Secretaria
de Educação Cultura e Desporto
Praça
29 de Dezembro nº 57
Planejamento de Artes
Valdinere
Alves dos Santos
Cortês,2017
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CORTÊS
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
Planejamento de Artes
CONTEÚDOS
|
INDICADORES
|
Definição
de Arte
|
Definir Arte
reconhecendo sua importância enquanto linguagem, instrumentos de interação
entre os indivíduos utilizando textos e atividades escritas.
|
História da Arte
|
Discutir sobre
a importância de aprender a história da Arte, descrevendo como elas manifesta em diversos aspectos,
utilizando texto e atividades
diversificadas.
|
Pontilhismo
|
Diferenciar distinguindo ponto geométrico de ponto gráfico utilizando a técnica de
pontilhismo por meio de atividades
diversificadas.
|
Linhas
|
Representar
linhas, classificando de acordo com o traçado ,forma e posição através
de atividades propostas.
|
Arte
Abstrata
|
Identificar Arte
abstrata como aquela que não tem forma definida
utilizando desenhos e atividades escritas.
|
Cores
Primárias e Secundárias
|
Diferenciar
cores primárias e secundárias representando-as através de paisagens e figuras geométricas.
|
A Arte na Mesopotâmia
|
Identificar a
importância da Arte mesopotâmica destacando
suas características através de
textos e atividades escrita.
|
A
Arte Egípcia
|
Explorar
identificando o que caracterizou a arte egípcia através de textos
e atividades escritas
|
Frisas
|
Identificar
frisas como composição de linhas, curvas ou retas apresentando em decoração de mosaico
|
A
Arte Grega
|
Explorar
demonstrando a importância da Arte Grega
observando suas
características através de
textos e atividades
propostas.
|
Ampliação e
redução de figuras
|
Ilustrar
ampliando e reduzindo desenhos através de outro.
|
Desenho
livre
|
Criar desenhos
articulando percepção, imaginação e
conhecimento, através de desenhos e pinturas.
|
Artesanato
|
Criar objetos
artísticos com material de sucata estimulando a criatividade pessoal
identificando os vários tipos de
artesanato.
|
Datas
Comemorativas
|
Vivenciar as
datas comemorativas através de
recortes, colagens, desenhos e pinturas.
|
CONTEÚDOS
DE ARTE
PARA 6º ANO
(Quinta série
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
DE CORTÊS
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
CONTEÚDOS DE ARTE PARA 7º ANO (sexta série )
CONTEÚDOS
|
INDICADORES
|
Você sabe o
que é Arte ?
|
Definir
Arte reconhecendo sua importância enquanto linguagem, instrumento de
interação entre os indivíduos através de textos e exercícios.
|
A Arte Romana
|
Descrever
a importância da Arte Romana ,relatando o que caracterizou a Arte
principalmente nas construções através de textos e atividades propostas.
|
Cores
Terciárias e Complementares
|
Identificar distinguindo cores terciárias e
complementares utilizando exercícios diversificados.
|
Cores Quentes
e Cores Frias
|
Nomear as cores quentes ,neutras e frias através das
atividades propostas.
|
A Arte Paleocristã
|
Discutir
como os homens representavam sua arte na Pré-História, destacando a fase catatumbária e basilical através de textos
e exercício.
|
Expressões
Faciais
|
Demonstrar representando expressões
fisionômicos através de desenhos.
|
Simetria
|
Representar reconhecendo figuras com simetria
identificando seus eixos através de figuras.
|
História
em quadrinhos
|
Representar
história em quadrinhos identificando os recursos utilizados para a construção
das histórias através de exercícios.
|
A Arte
Bizantina
|
Destacar
a importância da arte Bizantina em Roma e Grécia, observando que o mosaico foi uma das
características marcantes da arte utilizando textos e exercícios.
|
A Arte
Islâmica
|
Destacar a importância da Arte Islâmica apontando
suas características por meio de
atividades escritas.
|
A Arte na
Idade Média
|
Identificar
descrevendo a diversidade artística na Idade Média como também sua
evolução através de textos e
exercícios.
|
Deformando Figuras
|
Deformar figuras construindo outras utilizando recortes
de gravuras.
|
A Arte Gótica
|
Definir descrevendo os elementos que caracterizou a arte gótica utilizando
texto e atividades diversificadas.
|
O Tangram
|
Representar
diferentes formas geométricas e
formas livres utilizando o tangram.
|
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
DE CORTÊS
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
CONTEÚDOS DE ARTE PARA
8º ANO (sétima série)
CONTEÚDOS
|
INDICADORES
|
A Arte de ver a arte
|
Definir representando o que é arte
reconhecendo suas funções através de textos desenhos e exercícios.
