COMO DESENVOLVER UMA NOTÍCIA DE JORNAL
Os jornais podem ser uma boa inspiração para trabalhar com os alunos a leitura, a compreensão e interpretação do texto, a redação entre outras habilidades. Veja como desenvolver algumas atividades baseadas na noticia abaixo.
NOTÍCIA
NOVA PANELA DE PRESSÃO
APÓS ANOS DE ESTUDOS TECNOLÓGICOS, FOI CRIADA A SUPER PANELA DE PRESSÃO. ELA É MAIS RESISTENTE QUE AS COMUNS ENCONTRADAS NO MERCADO, É TOTALMENTE SEGURA, DE FÁCIL LIMPEZA E SEU TEMPO DE VIDA ÚTIL É INDETERMINADO. “É A ÚLTIMA PALAVRA EM PANELA DE PRESSÃO. A SOLUÇÃO SEGURA E DEFINITIVA PARA A DONA DE CASA”, DIZ A CHEFE DOS CIENTISTAS QUE CRIARAM ESTA PANELA, A DOUTORA JENESSI.
O PRODUTO, AINDA SEM NOME DEFINITIVO, CHEGARÁ ÀS MÃOS DOS CONSUMIDORES ANTES DO NATAL, POIS É A MELHOR ÉPOCA PARA O COMÉRCIO.
Opções de trabalhos com a notícia:
- O professor deverá ler a notícia para o aluno;
- Os alunos reescreverão a notícia;
- Depois da redação do texto, cada aluno receberá uma cópia com o artigo da panela;
- As crianças irão ler novamente a notícia e criarão uma nova manchete;
Farão atividades específicas baseadas na notícia: escrita, crítica, comentários e sugestões.
Sugestões de atividades:
1. Peça para os alunos reescreverem a notícia, cada um a seu modo.
2. Incentive-os a procurar no texto as informações abaixo:
· O nome de um objeto doméstico.
· Três palavras com acento agudo.
· Duas palavras com cinco sílabas.
· Uma palavra com 14 letras.
· Uma palavra com til.
· Uma qualidade (adjetivo).
· Uma palavra no plural.
· Uma frase entre aspas.
“Quadrilha” de macacos é desmantelada
A Polícia Florestal conseguiu desmontar uma “quadrilha” de macacos-prego que vinha atacando residência de Fernandópolis desde 1991. O líder do grupo, sua companheira e mais quatro “ladrões”, porém, continuam soltos.
O bando, com 55 integrantes, roubava alimentos. “Eles conheciam os horários de saída das pessoas, verificavam se havia um vidro aberto, entravam e levavam frutas, doces e bolachas”, conta Geraldo Pereira de Souza, funcionário municipal. No início de janeiro, os membros da quadrilha começaram a ser capturados. O diretor de planejamento da prefeitura de Fernandópolis, Jeziel Macedo, disse que os seis macacos foragidos estão escondidos em uma reserva florestal e não perturbarão mais os moradores.
Os macacos viviam até janeiro em uma mata que pertencia ao zoológico desativado em 1991. A partir daí, o bando passou a invadir casas. Organizados, mantinham vigias para observar o movimento. “Eles assoviavam para denunciar a presença de humanos” diz o aposentado Luiz de Souza, uma das vítimas do bando.
1) Releia o texto. Depois responda às questões abaixo:
a) Quem conseguiu desmontar a quadrilha?
b) A quadrilha era composta de que espécie de macacos?
c) O que a quadrilha vinha fazendo em Fernandópolis?
d) Quantos macacos faziam parte da quadrilha?
e) A Polícia Florestal conseguiu prender todos os macacos?
f) Quantos macacos ainda continuam em liberdade?
g) Que informações temos a respeito desses foragidos?
h) Quando os macacos começaram a ser presos ( mês e ano)?
i) Como os macacos conseguiam entrar nas residências?
j) Em que horário os macacos entravam nas residências?
k) Onde os macacos viviam antes de começar a invadir as casas?
l) O que aconteceu com o local onde viviam.
m) Explique quem são:
· Geraldo Pereira:
· Jeziel Macedo:
· Luiz de Souza:
Nenhum comentário:
Postar um comentário