AS
GÍRIAS E ABREVIAÇÕES MAIS USADAS NA INTERNET
Vc é noob no mnd das gírias da net? Não entendeu? Vou traduzir: Você é
novo no mundo das gírias da internet? Agora deu para entender não é?A
globalização através da internet, tem trazido novas abreviações e gírias usadas
para acelerar o tempo de conversação pelos messengers, emails, e bate-papos
online.A gíria é uma linguagem de caráter popular, criada e usada por
determinados grupos sociais ou profissionais. Elas são usadas para substituir
termos ou conceitos oficiais que não são usados tradicionalmente. Bom, e na
internet não é diferente, existem algumas gírias que foram criadas pelos
internautas que muitas pessoas por aí não fazem ideia do que significa, e às vezes
ficam por fora do assunto. Aqui estão algumas gírias utilizadas pela galera
jovem do Brasil, a maioria das gírias vem da galera do Rio de Janeiro
Ficou na pista – Deu mole em alguma coisa, passou vergonha
Vacilou – Marcou bobeira
Puxar um beck – Fumar droga (cocaína, maconha…)
Zoar ou Zueira – Fazer bagunça
Nóia – Usuário de droga, que trafica, drogado
Fita forte – Produto de roubo
Dar um rolê – Passear, sair
Ei tá preula – Ficar impressionado
Bagulho – alguma coisa (como folha, carro e etc)
Marola – Cigarro de maconha
Ficou pequeno – Ficou mal falado
Queimou meu filme – fizeram fofoca a respeito de você
Rasga – Sai correndo, sai daqui
Gás – Muito rápido
Muito louco – Muito bonito, lindo
Mina – Mulher
Gostosa – Mulher sensual, muito bonita (Ex: Tiazinha, As Sheilas …)
Vacilou – Marcou bobeira
Puxar um beck – Fumar droga (cocaína, maconha…)
Zoar ou Zueira – Fazer bagunça
Nóia – Usuário de droga, que trafica, drogado
Fita forte – Produto de roubo
Dar um rolê – Passear, sair
Ei tá preula – Ficar impressionado
Bagulho – alguma coisa (como folha, carro e etc)
Marola – Cigarro de maconha
Ficou pequeno – Ficou mal falado
Queimou meu filme – fizeram fofoca a respeito de você
Rasga – Sai correndo, sai daqui
Gás – Muito rápido
Muito louco – Muito bonito, lindo
Mina – Mulher
Gostosa – Mulher sensual, muito bonita (Ex: Tiazinha, As Sheilas …)
A
Gíria é a cultura do povo - Bezerra de Menezes
Toda
hora tem gíria no asfalto e no morro porque ela é a cultura do povo Pisou na bola
conversa fiada malandragem Mala sem alça é o rodo, tá de sacanagem
Tá trincado é aquilo, se toca vacilão Tá de bom tamanho, otário fanfarrão Tremeu na base, coisa ruim não é mole não Tá boiando de marola, é o terror alemão Responsa catuca é o bonde, é cerol Tô na bola corujão vão fechar seu paletó "Toda hora tem gíria... Se liga no papo, maluco, é o terror Bota fé compadre, tá limpo, demorou
Sai voado, sente firmeza, tá tranquilo Parei contigo, contexto, baranga, é aquilo Tá ligado na fita, tá sarado
Deu bode, deu mole qualé, vacilou Tô na área, tá de bob, tá bolado Babou a parada, mulher de tromba, sujou
"Toda hora tem gíria...Sangue bom tem conceito, malandro e o cara aíVê me erra boiola, boca de sirí
Pagou mico, fala sério, tô te filmando É ruim hem! O bicho tá pegando Não tem caô, papo reto, tá pegado
Tá no rango mané, tá aloprado
Tá trincado é aquilo, se toca vacilão Tá de bom tamanho, otário fanfarrão Tremeu na base, coisa ruim não é mole não Tá boiando de marola, é o terror alemão Responsa catuca é o bonde, é cerol Tô na bola corujão vão fechar seu paletó "Toda hora tem gíria... Se liga no papo, maluco, é o terror Bota fé compadre, tá limpo, demorou
Sai voado, sente firmeza, tá tranquilo Parei contigo, contexto, baranga, é aquilo Tá ligado na fita, tá sarado
Deu bode, deu mole qualé, vacilou Tô na área, tá de bob, tá bolado Babou a parada, mulher de tromba, sujou
"Toda hora tem gíria...Sangue bom tem conceito, malandro e o cara aíVê me erra boiola, boca de sirí
Pagou mico, fala sério, tô te filmando É ruim hem! O bicho tá pegando Não tem caô, papo reto, tá pegado
Tá no rango mané, tá aloprado
Caloteiro,
carne de pescoço, "vagabau"
Tô legal de você sete-um, gbo, cara de pau
Tô legal de você sete-um, gbo, cara de pau
SUGESTÕES DE REGISTRO PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS
A análise da escrita deve
acontecer tanto por parte dos alunos, quanto principalmente dos professores,
pois é através da avaliação que o professor faz da produção de cada aluno que
ele traçará metas e estratégias a serem desenvolvidas com o aluno/turma.
REGISTRO PARA O ALUNO
É muito bom que o aluno
possa avaliar a sua produção de texto, descobrindo por si mesmo o que pode ser
melhorado. Por isso segue abaixo uma sugestão de ficha de avaliação de texto
que pode ser ampliada e modificada de acordo com o texto produzido e a turma em
questão.
AVALIANDO MINHA PRODUÇÃO
1. Coloquei título ?
2. O título está adequado ao texto?
3. Os parágrafos estão alinhados?
4. Minha produção está com um bom aspecto?
5. A letra está legível?
6. O tipo de texto que usei está de acordo com
a proposta?
7. Usei a estrutura correta para esse tipo de
texto?
8. Usei os sinais de pontuação adequados?
9. Fiz a correção da ortografia?
10. As frases estão claras?
11. O texto apresenta sequência lógica (início, meio e
fim)?
Versos, poesias, poemas – Qual
a diferença entre os conceitos?
·
O
que é verso?O que é poesia?O que é poema?Qual a diferença entre poema e poesia?
Questões
complexas muito perguntadas na internet, pelo que tenho reparado. Vou tentar
responder abaixo, aproveitando para tentar explicar um pouco mais outros
conceitos relevantes relacionados que podem esclarecer outras dúvidas:
·
Poema - é a obra (texto) em
verso, poema é a organização, estrutura das palavras. Existe por si mesmo,
independente de quem o lê.
·
Poesia - é a qualidade poética de
um texto ou obra de arte ou situação. Pode haver poesia num por de sol, por
exemplo. Está em quem a sente. Filosoficamente, ela não pode existir por si
mesma, independentemente de alguém que a sinta.
·
Verso - é cada linha de um poema.
Também é chamado verso a forma de escrita que não é prosa.
·
Estrofe - é cada uma das seções que
constituem um poema. Isto é, cada agrupamento de versos, separadas por uma
linha em branco.
Estrofes podem ser classificadas
pelo número de versos:
·
1
verso – Monóstico
·
2
versos – Dístico
·
3
versos – Terceto
·
4
versos – Quarteto ou quadra
·
5
versos – Quintilha
·
6
versos – Sextilha
·
7
versos – Septilha
·
8
versos – Oitava
·
9 versos – Nona
·
10
versos – Décima
·
Mais
de 10 versos Estrofe irregular
Anexos
CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS :
Cantigas de roda: músicas passadas de geração a
geração com ou sem coreografias.
Parlendas: Arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia mas às vezes rimada.
Fábula: é um texto de carácter fantástico. As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.
Parlendas: Arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia mas às vezes rimada.
Fábula: é um texto de carácter fantástico. As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.
Biografia: A biografia é a história de
vida de uma pessoa. A palavra provém de um termo grego composto: bios (“vida”)
e graphein (“escrever”). Na biografia resume-se os principais factos na vida de
uma pessoa.
Charge: A charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. A palavra é de origem francesa e significa carga. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. Já o cartum, que é uma palavra de origem inglesa, ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente ligada a temporalidade, o cartum retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.
Conto: é um texto narrativo breve, e de
ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até
folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens previamente
retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura oral.
Crônica: é uma narrativa informal, . A
crônica, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa,
ou seja, o próprio escritor está "dialogando" com o leitor. Isso faz com que a crônica apresente uma visão
totalmente pessoal de um determinado assunto: a visão do cronista, ligada
à vida cotidiana, com um toque de humor e
crítica, ela situa-se entre o jornalismo e a literatura.
