A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA ESCOLA:
AÇÃO A SER DINAMIZADA PELA EQUIPE ESCOLAR
OBJETIVO DO CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA
ATUAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR QUANTO AO§ ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DOS PROFESSORES COM VISTAS À MELHORIA DO TRABALHO ESCOLAR.
“A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO”
• A EQUIPE DEVE PERGUNTAR...
• O QUE DEVO ACOMPANHAR?
• COMO ACOMPANHAR?
• COM QUAIS OBJETIVOS?
• QUAIS OS REFERENCIAIS A SEREM SEGUIDOS?
• QUAIS ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO? (QUE INSTRUMENTAIS DEVO USAR PARA REGISTRO E ACOMPANHAMENTO)
PLANEJAR = EXECUTAR = AVALIAR
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OU ... TODO CUIDADO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA É POUCO
OBJETIVO ESPECÍFICO:☺ RECONHECER A IMPORTÂNCIA E A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM VISTAS À MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS;☺QUAIS SÃO AS EXIGÊNCIAS OU NECESSIDADES DOS PROFESSORES? ☺QUAIS INSTRUMENTOS SÃO UTILIZADOS PARA DIAGNOSTICAR SUA PRÁTICA?☺QUAL A CONSONÂNCIA DO RESULTADO COM A PROPOSTA DA ESCOLA?
• O PROFESSOR DEVE ESTAR ENVOLVIDO EM TODAS AS FASES DA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR.
PODE REALIZAR A COLETA DE DADOS E ELABORAR UM PLANO DE TRABALHO PARA SUPERAR DIFICULADADES E PROMOVER AVANÇOS NA SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA.
PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
CARACTERIZAR AS DUAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
DIMENSÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
FORMAÇÃO INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA.
“PENSAR EM FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO, É PENSAR EM COMO ALCANÇAR OUTROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (ORIENTADORES, SUPERVISORES, DIRETORES E TRABALHADORES DE APOIO ADMINISTRATIVO)”
• PRINCIPAIS TENDÊNCIAS
FORMAÇÃO CONTINUADA:
ESTRUTURANTE
TENDÊNCIAS:
INTERATIVO-CONSTRUTIVISTA
TENDÊNCIA INTERATIVO-CONSTRUTIVISTA
ATITUDES FUNDAMENTAIS
• MENTALIDADE ABERTA;
• RESPONSABILIDADE;
• ENTUSIASMO.
• AMBIENTES ESCOLARES/QUADRO DE BROOKS E BROOKS
• A TENDÊNCIA ORIENTADORA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PODE INTERFERIR NA FORMA COMO ESTES INTERAGEM COM OS SEUS ALUNOS, INFLUENCIANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.(CRENÇAS E VALORES)
MODELOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OBJETIVO ESPECÍFICO:
IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS MODELOS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES.
• Classificação de Vaillant e Garcia
◄ Justaposição (ato ou efeito de colocar uma coisa junto à uma outra)◄ Consonância em torno do perfil de um bom professor (acordo ou concordância em torno de algo)◄ Dissonância crítica (desarmonia ou desacordo entre quaisquer coisas)◄Ressonância colaborativa (repercussão, intensificação, ou prolongamento de algo)
OBJETIVOS GERAIS APARTIR DOS DOIS ULTIMOS MODELOS CITADOS
• Propor novas metodologias de atuação para os professores na escola, considerando as necessidades dos alunos;
• Colocar os profissionais da educação em contato com discussões teóricas atuais sobre temas diversos que possam melhorar sua prática, por exemplo, em currículo, avaliação e planejamento curricular por competências e habilidades;
• Contribuir para as mudanças que se fazem necessárias, visando à melhoria da ação pedagógica na sala de aula, na escola e, consequentemente, da educação em geral.
FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA
AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO
PRÁTICA - REFLEXÃO TEÓRICA – PRÁTICA REFLETIDA
Que tipo de instituição educativa queremos?n
Que tipo den profissional precisamos?
Que formação se torna necessária?n
Formaçãon vista como: organizar, fundamentar, revisar, descobrir e construir;
Como o professor é (ou deve ser) visto...
Professor é trabalhador do conhecimento, cuja dinâmica faz com que a educação assuma caráter de permanente recomeço e renovação. (Marques)
Algumas concepções necessárias....
A formação deve girar em torno da prática docente: o que o professor faz (ou não faz), o que o professor deve (ou não) fazer, o que o professor vai (ou não) fazer. (Gomes)
A construção da teoria de cada docente só é possível na medida em que ele dispõe a questionar sua própria prática.
É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. (Freire)
Perrenoud entende a formação continuada enquanto a última das dez competências profissionais a serem cultivadas com prioridade pelo professor. Última, não por ter menos importância que as demais, mas, ao contrário, por ser essa competência a responsável pela manutenção e pelo desenvolvimento de todas as outras adquiridas.
Coordenador Pedagógico .......
Se a formação continuada do professor exige acompanhamento e assessoramento constantes, o coordenador pedagógico adquire um papel fundamental na condução do processo de reflexão e a observação da atuação dos professores se torna parte intrínseca do seu trabalho pois é isso que lhe permite conhecer o processo de aprendizagem dos professores, adequar as ações de formação e avaliar seus resultados. (Valente)
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