segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

GÊNEROS TEXTUAIS

GÊNEROS TEXTUAIS – INTERPRETAÇÕES DE TEXTOS/GABARITO

Convite para Reunião do Projeto Nascentes:

        A coordenação do Projeto Nascentes tem a honra de convidá-lo para uma reunião de discussão do planejamento de ações na conscientização de pessoas para a preservação dos recursos hídricos. Outros assuntos desta reunião:

     - discussão sobre o Plano Diretor da Cidade (Plano de Gestão da Cidade).
     - apresentação do Programa “Empresas adotam Nascentes”.
     - apresentação do projeto de canalização de córregos e da usina de lixo pela Secretaria de Meio Ambiente.
     - apresentação do projeto “Vereador Consciente Amigo da Natureza.”

Dia: 28 de setembro, sábado
Horário: 10h da manhã
Local: Salão da Prefeitura Municipal
     Venha ser um multiplicador na luta para salvar a natureza! Vamos cuidar da água antes que ela acabe!

(FILHO, Demóstenes Romano e outros. Gente cuidando das águas. Belo Horizonte, Mazza. 2002. P.95)

1 - De acordo com a pauta proposta, os organizadores da reunião devem considerar que:

(A) é preciso debater as normas que regulam o loteamento das áreas em torno dos mananciais.
(B) as leis da cidade proíbem as intervenções das comunidades na administração dos mananciais.
(C) o poder legislativo municipal não tem competência para votar leis de proteção dos mananciais.
(D) os projetos de preservação dos mananciais são de responsabilidade exclusiva do poder executivo.
(E) o governo local determina que os dejetos humanos devem ser depositados nos mananciais da cidade.


2- Nosso papel na educação ambiental não deve e nem pode se limitar à difusão retórica de nossos valores. Temos que mostrar às pessoas as diferentes alternativas e visões sobre o tema ambiental, e sobretudo transmitir conhecimentos que possam aumentar sua capacidade de entender e avaliar os possíveis sentidos e alcances das diferentes opções. 
                                                                           (Simon Schwartzman).

Nessa perspectiva, são propostas, a seguir, algumas ações para a recuperação das nascentes dos rios.
I. Planejar ações, designando responsáveis.
II. Discutir com pequenos produtores e comunidades rurais, estudiosos e outros interessados para definir as estratégias a serem adotadas.
III. Implantar e conduzir o processo de preservação/ recuperação.
IV. Buscar conhecimentos teóricos para auxiliar no diagnóstico da situação.

Assinale a alternativa que traz a sequência adequada de ações, para a execução de um plano de recuperação das nascentes.
(A) II, IV, I e III
(B) III, II, I e IV
(C) IV, III, I e II
(D) II, III, I e IV
(E) III, IV, II e I

Convite para Reunião do Projeto Nascentes:

        A coordenação do Projeto Nascentes tem a honra de convidá-lo para uma reunião de discussão do planejamento de ações na conscientização de pessoas para a preservação dos recursos hídricos. Outros assuntos desta reunião:

     - discussão sobre o Plano Diretor da Cidade (Plano de Gestão da Cidade).
     - apresentação do Programa “Empresas adotam Nascentes”.
     - apresentação do projeto de canalização de córregos e da usina de lixo pela Secretaria de Meio Ambiente.
     - apresentação do projeto “Vereador Consciente Amigo da Natureza.”

Dia: 28 de setembro, sábado
Horário: 10h da manhã
Local: Salão da Prefeitura Municipal
     Venha ser um multiplicador na luta para salvar a natureza! Vamos cuidar da água antes que ela acabe!

(FILHO, Demóstenes Romano e outros. Gente cuidando das águas. Belo Horizonte, Mazza. 2002. P.95)

1 - De acordo com a pauta proposta, os organizadores da reunião devem considerar que:

(A) é preciso debater as normas que regulam o loteamento das áreas em torno dos mananciais.
(B) as leis da cidade proíbem as intervenções das comunidades na administração dos mananciais.
(C) o poder legislativo municipal não tem competência para votar leis de proteção dos mananciais.
(D) os projetos de preservação dos mananciais são de responsabilidade exclusiva do poder executivo.
(E) o governo local determina que os dejetos humanos devem ser depositados nos mananciais da cidade.


2- Nosso papel na educação ambiental não deve e nem pode se limitar à difusão retórica de nossos valores. Temos que mostrar às pessoas as diferentes alternativas e visões sobre o tema ambiental, e sobretudo transmitir conhecimentos que possam aumentar sua capacidade de entender e avaliar os possíveis sentidos e alcances das diferentes opções. 
                                                                           (Simon Schwartzman).

Nessa perspectiva, são propostas, a seguir, algumas ações para a recuperação das nascentes dos rios.
I. Planejar ações, designando responsáveis.
II. Discutir com pequenos produtores e comunidades rurais, estudiosos e outros interessados para definir as estratégias a serem adotadas.
III. Implantar e conduzir o processo de preservação/ recuperação.
IV. Buscar conhecimentos teóricos para auxiliar no diagnóstico da situação.

Assinale a alternativa que traz a sequência adequada de ações, para a execução de um plano de recuperação das nascentes.
(A) II, IV, I e III
(B) III, II, I e IV
(C) IV, III, I e II
(D) II, III, I e IV
(E) III, IV, II e I



Fonte : bloger Armazém de textos

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