terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Planejamento Anual Projeto Meio Ambiente

Planejamento Anual Projeto Meio Ambiente

Justificativa-
A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na contribui evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade.
Objetivos gerais-
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada de mundo, tanto no tempo como espaço, a escola deverá, ao longo do Ensino Fundamental, oferecer meios efetivos para cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos a esse respeito, desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com seu meio, colaborando para que a sociedade seja mesmo ambientalmente sustentável e socialmente justa; protegendo, preservando todas as manifestações de vida no planeta; e garantindo as condições para que ela prospere em toda a sua força, abundância e diversidade.
Habilidades-
Para tanto, propõe-se que o trabalho com o tema Meio Ambiente contribua para que os alunos, ao final do Ensino Fundamental, sejam capazes de:
- Conhecer e compreender, de modo integrado e sistêmico, as noções básicas relacionadas ao Meio-Ambiente;
- Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;
- Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um Meio Ambiente saudável e a boa qualidade de vida;
- Perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa-efeito que condicionam a vida no espaço (geográfico) e no tempo (espaço histórico), utilizando essa percepção para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais de seu meio;
- Compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia;
- Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural;
- Identificar-se como parte integrante da Natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao Meio Ambiente.

Planejamento
Bimestral
Projeto
Meio ambiente
2° bimestre 
Planejamento Bimestral 2º –Projeto Meio Ambiente
5°, 6°, 7°e 8°anos
Enfoque – “Eu e o Município”
Justificativa- Na tentativa de promover um ensino diferenciado, o trabalho com projetos do Tema transversal Meio Ambiente, visa além da formação de alunos conscientes, sua participação como agentes modificadores na difícil tarefa de preservação e aproveitamento sustentável dos recursos naturais esgotáveis.
Objetivos gerais - Através de ações reais este projeto atuará como coadjuvante em diversas realizações previstas neste bimestre, permitindo que os alunos sejam capazes de avaliar os problemas ambientais de nosso município, inferindo de maneira produtiva na solução e amenização dos mesmos, através de rodas de conversa, pesquisas de campo, horta, passeios, execução de programas como “sacolas retornáveis”, “lixeira ecológica”, levantamento de dados entre outros.
Conteúdos estudados - Neste bimestre estudaremos a relação dos moradores com o município, o lixo produzido, seu destino, o funcionamento da cooperativa de reciclagem, a importância da água como fator econômico em uma estância hidromineral, leis que favorecem e desfavorecem a exploração e o cuidado com esse recurso mineral tão valioso, implantação e confecção da lixeira ecológica no Clubinho, caixa de compostagem, técnicas de estamparia, produção de material de divulgação (textos informativos), formação grupos de conscientização no auxilio da implantação de programas e fiscalização dos órgãos competentes, manejo com a horta, gráficos.
Passeios previstos –
Fonte/ engarrafadora de água mineral (Bioleve ou outra que autorizar a visita)
Trilhas da palavra (Serra Negra)
Cooperativa de reciclagem de Lindóia
Material utilizado – papéis diversos, pano (algodão cru), tintas de tecido, telas para estamparia, enxadas, plásticos pretos (lona de cobertura), internet, acesso a leis, suporte para lixeira (madeira ou ferro), impressões do material criado, sementes ou mudas, tintas, pinceis, pinceis atômicos, cola, fotos entre outros.
Avaliação - A avaliação se dará de forma somativa através da observação do nível de participação e envolvimento dos alunos dentro das propostas apresentadas.

Planejamento
Bimestral
Projeto
  Meio ambiente
3° bimestre 

Planejamento Bimestral 3º –Projeto Meio Ambiente
5°, 6°, 7°e 8°anos
Enfoque – “Reciclagem é vida”
Justificativa-  Daremos continuidade ao planejamento anterior que ainda não teve seu fechamento, o tempo hábil disponível a falta de alguns materiais ocasionaram o atraso na conclusão do trabalho das sacolas retornáveis e da instalação das lixeiras ecológicas. Iniciaremos um novo modulo trabalhando em conjunto com a profª Maria (Lia) / Projeto Higiene, enfatizando a necessidade da reciclagem , e do reaproveitamento de materiais desprezados (lixo) através de oficinas de brinquedos, instrumentos musicais, utilidades domésticas e escolares, inclusive  na culinária com o aproveitamento de alimentos que geralmente são descartados no dia a dia (cascas, talos, etc ) com a ajuda da cartilha do Programa alimente – se bem, Senai em parceria com o município. Além da continuidade com a horta.  
Objetivos gerais – Através do trabalho de revalorização de produtos que descartamos diariamente, daremos novas utilidades, novas funções e feições visando modificar atitudes conscientemente em relação ao conceito do lixo. Tendo estudado anteriormente os prejuízos que o lixo traz ao meio ambiente e ao próprio homem esse projeto busca estabelecer um segundo olhar antes do consumo e do descarte inapropriado de produtos (consumismo), podendo ser até utilizado como fonte de renda extra (trabalhos artísticos, artesanatos).
Conteúdos estudados - Neste bimestre estudaremos o impacto do consumismo em relação ao meio ambiente e o quanto atitudes transformadoras (artes, culinária) podem ser positivas na mudança de opiniões dentro e fora da escola auxiliando na economia doméstica e principalmente na preservação do meio ambiente. Através do uso linguagem, da matemática, da ciências em atividades práticas, procuraremos estabelecer novas abordagens na utilização de recursos naturais e manufaturados para seu melhor aproveitamento e menor desperdício.
Passeios previstos –
Tecnorama
Cozinha piloto
Restaurante Bom Prato Águas de Lindóia ( pratos econômicos, com aproveitamento de alimentos)
Material utilizado – papéis diversos, alimentos (ingredientes), apetrechos para culinária, cola, materiais diversos para artesanato, internet, impressões do material criado, sementes ou mudas, tintas, pinceis, pinceis atômicos, fotos entre outros.
Avaliação - A avaliação se dará de forma somativa através da observação do nível de participação e envolvimento dos alunos dentro das propostas apresentadas e  se concluirá com uma feira onde os alunos apresentaram aos familiares e convidados os produtos  confeccionados  e as iguarias bem como  suas receitas.

Planejamento
Bimestral
Projeto
Meio ambiente
4° bimestre 



Planejamento Bimestral 4º –Projeto Meio Ambiente- Profª Renata
5°, 6°, 7°e 8°anos
Enfoque – “Agentes multiplicadores”
Justificativa- Após três bimestres de trabalhos na valorização e preservação do meio ambiente em diversos segmentos da área este bimestre, traz a seguinte proposição:
 Formar agentes multiplicadores, capazes de auxiliar nas mudanças de conduta, comportamento e opiniões de indivíduos.
Objetivos gerais – Com a preparação e apresentação do tema: “Preservar é mais que necessidade é condição de sobrevivência” nos mais diversos portadores de texto ativos e passivos (folhetos, cartazes teatro , jings, visitações, palestras, pedágios, passeatas) orientaremos a população do município e estudantes sobre a importância de nossa causa. 
Conteúdos estudados - Neste bimestre além da retrospectiva do que já foi estudado nos bimestres anteriores, pesquisaremos e produziremos material necessário para a divulgação de nosso tema de acordo com a clientela a ser atendida no momento ou seja, produções de textos de peças teatrais, músicas, que retratem a mudança e o novo conceito de sociedade sustentável que propomos.
Passeios previstos –
Escolas e creches do município
Comercio local
Câmara dos vereadores  
Prefeitura municipal
Avenidas de principal acesso (para implantação do pedágio de informações)
Material utilizado – papel diverso, fantasias, cola, materiais diversos para artesanato, internet, impressões do material criado, sementes ou mudas, tintas, pinceis, pinceis atômicos, fotos entre outros.
Avaliação - A avaliação se dará de forma somativa através da observação do nível de participação e envolvimento dos alunos dentro das propostas apresentadas e se concluirá com uma passeata e distribuição de folhetos nas principais ruas e comércios do município.

Fonte :Renata Barreto

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