicas em sala de aula
é um ótimo exercício para trabalhar a compreensão textual, a interpretação, a
sensibilidade artística e rever determinados conteúdos gramaticais. Eu elaborei
uma atividade com a música CIDADÃO, cantando pelo Zé Ramalho. Vejam como ficou:
EXÉRCÍCIOS
com MÚSICA sobre CIDADANIA e CIDADE
1-
Porque o personagem da música
"Cidadão" não pode entrar nos lugares que ele ajudou a construir?
2-
O personagem da música "Cidadão" é
um migrante porque veio do Norte. Porque ele saiu de sua terra?
3-
Porque o personagem da música "Cidadão"
só pode entrar na igreja?
4-
O que é cidadania?
5-
O que deve ser feito para que as
pessoas sejam "cidadão de fato"?
CIDADÃO - LÚCIO BARBOSA
CIDADÃO - LÚCIO BARBOSA
Tá vendo aquele edifício moço? /Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição/Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar/Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto/Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado /Ou tá querendo roubar?
Meu
domingo tá perdido /Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber /E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio /Que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço? /Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento /Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar /Minha filha inocente /Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular /Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão /Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte /Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer /Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer
Dá vontade de beber /E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio /Que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço? /Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento /Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar /Minha filha inocente /Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular /Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão /Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte /Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer /Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer
Tá
vendo aquela igreja moço?/Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo /Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também /Lá sim valeu a pena
Pus o sino e o badalo /Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também /Lá sim valeu a pena
Tem
quermesse, tem novena /E o padre me deixa entrar
Foi lá que cristo me disse /Rapaz deixe de tolice /Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra /Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar /Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas /Eu também não posso entrar
Foi lá que cristo me disse /Rapaz deixe de tolice /Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra /Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar /Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas /Eu também não posso entrar
6- Quais
os versos que expressam o problema urbano da insegurança pública e desconfiança
nas pessoas?
7- Em
que momento o nortista sente mais dor?
8- Por
que o cidadão diz que a criança não pode estudar na escola?
9- Qual
a profissão do nortista antes de ser pedreiro? Que verso revela isso?
10- Cristo
consola o nortista, mas faz uma crítica aos homens. De que se trata?
11- O
que poderia significar a expressão “ Hoje o homem criou asas”?
12- O
nortista chama seus opressores de cidadãos. Isso significa que ele não
sabe os nomes desses indivíduos, mas cidadãos também pode significar
uma crítica presente nessa letra. Que crítica ou críticas são essas?
13- O
eu-lírico usa a linguagem das massas, do povo. Transcreva um verso que comprove
essa fala.
14- A
música retrata o drama do imigrante nortista/nordestino.Quais os problemas que
trabalhador braçal encontra na cidade grande?
15- Como
se classifica o temo “moço”:
a) Sujeito b)
aposto c) vocativo
16- Transcreva
do texto:
a) Os
pronomes:
b) Os advérbios:
Tudo em vorta é só beleza
Sol de Abril e a mata em frô
Mas Assum Preto, cego dos óio
Num vendo a luz, ai, canta de dor
(bis)
Tarvez por ignorança
Ou mardade das pió
Furaro os óio
do Assum Preto
Pra ele assim, ai, cantá de mió (bis)
Assum Preto veve sorto
Mas num pode avuá
Mil vez a sina de
uma gaiola
Desde que o céu, ai, pudesse oiá (bis)
Assum Preto, o meu cantar
É tão triste como o teu
Também roubaro o meu amor
Que era a luz, ai, dos óios
meus
Também roubaro o meu amor
Que era a luz, ai, dos óios
meus
INTERPRETAÇÃO
A
música "Assum preto" fala sobre a época de chuva, quando as árvores
estão com flores e o Nordeste se alegra com o canto dos pássaros. Mas tem um em
especial que canta de dor, esse é o Assum Preto que teve seus olhos furados
para voltar a cantar. Parou de cantar quando ficou sem seu amor, de tristeza se
encheu, não quis mais cantar, e "Tarvez por ignorança Ou mardade das
pió" cometeram tal ato cruel. O Assum não pode mais voar, preferiria
viver "na gaiola" com sua visão do que livre sem ela. Essa
música, fala também, da lamentação por um amor que foi roubado, ela era a luz
dos seus olhos, ele ficou como o Assum cego pelo amor perdido e cantam juntos
de tristeza.
1º) Vamos reescrever o texto utilizando a linguagem
formal
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º ) Tire do
texto 5 palavras que tem duas sílabas
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º)Assum
Preto se refere a ?
( )
pássaro ( ) arara (
) animal feroz
4º) Escreva
palavras que se iniciam com as letras pedidas abaixo :
A
___________________________________
R_____________________________________
V_____________________________________
5º Quem é o
autorda música ?
______________________________________
6º ) Luiz Gonzaga era considerado o rei de que
?__________________________________
Leia
a letra da música Último Pau de Arara, de Luiz Gonzaga, para responder às
questões 1, 2 e 3.
A vida aqui só é ruim
Quando não chove no chão
Mas se chover dá de tudo
Fartura tem de porção
Tomara que chova logo
Tomara, meu Deus, tomara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Enquanto a minha vaquinha
Tiver o couro e o osso
E puder com o chocoalho
Pendurado no pescoço
Eu vou ficando por aqui
Que Deus do céu me ajude
Quem sai da terra natal
Em outro canto não pára
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Agora, responda às perguntas a
seguir:
|
|
A
letra da música retrata a situação de uma pessoa que mora em uma das regiões
do Brasil.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
A
região destacada na letra da música é o Nordeste brasileiro.
a)
Em qual das sub-regiões é a vida é difícil em virtude do problema destacado
na letra da música de Luiz Gonzaga.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
|
|
|
De
acordo com a letra da música, qual é o motivo para que a vida seja ruim em
Cariri?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
|
Pau de Arara
Quando eu vim do sertão,
seu môço, do meu Bodocó
A malota era um saco
e o cadeado era um nó
Só trazia a coragem e a cara
Viajando num pau-de-arara
Eu penei, mas aqui cheguei (bis)
Trouxe um triângulo, no matolão
Trouxe um gonguê, no matolão
Trouxe um zabumba dentro do matolão
Xóte, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe no meu matolão
____________________
Autor: Luiz Gonzaga
Quando eu vim do sertão,
seu môço, do meu Bodocó
A malota era um saco
e o cadeado era um nó
Só trazia a coragem e a cara
Viajando num pau-de-arara
Eu penei, mas aqui cheguei (bis)
Trouxe um triângulo, no matolão
Trouxe um gonguê, no matolão
Trouxe um zabumba dentro do matolão
Xóte, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe no meu matolão
____________________
Autor: Luiz Gonzaga
Baião: é um ritmo de dança popular da região Nordeste do
Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo
nome é corruptela.
Bodocó:é um município brasileiro do estado de Pernambuco.
Gonguê: instrumento formado por uma campânula de ferro e um cabo que
serve de apoio. Tem o formato aproximado de um sino de ponta a cabeça ou um
agogô de uma só boca. As frases rítmicas do gonguê são geralmente formadas por
contratempos e sincopas com grande liberdade de improviso.
Matolão: tipo de bolsa de couro, em que os sertanejos conduzem roupa e
utensílios de viagem.
Maracatu: é um ritmo musical, conhecido como Baque virado. É
caracterizado principalmente pela percussão forte, em ritmo frenético, que teve
origem nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas da Nação negra.
Pau de arara: é o nome dado a um meio de transporte irregular, e ainda
utilizado no Nordeste do Brasil. Consiste em se adaptar caminhões para o
transporte de passageiros, constituindo-se em substituto improvisado para os
ônibus convencionais. usa-se também para vender frutas.
Triângulo: é um instrumento musical idiofone de percussão
feito de metal e usado no folclore português e também em algumas músicas
brasileira, como o forró.
Xote: (também escrito xótis, chóte ou chótis) é um ritmo
musical binário ou quaternário e uma dança de salão de origem centroeuropeu. É
um ritmo/dança muito executado no forró.
Zabumba: Tambor de pranchas de madeira, no formato de caixas
cilíndricas, de médias e grandes dimensões e sonoridade grave, sendo tocado por
varetas, macetas ou baquetas, muito usado para marcar o ritmo em determinados
gêneros musicais. O som é característico dos ritmos principais baião, xaxado e
xote.
Último Pau
de Arara (Fagner )
A vida aqui só é ruim
Quando não chove no chão
Mas se chover dá de tudo
Fartura tem de montão
Tomara que chova logo
Tomara meu Deus, tomara.
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Enquanto a minha vaquinha
Tiver o couro e o osso
E puder com o chacoalho
Pendurado no pescoço
Vou ficando por aqui
Que Deus do céu me ajude
Quem sai da terra natal
Em outro canto não pára
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Enquanto a minha vaquinha
Tiver o couro e o osso
E puder com o chacoalho
Pendurado no pescoço
Vou ficando por aqui
ATIVIDADE QUE O GRUPO IRÁ APLICAR.
RESPONDA AS QUESTÕES DE ACORDO COM A LETRA DA MÚSICA.
1- O QUE SIGNIFICA PARA VOCÊ PAU DE ARARA?
_____________________________________________________________________________________________
2- A PALAVRA CARIRI RETRATA.
( ) A CIDADE QUE ELE
MORA.
( ) A CIDADE QUE VAI MORAR.
3- QUANDO O AUTOR FALA QUE SUA
VAQUINHA TÁ SÓ O CORO E O OSSO E PUDER COM O CHOCOALHO NO PESCOÇO, ELE SE
REFERE A:
( ) A SECA (
) A ESTAÇÃO DE CHUVA.
4- ESTA FRASE DEFINE O CONCEITO DE:”
QUE DEUS DO CÉU ME AJUDE, QUEM SAI DA TERRA NATAL, EM OUTRO CANTO NÃO PARÁ”
( ) IMIGRANTES
( ) MIGRANTES
5- ESSA MÚSICA RETRATA A QUESTÃO DA
REGIÃO:
(
) NORTE (
) NORDESTE
Atividade Música Asa Branca
Asa Branca
Quando olhei a terra ardendo
como fogueira de São João.
Eu perguntei, a Deus do céu,
por quê tamanha judiação!
Que braseiro, que fornalha,
nem um pé de plantação.
Por falta d´água,
Quando olhei a terra ardendo
como fogueira de São João.
Eu perguntei, a Deus do céu,
por quê tamanha judiação!
Que braseiro, que fornalha,
nem um pé de plantação.
Por falta d´água,
perdi meu gado
morreu de sede meu alazão.
Até mesmo Asa branca
bateu asas de sertão.
Então eu disse, adeus Rosinha
guarda contigo meu coração.
Hoje longe muitas léguas
numa triste solidão.
Espero a chuva cair de novo
pra mim vortá pro meu sertão.
Quando o verde dos teus olhos
morreu de sede meu alazão.
Até mesmo Asa branca
bateu asas de sertão.
Então eu disse, adeus Rosinha
guarda contigo meu coração.
Hoje longe muitas léguas
numa triste solidão.
Espero a chuva cair de novo
pra mim vortá pro meu sertão.
Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar
naprantação.
Eu te asseguro,
num chore não, viu?
Que eu voltarei, viu,
Que eu voltarei, viu,
meu coração
O
Retorno da Asa Branca
Já faz três noites que pro norte
relampeia
A asa branca ouvindo o ronco do trovão
Já bateu asas e voltou pro meu sertão
Ai, ai, ai, eu vou-me embora, vou cuidar
da plantação Já bateu asas e voltou pro meu sertão Ai, ai, ai, eu vou-me
embora, vou cuidar da plantação
A seca fez eu desertar a minha terra
Mas felizmente Deus agora se “alembrou”
De mandar chuva pra esse sertão sofredor
Sertão das “muié séria”
dos “hometrabaiadô”
De mandar chuva pra esse sertão sofredor
Sertão das “muié séria”
dos“hometrabaiadô”
Rios correndo as cachoeiras tão zoando
Terra molhada mato verde que riqueza
E a asa branca tarde canta que beleza
Ai, ai, ai, o povo alegre mais alegre a
natureza E a asa branca tarde canta que beleza Ai, ai, ai,
o povo alegre mais alegre a natureza
Revendo a chuva
me “arrecordo” de Rosinha
A linda flor do meu sertão pernambucano
E se a safra não atrapalhar meus planos
Que é que há seu vigário
Vou casar no fim do ano
Com
base nos textos I e II é correto afirmar que:
a- Ambos
tratam da seca como algo sem
importância
b-
Apresentam conceitos opostos em relação a seca
c-
Ambos associam a seca como privilégios e superficialidade
d-
Focalizam dois temas distintos um do outro
e- No
texto I trata sobre a seca que assola o nordestina e no texto II trata do
retorno do retirante e de sua nova vida no Nordeste
Que
tipo de linguagem o autor utiliza ?
Vamos conversar sobre o texto
a)
Como Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira descreveram a natureza
nordestina?
b) De
que forma o clima nordestino influenciou o comportamento do narrador e de Rosinha?
2- O que diz
o texto?
a) Por que o
compositor comparou a terra a uma grande fogueira de São João?
b) O que a
falta d’água provocou no sertão?
c) Pelo
que você entendeu do texto, o que é asa branca?
3- Agora é
com você!
a) Na sua opinião, o que o
compositor pretende ao falar da realidade de sua região em uma música?
b) Que
tipo de música você mais gosta de ouvir? Explique por que você prefere esse
tipo de música.
Analisando
a canção asa branca
Qual
o tema da música? Qual a promessa que o homem faz a sua amada?
Qual
o significado de asa branca?No texto o compositor faz um lamento ao criador,
descreva-o.
Que
tipo de êxodo rural ocorre no nordeste devido à seca?
O
que significa êxodo rural?Qual o motivo do êxodo rural no nordeste?
Qual
a conseqüência para as grandes cidades do êxodo rural?
Qual
o papel da mulher na musica asa branca?O que é patriotismo?
Retire
da canção a passagem que estabelece esta relação?
Descreva
o conceito de seca?
Em
sua opinião o homem contribui no processo da seca?
Retire
do texto uma comparação?
Escreva
algumas soluções para o problema da seca no nordeste.
O
problema da seca tem influência política. Justifique sua resposta
Que tipo de linguagem o autor utiliza?
Que tipo de linguagem o autor utiliza?
Quando oiei a terra
ardendo
Qual fogueira de São
João
Eu perguntei a Deus do
céu, ai
Por que tamanha
judiação(2x)
Que brasero, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi
meu gado
Morreu de sede meu
alazão (2x)
inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse adeus
Rosinha
Guarda contigo meu
coração(2x)
Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de
novo
Para mim vortá pro meu
sertão(2x)
Quando o verde dos seus
oios
Se espaiá na prantação
Eu te asseguro
Não chores não, viu?
Que eu vortarei, viu meu
coração. (2x)
1- Responda:
I – O que a falta d’água provocou no sertão?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Como os autores descreveram a natureza nordestina?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Observe estas palavras da linguagem popular nordestina e as escreva na linguagem formal:
oiei:
|
entonce:
|
brasero:
|
fornaia:
|
prantação:
|
vortá:
|
inté:
|
oios:
|
espaiá:
|
vortarei:
|
4- Assinale com um (X) a alternativa correta:
I- Os autores comparam a terra a uma grande fogueira de São João
por que:
a) ( ) A terra (o solo) está pegando fogo
b) ( ) As fontes de água secaram, o sol está muito quente e a plantação morreu.
c) ( ) Tem água para todos
II- Nos versos: “inté mesmo a asa branca, Bateu asas do sertão,” asa branca é:
a) ( ) o rapaz b) ( ) uma ave c) ( ) uma moça
III- Nos versos: “Eu perguntei a Deus do céu, ai, Por que tamanha judiação”, os autores se referem a:
a) ( ) a falta de atenção dos políticos brasileiros ao povo daquela região
b) ( ) a vontade de judiar do nordestinos c) ( ) a falta de amor dos nordestinos
5- Análise gramatical:
I- A letra da música “Asa Branca” tem:
a)( ) 6 estrofes b)( ) 4 estrofes c)( ) 5 estrofes
a) ( ) A terra (o solo) está pegando fogo
b) ( ) As fontes de água secaram, o sol está muito quente e a plantação morreu.
c) ( ) Tem água para todos
II- Nos versos: “inté mesmo a asa branca, Bateu asas do sertão,” asa branca é:
a) ( ) o rapaz b) ( ) uma ave c) ( ) uma moça
III- Nos versos: “Eu perguntei a Deus do céu, ai, Por que tamanha judiação”, os autores se referem a:
a) ( ) a falta de atenção dos políticos brasileiros ao povo daquela região
b) ( ) a vontade de judiar do nordestinos c) ( ) a falta de amor dos nordestinos
5- Análise gramatical:
I- A letra da música “Asa Branca” tem:
a)( ) 6 estrofes b)( ) 4 estrofes c)( ) 5 estrofes
6- Copie do texto:
a) Estrofe que você mais gostou
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a) Estrofe que você mais gostou
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade
sequenciada EJA - Asa Branca
1. RECORTE E ORDENE AS FRASES
DA MÚSICA NO CADERNO
POR QUE
TAMANHA JUDIAÇÃO
QUAL A
FOGUEIRA DE SÃO JOÃO
EU
PERGUNTEI A DEUS DO CÉU, AI
QUANDO OLHEI A TERRA ARDENDO
QUANDO OLHEI A TERRA ARDENDO
2. Complete as frases de
acordo com a música:
QUANDO O
________________
DOS TEUS
OLHOS
SE
ESPALHAR NA ___________________
EU TE
ASSEGURO NÃO ____________ NÃO, VIU QUE EU ____________________, VIU
MEU
__________________.
3. FORME FRASES COM AS PALAVRAS:
ALAZÃO-_______________________
CORAÇÃO- ____________________
4. ORGANIZE AS PALAVRAS NA ORDEM
ALFABÉTICA:
·
GADO
·
MORREU
·
BRANCA
·
ASA
·
VERDE
·
JUDIAÇÃO
·
DEUS
·
CÉU
COMPREENSÃO
DE TEXTO
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
2) QUAL É O ASSUNTO PRINCIPAL DO TEXTO?
______________________________________________________________________________________
3) QUEM É O AUTOR DO
TEXTO?
______________________________________________________________________________________
4) QUANTOS VERSOS TEM A
MÚSICA?
______________________________________________________________________________________
5) DE QUANTAS ESTROFES É FORMADO O TEXTO ACIMA?
6) QUAIS SÃO OS SENTIMENTOS EXPRESSOS NA MÚSICA?
______________________________________________________________________________________
7) O CONTEXTO DA MÚSICA ASA BRANCA É O QUE OCORRE DURANTE A
SECA NO NORDESTE. SEGUNDO O TEXTO, QUAL É A OPÇÃO FEITA POR ALGUMAS PESSOAS
DURANTE ESSE PERÍODO?
______________________________________________________________________________________
8) O TEXTO MOSTRA A REALIDADE DE ALGUNS LOCAIS DO SERTÃO. DE
ACORDO COM A MÚSICA AS PESSOAS GOSTAM DE MORAR NO NORDESTE? JUSTIFIQUE SUA
RESPOSTA.
___________________________________________
______________________________________________________________________________________
9) SE VOCÊ MORASSE NESTA SITUAÇÃO, O QUE FARIA PARA MELHORAR
SUAS CONDIÇÕES DE VIDA?
______________________________________________________________________________________
___________________________________________
10) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO
QUE MOSTRE O CENÁRIO RETRATADO NA CANÇÃO.
Trabalhando Texto Musical
Bom XibomXibom Bom Bom (As meninas)
Bom XibomXibom Bom BomBomXibomXibom Bom Bom
BomXibomXibom Bom BomBomXibomXibom Bom Bom
Analisando essa cadeia hereditária
Quero
me livrar dessa situação precária. ( bis )
Onde
o rico cada vez fica mais rico,
E
pobre cada vez fica mais pobre,
E o motivo todo mundo já conhece,
E o motivo todo mundo já conhece,
É
que o de cima sobe e o debaixo desce. (bis)
Refrão
Mas eu só quero educar meus filhos,
Refrão
Mas eu só quero educar meus filhos,
Tornar
um cidadão com muita dignidade.
Eu quero viver bem, quero me alimentar
Eu quero viver bem, quero me alimentar
Com
grana que eu ganho Não dá nem pra melar.
E
o motivo todo mundo já conhece,
É
que o de cima sobe e o debaixo desce. (bis)
Refrão
Refrão
01. Esta
música se refere a um seríssimo problema brasileiro. Que problema é esse?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a)
cadeia
:______________________________________________________________________
b)
hereditária
____________________________________________________________________________
c)
precária
______________________________________________________________________________
d)
cidadão
______________________________________________________________________________
e)dignidade___________________________________________________________________________
03.
