Explorando porcentagens
Objetivo(s)
-
Resolver situações diversas com cálculos percentuais.
- Relacionar as situações e suas estratégias de resolução.
- Relacionar as situações e suas estratégias de resolução.
Ano(s): 6º, 7º, 8º e 9º
Tempo estimado: 6 aulas
Material necessário
Calculadoras
e notícias de jornais, propagandas e folhetos comerciais com porcentagens.
Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua as notícias, as propagandas e os folhetos
aos alunos e peça que, em duplas, eles interpretem o significado dos números
acompanhados do sinal %. O que significam? Como foram calculados? Todos deverão
expor suas hipóteses e registrá-las.
2ª etapa
Retome as
conclusões dos estudantes sobre como obter porcentagens. Em seguida, apresente
a seguinte lista de cálculos para que, individualmente, eles os classifiquem em
fáceis e difíceis e justifiquem suas decisões.
- 100% de 50
- 12% de 332
- 30% de 1.556
- 150% de 400
- 50% de 30
- 11% de 622
- 43% 1.533
- 6% de 998
- 25% de 44
- 95% de 10
- 69% de 69
- 0,5% de 2.978
- 50% de 50
- 310% de 198
- 100% de 50
- 12% de 332
- 30% de 1.556
- 150% de 400
- 50% de 30
- 11% de 622
- 43% 1.533
- 6% de 998
- 25% de 44
- 95% de 10
- 69% de 69
- 0,5% de 2.978
- 50% de 50
- 310% de 198
3ª etapa
Organize uma sessão de cálculo mental com os
exercícios anteriores para recuperar as estratégias descritas nas
justificativas. Para conferir se as respostas estão certas, os alunos devem
usar a calculadora.
4ª etapa
Peça que
os alunos registrem os tipos de resolução que surgiram na sessão de cálculo
mental e, então, confiram se as propostas poderiam ser mais práticas. A ideia
aqui é levar a turma a perceber que toda porcentagem envolve a questão de
proporcionalidade entre o todo e uma parte. Sistematize o conteúdo, mostrando
os prós e os contras das resoluções.
Flexibilização
2ª
etapa
Converse com o professor da sala de recursos para ver as possibilidades de adaptação.
Converse com o professor da sala de recursos para ver as possibilidades de adaptação.
3ª etapa
Selecione os exercícios com porcentagens básicas, como 100% e 50% e valores redondos.
4ª etapa
Peça que os alunos registrem os tipos de resolução que surgiram na sessão de cálculo mental e, então, confiram se as propostas poderiam ser mais práticas. A ideia aqui é levar a turma a perceber que toda porcentagem envolve a questão de proporcionalidade entre o todo e uma parte. Sistematize o conteúdo, mostrando os prós e os contras das resoluções.
5ª etapa
Substitua os valores originais por números redondos.
No caso
de estudantes com deficiência intelectual, retome a investigação das relações
entre porcentagem e proporção com base em cálculos que envolvam números
redondos e percentuais básicos, como 25, 50 e 100.
Fonte:
Novaescolaclube
Nenhum comentário:
Postar um comentário