LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 6º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.
O
LEÃO E O RATINHO
Um leão, cansado de
tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos
passear em cima dele e ele acordou. Todos os ratinhos conseguiram fugir, menos
um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o
leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora. Algum tempo depois, o
leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a
floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso, apareceu o ratinho. Com
seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL: Uma boa ação
ganha outra.
Fonte:
Ler e escrever: livro de textos do aluno/ Secretaria da Educação, FDE. São
Paulo: FDE, 2008.
QUESTÃO 01 – O leão conseguiu
se soltar da rede dos caçadores porque
(A) prendeu o ratinho com a pata.(B)
desistiu de esmagar o ratinho.
C) deixou o ratinho ir embora.(D) o
ratinho roeu as cordas.
QUESTÃO 02 – A fábula O
leão e o ratinho quer
(A) ensinar o leitor, com diferentes
situações. (B) descrever as
relações dos animais na floresta.
(C) revelar grandes segredos ao
leitor. (D) contar sobre a
fuga do leão.
QUESTÃO 03 – A expressão que
apresenta uma qualidade, revelando a opinião do narrador na fábula O
leão e o ratinho é
(A) “Todos os ratinhos conseguiram
fugir”. (B) “roeu as cordas
e soltou o leão”.
(C) “dormia espichado”. (D) “O leão ficou
preso na rede de uns caçadores”.
QUESTÃO 04: Leia o texto a seguir.
31 DE JANEIRO: DIA MUNDIAL DO MÁGICO
A mágica é uma das
coisas que eu mais gosto do circo! É incrível como esses caras
conseguem fazer aquelas coisas sumirem ou aparecerem sem que a gente perceba. E
olha que eu fico olhando fixo, sem piscar nem respirar! Não consigo ver nada.
Eu gosto também quando o mágico vai tirando um monte de cartas não sei de onde. Dizem que é da manga, mas é
tão rápido!
E a parte em que
ele corta a mulher ao meio, então? Ele toma muito cuidado para não deixar as
pessoas descobrirem os seus segredos. Agora, se você quiser aprender alguns
truques fáceis e impressionantes, pode procurar o mesmo
manual em que eu aprendi: o Livro das mágicas do Menino Maluquinho.
Disponível em: http://omeninomaluquinho.com.br/PaginaProfissoes/
PaginaAnterior.asp?da=31012018. Acesso em 16 jan. 2019.
As palavras em destaque são adjetivos
e servem para caracterizar os seres, os objetos ou as noções nomeadas pelo substantivo,
indicando-lhes, exceto:
(A) um defeito.
(B) o modo de ser.
(C) uma qualidade.
(D) uma circunstância.
QUESTÃO 05: Leia o texto a
seguir.
FICO ASSIM SEM VOCÊ
Avião sem asa, fogueira sem brasa .Sou eu assim sem
você .Futebol sem bola, Piu-piu sem Frajola. Sou eu assim sem você .Por que é que tem que ser assim .Se o meu desejo não
tem fim .Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes .Vão poder falar por
mim [...]
CALCANHOTO,
Adriana. Fico assim sem você. Disponível em: https://m.letras.mus.br/adriana-calcanhotto/84687/. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto que você acaba de ler é uma
canção. Sobre esse gênero textual, podemos afirmar que
(A) é uma composição poética em
versos.
(B) é uma narrativa curta em prosa.
(C) há predomínio de palavras usadas
no cotidiano.
(D) apresenta conteúdos resultantes
de pesquisas científicas.
LEIA O TEXTO A
SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 06 A 10.
APAGÃO EM ESCALA PLANETÁRIA FESTEJARÁ O
BRILHO DAS ESTRELAS
Pouca gente ouviu
falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de
astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que
perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou
a noite.
A poluição luminosa
é causada pelo excesso de iluminação urbana. [...] Para chamar a atenção para o
problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia
mundial do céu escuro. A ideia é que as luzes das cidades fossem apagadas por
alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50
anos da morte de Albert Einstein.
QUESTÃO 06: Da leitura do
texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada
(A) pelo brilho intenso das estrelas. (B) pela pouca iluminação de algumas
cidades.
(C) pelo excesso de iluminação
urbana. (D) pela perda do frescor dos astros.
QUESTÃO 07: De acordo com o
texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque
(A) dificulta a iluminação urbana. (B) ilumina excessivamente a cidade.
C) impede a plena observação das
estrelas. (D) torna a noite ainda mais escura.
QUESTÃO 08: A questão central
tratada no texto é a
(A) economia de energia.
