quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Alimentação Saudável

 


Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Modalidade  EJA

Alimentação Saudável

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*    Levar o aluno a valorizar uma boa alimentação. Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação; Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
*    Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;
*    Refletir sobre as ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
*    Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde, valorizando as atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
*    Adquirir conhecimentos das Ciências Naturais, sobre as plantas, vegetais, vacinas, doenças, a importância da água, da chuva e do sol para os seres vivos;
*    Pesquisar e registrar sobre os hábitos alimentares da família e dos seu grupo, identificando e utilizando gráficos.

ATIVIDADES: 

*    Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.
*    Saber adequar à alimentação as suas necessidades.
*    Adquirir hábitos para uma boa alimentação.
*    Classificar a origem dos alimentos.
*    Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
*    Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
*    Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
*    Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo; o momento reservado à alimentação.

III. CONTEÚDO POR ÁREAS DO CONHECIMENTO
·        Linguagem oral e escrita- Interpretações pessoais;
·        Leitura, Reescrita de receitas simples;
·        Narração de fatos
 Leitura oral de gêneros textuais instrucionais;
·        Reconto;
·        Escrita de livro coletivo sobre alimentos saudáveis
·        Rótulos dos alimentos ;
·        Produção textual individual e coletiva
·        Criação de Histórias  em formato Gibi
·        Criação de cartazes, Dramatizações,
·        Escrita de livro coletivo sobre alimentos saudáveis

LINGUAGEM MATEMÁTICA :
·        Grandezas e medidas (sistemas de medida não-convencionais)-
·        Noções de operação (divisão)
·        Situações problemas (adição e subtração)
·        Cálculo do índice de massa corporal
·        Medição do peso e altura dos alunos e registro numa planilha
·        Gráficos e tabelas.
·        Elaboração e escrita de situações-problemas envolvendo alimentos nutritivos
·        Sistema monetário brasileiro
·        Construção de gráficos sobre alimentos consumidos pela comunidade
Artes
·        Linguagem visual- Poesia- Música- Modelagem- Pintura- Desenho
·        Desfile caracterização de alimentos saudáveis; Criação de paródias
Ciências
·        Nosso corpo (higiene corporal)Meio ambiente (produção de alimentos)
·        Vegetais ; Nutrição e desnutrição ;Obesidade
·        Funções e fonte de vitaminas ;Uso de agrotóxicos nos alimentos
·        Higiene dos alimentos
História/Geografia
·        Modos de alimentação dos grupos sociais; Regras e princípios sociais;
·        Tempo ;Alimentos de ontem e de hoje

Língua estrangeira
·        Pesquisa na Internet sobre produtos fabricados em outros países
·        Elaboração de cartaz com nomes de alimentos saudáveis em língua estrangeira
·        Escrita dos nomes de produtos

 Educação Física
·        Exercícios aeróbios para melhoria do corpo e da mente
·        Dança dos alimentos saudáveis (Coreografia)

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

§  Conversa e registros sobre a alimentação preferida dos estudantes
§  Registro dos alimentos mais consumidos na família;
§  Trabalhar com recorte de frutas, verduras, legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
§  Simulação de uma feira; Preparação e degustação de receitas saudáveis.
§  Análise das obras de pintores, que utilizaram frutas, verduras e legumes na construção das suas obras;
§  Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro;
§  Promover pesquisas na internet de figuras e dicas de alimentação saudável;
§  Pesquisas; textos informativos; Músicas, cantigas, histórias;
§  Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diversos, desenho livre e dirigido;
§  Corpo e higiene; Confeccionar álbum dos alimentos;
§  Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais à saúde;
§  Contação de histórias com fantoches; Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
§  Atividades de escrita de pequenos textos feito pelos alunos,( orientação dea escrita na linha, margem, pontuação e outros);



                                          

