N U M E R A L
Entre as palavras
que, na frase, se relacionam ao substantivo há também o numeral.Exemplos:
Comprouduas caixinhas de música.
O investigador fez aprimeira pergunta.
Numeral é a palavra que se refere ao substantivo dando ideia de número.
Ex.: “Perseguido por três policiais
um homem corre pelas ruas da cidadezinha”.
“Nós éramos cinco e brigávamos muito, recordou Augusto...”
O numeral pode indicar:
Quantidade:
Choveu durante quatro semanas.
Ordem:
O terceiro aluno da fila era o mais alto.
Multiplicação: O operário pediu
o dobro do salário.
Fração:
Comeu meia maçã.
CLASSIFICAÇÃO
DO NUMERAL
De acordo com o que indica, o numeral pode ser:
CARDINAL: Indica uma quantidade determinada de seres: um, dois,
três, quatro, cinco...
ORDINAL: Indica a ordem (posição) que o ser ocupa numa série: primeiro,
segundo, terceiro...
MULTIPLICATIVO: Expressa ideia de multiplicação, indicando
quantas vezes a quantidade foi aumentada: dobro, triplo, quádruplo,
quíntuplo...
FRACIONÁRIO: Expressa ideia de divisão, indicando em
quantas partes a quantidade foi dividida: meio, terço, quarto, quinto...
UM – artigo com sentido de qualquer.
UM – numeral – sentido somente apenas.
RELAÇÃO DE ALGUNS
NUMERAIS
CARDINAIS
ORDINAIS
Um
Primeiro
Dois
Segundo.
Três
Terceiro.
Quatro
Quarto.
Cinco
Quinto.
Seis
Sexto.
Sete
Sétimo
Oito
Oitavo
Nove
Nono.
Dez
Décimo
Onze
Décimo
primeiro.
Doze
Décimo segundo.
Treze
Décimo terceiro.
Quatorze
Décimo quarto.
Quinze
Décimo quinto
Dezesseis
Décimo sexto.
Dezessete
Décimo sétimo.
Dezoito
Décimo oitavo.
Dezenove
Décimo nono.
Vinte
Vigésimo.
Trinta
Trigésimo.
Quarenta
Quadragésimo.
Cem
Centésimo
Duzentos
Ducentésimo.
MULTIPLICATIVOS FRACIONÁRIOS
Dobro
Meio.
Triplo
Terço.
Quádruplo
Quarto.
Quíntuplo
Quinto.
Sêxtuplo
Sexto.
Sétuplo
Sétimo.
Óctuplo
Oitavo.
Nônuplo
Nono.
Décuplo
Décimo.
Undécuplo
Onze avos.
Duodécuplo
Doze avos.
----
Vinte avos.
----
Trinta avos.
----
Noventa avos.
Cêntuplo
Centésimo.
----
Ducentésimo.
----
Milésimo.
----
Milionésimo.
----
Bilionésimo.
1 – Nas frases abaixo, coloque dentro
dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito.
1 – Numeral cardinal.
2 – Numeral ordinal.
3 – Numeral multiplicativo.
4 – Numeral fracionário.
5 – Numeral coletivo.
( 1 ) José chega ao
aeroporto; duas horas depois do avião ter decolado.
( 2 ) Consegui a vigésima
terceira classificação no concurso de contos da escola.
( 4 ) Ainda resta a metade da
torta.
( 3 ) Ele trabalhou o dobro do
que havia planejado.
( 4 ) Recebi um doze avos do
meu salário.
( 4 ) Ele recebeu dois
terços da herança paterna.
( 5 ) Vendi duas dúzias de
ovos.
2 – Complete com numeral conveniente:
a) Hoje é o sexto dia da
semana.
b) No sétimo dia do mês de
setembro proclamou-se a Independência do Brasil.
c) Junho é o sexto mês do ano.
d) Oito é o dobro de quatro.
e) D. Pedro segundo, filho de D.
Pedro primeiro governou o
Brasil durante quase um século.
3 – Escreva por extenso os numerais:
a) Rodrigo e Rafael,
fizeram dezesseis pontos no
jogo de basquete. (16).
b) Estamos no décimo segundo mês do ano
(12º).
c) Vinícius é o vigésimo nono da chamada
(29º).
d) Leonardo comemorou
o sexagésimo aniversário
do seu avó (60º).
e) Joaquim tem onze anos (11).
f) Marcos mora
no décimo
sexto andar daquele prédio (16º).
g) Esta é a milésima vez que lhe
telefono (1000º)
4 – Escreva, por extenso, o número ou
as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais:
a) Só consegui
terminar um
quarto do bordado. (1/4).
b) Maria trabalhou dobro do que sua irmã.
(Duas vezes mais).
c) Apliquei três doze avos do meu
salário na poupança. (3/12)
d) Comprei o mesmo
tecido por um
terço do preço que você pagou. (1/3).
e) Pedi a ele que
trouxesse o primeiro jornal que
encontrasse. (1º).
f) O padre João
convocou os fiéis para rezar as nove. (9).
5 – Classifique os numerais
sublinhados em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.
a) Fernanda comeu
um terço da torta: fracionário.
b) Esse filme é
de segunda categoria: ordinal.
c) Luiza agora tem
o dobro de trabalho na escola: multiplicativo.
d) Beatriz e Sofia
convidaram seis amigas para jantar em sua casa:Cardinal.
e) Metade da tarefa de
Rafaela já foi feita: fracionário.
f) Aproximadamente cinquenta mães
participaram da reunião: Cardinal.
g) Vamos apresentar
agora a décima candidata: ordinal.
6 – Escreva os números por extenso,
colocando os substantivos no plural.
a) 3 pão = três pães.
b) 12 porco = doze porcos.
c) 14 papel = catorze papéis.
d) 660 grama = seiscentos e sessenta
gramas.
e) 1001 razão = mil e uma razões.
7 – Escreva os números por extenso
observando o gênero e /ou o número a ser usado:
a) Para prestar
queixa, compareçam ao 51º Distrito Policial.
Quinquagésimo primeiro.
b) Uma inflação de 40%
ao mês pode resultar em 1500% ao ano.
Quarenta por cento/mil e quinhentos por
cento.
c) O organismo humano
começa a degradar-se numa altitude de 6.000 metro devido a pequena quantidade
de oxigênio no ar.
Seis mil.
d) Com ventos a 60
km/h, uma temperatura de -20°C transforma-se em -50°C.
Sessenta quilômetros por hora/Vinte graus
Celsius/Cinquenta graus Celsius.
8 – Escreva os ordinais por extenso:
- 30º = Trigésimo.
- 45º = Quadragésimo quinto.
- 68º = Sexagésimo oitavo.
- 100º = Centésimo.
- 94º = Nonagésimo quarto.
- 50º = Quinquagésimo.
9 – Classifique os numerais das
orações abaixo:
a) Nossa equipe
fez seis pontos.
Cardinal.
b) Depois de tantas
compras, fiquei com um terço do dinheiro.
Fracionário.
c) Consegui alcançar
o segundo lugar.
Ordinal.
d) Meu amigo recebeu
o triplo de mim.
Multiplicativo.
e) Daremos às meninas
o dobro de nossos brindes.
Multiplicativo
https://armazemdetexto.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário