Resgate e valorização da cultura Afro-Índigena na Educação Infantil
Na instuição que trabalhamos tivemos a oportunidade de participarmos de um curso com o tema Afro-Índigena voltado para o trabalho de sala de aula. E como trabalho final do curso a proposta era elaborar um projeto de acordo com a faixa etária, que no nosso caso seria Educação Infantil. Conforme os temas abordados dentro do mesmo, deveríamos introduzi-los em nosso ambiente escolar por meio de atividades.
Como vários professores também estavam participando do curso, tudo ficou mais prazeroso e produtivo para colocarmos no papel e na prática. Elaboramos um projeto em conjunto com os professores e toda a Instituição que enriqueceu mais ainda, procuramos introduzir atividades simples, porém significativas para os nossos pequenos.
Esperamos que deste projeto surjam outras idéias que poderão fazer a diferença no futuro de nossos alunos, contribuindo assim para um mundo livre de preconceitos.
Tema: Resgate e valorização da cultura Afro-Indígena na Educação Infantil
Justificativa
Justificativa
Com a finalidade de combater a discriminação e o preconceito racial, inclusive nas salas de aulas, melhorar a convivência escolar e transmitir conhecimentos sobre a presença Africana e Indígena no Brasil.
Percebemos a necessidade de implantar um projeto que aborde o assunto na escola e na comunidade a fim de prepará-los para a conviver com as diferenças em sociedade.
Percebemos a necessidade de implantar um projeto que aborde o assunto na escola e na comunidade a fim de prepará-los para a conviver com as diferenças em sociedade.
Objetivo Geral
Reconhecer e valorizar as manifestações culturais dos descendentes da imigração Africana e dos habitantes brasileiros população indígena. Construindo uma imagem positiva dos negros na sociedade e das crianças negras da creche.
Objetivos específicos
Reconhecer as diversidades raciais e sua cultura respeitá-las agindo participativamente na mudança de comportamento;
Observar a diversidade nos diferentes tipos de animais, pessoas, cores e frutas;
Conhecer a cultura negra;
Respeitar as diferenças;
Valorizar e conhecer a cultura Indígena (vida, moradia, culinária);
Reconhecer a importância do Índio na nossa história;
Oferecer diversos materiais (livros, gravuras, filmes, bonecas) relacionados ao tema;
Socializar os bonecos com características afro indígenas, aos finais de semana com o aluno e sua família.Público alvo: Berçário- Maternal l- Maternal ll
Observar a diversidade nos diferentes tipos de animais, pessoas, cores e frutas;
Conhecer a cultura negra;
Respeitar as diferenças;
Valorizar e conhecer a cultura Indígena (vida, moradia, culinária);
Reconhecer a importância do Índio na nossa história;
Oferecer diversos materiais (livros, gravuras, filmes, bonecas) relacionados ao tema;
Socializar os bonecos com características afro indígenas, aos finais de semana com o aluno e sua família.Público alvo: Berçário- Maternal l- Maternal ll
Estratégias
Berçário
Fantoches com características Afro-índigena;
Apresentação e leitura do livro A menina bonita do laço de fita;
Confecção do avental com a história A menina bonita do laço de fita;
Atividades de impressão das mãos para cartazes relacionados ao livro;
Confecção de instrumento musical indígena feitos com sucatas (chocalho)
Danças e músicas folclóricas;
Pintura corporal e adereços;
Montagem de uma oca para enfatizar a moradia indígena (feita de palha de coqueiro).
Apresentação e leitura do livro A menina bonita do laço de fita;
Confecção do avental com a história A menina bonita do laço de fita;
Atividades de impressão das mãos para cartazes relacionados ao livro;
Confecção de instrumento musical indígena feitos com sucatas (chocalho)
Danças e músicas folclóricas;
Pintura corporal e adereços;
Montagem de uma oca para enfatizar a moradia indígena (feita de palha de coqueiro).
Maternal l
Trabalhos manuais com argila confeccionando utensílios indígenas;
Utilização de sucata para a confecção de diversos instrumentos musicais indígenas;
Montagem de uma oca para enfatizar a moradia indígena (feita de palha de coqueiro);
Vivenciar músicas e danças relacionadas à cultura afro-indígena;
Histórias com diversos livros (Diferentes pensando conceitos e preconceitos, Arca de ninguém e A menina bonita do laço de fita);
Roda de conversa e a escolha dos nomes dos bonecos;
Filmes enfocando as várias etnias (Madagascar 1 e 2, Arca de Noé, Segredo dos animais e Tainá).
Painéis, confecção de livros e jogos com fotos de pessoas, animais e frutas identificando as diferenças.
Utilização de sucata para a confecção de diversos instrumentos musicais indígenas;
Montagem de uma oca para enfatizar a moradia indígena (feita de palha de coqueiro);
Vivenciar músicas e danças relacionadas à cultura afro-indígena;
Histórias com diversos livros (Diferentes pensando conceitos e preconceitos, Arca de ninguém e A menina bonita do laço de fita);
Roda de conversa e a escolha dos nomes dos bonecos;
Filmes enfocando as várias etnias (Madagascar 1 e 2, Arca de Noé, Segredo dos animais e Tainá).
Painéis, confecção de livros e jogos com fotos de pessoas, animais e frutas identificando as diferenças.
Maternal ll
Pesquisa levantando os conhecimentos prévios dos pais sobre os Índios; Músicas e danças (indígenas);
Desenhos com interferência relacionados à cultura afro- indígena;
Histórias coletivas com os relatos dos alunos sendo o professor o escriba;
Filmes (Tainá e Kiriku e a Feiticeira);
Confecção de instrumentos musicais com sucatas;
Confecção de artesanato com argila e massa de modelar;
Releitura de obras afro-índigena por meio de pinturas, recorte e colagem.
Culminância
Confecção de portfólio com as atividades e exposição dos objetos confeccionados pelos alunos para a comunidade.
Avaliação
Sendo a avaliação um processo contínuo de ensino e aprendizagem, observaremos a participação e desempenho dos alunos de maneira individual e coletiva.
Referências
Menina bonita do laço de fita – Ana Maria MachadoReferências
Arca de ninguém Mariana Caltabiano - São Paulo: Scipione, 2003 - (Coleção do-ré-mi-fá)
Diferentes: pensando conceitos e preconceitos- escreveu Liana Leão - São Paulo: Elementar, 2006
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