História em
quadrinho: este
tipo de gênero situa-se no quadro dos chamados narrativos por apresentarem
características semelhantes à narração, como personagens, espaço, tempo, o
enredo se caracterizar por uma sequência de ações realizadas em quadros
separados. São diferenciados apenas pelo fato de que, ao invés do narrador, o
diálogo é retratado de forma direta, representado em forma de balões, na qual
as imagens representam um papel de destaque.
Lenda: a lenda pode ser situada geograficamente em um determinado momento cronológico. Na lenda o herói é humano e religioso, sua origem ocorre quando há um desvio do ponto de vista real para o imaginário.
Lenda: a lenda pode ser situada geograficamente em um determinado momento cronológico. Na lenda o herói é humano e religioso, sua origem ocorre quando há um desvio do ponto de vista real para o imaginário.
POEMAS E POESIAS
A leitura de poesias e de poemas para as crianças se transforma em uma
atividade lúdica. Os poemas e as poesias devem despertar nos alunos o interesse
pela produção de textos, oportunizando na escola o surgimento de artistas
escritores e poetas que acreditamos ter em cada um de nós. Diferença entre
Poemas e Poesias: Poesia: Caráter
do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma
linguagem. Poema: é definido como: "obra em verso ou não em que há
poesia”. Ou seja: quando falamos em poesia, estamos falando de uma arte e,
quando falamos em poema, estamos nos referindo a um texto concreto.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Desenvolver hábitos de leitura pelo prazer de ler; Conhecer e
diferenciar poemas de poesia ;
Produzir seus próprios textos a partir de poemas e poesias lidos em sala
de aula;
Promover a imaginação criativa; Desenvolver hábitos de ouvir e apreciar
poemas e poesias;
Envolver os alunos na leitura, escrita, interpretação e no
desenvolvimento criativo através das mais variadas atividades como:
dramatizações, produções, de textos, ilustrações e desenhos
Organizar o cantinho da leitura em sala de aula; Produção de poemas e
poesias;
Conhecer alguns escritores de poesias de nossa região
Conhecer a biografia dos autores das poesias e poemas;
Melhorar a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e a
estrutura, despertando o prazer de ler, escrever, produzir, ilustrar o referido
gênero
ESTRATEGIAS:
v Faça leitura
diária de poemas de diferentes autores pelo professor e/ou pelo aluno;
v Apresente a
biografia de alguns autores (Cecília
Meireles, Sérgio Caparelli, Elias José ,ZiraldoRoseana Murray, José Paulo Paes,Vinícius de Morais ,Cora Coralina
Monteiro Lobato .etc ) e outros que
o professor considera interessante;
v Proponha que os
alunos escrevam poemas em dupla ou individualmente;
v Peça que os
alunos façam a reescrita de poemas; Escrever , ler e recitar poesias;
v Organizar o
cantinho da leitura em sala de aula; Produção de poemas e poesias;
v Concurso da
melhor poesia para o dia das mães; Elaboração de mural com exposição das
produções de poemas e poesias ( cada turma terá a sua semana de
apresentação deste mural);
v Leitura e
Declamação de poemas e poesias;
v Varal de poesias
na sala para que o aluno escolha qual quer ler; Produção de um livro de
poesias.
v Conversar com a
turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características (rima, versos
e estrofes)
LENDAS ,
CONTOS E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Este tema pretende fazer a ponte entre o lúdico, o imaginário com o
conhecimento necessário para produzir novos saberes na área da leitura, da
escrita e da produção oral. Desenvolvendo momentos onde o aluno e seu
professor, terão acesso a "belos contos de fadas, fábulas e lendas".
Propiciando assim, de forma lúdica e dinâmica, experiências diversificadas,
estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade, o imaginário e o
conhecimento.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
LENDAS
- Conhecer as lendas brasileiras, a cultura popular nas diferentes
regiões do Brasil
- Utilizar-se da linguagem oral e escrita para recontar as lendas do
folclore brasileiro;
- Conhecer lendas do folclore brasileiro;Explanar o
que é gênero textual através da própria produção de textos;
- Ampliação
do repertório dos alunos a respeito das lendas.
- Atividades
de produção escrita.
- Envolver os
alunos na leitura, escrita, interpretação e no desenvolvimento criativo
através das mais variadas atividades como: dramatizações, produções, de
textos, ilustrações e desenhos
FÁBULAS
- Identificar
os personagens.
- Fazer
reflexão com os alunos sobre os valores mostrados nas fábulas
- Reconhecer
os diversos tipos de animais presentes nas fábulas.
- Identificar
os personagens.
- Reconhecer
os diversos tipos de animais presentes nas fábulas.
