(Equipe PIP).
Leia o texto abaixo.
A COSTUREIRA DAS
FADAS
Depois do jantar o
príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era uma aranha
de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma
tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas. - Dona Aranha, disse o príncipe,
quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar
uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.
Disse e retirou-se.
Dona Aranha tomou da fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas muito
espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma
fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa
imaginar. Teceu também peças de fitas e peças de renda e peças de entremeios –
até carretéis de linha de seda fabricou.
MONTEIRO
LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.
A
expressão “ilustre dama” se refere à:
A) Fada.
B) Narizinho.
C) Dona Aranha.
D) Costureira
------------------------------------------------------------
(SPAECE). Leia o texto abaixo e responda.
População
mundial a caminho do empate
[...]
Muito em breve – provavelmente ainda nos próximos anos –, a metade da
humanidade terá apenas filhos suficientes para repor o seu tamanho. Isto é,
grande parte dos casais terá entre dois e três filhos, no máximo, o que
permitirá apenas a reposição e não o crescimento da população do mundo daquele
momento. Traduzindo em linguagem demográfica, a taxa de fertilidade da metade
do mundo será de 2,1 ou menos. [...]
Segundo
a ONU, 2,9 bilhões de pessoas, quase a metade do total mundial de 6,5 bilhões, vivem
em países com 2,1 ou menos de taxa de fertilidade. Para o início da década de
2010, a população mundial está estimada em 7 bilhões e a quantidade de pessoas
com esta taxa de fertilidade será de 3,4 bilhões.
A
queda da taxa de fertilidade, em nível de reposição, significa uma das mais
radicais mudanças na história da humanidade. Isso tem implicações na estrutura
e na vida familiar, mudando o cotidiano das pessoas, mas também em relação às políticas
públicas em níveis global e local, a serem implementadas pelos diferentes
países ou sugeridas por instituições como a ONU.
FRANCESCONE,
Léa; SANTOS, Regina Célia Bega dos. Carta na escola. fevereiro de 2010.
Fragmento.
No
trecho “Isso tem implicações na estrutura e na...” (ℓ. 11), o pronome destacado retoma
A)
quantidade de pessoas.
B) queda da taxa de fertilidade.
C)
história da humanidade.
D)
cotidiano das pessoas.
------------------------------------------------------------
(SAERO). Leia o texto
abaixo.
Plástico
de bactérias
Sacos
de supermercado, garrafas de refrigerantes, vasilhas e brinquedos são só alguns
dos incontáveis objetos que podem ser feitos de plástico.
Há
um plástico diferente que é produzido por bactérias. Ele é biodegradável – ou
seja, decompõe-se com grande facilidade, desaparecendo do meio ambiente em
cerca de doze meses: tempo muito menor do que o plástico convencional.
O
plástico biodegradável é feito de polihidroxialcanoatos. O nome é tão
difícil de pronunciar que os pesquisadores usam a sigla PHAs para facilitar.
Mas o que são os PHAs?
São
moléculas produzidas por inúmeros micro-organismos. [...] Ela produz essas
moléculas
em
seu interior na forma de grânulos e as utiliza como fonte energética.
Manipulados pelos cientistas, os PHAs adquirem propriedades similares às do
plástico convencional.
O
plástico biodegradável tem muitas utilidades: pode ser usado na fabricação de embalagens
para produtos de limpeza, higiene, cosméticos e medicamentos, entre outros. Na
área médica, o bioplástico serve também para fazer fios de sutura, próteses
ósseas e cápsulas ─ que, inseridas debaixo da pele, liberam gradualmente
medicamentos na corrente sanguínea.
A
grande vantagem do plástico biodegradável é reduzir a poluição do meio
ambiente.
Enquanto
o plástico comum depende de uma fonte que pode acabar (o petróleo) e se acumula,
sujando rios, lagos e terrenos, o bioplástico desaparece com rapidez. [...]
Ciência
Hoje.
nov. 2010, p. 15.
No
trecho “Ele é biodegradável ─...” (ℓ. 6), a palavra destacada
refere-se a
A)
brinquedo.
B)
meio ambiente.
C)
micro-organismo.
D) plástico.
(Equipe PIP).
Leia o texto abaixo.
O corvo e a raposa
Um corvo, empoleirado sobre uma árvore, segurava em seu bico um queijo.
Uma raposa, atraída pelo cheiro, dirigiu-lhe mais ou menos as seguintes
palavras:
- Olá, doutor corvo! Como o senhor é lindo, como o senhor me
parece belo! Sem mentira, se sua voz se assemelha a sua plumagem, então o
senhor é a fênix dos habitantes destes bosques.
Diante dessas palavras, o corvo, não cabendo em si de contente,
para mostrar sua bela voz, abriu um grande bico e deixou cair sua presa. A
raposa apoderou-se dela e disse:
- Meu caro senhor, aprenda que todo bajulador vive às custas de quem
lhe dê ouvidos. Esta lição vale, sem dúvida, um queijo.
O corvo, envergonhado e confuso, jurou, um pouco tarde é verdade,
que ele não cairia mais nessa.
No trecho “... para mostrar sua bela voz, abriu um
grande bico e deixou cair sua presa. A raposa apoderou-se
dela...”, as palavras em destaque referem-se:
A) à voz.
B) ao bico.
C) à raposa.
D) ao corvo.
(SPAECE). Leia o texto abaixo e responda.
População
mundial a caminho do empate
[...]
Muito em breve – provavelmente ainda nos próximos anos –, a metade da
humanidade terá apenas filhos suficientes para repor o seu tamanho. Isto é,
grande parte dos casais terá entre dois e três filhos, no máximo, o que
permitirá apenas a reposição e não o crescimento da população do mundo daquele
momento. Traduzindo em linguagem demográfica, a taxa de fertilidade da metade
do mundo será de 2,1 ou menos. [...]
Segundo
a ONU, 2,9 bilhões de pessoas, quase a metade do total mundial de 6,5 bilhões, vivem
em países com 2,1 ou menos de taxa de fertilidade. Para o início da década de
2010, a população mundial está estimada em 7 bilhões e a quantidade de pessoas
com esta taxa de fertilidade será de 3,4 bilhões.
A
queda da taxa de fertilidade, em nível de reposição, significa uma das mais
radicais mudanças na história da humanidade. Isso tem implicações na estrutura
e na vida familiar, mudando o cotidiano das pessoas, mas também em relação às políticas
públicas em níveis global e local, a serem implementadas pelos diferentes
países ou sugeridas por instituições como a ONU.
FRANCESCONE,
Léa; SANTOS, Regina Célia Bega dos. Carta na escola. fevereiro de 2010.
Fragmento.
No
trecho “Isso tem implicações na estrutura e na...” (ℓ. 11), o pronome destacado retoma
A)
quantidade de pessoas.
B) queda da taxa de fertilidade.
C)
história da humanidade.
D)
cotidiano das pessoas.
Klingon
Já
a língua Klingon, da clássica franquia, Jornada nas estrelas,
ganhou até dicionário, com 2 mil verbetes e 800 mil exemplares vendidos. O
idioma surgiu em 1984 em Jornada nas Estrelas III: à procura de Spock. Mais
tarde, o linguista Marc Okrand foi contratado para o seriado Nova Geração com
a missão de elaborar uma estrutura sintática e lexical para a língua.
Para
se ter uma ideia da repercussão do Klingon entre os fãs da série, foi
criado um instituto com base no trabalho de Okrand – o Klingon Language
Institute (www.kli.org) –, que conta com 600 membros, diálogos em linguagem
extraterrestre e até traduções de clássicos da literatura.
Língua
Portuguesa, mar.
2010. p. 16-17. Fragmento.
No
Texto 1, a expressão “palco dos conflitos” (ℓ. 2) pode ser
substituída pelo termo
A)
Avatar.
B) Pandora.
C)
Na’vi.
D)
Califórnia.
(AvaliaBH). Leia o
texto abaixo.
Robôs
inteligentes
Para
os cientistas, robôs são máquinas planejadas para executar funções como se
fossem pessoas. Os robôs podem, por exemplo, se movimentar por meio de rodas ou
esteiras, desviar de obstáculos, usar garras ou guindastes para pegar objetos e
transportá-los de um local para outro ou encaixá-los em algum lugar. Também
fazem cálculos, chutam coisas e tiram fotos ou recolhem imagens de um ambiente
ou de algo que está sendo pesquisado.
Hoje,
já são utilizados para brincar, construir carros, investigar vulcões e até
viajar pelo espaço bisbilhotando outros planetas.
O
grande desafio dos especialistas é criar robôs que possam raciocinar e consigam
encontrar soluções para novos desafios, como se tivessem inteligência própria.
[...]
Disponível
em:
.
Acesso em: 26 mar. 2011.Fragmento.
Esse
texto serve para
A)
contar um acontecimento.
B) dar uma informação.
C)
ensinar a fazer um brinquedo.
D)
vender um produto.
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