SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
Meio Ambiente:
Preservando Para
a vida
Secretária de Educação :
Maria Eterilda de Amorim
Borba Assis
Diretora de Ensino :Valdinere Alves dos Santos
Cortês -2016
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
MEIO AMBIENTE : PRESERVANDO PARA A VIDA
Elaboração do Projeto : Valdinere Alves
Escolas
|
Gestores
|
Coordenadores
|
Andrea Aguiar C.Leão
|
Jaelsom José
|
Rosemere ,Cibele e Marcos
|
Senador Antônio Farias
|
Gilda Lima
|
Lígia Pereira
|
Padre Antônio Borges
|
Sueli Borba
|
Gerlane Maria
|
Mário Domingues
|
Sueli Borba
|
Emanuela Cândido
|
Santa Teresinha
|
Rosenilda Souza
|
Evanice Paixão
|
Francisca Rocha
|
Dulce Jaidê
|
Adirlene Rocha
|
Carlos de Lima
|
Valdênia Cláudia
|
Maria Auxicleide
|
Creche Sonho de Criança
|
Maria Lira
|
Elaine Maria
|
Creche São Francisco
|
Ione Barbosa
|
Érica Carla
|
Escolas Campesinas
|
Jovenita Maria
|
Inalda Fabrício
|
Escola Santo Antônio
|
Márcia Belarmino
|
Maria Madeleine
|
Apoio Geral :
Secretária de
Educação: Maria Eterilda de Amorim Borba
Assis
Diretora De
Ensino : Valdinere Alves dos Santos
Diretores
,coordenadores, professores e alunos
Equipe de Coordenadores da Secretaria :
Educação Infantil: Regina Célia
Alfabetizar Com Sucesso: Diana Carla
Educação de Jovens e Adultos : Vilma Gomes
Escola da
Terra : Inalda Fabricio
MEIO AMBIENTE :
PRESERVANDO PARA A VIDA
Justificativa:
Todos os seres da natureza dependem do
meio ambiente para viver. Logo os bens da Terra são patrimônio de toda a
humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições
básicas da vida em sociedade e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem
desses bens. O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem
de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais
imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da
vida escolar dos alunos. (PCN’s, 2001).
Objetivo geral :
Sensibilizar
os alunos para serem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na
realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de
cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente
através da reutilização, reciclagem e redução do lixo.
Objetivos Específicos :
·
Refletir criticamente sobre o
significado e a atuação do ser humano sobre o planeta na formação da cidadania;
·
Utilizar a linguagem escrita como
instrumento de aprendizagem;
·
Utilizar a leitura como meio de
transformação;
·
Utilizar a arte como elemento
sensibilizador;
·
Estabelecer a diferença entre separar,
reciclar e reutilizar.
·
Reconhecer a importância de materiais
recicláveis.
·
Conscientizar a população sobre a
contribuição de cada um na prevenção do Dengue.
·
Reconhecer como os hábitos de higiene
ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças.
·
Trabalhar junto à comunidade escolar
esclarecendo sobre o vetor e a doença que vem causando muitas mortes.Realizar a caminhada pelo Meio Ambiente,
onde cada aluno anda pelas ruas do distribuindo uma mensagem de conscientização
para as pessoas colaborarem com a preservação da natureza.
METODOLOGIA :
Trabalharemos
com atividades que venham possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e do
senso crítico dos alunos de modo que haja uma mudança de atitude. A
sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele
com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do
aspecto lúdico e criativo das atividades e procedimentos utilizados para
envolver completamente o aluno, ou seja, abarcar tanto o seu lado racional como
o emocional – o que deve ser considerado em um plano de ação.
A
ATUAÇÃO DE CADA SEGMENTO DA ESCOLA NO PROJETO MEIO AMBIENTE.
EDUCAÇÃO
INFANTIL : Construirá com as crianças as primeiras visões em
relação ao ambiente colocando-as em contato com a temática, discutindo e
produzindo materiais de conscientização e evidenciarão de nossa preocupação e
ações em relação à questão ambiental.