(B) beleza das estrelas.
(C) pesquisa dos astros.
(D) poluição luminosa.
QUESTÃO 09: A finalidade
desse texto é
(A) informar a preocupação dos
astrônomos.
(B) denunciar os perigos de um
apagão.
(C) alertar sobre o consumo de
energia.
(D) valorizar o excesso de iluminação
urbana.
QUESTÃO 10: O texto lido
trata-se de:
(A) crônica. (B) notícia. (C) carta ao leitor. (D) redação escolar.
QUESTÃO 11: Leia o texto a
seguir.
BRASIL CAI PARA
SÉTIMO LUGAR NO RANKING DA FIFA
A seleção espanhola
permanece na liderança. A Alemanha ultrapassou a Holanda e assumiu o segundo
lugar. A seleção brasileira continua distante da briga pela liderança do
ranking da Fifa, atualizado nesta quarta-feira. A equipe pentacampeã mundial
perdeu uma posição e agora está em sétimo lugar, com 1.152 pontos, três atrás
de Portugal, que a ultrapassou. A seleção espanhola permanece na liderança, com
1.566 pontos.
O Brasil ainda não
entrou em campo em 2012, mas perdeu uma posição por conta dos resultados
descartados no último mês. A vitória por 1 a 0 sobre a Irlanda, em fevereiro de
2008, deixou de contar pontos. Somado a isso, a derrota de Portugal para a
Itália por 3 a 1, também em fevereiro de 2008, foi descartada, e provocou a
troca de posições.
O sétimo lugar
ainda não é a pior posição do Brasil no ranking da Fifa, já que em agosto de 1993, quando a lista
foi criada, a equipe estava em oitavo lugar. A equipe vai voltar a jogar em 28
de fevereiro, na Suíça, em amistoso contra a Bósnia-Herzegovina. O primeiro
adversário da seleção em 2012 está em 19º lugar na lista. [...]
Disponível em: https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,brasil-cai-para-setimo-lugar-no-ranking-da-fifa,836175. Acesso em: 16 jan. 2019.
O principal objetivo do texto é
(A) criticar a posição da seleção
brasileira de futebol no ranking da Fifa.
(B) satirizar o sétimo lugar ocupado
pela seleção brasileira de futebol no ranking da Fifa.
(C) Informar a liderança da seleção
de futebol da Alemanha sobre o ranking da Fifa.
(D) informar que a seleção brasileira
de futebol caiu para o sétimo lugar no ranking da Fifa.
QUESTÃO 12: Leia o texto a
seguir.
COMO É FEITO O CHICLETE?
Primeiro se faz uma
mistura de vários tipos de borracha, que é chamada de goma base. Depois são
incluídos resinas e óleos vegetais, que amaciam a massa, substâncias minerais,
que encorpam a mistura, e açúcar, corantes, aromas e ácidos, que dão o sabor.
Em seguida, essa massa é esticada, cortada e são acrescentados um xarope de
açúcar e essências que formam a casquinha crocante do chiclete. Aí é só
embrulhar. Recreio, n. 516, p. 5.
A finalidade desse texto é
(A) informar como o chiclete é feito. (B) descrever as características do
chiclete.
(C) enumerar os produtos de que é
feito o chiclete. (D) apresentar os ingredientes do
chiclete.
QUESTÃO 13: Leia o texto a
seguir.
UM SACO PLÁSTICO COM ÁGUA
REALMENTE AFASTA MOSCAS?
Afasta sim. Na
verdade, um saco cheio de água funciona como um excelente repelente não apenas
para moscas, mas contra qualquer inseto que voe. Isso acontece porque os
bichinhos percebem o objeto como se fosse um espelho e mudam a trajetória de
seu voo. Ao entrar em um lugar qualquer e topar com o saco cheio de água, a
mosca vê sua imagem refletida no líquido. Aí, por instinto ou mesmo por susto,
ela para e sai do ambiente. [...]
A comprovação
científica desse antigo hábito popular surgiu quando alguns pesquisadores da
USP notaram o costume de bares e restaurantes usarem o tal saco d’água para
afugentar os insetos. Intrigados, eles decidiram fazer vários testes com a
mosca doméstica ( Musca doméstica) para comprovar se havia ou não fundamento
naquela prática. Não deu outra: depois de uma série de medições, os cientistas
publicaram trabalhos em revistas acadêmicas especializadas validando a receita
do povão, cerca de seis anos atrás.
Mundo estranho, n. 21. Editora Abril.
A questão central tratada no texto é:
(A) cientistas fabricam repelentes
com saco plástico. (B) saco plástico
com água afasta moscas.