                                     INFORMES DIVERSOS
QUALIDADE DE VIDA




Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis..
CONSUMO
O consumo é a atividade que consiste na fruição de bens e serviços pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo, e que implica a posse e destruição material (no caso dos bens) ou imaterial (no caso dos serviços). Constitui-se na fase final do processo produtivo, precedido pelas etapas da produção, distribuição e comercialização.
TRABALHO
Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo. O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.
PREÇO JUSTO
Todos nós temos estranhos e contraditórios desejos acerca de como os preços devem funcionar.  Ficamos ultrajados quando os preços dos alimentos e da gasolina sobem.  Nunca queremos que eles aumentem e nunca achamos que eles devem aumentar.  Em termos reais, queremos que eles caiam continuamente — e, no caso dos alimentos, eles de fato caíram durante a última década e meia.
CONSUMO SOLIDÁRIO
“Consumo solidário” é um conceito ainda em construção. Ele se relaciona a outros, como “consumo consciente”, “consumo responsável” ou “consumo sustentável” (que algumas vezes, inclusive, são usados indiscriminadamente).O consumidor solidário combina a sua avaliação em termos de satisfação econômica pessoal (qualidade e preço do produto) a uma avaliação mais ampla, baseada em perguntas simples: – Eu preciso mesmo disto? Como isto foi produzido? Que tipo de insumos foi utilizado? Que efeito a minha escolha terá sobre a minha saúde e das outras pessoas, sobre o meio ambiente e sobre a vida de minha comunidade e de outras comunidades? Ele entende o ato de consumo não como uma relação entre dinheiro e mercadoria, mas sim como uma relação de troca entre pessoas.
TRANSGÊNICOS
Ultimamente, com o avanço da engenharia genética, vários estudos e trabalhos científicos tem demonstrado avanços significativos na manipulação de material genético de plantas e outros seres vivos. Alvos de discussões sobre suas vantagens e desvantagens, a ciência dos transgênicos está em pleno desenvolvimento. Ambientalistas acusam os alimentos transgênicos de causar impactos irreversíveis ao meio ambiente.


Alimentos transgênicos são modificados geneticamente em laboratórios com o objetivo de conseguir melhorar a qualidade do produto. Os genes de plantas e animais são manipulados e muitas vezes combinados. Os organismos geneticamente modificados, depois da fase laboratorial, são implantados na agricultura ou na pecuária.
FAST FOOD
Fast-food significa comida rápida em inglês, é um tipo de comida, geralmente lanches, para as pessoas que muitas vezes não dispõem de muito tempo para fazer suas refeições acabam optando por alimentos que ficam prontos rapidamente, e na maioria das vezes são muito calóricos. Fast food, ou comida pronta, é o nome dado ao consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo. Alguns exemplos de comidas de fast food são sanduíches,pizzas, batatas fritas, pastéis entre outros.Fast Food geralmente estão ligadas à grandes redes, normalmente com acompanhamentos como refrigerantes, batata frita e outros. O fast food virou sinônimo de um estilo de vida estressante que vem sendo criticado desde o final do século XX. O principal movimento contrário é chamado de slow food("comida lenta"), que teve sua origem na Itália, no ano de 1986.Uma forma de fast food também são os alimentos servidos nas ruas (cachorro quente, por exemplo), por vendedores ambulantes, é uma prática muito antiga e está presente em praticamente todas as regiões do mundo moderno.
PIRATARIA
Pirataria ou pirataria moderna, como alguns denominam, é a prática de vender ou distribuir produtos sem a expressa autorização dos proprietários de uma marca ou produto. A pirataria é considerada crime contra o direito autoral, a pena para este delito pode chegar a quatro anos de reclusão e multa. Os principais produtos pirateados são roupas, calçados, utensílios domésticos, remédios, livros, softwares e CDs. A pirataria, considerada por muitos especialistas como o crime do século XXI, atualmente movimenta mais recursos que o narcotráfico. O crime é financiado, em sua maioria, por grandes grupos organizados e máfias internacionais. Além de poder frustrar o consumidor nos quesitos qualidade, durabilidade e eficiência, a pirataria de certos produtos, como remédios, óculos de sol e bebidas, por exemplo, pode representar sérios danos à saúde do consumidor.

BIOCOMBUSTÍVEIS E ENERGIAS LIMPAS


Os biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. Eles são fontes de energias renováveis fabricados a partir de produtos vegetais, como milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu, cânhamo, lixo orgânico, entre outros. Os biocombustíveis podem ser usados tanto isoladamente, como adicionados aos combustíveis convencionais. A vantagem do uso desse produto é a redução significativa da emissão de gases poluentes, além de ser uma fonte de energia renovável. Biodiesel,  etanol,  metanol e carvão vegetal são exemplos de biocombustíveis.













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