PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSI CA
·
Realizar as atividades propostas
rapidamente sempre atento nos diferentes comandos do professor;
·
Identificar as cores conforme o
comando do professor;
·
Agir com rapidez para recuperar a
bolinha correspondente a sua cor durante os exercícios.
·
Dramatizar com o jornal, variados
movimentos corporais e ações do dia conforme o comando do professor;
·
Criar diversas formas e tipos de
dobradura com o jornal explorando a coordenação motora fina e grossa
·
Equilibrar-se em diferentes apoios,
planos e sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva;
·
Demonstrar através dos comandos do
professor as variadas maneiras na situação de equilíbrio
·
Deslocar-se em diversos sentidos
obedecendo as regras e os obstáculos desenhados no chão;
·
Participar atentamente das
atividades de agilidade durante os jogos propostos.
·
Memorizar um maior número de objetos
sobre a mesa e depois discriminá-los;
·
Executar através de palmas e
imitações os exercícios propostos exigindo a atenção das mesmas.
·
Ouvir e marcar corretamente os nomes
ditados pelo professor;
·
Escrever nomes em cada quadro
delimitado no jogo do bingo;
·
Identificar as peças do dominó para
completar o jogo
·
Ouvir e realizar as orientações do
professor conforme a regra proposta na atividade;
·
Identificar o local mais próximo
para a execução da atividade;
·
Participar dos jogos propostos
respeitando as regras.
·
Manusear os arcos em diversas formas
em diferentes planos na atividade proposta;
·
Executar os exercícios de competição
com os arcos coordenando os movimentos explicitados durante a aula.
·
Desenhar e recortar livremente
seguindo as instruções do professor para a montagem do quebra-cabeça;
·
Ordenar e encaixar no local adequado
as peças do quebra-cabeça;
·
Identificar as peças do dominó para
completar o jogo
·
Relacionar através dos desenhos no
chão os diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor
regente;
·
Deslocar-se para os limites
propostos conforme o comando do professor.
·
Confeccionar as petecas seguindo a
sequência de montagem conforme a explicação do professor;
·
Executar um simples movimento de
rebater a peteca fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão;
·
Combinar movimentos rebatendo a peteca
várias vezes realizando assim um simples jogo
·
Equilibrar os saquinhos de areia em
várias partes do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a
aula;
·
Respeitar a ordem das colunas e os
colegas enquanto as atividades estiverem sendo realizadas;
·
Distinguir os diferentes tipos de
equilíbrio (externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do
exercício.
·
Dobrar o jornal de várias maneiras
finalizando num “barco” e, por conseguinte uma “camiseta”;
·
Cantar uma música de acordo com a
figura mostrada com o jornal pelo professor;
·
Identificar as peças do dominó para
completar o jogo.
·
Realizar os exercícios com os
pregadores, palito de fósforo e sorvete, obedecendo principalmente as regras
propostas pelo professor;
·
Manter o espírito de competitividade
sem que haja intrigas durante as atividades propostas
·
Deslocar-se pela quadra com a bola,
de forma espalhada sem aglomeração;
·
Executar as atividades com a bola
atendendo os comandos propostos pelo professor durante a aula.
·
Executar o circuito de maneira
satisfatória passando por todas as estações;
·
Prestar atenção no sinal do
professor para a mudança das estações no decorrer do circuito.
·
Saltar a corda realizando os
diferentes tipos de saltos (apoios);
·
Combinar os diferentes tipos de
saltos com o ritmo da corda;
·
Diferenciar tipos de saltos
explicitados durante a aula.
·
Identificar as respectivas partes do
corpo colando no local indicado;
·
Criar movimentos identificando a
parte do corpo citada pelo professor no decorrer da explicitação.
·
Pular o elástico diversificando os
diversos tipos de saltos em diferentes apoios no decorrer das atividades;
·
Deslocar-se pela quadra saltando os
diversos tipos de apoio conforme o comando do professor;
·
Distinguir os tipos de saltos
durante a realização dos exercícios.
·
Respirar compassadamente observando
a respiração do professor e seus comandos;
·
Distinguir as fases da respiração
(inspirar e expirar) conforme a sequência dos exercícios
Fonte: Material elaborado através dos textos dos
professores da UEL: Josy Ferraz Ramon e Edina Marinez Armacolo e dos
professores da UNIPAR: Nelson Luis Posseti e Leda
Rossi Gonçalves. Disciplina de Didática - Professora Lucyelena Amaral
Picelli - Curso de Educação Física
Nenhum comentário:
Postar um comentário