De acordo com o significado das palavras que você encontrou, responda:
a)Explique a
qual cadeia hereditária a música se refere.________________________________
b)Por que
vivemos numa situação precária?__________________________________
c)Qual
motivo que todo mundo já conhece em que o rico sobe e o pobre desce?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a)
Você
acha que o povo brasileiro é um verdadeiro cidadão? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conquistando o Impossível
Jamily
Acredite,
é hora de vencer
Essa
força vem De dentro de você
Você
pode Até tocar o céu se crer
Acredite
que nenhum de nós
Já
nasceu com jeito Pra super-heróiNossos sonhos A gente é quem constrói
É
vencendo os limites
Escalando
as fortalezas
Conquistando
o impossível
Pela
fé
Campeão,
vencedor
Deus
dá asas, faz teu vôo
Campeão,
vencedor
Essa
fé que te torna imbatível
Te
mostra o teu valor
Acredite
que nenhum de nós
Já
nasceu com jeito
Pra
super-herói
Nossos
sonhos
A
gente é quem constrói
É
vencendo os limites
Escalando
as fortalezas
Conquistando
o impossível
Pela
fé
Campeão,
vencedor
Deus
dá asas, faz teu vôo
Campeão,
vencedor
Essa
fé que te faz imbatível
Te
mostra o teu valor
Tantos
recordes
Você
pode quebrar
As
barreiras Você pode ultrapassar
E
vencer
Campeão,
vencedor
Deus
dá asas, faz teu vôo
Campeão,
vencedor
Essa
fé que te faz imbatível
Te
mostra o teu valor
Faz Um Milagre Em Mim
Como zaqueu eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra Te ver, olhar para Ti
E chamar sua atenção para mim
Eu preciso de Ti Senhor
Eu preciso de ti o pai
Sou pequeno demais
Me dá a tua paz
Largo tudo pra Te seguir
O mais alto que eu puder
Só pra Te ver, olhar para Ti
E chamar sua atenção para mim
Eu preciso de Ti Senhor
Eu preciso de ti o pai
Sou pequeno demais
Me dá a tua paz
Largo tudo pra Te seguir
Entra na minha casa, entra na minha vidaMexe com minha
estrutura, sara todas as feridas
Me ensina a ter santidade
Quero amar somente a Ti
Porque o Senhor é meu bem maior
Faz um milagre em mim
Me ensina a ter santidade
Quero amar somente a Ti
Porque o Senhor é meu bem maior
Faz um milagre em mim
Sou Um Milagre(Voz da Verdade)
Nunca houve noite que pudesse impedir
O nascer do sol e a esperança
E não há problema que possa impedir
As mãos de Jesus pra me ajudar
Haverá um milagre dentro de mim
Vem descendo um rio pra me dar a vida
Este rio que emana lá da cruz, do lado
de Jesus
Aquilo
que parecia impossível
Aquilo
que parecia não ter saída
Aquilo
que parecia ser minha morte
Mas
Jesus mudou minha sorte
Sou
um milagre e estou aqui
Usa-me,
sou o teu milagre
Usa-me, eu quero te servir
Usa-me, sou a tua imagem
Usa-me, ó filho de Davi
Ressuscita-me Aline Barros
Mestre,
eu preciso de um milagre
Transforma
minha vida, meu estado
Faz
tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão
tentando sepultar minha alegria
Tentando
ver meus sonhos cancelados
Lázaro
ouviu a Sua voz
Quando
aquela pedra removeu
Depois
de quatro dias ele reviveu
Mestre,
não há outro que possa fazer Aquilo que só o
Teu
nome tem todo poder Eu preciso tanto de um milagre
Remove
a minha pedra
Me
chama pelo nome
Muda
a minha história
Ressuscita
os meus sonhos
Transforma
a minha vida
Me
faz um milagre
Me
toca nessa hora
Me
chama para fora
Ressuscita-me
Mestre,
eu preciso de um milagre
Transforma
minha vida, meu estado
Faz
tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão
tentando sepultar minha alegria
Tentando
ver meus sonhos cancelados
Lázaro
ouviu a Sua voz
Quando
aquela pedra removeu
Depois
de quatro dias ele reviveu
Mestre,
não há outro que possa fazer
Aquilo
que só o
Teu
nome tem todo poder
Eu
preciso tanto de um milagre
Remove
a minha pedra
Me
chama pelo nome
Muda
a minha história
Ressuscita
os meus sonhos
Transforma
a minha vida
Me
faz um milagre
Me
toca nessa hora
Me
chama para fora
Ressuscita-me
Tu
És a própria vida
A
força que há em mim
Tu
És o Filho de Deus
Que
me ergue pra vencer
Senhor
de tudo em mim
Já
ouço a Tua voz
Me
chamando pra viver
Uma
história de poder
Remove
a minha pedra
Me
chama pelo nome
Muda
a minha história
Ressuscita
os meus sonhos
Transforma
a minha vida
Me
faz um milagre
Me
toca nessa hora
Me
chama para fora
Remove
a minha pedra
Me
chama pelo nome
Muda
a minha história
Ressuscita
os meus sonhos
Transforma
a minha vida
Me
faz um milagre
Me
toca nessa hora
Me
chama para fora
Ressuscita-me
Oração de São FranciscoFagner
Senhor,
fazei-me instrumento da vossa paz Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde
houver ofensa, que eu leve o perdão Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde
houver dúvida, que eu leve a fé Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde
houver desespero, que eu leve a esperança
Onde
houver tristeza, que eu leve a alegria Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó
mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado Compreender do que
ser compreendido
Amar
que ser amado
Pois,
é dando que se recebe
É
perdoando que se é perdoado;
E
morrendo que se vive
Para
a vida eterna
Oração Pela Família
Padre Zezinho
Que
nenhuma família comece em qualquer de repente
Que
nenhuma família termine por falta de amor
Que
o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E
que nada no mundo separe um casal sonhador!
Que
nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que
ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que
ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que
eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois
Que
a família comece e termine sabendo onde vai
E
que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que
a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E
que os filhos conheçam a força que brota do amor!
Abençoa,
Senhor, as famílias!
Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também ,
Abençoa,
Senhor, as famílias!
Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também
Que
marido e mulher tenham força de amar sem medida
Que
ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão
Que
as crianças aprendam no colo, o sentido da vida
Que
a família celebre a partilha do abraço e do pão!
Que
marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos
Que
o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois
Que
no seu firmamento a estrela que tem maior brilho
Seja
a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois
Que
a família comece e termine sabendo onde vai
E
que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que
a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E
que os filhos conheçam a força que brota do amor
É Preciso Saber Viver
( Roberto Carlos
)
Composição: Erasmo CarlosRoberto Carlos
Quem espera
que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou viver na solidão
É preciso ter cuidado
Prá mais tarde não sofrer
É preciso saber viver...
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou viver na solidão
É preciso ter cuidado
Prá mais tarde não sofrer
É preciso saber viver...
Toda pedra
no caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mau existem
Você pode escolher
É preciso saber viver...
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mau existem
Você pode escolher
É preciso saber viver...
É preciso
saber viver!
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
Saber viver!...
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
Saber viver!...
Toda pedra
do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mau existem
Você pode escolher
É preciso saber viver...
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mau existem
Você pode escolher
É preciso saber viver...
É preciso
saber viver!
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
Saber viver! Saber viver!...(2x)
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
Saber viver! Saber viver!...(2x)
Atividades inerentes à música:
1.Que cuidados são necessários para não sofrermos com as desilusões da vida?________________________________________________________________________________
2.Quais são as pedras que existem em nossos caminhos?
____________________________________________________________________________________
3.As escolhas são livres. Como podemos escolher o melhor?
3.As escolhas são livres. Como podemos escolher o melhor?
____________________________________________________________________________________
4.Quais as figuras de linguagem utilizadas na segunda estrofe?
4.Quais as figuras de linguagem utilizadas na segunda estrofe?
____________________________________________________________________________________
5.Faça uma reflexão sobre a frase: "É preciso saber viver."
5.Faça uma reflexão sobre a frase: "É preciso saber viver."
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PLANETA ÁGUA(Guilherme Arantes)
Água que
nasce na fonte /serena do mundo e que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão.
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população.
Águas que saem das pedras no véu das cascatas
ronco de trovão e depois dormem tranqüilas
no leito dos lagos (bis)
Águas dos igarapés onde Yara mãe d’água
e misteriosa canção Água que o sol evapora
pro céu vai embora virar nuvens de algodão
gotas de água da chuva alegre arco-íris sobre a plantação
gotas de água da chuva tão triste são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
são as mesmas águas que encharcam o chão,
e sempre voltam humildes profundo da terra (bis)
Terra, planeta água Terra, planeta água.
Com orientação da professora de Português, responda:
01. Explique o você entendeu da segunda estrofe da música.
02. Explique o que autor quer dizer, quando colocou: Terra, planeta água.
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão.
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população.
Águas que saem das pedras no véu das cascatas
ronco de trovão e depois dormem tranqüilas
no leito dos lagos (bis)
Águas dos igarapés onde Yara mãe d’água
e misteriosa canção Água que o sol evapora
pro céu vai embora virar nuvens de algodão
gotas de água da chuva alegre arco-íris sobre a plantação
gotas de água da chuva tão triste são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
são as mesmas águas que encharcam o chão,
e sempre voltam humildes profundo da terra (bis)
Terra, planeta água Terra, planeta água.
Com orientação da professora de Português, responda:
01. Explique o você entendeu da segunda estrofe da música.
02. Explique o que autor quer dizer, quando colocou: Terra, planeta água.
03. Dê o
significado das palavras:
a)Igarapé b)grotão c)cascatas
a)Igarapé b)grotão c)cascatas
04. Crie um
texto sobre as conseqüências da falta de água (seca), na vida das pessoas e
para o meio ambiente.
05. Você já
pensou que a mesma chuva pode ser boa para algumas pessoas e ruins para outras?
A chuva pode destruir casas, vidas por causa da inundação (enchentes) e, ao
mesmo tempo, beneficiar as plantações que estavam precisando de água. Escolha e
cole reportagens de jornais ou revista sobre:
a) Benefícios da chuva;
b) Malefícios da chuva;
Com orientação da professora de Geografia, responda:
a) Benefícios da chuva;
b) Malefícios da chuva;
Com orientação da professora de Geografia, responda:
06. Da água existente na Terra, 99%
não estão disponíveis para uso humano. Qual o órgão responsável pelo saneamento
em sua cidade?
07. Pesquise como é tratada a água
que você utiliza em sua casa.
08. Você sabe para onde vão os
esgotos de sua cidade? Pesquise e explique como ele é tratado e qual a
importância desse tratamento para o ser humano.Com orientação do professor de
ciências, responda:
09. A água dos rios poluídos não deve
ser usada porque pode causar vários problemas para as pessoas, principalmente
doenças. Você conhece algum rio poluído? Você sabe como aconteceu a poluição
desse rio? Pesquise.
10. Qual é a importância da água na vida das pessoas? Para que ela serve?
10. Qual é a importância da água na vida das pessoas? Para que ela serve?
Texto para interpretação – Música
TOCANDO EM
FRENTE
(Almir Sater
/ Renato Teixeira)
Ando devagar
porque já tive pressa
E levo esse
sorriso porque já chorei demais
Hoje me
sinto mais forte, mais feliz,
Quem sabe eu
só levo a certeza
De que muito
pouco eu sei
Ou nada sei
Conhecer as
manhas e as manhãs
O sabor das
massas e das maçãs
É preciso
amor para poder pulsar
É preciso
paz para poder sorrir
É preciso
chuva para florir
Penso que
cumprir a vida seja simplesmente
Compreender
a marcha e ir tocando em frente Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou
tocando os dias pela longa estrada, eu sou Estrada eu vou
Todo mundo
ama um dia
Todo mundo
chora um dia
A gente
chega e no outro vai embora
Cada um de
nós compõe a sua história
E cada ser
em si
Carrega o
dom de ser capaz
E ser feliz
Após ler
atentamente o texto, responda às questões:
1. Assinale
mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:
a.
( ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada,
pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas.
b.
( ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de
Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c.
( ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o
valor de um sorriso.
d.
( ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não
somos donos do nosso destino.
e.
( ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o
andamento da jornada e continuar vivendo.
2. Marque as
afirmativas com V para verdadeiro e F para falso, de acordo com o texto:
a.
( ) Viver é uma aprendizagem, fruto da observação atenta das
alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos.
b.
( ) Ser feliz é o destino de todos os seres humanos, independendo
das chegadas e das partidas.
c.
( ) A consciência do significado da vida e o dom da capacidade de
construirmos a nossa história nos deixa mais fortes, mais felizes.
d.
( ) O poeta tem hoje um sorriso de serenidade porque nunca levou a
vida com ligeireza.
e.
( ) Para podermos saborear a vida, precisamos vivenciar a paz e o
amor, entre outros fatores que nos mostram que é possível compormos a
nossa história com serenidade.
Assinale a
única alternativa correta:
3. Há várias
comparações no texto que nos leva a concluir que o poeta fala:
a.
( ) da boiada
b. ( ) do boiadeiro
c. ( ) do sabor das frutas
d. ( ) dos dias vividos
e.
( ) do dom da felicidade de cada um de nós
4. Nos
versos 5 e 6, o poeta demonstra que se considera um homem:
a.
( ) orgulhoso b.
( ) sem cultura c. ( ) experiente d. ( ) humilde
e.
( ) sem rumo definido.
Responda com
suas palavras:
5. Como era
a vida do poeta no passado? Comprove sua resposta com versos da poesia.
Análise da
Música: Boiadeiro
Letra:
Vai boiadeiro que a noite já vem
Guarda o teu gado e vai pra junto do teu bem
De manhãzinha quando eu sigo pela estrada
Minha boiada pra invernada eu vou levar
São dez cabeça é muito poco é quase nada mas não tem outras mais bonitas no lugar
Vai boiadeiro que o dia já vem
Leva o teu gado e vai pensando no teu bem
De tardezinha quando eu venho pela estrada
A fiarada ta todinha a me esperar
São dez filhinho é muito poco é quase nada mas não tem outros mais bonitos no lugar
Vai boiadeiro que a tarde já vem
Leva o teu gado e vai pensando no teu bem
E quando eu chego na cancela da morada
Minha rosinha vem correndo me abraçar
É pequenina é miudinha é quase nada mas não tem outra mais bonita no lugar
Vai boiadeiro que a noite já vem
Guarda o teu gado e vai pra junto do teu bem
Análise:
Vai boiadeiro que a noite já vem
Guarda o teu gado e vai pra junto do teu bem
De manhãzinha quando eu sigo pela estrada
Minha boiada pra invernada eu vou levar
São dez cabeça é muito poco é quase nada mas não tem outras mais bonitas no lugar
Vai boiadeiro que o dia já vem
Leva o teu gado e vai pensando no teu bem
De tardezinha quando eu venho pela estrada
A fiarada ta todinha a me esperar
São dez filhinho é muito poco é quase nada mas não tem outros mais bonitos no lugar
Vai boiadeiro que a tarde já vem
Leva o teu gado e vai pensando no teu bem
E quando eu chego na cancela da morada
Minha rosinha vem correndo me abraçar
É pequenina é miudinha é quase nada mas não tem outra mais bonita no lugar
Vai boiadeiro que a noite já vem
Guarda o teu gado e vai pra junto do teu bem
Análise:
O Rei do Baião busca retratar o dia-a-dia de um nordestino, relata a
vida de uma das figuras que simbolizam o homem nordestino, o vaqueiro.
Na música ele é denominado de boiadeiro, pois é assim que são nomeados
os "condutores" de rebanho na região Sudeste. Trata-se portanto de
uma variação regional.
O boiadeiro da música, tem uma pequena criação de gado, apenas dez cabeças,
mas que da sustento a sua família, onde todos os dias sai de manhãzinha com o
gado e que ao final do dia volta para casa na ânsia de ficar perto da sua
família.
O interessante na música é o nome da mulher do boiadeiro, Rosinha, que é
típico na região rural, e em quase todas as músicas de Luiz Gonzaga, ele
utiliza desse nome.
Autor:
Matheus Rodrigues
Tremdas
onze ( Adoniran Barbosa )
Não
posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto
muito,amor, mas não pode ser
Moro
em Jaçanã/Se eu perder esse trem
Que
sai agora às onze horas /Só amanhã de manhã
Não
posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto
muito,amor, mas não pode ser
Moro
em Jaçanã /Se eu perder esse trem
Que
sai agora às onze horas/Só amanhã de manhã
Além
disso mulher tem outra coisa
Minha
mãe não dorme enquanto eu não chegar
Sou
filho único, tenho minha casa pra olhar
Não
posso ficar, não posso ficar...
Não
posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto
muito,amor, mas não pode ser
Moro
em Jaçanã /Se eu perder esse trem
Que
sai agora às onze horas/Só amanhã de manhã
De
olho no texto
1) Por quais razões o homem não podia mais ficar
em companhia da mulher?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Onde mora o homem? Que meio de transporte ele
utiliza?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Quantos irmãos ele tem?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Em sua opinião a mulher ficou alegre ou triste
com o fato de o homem ter de ir embora?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Na letra da música, as onze horas se referem ao
período da manhã ou da noite?
_____________________________________________________________________________________________
6) De que outro modo se poderia escrever 11 horas
da noite?
ERA UMA VEZ
Interpretada por Sandy, Júnior e
toquinho
Era uma vez Um lugarzinho no meio do
nada
Com sabor de chocolate E cheiro de
terra molhada
Era uma vez A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando para outra quem dava
mais felicidade
Pra gente ser feliz Tem que cultivar
as nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar na própria fantasia
Na nossa liberdade
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver Quem já foi criança um
dia.
Compreendendo o texto
1) Onde era o lugarzinho da música?
_________________________________________________________________________
2) Que sabor e que cheiro tinha o
lugarzinho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) O que a riqueza e a simplicidade
mostravam uma para a outra?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Segundo o texto, o que a gente tem
que fazer para ser feliz?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)
Você conhece um lugarzinho como descrito na música?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________6)
O que você acha que a gente precisa fazer para ser feliz?
_________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
A vida de viajante
Luiz Gonzaga e Gonzaguinha.
Minha vida é andar /Por esse país
Pra ver se um dia/Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei.
Chuva e sol /Poeira e carvão
Longe de casa/Sigo o roteiro
Mais uma estação
E a alegria no coração.
Mar e terra /Inverno e verão
Mostra o sorriso/Mostra a alegria
Mas eu mesmo não/E a saudade no
coração.
Conhecendo o texto
1) Quantas estrofes possui a poesia?
__________________________________________________________________________________
2) Quantos versos possui cada
estrofe?
__________________________________________________________________________________
3) Destaque as rimas de cada estrofe.
1ª estrofe:
_________________________________________________________________________
2ª estrofe:
_________________________________________________________________________
3ª estrofe: _________________________________________________________________________
4)
O poema retrata a saudade do
poeta. Copie, da primeira estrofe, os versos em que isso pode ser comprovado.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Essa vida que o poeta leva é um
costume ou ele está viajando a passeio?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Assinale o verso que melhor
comprova a sua resposta anterior.
(
) Minha vida é andar / Por esse
país.
(
) Sigo o roteiro / Mais uma estação.
(
) Chuva e sol/ Poeira e carvão.
(
) Guardando as recordações / Das terras onde passei
Eu Te Amo Meu Brasil
Os Incríveis
Composição: dom
Os Incríveis
Composição: dom
Escola...
Marche...
As praias do Brasil ensolaradas
Lá lálálá...
O chão onde país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui
Tem muito mais amor
O Céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país, mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor
Marche...
As praias do Brasil ensolaradas
Lá lálálá...
O chão onde país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui
Tem muito mais amor
O Céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país, mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul-anil
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil
As tardes do Brasil são mais douradas
Mulatas brotam cheias de calor
A mão de Deus abençoou
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul-anil
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil
As tardes do Brasil são mais douradas
Mulatas brotam cheias de calor
A mão de Deus abençoou
Eu vou ficar aqui, porque existe
amor
No carnaval, os gringos querem vê-las
Num colossal desfile multicor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor
No carnaval, os gringos querem vê-las
Num colossal desfile multicor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor
Adoro meu Brasil de madrugada, lá,
lá, lá, lá.
Nas horas que eu estou com meu amor,lá,lá,lá,lá.
A mão de Deus abençoou.
A minha amada vai comigo aonde eu for.
As noites do Brasil tem mais beleza, lá, lá, lá, lá.
A hora chora de tristeza e dor, lá, lá, lá, lá.
Nas horas que eu estou com meu amor,lá,lá,lá,lá.
A mão de Deus abençoou.
A minha amada vai comigo aonde eu for.
As noites do Brasil tem mais beleza, lá, lá, lá, lá.
A hora chora de tristeza e dor, lá, lá, lá, lá.
Porque a natureza sopra e ela vai-se
embora enquanto eu planto amor.
Eu te amo meu Brasil, eu te amo.
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil.
Eu te amo meu Brasil, eu te amo.
Ninguém segura a juventude do Brasil. 2 x
Eu te amo meu Brasil, eu te amo.
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil.
Eu te amo meu Brasil, eu te amo.
Ninguém segura a juventude do Brasil. 2 x
Nenhum comentário:
Postar um comentário