Piada: O papagaio especial
O
freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor:
—
Queria um papagaio que fosse especial.
—
Chegou na hora certa! Temos um bilíngue. Se levantar a patinha direita, ele
fala inglês. Se levantar a patinha esquerda, ele fala Francês.
—
E se eu levantar as duas patinhas? E o papagaio responde:
—
Aí eu caio, meu!
Adaptado de: http://boaspiadas.blogspot.com/2007/02/o-papagaio-especial.html
Entendendo a piada:
01 – Marque a opção correspondente ao
gênero textual que você leu acima.
a) Poesia.
b) Fábula.
c) Diário.
d) Piada.
02 – Qual a finalidade do texto?
a) Ensinar o leitor.
b) Divertir o leitor.
c) Anunciar algo.
d) Informar o leitor.
03 – Marque a alternativa que indica
o título do texto.
a) A loja de animais engraçados.
b) O vendedor pateta.
c) O freguês e o papagaio.
d) O papagaio especial.
04 – No texto, qual das personagens
era bilíngue?
a) O freguês.
b) O vendedor.
c) O papagaio.
d) O francês.
05 – De acordo com o texto, o que
acontece quando o homem levanta a pata esquerda do papagaio?
Ele fala o francês.
06 – Qual das personagens do texto é
mais engraçada? Por quê?
É o papagaio. Porque
ele falou que se levanta-se as duas patas iria cair.
07 – O papagaio voou e embaralhou os
acentos e letras de algumas palavras. O vendedor tentou, mas só conseguiu
consertar uma alternativa. Encontre-a e marque.
a) Freguês, inglês, frances.
b) Bilíngue, inglês, freguês.
c) Frânces, inglês, criente.
d) Ingrês, flancês, bilingua.
08 – Das palavras abaixo circule
apenas aquelas cujos dígrafos foram separados corretamente.
Pa-ti-nha – le-va-n-tar
– fre-gu-ês – es-quer-da –
che-go-u –bi-lín-gue.
As palavras que estão
corretas são: bilíngue – esquerda e patinha.
09 – O que você achou de mais
engraçado na piada?
Resposta pessoal do
aluno.
10 – Complete as frases com os
adjetivos abaixo:
Antigos
– alemã – gentis – inflamável – belíssimas – largo – simpático – estragado.
a) As montanhas da Serra do Mar
são belíssimas.
b) Um largo sorriso
iluminou-lhe o rosto simpático.
c) Tenho uma amiga alemã chamada
Karen.
d) Marieta e Marina são gentis.
e) Não coma este chocolate, porque
está estragado.
f) Estes discos são antigos.
g) O álcool é um produto inflamável.
11 – Relacione a 1ª à 2ª coluna.
1 – água de
chuva (3) Fluvial
2 – olho de
gato (4) Angelical
3 – água de
rio (2) Felino
4 –
cara-de-anjo (1) Pluvial.
12 – Complete as frases adequadamente
utilizando os adjetivos pátrios.
a) Francisco é cearense (do Ceará).
b) O café brasileiro (do Brasil) é muito bom.
c) Miguel é boliviano (da Bolívia).
d) Adoro comida japonesa (do Japão).
13 – Reescreva, preenchendo as
lacunas com por que, porque, porquê, por quê.
a) Por
que você disse isso?
b) Não sei bem por
que.
c) Por
que gosta dele.
d) Acho que não. Vou dizer-lhe a
razão porque o disse.
14 – Separe em sílabas e classifique
quanto à tonicidade.
Conjunto = con-jun-to – paroxítona.
Própria = pró-pria
– paroxítona.
Pinguim = pin-guim
–paroxítona.
Promoção = pro-mo-ção –
oxítona.
Fonte : https://armazemdetexto.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário