SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTE
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO ,Nº 57
Valorizando a Cultura afro-brasileira e africana Através da Lei : 10639
Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade étnico cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes. O trabalho com Pluralidade Cultural se dá a cada instante, exige que a escola alimente uma “Cultura da Paz”, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros. O aprendizado não ocorrerá por discursos, e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os outros.
JUSTIFICATIVA
No mundo contemporâneo o sistema educacional brasileiro, tem enfrentado processos constantes de mudanças estruturais e conceituais, por conta das exigências sociais, que desejam uma educação de resultados positivos e práticos para o dia-a-dia. Uma educação que prepare para a diversidade e autonomia na construção do conhecimento, bem como, dos saberes constantes de aprender a aprender. O Projeto Cultura Afro – brasileira tem o propósito de atender a lei Nº 10.639/03 que alterou a lei de diretrizes e bases (LDB) e instituiu as Diretrizes Curriculares para a sua execução. A lei acima citada determina a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar das seguintes modalidades de ensino: Fundamental e Médio. A decisão oriunda da lei faz um resgate histórico da colaboração dos negros na estruturação e construção da sociedade brasileira. O projeto propõe palestras acerca da identidade cultural destacando as diferenças culturais.Visa ainda, o reconhecimento e a valorização da identidade, como também da cultura e da história dos negros brasileiros.
OBJETIVO GERAL :
Compreender a importância do legado cultural dos africanos e seus descendentes como patrimônio histórico e cultural do povo brasileiro,respeitando e valorizando suas manifestações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Perceber a necessidade de intervir positivamente para a erradicação das desigualdades raciais.
Levantar a discussão sobre as diferenças sociais e sua diversidade em escala mais próxima do aluno: seu dia a dia, seus colegas, seus interesses e costumes.
Possibilitar a discussão da diferença como parte do nosso cotidiano e inerente ao ser humano.
Tornar a discussão sobre as diferenças e diversidades sociais interessante do ponto de vista do aluno, possibilitando o crescimento pessoal deste indivíduo como cidadão transformador da sociedade
Identificar a importância do papel dos afro- brasileiros e suas contribuições para a sociedade brasileira
Apontar os traços culturais africanos que permanecem vivos no nosso dia - a dia.
Trabalhar a auto estima da criança negra, ajudando a ter orgulho de te pertencer a sua etnia mas acima de tudo a ter orgulho se ser brasileira.
Ressaltar a importância do trabalho dos escravos para a economia brasileira.
Explicar as razões histórico-culturais da existência da mentalidade discriminativa em relação aos negros brasileiros
Destacar a importância vivenciando o dia da Consciência Negra
Respeitar os direitos humanos e fundamentais do cidadão
METODOLOGIA:
Para atingir as metas, a metodologia empregada segue uma linha de ação que podem ser realizadas conforme indicado abaixo.
Além das apresentações em palco, cada sala apresentará seu stand de acordo com o que foi trabalhado durante os dias proposto pelo projeto.
O projeto poderá ser vivenciado e apresentado por meio de várias sugestões como.
RECURSOS UTILIZADOS
· Projeção de vídeos
· Pesquisas
· Interpretação de textos
· Redação
· Exposição de trabalhos
· Construção de mural
· Leitura de textos informativos ,literários narrativos descritivos visuais.
· Mapas
· Cartazes
· Fotos
· Desenhos
· Debates
· Seminários
· Dramatização
· Jornais
PÚBLICO –ALVO :
· Alunos de 6º ano ao 9º ano
· Professores
· Comunidade interna e externa
Duração do Projeto : _________________________________________________
Culminância do Projeto: ______________________________________________
Local de apresentação:_______________________________________________
CORTÊS,2011
ÁREAS DE APLICAÇÃO DO PROJETO
PORTUGUÊS
· Trabalhar a etimologia das palavras de origem africana que hoje são costumeiramente falada por nós.
· Provérbios africanos
· Produção de textos
· Leitura e interpretação de textos
· Poemas músicas
MATEMÁTICA:
· Tabela dos países da África
· Tabelas mostrando a quantidade de escravos que desembarcaram no Brasil de(1836 a 1855.
LÍNGUA ESTRANGEIRA :
· Conhecer a História dos países da África que falam inglês e espanhol
GEOGRAFIA :
· Maquete dos quilombos e fazendas
· A localização da áfrica
· Mapa do continente africano
· As línguas faladas na África
· Paisagens
· Pesquisa sobre aspectos físicos,econômicos e humanos
· Moeda africana
LITERATURA:
Poemas de Castro Alves e Francisco Solano Trindad (obras literárias de destaque.)
EDUCAÇÃO FÍSICA : Capoeira, Danças Africanas
CIÊNCIAS: Flora e Fauna Africana
HISTÓRIA:
· A história da África
· História da colonização do Brasil dos povos africanos os costumes deixados pelos negros empregados na nossa culinária
· Pluralidade Cultural
· Cultura
· Os povos africanos os quilombos
· A formação do povo brasileiro
· A origem dos escravos
· A luta pela liberdade
· Zumbi dos palmares
· Os movimentos abolicionistas
· A lei áurea
RELIGIÃO
· Conhecer a religião mais difundida na África
· As religiões africanas
· Sincretismo religioso
TEMAS TRANSVERSAIS
· Painéis interativos representando a fome na áfrica
· Segregação racial
· Preconceito
· Racismo
· Diversidade cultural
· Etnia
ARTE
· Danças africanas
· Capoeira
· Musicas
· Instrumentos musicais
· Artesanato
· Cartazes
· Cantores
· Bandeiras dos países africana
Referências
HERNANDEZ,Leila.A África na sala de aula:visita história contemporânea.São Paulo:Selo Negro,2005.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SEPPIR: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília-DF: MEC/SEPPIR, 2004.
SILVA, Alberto Costa.Um Rio Chamado Atlântico.A África no Brasil e o Brasil na África.Rio de Janeiro:Nova Fronteira.Ed.UFRJ,2000
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas, de forma contínua, mediante exercícios e apresentações em sala de aula.
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