MÚSICA: A MÃO DA LIMPEZA - GILBERTO GIL- COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO
A mão da limpeza O branco inventou que o negro Quando não suja na entrada Vai sujar na saída, ê Imagina só Vai sujar na saída, ê Imagina só Que mentira danada, ê Na verdade a mão escrava Passava a vida limpando O que o branco sujava, ê Imagina só O que o branco sujava, ê Imagina só O que o negro penava, ê Mesmo depois de abolida a escravidão Negra é a mão De quem faz a limpeza Lavando a roupa encardida, esfregando o chão Negra é a mão É a mão da pureza Negra é a vida consumida ao pé do fogão Negra é a mão Nos preparando a mesa Limpando as manchas do mundo com água e Sabão. Negra é a mão De imaculada nobreza Na verdade a mão escrava Passava a vida limpando O que o branco sujava, ê Imagina só O que o branco sujava, ê Imagina só Eta branco sujão. Gilberto Gil. Raça humana. Gege Edições Musicais, 1984. Faixa 6.
1 – Na primeira estrofe da canção, é citada uma expressão popular bastante preconceituosa, que é contestada e negada na segunda estrofe.
a) Identifique a expressão. “O negro, quando não suja na entrada, vai sujar na saída”.
b) De acordo com o texto, por que a sistema q48 expressão popular é equivocada? Contrariamente à expressão, o negro limpava o que o branco sujava.
c) Essa expressão preconceituosa ainda é ouvida nos dias de hoje? Sim.
2 – Há um jogo de ideias em torno do verbo “sujar”, que é empregado no sentido denotativo (próprio, referencial) e conotativo (figurado).
a) Indique em qual estrofe o verbo “sujar” é empregado no sentido denotativo e em qual estrofe é usado no sentido conotativo. Na primeira estrofe, o verbo “sujar” é empregado em seu sentido conotativo. Na segunda estrofe, é empregado em seu sentido denotativo.
b) Explique o sentido do verbo “sujar” em cada uma das estrofes. Na primeira, significando “fazer algo errado”. Na segunda, significando tornar algo sujo, anti-higiênico.
3 – Escolha a alternativa que melhor explica a denúncia feita na terceira e quarta estrofes.
a) Depois da abolição da escravatura, os negros passaram a ter as mesmas oportunidades de trabalho que os brancos.
b) Mesmo depois da abolição da escravatura, as oportunidades de trabalho são diferentes entre brancos e negros, cuja maioria permanece executando o trabalho manual, desvalorizado socialmente.
c) Depois da abolição da escravatura, os negros preferiram os trabalhos manuais, por considerarem a limpeza algo nobre
Nenhum comentário:
Postar um comentário