|
A Arte do
Renascimento
|
Destacar a importância da Arte no
Renascimento,identificando como um período de renovação e destaque na
pintura,escultura nomeando os principais artistas por meio de atividades propostas.
|
Expressões
Fisionômicas
|
Representar explorando expressões
faciais utilizando atividades diversificadas.
|
Rococó
|
Identificar as características do
estilo rococó utilizando textos e
exercícios.
|
Caricatura
|
Estimular o gosto pela arte criando caricaturas,através de fotos de
jornais e revistas.
|
Você sabe o
que é arte?
|
Definir Arte reconhecendo sua
importância enquanto linguagem, instrumento de interação entre os indivíduos
através de textos e exercícios.
|
A arte Bizantina
|
Destacar a influência da arte
bizantina em Roma e Grécia apontando as características marcantes por meio de
textos e atividades diversificadas.
|
A Arte
Gótica
|
Descrever reconhecendo os elementos
que caracterizou a arte gótica utilizando textos e atividades diversificadas.
|
Cartum e
Charges
|
Identificar
diferenciando cartum e charges realizando exercícios.
|
A Arte no
Barroco
|
Identificar onde se originou a arte
barroca apresentando sua
característica descrevendo os principais artistas através de exercícios
|
Pop Arte
|
Identificar expressão Pop arte reconhecendo o significado e os
recursos utilizados na Arte por meio
de atividades.
|
Cubismo
|
Destacar representando características da arte no
cubismo utilizando textos e exercícios.
|
Desenho Livre
|
Criar
desenhos identificando formas,
integrando com o recorte e a colagem por meio de exercícios.
|
Deformando
figuras
|
Deformar figuras construindo outras
utilizando recortes de gravuras.
|
A Arte Bizantina
|
Destacar a importância da arte
Bizantina em Roma e Grécia,observando que o mosaico foi uma das
características marcantes da arte utilizando textos e exercícios.
|
Ampliação e redução de figuras
|
Ilustrar ampliando e reduzindo
desenhos através de outro.
|
Grafite
|
Identificar grafite
como uma manifestação
artística,diferenciando pichação através de texto e exercícios.
|
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
DE CORTÊS
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
CONTEÚDOS DE
ARTE PARA 9º
ANO (oitava série)
CONTEÚDOS
|
INDICADORES
|
Impressionismo
|
Destacar o impressionismo como movimento artístico
que revolucionou a pintura dando início as grandes tendências na arte no
século xx apontando as principais
características da arte através de
textos e exercícios.
|
Expressionismo
|
Definir expressionismo, como a arte do
instinto,apontando os principais valores que são expressos na arte utilizando
textos e exercícios.
|
Música
|
Reconhecer a música presente na historicidade
humana, em constante transformação junto com o homem diferenciando estilos
musicais identificando sua função social e histórica através de textos.
|
Fovismo
|
Identificar
definindo os princípios que regem o movimento artístico no Fovismo apontando suas características e os
principais artistas através de textos e exercícios.
|
Cubismo
|
Apontar identificando as formas utilizadas pelos
artistas do Cubismo,destacando os principais artistas ,através de textos e
exercícios.
|
Abstracionismo
|
Identificar observando a diferença da arte
abstrata apontando a característica principal da arte utilizando textos e
exercícios.
|
Surrealismo
|
Descrever apontando as características principais da arte no movimento surrealismo utilizando textos
e atividades escritas.
|
A Arte
Gótica
|
Definir,descrevendo os elementos que caracterizou a arte gótica,por meio de
textos e atividades escritas.
|
Grafite
|
Identificar grafite
como uma manifestação
artística,diferenciando pichação através de texto e exercícios.
|
Arte Indígena
|
Destacar reconhecendo a
importância da arte
indígena na cultura brasileira utilizando textos cartazes, e exercícios
|
Caricatura
|
|
Neoclassicismo
|
Identificar as características que a arte do
neoclassicismo apresenta, destacando a
nova tendência que predominou nas criações dos artistas europeus através
de exercícios.
|
Realismo
|
Debater sobre a nova tendência estética chamada
realismo nas artes européias sobretudo
na pintura francesa, apontando suas
características gerais através de exercícios propostos.
|
Romantismo
|
Nomear os principais artistas do romantismo
apontando as características principais da arte utilizando textos e
exercícios.
|
A Arte no Barroco
|
Identificar onde se originou a arte barroca apresentando sua característica descrevendo
os principais artistas através de exercícios
|
Cartum e
Charges
|
Identificar
diferenciando cartum e charges realizando exercícios.
|
Propaganda e
publicidade
|
Diferenciar
propaganda e publicidade por meio de
textos
|
Arte Abstrata
|
Representar arte abstrata utilizando exercícios
|
Elaboração : Valdinere Alves dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário