PRONOME - ATIVIDADES - PARA ENSINO FUNDAMENTAL - ATIVIDADES COM GABARITO
PRONOME - ATIVIDADES
v PRONOME é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo
Ø PRONOMES PESSOAISsão aqueles que representam as pessoas do discurso.
PRONOMES PESSOAIS
| ||
Pessoa do discurso
|
CASO RETO
|
CASO OBLÍQUO
|
1ª pessoa do singular
|
eu
|
me, mim, comigo
|
2ª pessoa do singular
|
tu
|
te, ti, contigo
|
3ª pessoa do singular
|
ele, ela
|
o, a, lhe, se, si, consigo
|
1ª pessoa do plural
|
nós
|
nos, conosco
|
2ª pessoa do plural
|
vós
|
vos, convosco
|
3ª pessoa do plural
|
eles, elas
|
os, as, lhes, se, si, consigo
|
Ø PRONOMES POSSESSIVOS são palavras que se referem às pessoas do discurso, atribuindo-lhes a posse de algo.
PRONOMES POSSESSIVOS
| ||
Pessoa
|
Singular
|
Plural
|
1ª
|
meu, minha
|
meus, minhas
|
2ª
|
teu, tua
|
teus, tuas
|
3ª
|
seu, sua
|
seus, suas
|
1ª
|
nosso, nossa
|
nossos, nossas
|
2ª
|
vosso, vossa
|
vossos, vossas
|
3ª
|
seu, sua
|
seus, suas
|
Ø PRONOMES DEMONSTRATIVOS são aqueles que indicam a posição dos seres em relação às três pessoas do discurso.
PRONOMES DEMONSTRATIVOS
| ||
Pessoa
|
Variáveis
|
Invariáveis
|
1ª
|
este, esta, estes, estas
|
isto
|
2ª
|
esse, essa, esses, essas
|
isso
|
3ª
|
aquele, aquela, aqueles, aquelas
|
aquilo
|
Ø PRONOMES INDEFINIDOS são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa ou genérica.
PRONOMES INDEFINIDOS
| |
Variáveis
|
Invariáveis
|
algum, alguma, alguns, algumas
|
alguém
|
todo, toda, todos, todas
|
tudo
|
outro, outra, outros, outras
|
nada
|
muito, muita, muitos, muitas
|
algo
|
pouco, pouca, poucos, poucas
|
cada
|
Ø PRONOMES INTERROGATIVOS introduzem frases interrogativas e se referem à 3ª pessoa do discurso de modo impreciso. São interrogativos os pronomes: que, quem, qual (quais), quanto (quanta, quantos, quantas).
EXERCÍCIOS:
1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:
a) Cláudia gosta muito de estudar.
Ela gosta muito de estudar.
b) As mulheres rodearam a criancinha.
Elas rodearam a criancinha.
c) Os estudantes participaram da festa.
Eles participaram da festa.
d) Mauro é o melhor advogado da cidade.
Ele é o melhor advogado da cidade.
2) Reescreva as frases abaixo, completando-as com o pronome EU ou MIM.
a) Vovô deu dinheiro para eu comprar figurinhas.
b) Aquelas flores são para mim?
c) O tênis preto é para eu jogar futebol.
d) Este caderno é para eu fazer redações.
e) Esse doce é para você e este é para mim.
3) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.
Observação: Os pronomes o, a, os, as se transformam em:
· lo, la, los, las – quando vêm depois dos verbos terminados emr, s ou z.
ex: Ele vai vender o carro.
Ele vai vendê-lo.
· no, na, nos, nas – quando vêm depois de verbos terminados em som nasal.
ex: Eles levaram o cachorro.
Eles levaram-no.
|
a) Vou pagar o empregado.
Vou pagá-lo.
b) Mário cortou a grama.
Mário cortou-a.
c) Resolveram os problemas.
Resolveram-no.
d) Vou chamar a menina.
Vou chama-la.
e) É preciso trazer os cadernos diariamente.
É preciso trazê-lo diariamente.
f) Os alunos deixaram o recado.
Os alunos deixaram-no.
g) Ele quebrou os brinquedos.
Ele quebrou-os.
h) As meninas fizeram a vitamina.
As meninas fizeram-na.
4) Preencha a lacuna usando o pronome possessivo na mesma pessoa em que aparece o pronome pessoal destacado:
Exemplo: Eu vendi minhas jóias.
a) Nós reformamos nossa casa.
b) Ela arrumou sua mala.
c) Eu explique aos funcionários o meu projeto.
d) Nós ouvimos nossos discos preferidos.
e) Elas pediram seus prêmios.
f) Tu derramaste tuas lágrimas?
5) Classifique o pronome destacado de acordo com o seguinte código:
( 1 ) pessoal
( 2 ) possessivo
( 3 ) demonstrativo
( 4 ) indefinido
( 5 ) interrogativo
( 5 ) a) Quem entende essa criança?
( 3 ) b) Você já leu este livro?
( 5 ) c) Qual é a atriz principal da peça?
( 4 ) d) Há poucos erros na redação.
( 3 ) e) Estes estudantes são muito unidos.
( 1 ) f) Quero pedir-te maior colaboração.
( 1 ) g) Ela sempre gostou de ler.
( 2 ) h) Nosso povo está despertando.
( 3 ) i) Aquele jornal é bom?
( 4 ) j) Ninguém vai enfrentar esse problema?
6) Entre parênteses, aparecem dois pronomes demonstrativos. Escolha o que preenche corretamente a lacuna:
a) Não me preocupa esta mancha que tenho no rosto. (esta – essa)
b) Marcela, é bom esse livro que está com você? (este – esse)
c) Ricardo, é seu esse caderno aí perto de sua carteira? (esse – aquele)
d) Este técnico aqui ao meu lado vai explicar o funcionamento da máquina. (este – esse)
e) Tatiana, aquele guarda-chuva lá no canto é seu? (esse – aquele)
f) Senhores jurados, esse documento aqui é a maior prova da inocência! (este – esse)
7) Diga se o pronome destacado é demonstrativo, indefinido ou interrogativo:
a) Este animal não vai participar da exposição.
Demonstrativo.
b) Vários atletas já chegaram.
Indefinido.
c) Ninguém quer discutir a questão.
Indefinido.
d) Qual é a comida preferida aqui?
Interrogativo.
e) Esses livros aí não devem sair da biblioteca.
Demonstrativo.
f) Quantos ainda não votaram?
Interrogativo.
g) Alguns presidiários se revoltaram.
Indefinido.
i) Poucas perguntas ficaram sem resposta.
Indefinido.
8) Que pronomes interrogativos completariam corretamente as frases?
a) Qual é o nome do professor?
b) Quem é aquele rapaz?
c) Que tempo você nadou?
d) Quantos anos você tem?
e) Quem são seus amigos?
f) Quanta sujeira há na gaveta!
9) Leia a anedota e identifique todos os pronomes pessoais:
O Juninho é muito comilão. Um dia ele chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:
— Me dá mais um pastel.
E a cozinheira:
— Se você comer mais um pastel, vai explodir.
E ele:
— Então me dá o pastel e sai de perto!
(Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 102.)
10) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:
a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas.
Bianca e Debora ganharam o concurso de beleza. Elas são muito bonitas.
b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso.
Hoje Carlos ficou de castigo. Ele está muito teimoso.
c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.
Beatriz foi passar as férias na praia. Ela adora ir pra lá.
d) Eu e meu irmão fomos à sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.
Eu e meu irmão fomos à sorveteria. Nós adoramos sorvete.
e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.
Meu pai e meu irmão jogam futebol. Eles adoram praticar este esporte.
11) Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:
Ela ele eu nos ti vocês
|
a) (Eu) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (nos) levar ao cinema, mas (ela) anda muito ocupada.
b) Soube que (vocês) vieram à minha casa.
c) Foi a (ti) que o Francisco convidou para ir a festa com (ele)
12) Faça como o exercício anterior:
Comigo contigo consigo.
|
a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai (comigo)
b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá (contigo)
c) O professor saiu da sala. Ele levou (consigo) as provas dos alunos.
13) Circule os pronomes demonstrativos presentes nas frases abaixo:
a) Aquele menino é inteligente.
b) Isto não estava combinado.
c) Não comprei aquela camisa.
d) Esta bola aqui é minha.
e) Achei aquela roupa muito feia.
14) Circule os pronomes possessivos presentes nas frases abaixo:
a) Nossas brincadeiras são as nossas alegrias.
b) Seus pedidos serão atendidos.
c) Meus amigos e minhas amigas chegaram.
d) Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?
e) Ele não marcou pontos para a nossa equipe.
15) Complete as lacunas com pronomes demonstrativos:
a) Você quer (este) lápis que está comigo?
b) Passe-me (essa) caneta que está perto de você.
c) Estamos em novembro, (este) ano está passando rapidamente.
d) Vês (aquele) guarda-chuva, aí? É o meu. O teu é (este) que aqui está.
e) Wilson e Marlene divertiam-se a valer. (Esta) (Marlene) batia palmas e (aquele) (Wilson) dançava loucamente.
16) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.
a) Escrevi as cartas com capricho.
Escrevi-as com capricho.
b) Preciso deixar as roupas na costureira.
Preciso deixa-las na costureira.
c) Leandro fez o trabalho sozinho.
Leandro o fez sozinho.
d) Levem as meninas ao colégio.
Levem-nas ao colégio.
e) Iremos conhecer os atores brevemente.
Iremos conhece-los brevemente.
Bloger : Armazém de textos
Bloger : Armazém de textos
Nenhum comentário:
Postar um comentário