ATIVIDADES DE VERBOS - SER - ESTAR - TER - COM GABARITO
ATIVIDADES DE VERBOS – SER / ESTAR / TER
VERBO – SER VERBO – ESTAR VERBO – TER
Eu – sou Eu – estou Eu – tenho
Tu – és Tu – estás Tu – tens
Ele/Ela – é Ele/Ela – está Ele/Ela – tem
Nós – somos Nós – estamos Nós – temos
Vós – sois Vós – estais Vós – tendes
Eles/Elas – são Eles/Elas – estão Eles/Elas – têm
1) Complete com os verbos ESTAR, TER ou SER, em qualquer tempo verbal.
a) Carlos está muito preocupado porque tem uma prova amanhã de manhã!
b) Maria tem vinte anos e já tem dois filhos.
c) Minha esposa é muito bonita, mas hoje ela está mais ainda com esse vestido preto.
d) Eu estou cansado de esperar e fui embora!
e) Desculpe, você é chileno ou peruano?
f) Eu já estou de férias na próxima semana!
g) Ana está muito doente, tem uma febre de 39ºC e está de cama!
h) Aquele restaurante é perto da estação de metrô, basta seguir em frente.
i) O bebê está chorando porque está com muita sede.
j) Eu tenho quase certeza que ela não gostou da comida.
l) O hipopótamo é um animal gigante, e tem dentes muito grandes!
m) Eles estão quase morrendo quando o jogo acabar. Quem mandou jogar nesse sol?
n) Vocês não estão com frio? Por que saíram só com uma camiseta?
o) Garçom, essa sopa está muito fria, não poderia esquentar?
2) Leia o texto e depois coloque todos os verbos destacados no infinitivo e separe-os nas colunas abaixo de acordo com a conjugação a que pertencem.
A ROTAÇÃO DA TERRA
O Sol não se movimenta e sim a própria Terra. A Terra está sempre girandosobre si mesma como se fosse um pião. E ao girar, faz com que o Sol surja de um lado e desapareça de outro. Esse movimento é a rotação. O tempo que a Terra gasta para dar um volta sobre si mesma foi chamado de dia. O tempo da rotação então é de vinte e quatro horas (um dia). Já sabemos que a Terra nãopossui luz própria, afinal é um planeta. Quem dá luz e aquece a Terra é o Sol, que é uma estrela. Quando a face da Terra recebe luz do Sol, é dia. Na outra face escura, onde há sombra, é noite.
INFINITIVO
1ª conjugação (AR): movimentar / girar / gastar / chamar.
2ª conjugação (ER): desaparecer / saber / receber.
3ª conjugação (IR): surgir / possuir.
3) Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
a) chegarei: chegar.
b) subiram: subir.
c) coube: caber.
d) fizeste: fazer.
e) pusesses: pôr.
f) sumiu: sumir.
g) estávamos: estar.
h) amássemos: amar.
i) polirmos: polir.
j) é: ser.
4) Identifique a conjugação a que pertence cada um dos verbos do exercício anterior:
1ª conjugação (AR): estar / amar / chegar.
2ª conjugação (ER): caber / fazer/ ser / pôr (poer).
3ª conjugação (IR): sumir / polir / subir.
5) Complete as frases com o VERBO TER no presente do indicativo.
a) Eu tenho vinte e cinco anos.
b) O carroceiro tem que fazer um frete.
c) As crianças têm que irem ao parque hoje.
d) Tu tens que trabalhar no sábado.
e) Nós temos muito para conversar.
f) Os políticos têm que pararem de fazer promessas falsas.
ATIVIDADES DE VERBOS - SER/ESTAR - SUGESTÃO PARA TRABALHAR COM IMIGRANTES
ATIVIDADES DE VERBOS – SER / ESTAR – SUGESTÃO PARA TRABALHAR COM IMIGRANTES
VERBO – SER VERBO – ESTAR
Eu – sou Eu – estou
Tu – és Tu – estás
Ele/Ela – é Ele/Ela – está
Nós – somos Nós – estamos
Vós – sois Vós – estais
Eles/Elas – são Eles/Elas – estão
01)Complete as orações com os verbos SER e ESTAR – devidamente conjugado
(Sou / é / somos / São) (Estou / Está, Estamos / Estão)
a) Liana está na praia hoje porque é verão.
b) Denise, Mauricio e você estão no estádio.
c) Ronaldo é especialista em informática.
d) Tiago está feliz hoje porque é seu aniversário.
e) Aline é muito prática.
f) Elaine e Eu estamos com sede porque hoje está muito quente.
g) Bruno está na universidade porque é estudante.
h) Débora é minha chefe. Ela é muito pontual.
i) Raquel, este livro não é meu, é seu?
j) Marcos está com fome porque já são 15 horas!
l) Vocês estão com amigos no bar.
m) Marcelo é de Curitiba, Eu sou de Niterói e Carla é de Vitória. Todos são brasileiros
n) André é meu irmão e Simone é sua irmã.
o) Gloria, João e Eu somos brasileiros.
p) Coitado o Flavio! Ele está doente. Está com dor de cabeça.