- Comentar
com ajuda do facilitador que assume papel de agente dinamizador da
leitura.
- Tirar
conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o educando possa
oferecer.
- Aplicar
atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade
lúdica.
- Enumerar as
palavras e frases que mais instigaram as crianças.
- Narração e
descrição dos fatos
- Reconto de
Fábulas
CONTOS
- Apresente
aos alunos as características do gênero Conto;
- Selecione
vários contos para que os alunos leiam;
- Leve os
alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
- Proponha a
reescrita de um conto com um novo enfoque;
- Organize uma coletânea de contos reescritos
pelos alunos;
- Prepare uma peça teatral baseada em um conto
que os alunos consideram interessante;
- Conhecer
diversas Histórias infantis; Desenvolver hábitos de leitura;
- Diferenciar
lendas,fabulas e histórias infantis;
- Utilizar a
técnica de dramatizar e fazer recontos;
- Oportunizar
a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
- Desenvolver
habilidades sociais; Desenvolver o hábito de ouvir com atenção.
- Enriquecer
e ampliar o vocabulário;
- Desenvolver
o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
- Ampliar as
possibilidades de movimentos; Expressar-se por meio de desenhos, pinturas
e colagens;
- Ler, ainda
que de forma não convencional;
- Dramatizar
histórias, por meio de expressões orais e dança; Descrever cenários e
personagens;
- Identificar
soluções de conflitos presentes nos contos; Identificar títulos de
histórias conhecidas;
- Continuar
histórias a partir de um determinado ponto; Produzir textos, tendo o
professor como escriba.
PARLENDAS,
TRAVA-LÍNGUAS, CANTIGAS DE RODA E ADIVINHAÇÕES
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
ü Estimular
raciocínio e atenção; Ler, recontar e ilustrar, lendas, par lendas, adivinhas;
ü Estimular a
ampliar a linguagem oral; Incentivar a escrita nas suas diversas modalidades; -
ü Estimular o
ritmo, a criatividade e prazer pelo aprender brincando.
ü Desenvolver o
processo de leitura e escrita através de atividades Contextualizadas;
ü Favorecer a
integração social do grupo; Desenvolver a expressão artística e corporal;
ü Estimular o
gosto pela leitura e a escrita;
ESTRATEGIAS:
- Fazer um
levantamento dos trava-línguas conhecidos pela turma;
- Socializar
os trava-línguas e organizar fichas de leitura de cada um deles;
- Levar para
casa as fichas com os trava-línguas para que possam ler;
- Ler algumas
adivinhas p/ turma, que tentam descobrir as respostas;
- Organizar
um campeonato de adivinhas na sala; Representação de parlendas
- Confecção
de cartazes referente às parlendas trabalhadas
- Pesquisas
sobre: trava-línguas, parlendas, adivinhações, charadas, canções
conhecidos pela família;
- Canto de
músicas folclóricas (cantigas de ninar, cantigas de roda, desafios.)
- Distribuir
para a turma a parlenda/o trava-língua/ as canções, escrita com letra
impressa maiúscula, pois auxilia no reconhecimento das letras.
- Ler para os
alunos a parlenda e pedir para que a recitem. É importante que a
parlenda seja escritas seja fixada na sala para que os alunos se
familiarizem mais com o texto.
- Solicitar
aos alunos que identifiquem oralmente as palavras que rimam na parlenda. É
importante explicar o significado de rimas (palavras com som igual ou
muito parecido).
- Fazer
desenho da parlenda/canção para colocar no mural da sala.
- Atividades
com reescrita das canções que também visam avançar no processo de
alfabetização dos alunos. Leia os enunciados para os alunos, os oriente na
resolução das questões e observe que relações estão estabelecendo entre os
sons e as letras.
POR
QUE CONHECER OS GÊNEROS TEXTUAIS?
Exercer cidadania implica, antes de tudo, descobrir
como nossos talentos podem contribuir para construir uma sociedade cada vez
melhor. Por isso, a escola tem o dever de resgatar o espírito cidadão que nós
todos, alunos e professores,temos para influir no ambiente em que vivemos, em
vez de nos deixar levar por ele. É dever de todos nós sermos cidadãos
plenos.Como? Lutando por nossos direitos, nossas convicções e nossos valores,
pensando também nos direitos,convicções e valores de todos. Assim, o
aluno, por meio das aulas de produção textual, será instado a
se posicionar diante de temas da realidade para ampliar sua compreensão de
mundo, tomando consciência de seus direitos e deveres como cidadão, opinando,
interferindo nos acontecimentos, além, é claro, de se preparar para eventuais
práticas linguísticas tão necessárias para o exercício da cidadania.Vão aí algumas dicas da estrutura
de alguns gêneros tão importantes para o exercício da cidadania
Notícia: texto com o objetivo de informar o leitor de um jornal ou revista a respeito de um fato. A notícia, de um modo geral, não esgota o fato; informa o quê? Quem? quando? Onde? Como? Por quê?Característica da Notícia:
Dicas:
- dê um título bem sugestivo
- elabore manchete que provoque no leitor desejo de ler a notícia
- desenvolva a notícia, sem se esquecer de que o primeiro parágrafo do desenvolvimento ondetraz as informações essenciais relativas ao acontecimento: o quê, que, onde, quando; nos parágrafos seguintes apresentam-se os pormenores.
A função primordial da notícia é informar. Disso se conclui que o autor não deve emitir juízos de valor pessoal, evitando, por exemplo, adjetivos e outras marcas da função emotiva
Reportagem
: pode
ser considerada a própria essência de um jornal e difere da notícia pelo
conteúdo, extensão e profundidade. A reportagem busca mais: partindo da própria
notícia, desenvolve uma seqüência investigativa que não cave na notícia. Assim,
apura não somente as origens do fato, mas suas razões e efeitos. Abre debate
sobre o acontecimento, desdobra-o em seus aspectos mais importantes e divide-o,
quando se justifica, em vários tópicos. A notícia não esgota o fato; a
reportagem pretende fazê-lo. Normalmente compõe-se de 3 partes:
a) Manchete: é o título da reportagem. Tem o
objetivo de resumir a reportagem e, ao mesmo tempo, atrair a atenção do leitor
para o texto.
b) Lead: é um resumo, que aparece geralmente no início
da reportagem.
c) Corpo: é a parte da reportagem que desenvolve o assunto,
apresentando detalhes do fato principal.
Obs.: Para se
fazer uma reportagem é preciso entrevistar pessoas, que dêem informações a
respeito do assunto e do aspecto que sua reportagem vai analisar, e pesquisar
em bibliotecas, enciclopédias e livros informações específicas a respeito do
assunto abordado.
ABAIXO-ASSINADO
Gênero textual que
se produz quando uma pessoa ou um grupo de pessoas deseja fazer uma
reivindicação, de caráter pessoal ou coletivo. O abaixo-assinado tem o objetivo
de persuadir o leitor do mesmo. Veja suas características:
a)
identificação, na forma de vocativo, da autoridade a quem é encaminhado o
documento;
b)
corpo do texto que consiste na apresentação do problema, seguido da
reivindicação pretendida pelos assinantes, e dos argumentos que justificam a
solicitação feita;
c)
fechamento do texto que deve conter local e data, seguidos de assinaturas dos
simpatizantes. Para dar maior credibilidade às assinaturas, costuma-se
identificá-las por meio de dados pessoais como cidade, país ( se for o caso),
documento de identificação e, às vezes, endereço;
d)
os autores do texto podem-se colocar em 1ª ou em 3ª pessoa;a linguagem deve
estar atenta ao padrão culto da língua;
e)
os verbos aparecem no tempo presente do indicativo;
f)
o pronome de tratamento deve ser de acordo com o cargo ocupado pelo
interlocutor;
g) texto
de intenção persuasiva, que encaminha uma reivindicação
CORDEL
- Realize pesquisas sobre a origem
do cordel e dos principais cordelistas brasileiros
- Apresente aos alunos as características
do gênero Literatura de Cordel;
- Selecione livros de Literatura de
Cordel para que os alunos leiam;
- Leve os alunos à biblioteca da
escola para conhecer o seu acervo literário;
- Comente com os alunos sobre a
importância de trocar indicações de leituras e opiniões com amigos e
colegas;
- Proponha a leitura de um livro de
literatura clássica para que eles leiam em casa;
- Comente com os alunos sobre a
importância de trocar indicações de leituras e opiniões com amigos e
colegas;
- Solicite que em duplas os alunos
escrevam um livro de Literatura de Cordel;
- Faça a reescrita dos textos de
cordel;
- Organize uma coletânea dos livros
escritos pelos alunos;
AUTOBIOGRAFIA
Através de perguntas, cada aluno deverá elaborar um texto coerente,
formando uma autobiografia, que será exposto no mural da escola.Após o estudo
do texto( a critério ) o estudo da biografia
e explicar o que é uma autobiografia, pedir que os alunos elaborem uma
autobiografia.