(C) moscas não gostam de espelhos. (D) moscas se
assustam com sacos plásticos.
QUESTÃO 14: Leia o texto a seguir.
Seu corpo é uma
máquina extremamente complexa e regulada com precisão. É necessário um bocado
de atenção para que ele funcione sem problemas 24 horas por dia, 365 dias por
ano, durante cerca de 70 anos (normalmente) sem parar! Dois terços do corpo são
compostos de água. Esta é eliminada (alguns copos por dia) pelo suor e por idas
ao banheiro, precisando ser reposta regularmente.
Na realidade, é
possível sobreviver sem comida por semanas, mas sem água você duraria apenas
alguns dias. A água também colabora para que você tenha um aspecto saudável e é
extremamente benéfica para o organismo, pois em sua passagem pelo corpo ela carrega
todos os venenos (toxinas) consigo, que são eliminados com a água pelo suor e
pela urina. Procure beber diversos copos de água por dia.
RUGEN, Samanta. Coisas que toda garota deve saber. São Paulo:
Melhoramentos, 2005, p. 8.
Segundo o texto :
(A) a água colabora para a pessoa ter
uma aparência saudável e para a eliminação de toxinas.
(B) é necessário que a pessoa tome
pelo menos 2 litros de água por dia.
(C) o corpo humano é comparado a uma
máquina, por isso precisa de água.
(D) é possível sobreviver sem comida,
mas não é possível sobreviver sem água.
QUESTÃO 15: Leia o poema a
seguir.
IRENE NO CÉU
Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor. Imagino
Irene entrando no céu:
- Licença, meu branco! E São Pedro
bonachão:
- Entra, Irene. Você não precisa
pedir licença.
BANDEIRA, Manuel. In: Estrela da vida
inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
No poema, há um verbo que indica
ordem. Esse verbo é
(A) precisa. (B) imagino. (C) entra. (D) pedir.
QUESTÃO 16: Leia o poema a
seguir.
Lá vai São Francisco
Pelo caminho
Levando ao colo
Jesus cristinho
Fazendo festa
No menininho
Contando histórias
Pros passarinhos.
MORARES, Vinicius de. São Francisco.
In: A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Cia das letras, 1991, p. 14.
As palavras destacadas no poema estão
no grau diminutivo. O uso desses diminutivos expressa
(A) uma ideia de
desprezo.
(B) uma chateação.
(C) uma ideia de
carinho.
(D) a qualidade de
ser pequeno.
QUESTÃO 17: Leia o texto a
seguir.
Um homem apaixonado
pelo céu andava o tempo todo de rosto para cima, a contemplar as mutáveis
configurações das nuvens e o brilho distante das estrelas. Nesse embevecimento,
não viu uma trave contra a qual topou violentamente com a testa.
Um amigo zombou da
sua distração, dizendo que quem só quer ver estrelas acaba vendo as estrelas
que não quer.
Espírito
previdente, esse amigo vivia de olhos postos no chão, atento a cada acidente do
caminho. Por isso não pôde ter sequer um vislumbre da maravilhosa fulguração do
meteoro que um dia lhe esmagou a cabeça.
PAES, José Paulo. Altos e baixos.
Socráticas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 64.
O tipo de sequência predominante no
texto lido é
(A) descritiva. (B) narrativa. (C) conversacional. (D) dissertativa.
QUESTÃO 18: Leia o texto a
seguir.
Era uma vez três porquinhos que
vinham de muito longe à procura de um bonito lugar onde pudessem construir suas
casinhas.
- Meu nome é Gomes,
sou esperto e brincalhão, faço meus irmãos rirem o tempo de montão.
- Meu nome é Hugo,
sou arteiro e guloso, adoro docinhos... hum! Para mim, valem mais que ouro!
- Meu nome é Oto,
sou muito corajoso e trabalhador, quando faço alguma coisa, faço sempre com
amor. Chegando num lindo bosque, decidiram que ali era o lugar ideal para
construírem suas casas.
Disponível
em: http://portusuperblooger.blogspot.com/2013/08/adjetivo-leia-esse-trecho-da-historia.html. Acesso em: 16 jan. 2019.
(A) jornalístico.
(B) literário.
(C) informativo.
(D) publicitário.
GABARITO
1D;
2A;
3C;
4D;
5A;
6C;
7C;
8D;
9A;
10B;
1D;
12A;
13B;
14A;
15C;
16C;
17B;
18B.
Blogerr professor Warles
Nenhum comentário:
Postar um comentário