ENSINO
FUNDAMENTAL ( 1º ANO AO 5º ANO ) : Ampliará e discutirá
com as crianças a questão ambiental partindo de vivências concretas e atitudes
prática diante da temática. Produzirá materiais de sensibilização e informação
para todos. As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em
sentido amplo construindo uma visão da relação do homem com a natureza e seu
entorno. E enfocarão em elementos que compõem a questão ambiental, para a
realização do trabalho. EX: A água em nosso planeta, a fauna e sua extinção; O
efeito estufa; O lixo que produzimos etc... Assim, juntamente com os alunos
escolherão um tema e o desenvolverá tendo como eixo o entorno imediato (nossa
comunidade) e o entorno mais distante (o planeta).E produzirão materiais para
exposição.
ORGANIZAÇÃO
E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO
: Nossa exposição terá como intuito montar um painel da questão
ambiental em sua realidade e também do ideal que queremos atingir. Dessa forma,
o ensino fundamental ficará a cargo do levantamento da realidade ambiental em
suas vivências e experiências, montando um painel amplo do meio ambiente como
ele está. Trabalhará com o ideal de planeta que queremos. ( Cenário construído
com sucata).As professoras discutirão com os alunos a questão ambiental em
sentido amplo, mas fixarão na questão do ambiente ideal (a relação harmoniosa
entre homem – ambiente ). O ideal que
queremos. E a partir de sucata montarão cartazes, painéis que resumam e
deem uma visão geral do trabalho realizado.
RESULTADOS ESPERADOS
Esperamos atingir nossos objetivos
propostos, assim como construir com nossos alunos a consciência cidadã de
preservação e cuidado com o meio ambiente, pois somente assim poderemos
transformar o nosso planeta em um espaço para o futuro. Para ser
considerado eficaz, é necessário que o projeto tenha sequência no espaço
escolar e seja constante a conscientização da criança desde o inicio da vida
escolar para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de
vida.
E ainda, se o educando aprender a perceber que na escola tem-se a
oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, desenvolver a
comunicação aprendendo a importância de certos valores, como solidariedade,
companheirismo e respeito pelos semelhantes e pelo Meio Ambiente, que serão
importante e fundamental por toda a sua vida.
A
avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da
observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas
propostas, através de produções individuais e em grupo, relatório sobre as
atividades, auto avaliação e questionamentos orais sobre o que entenderam durante
a realização do projeto.
CRONOGRAMA DE AÇÃO : Mês de Junho a julho
CULMINÂNCIA
: _________________________
LOCAL
DE APRESENTAÇÃO :__________________
PÚBLICO-ALVO
:
Comunidade
escolar /Comunidade externa /Familiares dos alunos
Autoridades
/ Secretaria de educação
CONTEÚDOS A SEREM EXPLORADOS DENTRO
DO PROJETO :
Todos os professores trabalharão a questão ambiental
em sua totalidade, dialogando com todas as áreas de conhecimento, mas dará
ênfase a produção de materiais utilizando seus conteúdos específicos:
LÍNGUA
PORTUGUESA :
Na
disciplina de Língua Portuguesa deverá ser priorizada a leitura, interpretação
e produção de textos dentro deste tema (meio ambiente, lixo, reciclagem) nos
diferentes gêneros textuais,
·
Histórias em quadrinhos
·
Charges
·
Paródias
·
Textos musicais
·
Poemas Ecológicos
A
partir das charges ou contos mostrando Chapeuzinho Vermelho em meio a uma
floresta devastada, produzir charges a partir de histórias/ contos infantis
ilustrando as consequências da devastação da natureza pelo homem; Confecção de
Folder de propaganda de entidades que protegem o Meio Ambiente. Pesquisa na
internet para elencar algumas entidades, coletar informações e imagens sobre
elas, conhecer o que é um Folder e confeccionar um a partir da pesquisa
Lixo na Idade Média e os Contos de Fadas: trabalho integrando Língua Portuguesa e História, onde os alunos estudam como eram os castelos e aldeias na Idade Média na realidade (lixo falta de higiene pessoal, pestes, etc) e a imagem da época que é passada pelos contos de fadas (brilho, glamour, beleza, etc). Criação de contos de fadas que retratem a realidade da Idade Média
Lixo na Idade Média e os Contos de Fadas: trabalho integrando Língua Portuguesa e História, onde os alunos estudam como eram os castelos e aldeias na Idade Média na realidade (lixo falta de higiene pessoal, pestes, etc) e a imagem da época que é passada pelos contos de fadas (brilho, glamour, beleza, etc). Criação de contos de fadas que retratem a realidade da Idade Média
EDUCAÇÃO FÍSICA :
Gincana
de combate ao lixo, na qual vence a equipe que juntar maior quantidade de lixo
e souber acondicionar e reciclar devidamente;
MATEMÁTICA :
·
Gráficos;
·
Porcentagem;
·
Leitura e interpretação de problemas envolvendo
as quatro operações;
·
Estatística.
CIÊNCIAS :
·
O homem e o meio ambiente,
·
Poluição,
·
Extinção de espécies,
·
Cadeia alimentar,
·
Desequilíbrio ecológico,
·
Assoreamento dos rios,
·
Ecologia.
·
Dengue
HISTÓRIA :
Trabalhar
o capítulo VI da Constituição Brasileira sobre o Meio Ambiente fazendo
comparações com reportagens de jornais ou revistas sobre a situação atual do
meio ambiente.
Pesquisar
e debater a relação entre o aumento da população das cidades com o aumento e o
acúmulo de lixo existente; Confeccionar cartazes com fotos e recortes que
mostrem como eram as cidades antes e como estão hoje, montando uma linha de
tempo desta evolução; montar uma maquete da escola com materiais de sucata
(reaproveitamento do lixo).
ÉTICA E CIDADANIA :
·
Campanha educativa "Lugar
de lixo é no lixo"
·
Poluição visual
·
Como a prefeitura e a população
têm cuidado deste assunto
ARTES
·
Oficina de reutilização em que os alunos
poderão criar com garrafas pet, caixas, etc.
·
Desenhos variados sobre o tema
Reciclagem.
·
Oficina
de sucata reaproveitamento de materiais e reciclagem de papel, para confecção
de obras de arte.
·
Reaproveitamento do lixo com a confecção
de jogos e brinquedos com recipientes e embalagens de sucata como: peteca com
jornal picado;
·
Jogo de boliche com garrafas pets cheias de papel colorido e a bolinha com jornal e sacolas
plásticas;
·
Confeccionar um painel com embalagens e
sucatas que causam danos à natureza.
GEOGRAFIA :
Analisar
a poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios e nas ruas;
Verificar se nas ruas da escola, da casa de cada aluno, possui lixeiras adequadas à coleta seletiva. Observar o mapa do município e marcar os locais que tem lixeiras adequadas e se estiver faltando, apresentar o mapa para as autoridades e solicitar providencias necessárias.
Verificar se nas ruas da escola, da casa de cada aluno, possui lixeiras adequadas à coleta seletiva. Observar o mapa do município e marcar os locais que tem lixeiras adequadas e se estiver faltando, apresentar o mapa para as autoridades e solicitar providencias necessárias.
·
O problema do lixo no mundo.
·
Passos básicos para reciclar
·
Percurso dos recicláveis.
·
O que reciclar
INGLÊS :
Canção
“Reduce, Reuse e Recycle” As atividades mencionadas acima têm por finalidade
desenvolver nos alunos uma sensibilização sobre as questões ambientais e
principalmente sobre o lixo e as formas de Reciclagem, Reutilização e Redução.