Ler para os alunos biografias produzidas por outras crianças da mesma
idade deles. Os alunos, através de perguntas, irão elaborar um texto, formando
uma autobiografia.Os alunos deverão primeiro produzir a autobiografia no
caderno de produção de texto a seguir ler sua produção para os colegas e após
as correções passar a limpo para ser exposto no mural da sala. Todos os alunos
deverão digitar sua autobiografia.
ROTEIRO
DE UMA AUTOBIOGRAFIA
1)Qual seu nome completo?
2)Quantos anos você tem?
3) Você nasceu em Pernambuco ? Em que cidade?
4) Em que colégio estuda?
5) Que carreira profissional você espera seguir?
6) Você está lendo algum livro? Qual?
7) Tem o hábito de ler revistas ou jornais? Cite o nome de algumas (alguns).
8) Você pratica algum esporte? Escreva o nome dele e por que o pratica.
9) Há alguma outra atividade que você faz e que não está relacionada ao colégio ou esporte? Fale sobre ela.
10) Qual o cantor ou conjunto que você mais aprecia?
11) Você tem o costume de assistir a programas de televisão? Que tipo de programação prefere?
12) O que você faz no final de semana?
4) Em que colégio estuda?
5) Que carreira profissional você espera seguir?
6) Você está lendo algum livro? Qual?
7) Tem o hábito de ler revistas ou jornais? Cite o nome de algumas (alguns).
8) Você pratica algum esporte? Escreva o nome dele e por que o pratica.
9) Há alguma outra atividade que você faz e que não está relacionada ao colégio ou esporte? Fale sobre ela.
10) Qual o cantor ou conjunto que você mais aprecia?
11) Você tem o costume de assistir a programas de televisão? Que tipo de programação prefere?
12) O que você faz no final de semana?
13) Você pode acrescentar outras informações, se desejar,
14) O texto deve ser escrito em primeira pessoa.
BIOGRAFIAS
o Criar um espaço
de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações
de leitura e escrita de biografias
o Trabalhar com um destinatário real para a
produção escrita.
o Pesquisa:
Recortar biografias para montagem de mural;
o Leitura da biografia da Cecília
Meireles;
o Características específicas das
biografias;
o Leituras de
outras biografias; Definição de biografia; Procedimentos de
revisão.
o Leia em voz alta
biografias de personalidades da música, da pintura e da literatura. Por meio
delas, as crianças vão se familiarizar com esse tipo de texto, além de conhecer
diversos escritores, poetas como a de Cecília Meireles
o Converse com a turma sobre as características
identificadas e o que diferencia esse tipo de texto dos demais, como contos,
fábulas e notícias jornalísticas.
TEXTOS
FOLCLÓRICOS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Estimular
raciocínio e atenção; Ler, recontar e ilustrar, lendas, par lendas, adivinhas;Estimular
o gosto pela leitura e a escrita;Estimular a ampliar a linguagem oral;
Incentivar a escrita nas suas diversas modalidades; -
ü Estimular o
ritmo, a criatividade e prazer pelo aprender brincando.
ü Desenvolver o
processo de leitura e escrita através de atividades contextualizadas;
ESTRATEGIAS:
- Fazer um levantamento dos trava-línguas
conhecidos pela turma;
- Socializar os trava-línguas e organizar fichas
de leitura de cada um deles;Ler algumas adivinhas p/ turma, que tentam
descobrir as respostas;Organizar um campeonato de adivinhas na sala; Representação de parlendas
- Confecção de cartazes referente às parlendas
trabalhadas Promover pesquisas na internet.
- Pesquisas sobre: trava-línguas, parlendas,
adivinhações, charadas, canções conhecidos pela família;
- Canto de músicas folclóricas (cantigas de
ninar, cantigas de roda, desafios.)
- Distribuir para a turma a parlenda/o
trava-língua/ as canções, escrita com letra impressa maiúscula, pois
auxilia no reconhecimento das letras.
- Solicitar aos alunos que identifiquem
oralmente as palavras que rimam na parlenda. É importante explicar o
significado de rimas (palavras com som igual ou muito parecido)Fazer
desenho da parlenda/canção para colocar no mural da sala.
- Atividades com reescrita das canções que
também visam avançar no processo de alfabetização dos alunos..
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