02) Complete a pergunta e a resposta com os verbosSER ou ESTAR, devidamente conjugados.
a) Você é professor? Não, Eu sou aluno.
b) Você é garçom? Não, Eu sou cozinheiro.
c) Elas estão com fome? Não, Elas estão com sede.
d) Os copos estão na mesa? Estão sim.
e) Mariana, você está com sono? Está sim.
f) Vocês são estrangeiros? São sim. Estão aqui para trabalhar.
g) O Senhor Pereira é comerciante? Não, ele é professor.
h) Luiz e Marcela são americanos? Não, não são. Eles sãobrasileiros.
i) O carro está na garagem? Não, não está. Está na rua.
j) Você está no Sambódromo? Estou sim! Estou muito contente!
l) Eles são fotógrafos? São sim. Eles tiram fotos para um jornal do Rio.
SUGESTÃO PARA TRABALHAR COM IMIGRANTES
SER (permanent) is used to express:
Horas (time): Que horas são? São 5:00.
Dia (day): Que dia é hoje?
Data (date): Hoje é 30 de setembro.
Nacionalidade (nacionality): Eu sou brasileiro.
Profissão (profession): Nós somos arquitetos.
Características (characteristics): As crianças são bem educadas.
Posse (possession): O livro é meu.
Estado civil (marital status): Clara é solteira.
ESTAR (temporary) is used to express:
Localização (location): Eu estou na livraria.
Sentimento/sensação (how someone is feeling): Como você está hoje? Estou muito gripado.
Condição (condition): Patricia está ausente hoje.
Temperatatura (temperature): O tempo está frio
EXERCÍCIOS DE VERBOS PARA ENSINO FUNDAMENTAL
01 – Circule os verbos das frases abaixo:
A – Os meninos brincavamcom a bola.
B – Papai me chamou parapassear no parque.
C – Entrei, falei com o diretor.
D – Ao sentir a patadas, o lobocorreu.
E – Tu és forte, és corajoso econheces tudo.
F – A borboleta tem asas coloridas.
02 – Indique os tempos verbais nas frases:
A – Papai gosta de verdura. Presente.
B – José ganhou uma bola. Pretérito.
C – Damião estudará a lição. Futuro.
D – Marisa acordou cedo. Pretérito.
E – Os meninos jogarão basquete. Futuro.
F – O garoto vende pipoca. Presente.
G – Eu venderei meu relógio. Futuro.
H – Eu canto muito bem. Presente.
I – Eu vendi minha bicicleta. Pretérito.
03 – Escreva ao lado: ação, fenômeno ou estado.
A – Chovia muito. Fenômeno.
B – Ela era infeliz. Estado.
C – Relampejou muito. Fenômeno.
D – As crianças brincavam. Ação.
E – Ventava muito. Fenômeno.
F – Marta estava contente. Estado.
G – O menino está triste. Estado.
04 – Coloque o pronome pessoal de acordo com a terminação do verbo: Eu, tu, ele, nós, vós, eles.
a) Nós escrevemos.
b) Tú viveste.
c) Vós falastes.
d) Ele recebeu.
e) Eu vendo
f) Nós estudamos.
g) Ele cantou.
h) Eu achei.
i) Nós jogamos.
j) Vós cantais.
k) Ele cantou.
05 – Coloque, no quadro abaixo, os verbos nos lugares certos:
Vestir - andar - receber - amar - partir.
Prender - pedir - contar - trazer - comer.
Estudar - subir - falar - esconder - ouvir.
1ª conjugação - 2ª conjugação - 3ª conjugação.
Estudar - prender - vestir
Andar - receber - pedir.
Contar - trazer - subir.
Falar - esconder - partir.
Amar - comer - ouvir.
06 – Reescreva as frases pelos tempos adequados dos verbos indicados nos parênteses:
a) Ontem eu conheci um lobo-do-mar. (Conhecer)
b) No mês passado, os alunos estudaram verbos. (Estudar)
c) Hoje está um bonito dia. (Estar)
d) No próximo ano eu estarei no ensino médio. (Estar)
07 – Complete as frases com o verbo que você julgar conveniente:
a) A menina ficou calada.
b) O motorista deu o sinal.
c) A noite está fria.
d) O homem subiu a escada.
e) Um pássaro voou na janela.
f) Todos estamos alegres.
g) O menino corre atrás da bola.
08 – Complete as frases com o verbo jogar no pretérito.
a) Marcelo jogou bola com os amigos.
b) A seleção brasileira jogou bem na última copa do mundo.
c) Nós jogamos no time da escola.
d) Eles jogam bola ontem à noite.
e) Eu jogo o lixo no cesto.
09 – Conjugue os verbos abaixo no Presente do Indicativo:
Verbo: Cantar Verbo: Estudar.
Eu canto Eu estudo.
Tu canta Tu estuda.
Ele/ela canta Ele/ela estuda.
Nós cantamos Nós estudamos
Vós cantais Vós estudais.
Eles/elas cantam Eles/elas estudam.
10 – Numere as frases de acordo com o tempo do verbo:
1 – Presente. 2 – Pretérito. 3 – Futuro.
(2) Ontem, a professora leu uma história.
(3) Sairei mais cedo amanhã.
(2) Vocês copiaram o texto?
(1) Luciana recita uma poesia.
(2) Nós já terminamos o trabalho.
(3) Os alunos brincarão no pátio.
(1) O gatinho bebe leite.
(2) A bruxinha jogou água no gato.
(3) Visitaremos a vovó no domingo.
(1) Eu dividi meu chocolate com ele.
(3) Nós compraremos doces.
(2) Roberto escorregou.
(2) Ela partiu ontem.
(3) Dançarei a noite toda.
(2) O padeiro vendeu todos os pães.
11 – Complete as frases com o verbo entre parênteses no passado (pretérito perfeito) =am ou no futuro do presente= ão.
a) Ontem os meninos venceram a competição. (Vencer)
b) No próximo sábado as crianças dançarão quadrilhas. (Dançar)
c) Após o cinema, meus pais tomarão um lanche. (Tomar)
d) Amanhã minhas irmãs brincarão no parquinho. (Brincar)
e) Domingo Rodrigo e Diego correrão na quadra. (Correr)
f) No torneio de ontem, os carros subiram por aqui. (Subir).
12 - Reescreva o texto abaixo, assinale os verbos e indique a conjugação de cada um.
Precisamos conjugar o verbo ver, dividir o verbo ter, assumiro verbo ser e viver o verbo amar.
Conjugar: 1ª conjugação.
Ver: 2ª conjugação.
Dividir: 3ª conjugação.
Ter: 2ª conjugação.
Assumir: 3ª conjugação.
Ser: 2ª conjugação.
Viver: 2ª conjugação.
Amar: 1ª conjugação.
Aí perceberemos que os milagres nos rodeiam e acontecem a cada instante.
Perceberemos: 2ª conjugação.
Rodeiam: 1ª conjugação.
Acontecem: 2ª conjugação.
13 – Diga se os verbos das frases abaixo estão expressando ação, estado ou fenômeno da natureza.
a) Ela estava muito contente – estado.
b) O palhaço divertia o público – ação.
c) Choveu muito ontem – fenômeno da natureza.
d) Ventava muito na fazenda – fenômeno da natureza.
e) As crianças corriam – ação.
f) Ele era desconfiado – estado.
g) Nós somos estudiosos – estado.
h) Ela é bonita – estado.
i) Vocês colheram o café? – ação.
14 – Passe os verbos do modo indicativo para o subjuntivo:
Veja o exemplo:
Eu janto em casa hoje.
Talvez eu jante em casa hoje.
(Observe que o subjuntivo dá uma ideia de incerteza, dúvida.)
a)A chuva parou.
Talvez a chuva pare.
b) Eles me ensinam.
Talvez eles me ensinem.
c) As crianças se lembram do circo.
Talvez as crianças se lembrem do circo.
d) Paulo recebe o aviso.
e) Nós escrevemos uma carta.
Talvez nós escrevemos uma carta.
f) Ele sabe o caminho.
Talvez ele saiba o caminho.
g) Ela pode com o pacote.
Talvez ela possa com o pacote.
h) Marta quer passear.
Talvez Marta queira passear.
i) Mônica escreve uma carta.
Talvez Mônica escreva uma carta.
Atividades tiradas do livro:
Curso completo de Português, língua portuguesa
Antônio de Siqueira e Silva e Rafael Bertolini p. 216.
https://armazemdetexto.blogspot.com/
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