ESTRATÉGIAS
: 6º ao 9º ano
Sensibilizar
os alunos, as famílias e a comunidade para os perigos da dengue e
a importância de sua prevenção; Identificar os aspectos do mosquito da
Dengue; Alertando as crianças sobre os principais sintomas da Dengue;
Reconhecer
como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças. Ter
cuidado com o armazenamento do lixo. Aprender a selecionar o armazenamento do
lixo: material reutilizável e lixo orgânico.
Pesquisar
o tempo que as embalagens demoram para se decompor no solo e o prejuízo que
podem causar aos seres humanos e à natureza; Aprender maneiras de acondicionar
corretamente o lixo de suas residências e na escola;
Saber
separar os lixos orgânicos e lixos secos, numa coleta seletiva, na escola,
apresentando que cada cor de lata recebe um tipo de lixo. Assistir a vídeos
sobre a preservação da natureza e realizar um comentário conclusivo.
Pesquisar e discutir a ação do homem como único animal
racional que altera, destrói e polui o planeta. Transforma para seu benefício
sem se preocupar com as outras espécies ou com os impactos que podem acontecer
em relação ao clima, ar, solo e água. Discutir a questão da produção exagerada
de lixo, e o seu impacto sobre o planeta, assim como maneiras adequadas de
manejo (coleta seletiva, reciclagem).
·
Localizar
Cortês dentre deste processo: Como
Cortês sendo uma pequena cidade no planeta trata seu lixo?
·
Como o poder público trabalha com isso? O que é lixo na
verdade? Os perigos dos lixos acumulados .Campanha da higiene do meio
escolar ; Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e
profilaxia)
·
A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo .Os alunos desenvolverão
atividades variadas sobre o livro paradidático “O saci e a reciclagem do lixo”
de Samuel Murgel Branco.
·
Atividades em grupo sobre doenças que
podem ser causadas pelo acúmulo de lixo. Para desenvolverem este item, os
alunos necessitarão fazer, antecipadamente, uma pesquisa sobre o assunto;
Confecção de trabalhos com materiais recicláveis; Passeio ecológico com
observação da realidade ambiental.
·
Leituras diferenciadas: textos,
notícias, poemas, paródias letras de músicas como: Planeta azul ( Chitãozinho e Xororó) e “Planeta Água” (Guilherme Arantes); Amazônia ( Roberto Carlos )
·
Leitura
do poema “Paraíso” de José Paulo Paes. Dividir a classe em
quatro grupos para discutirem cada um dos itens: o que você faria: Se a rua
fosse sua, Se a mata fosse sua, Se o rio fosse seu;
·
Procurar em jornais notícias que mostrem
problemas ambientais e desenvolver uma atividade de reflexão com a classe.
·
Elaborar cartazes para serem expostos
nas dependências da escola; Produção de textos sobre o tema: Reciclagem. Gramática e ortografia inserida
nos textos
·
Discutir e apresentar as diferentes partes do
lixo produzido na cidade através de questionamentos como, O que tem no seu lixo
em casa? O que a sua família joga no lixo depois do almoço, jantar e do lanche?
E a faxineira da escola, o que ela joga no lixo após a faxina, vamos descobrir?
·
Trabalhar utilizando embalagens de
alimentos trazidos pelos alunos e que deveriam estar no lixo, distinguindo as
letras iniciais, as vogais e as consoantes, separando sílabas, etc.
Ano
Título - Água: Ontem, abundância; hoje, escassa; amanhã, talvez.
Todo
dia é dia de índio. Uso de slides e vídeos informativos; Leitura e
interpretação de textos, mapas e imagens; Representação das situações apontadas
por meio de desenhos, mosaicos de figuras, cartazes ilustrativos; Elaboração de
maquetes, destacando a vida dos povos indígenas ontem e hoje. Exposição oral
das maquetes; paródias; produção de poemas;
Título: Água é vida. Os 5Rs,
·
Aula expositiva dialogada com uso de
slides
·
Criação de slogans de conscientização e
preservação da água;
·
Produção de folders, destacando a fauna
e a flora brasileira;
·
Criação de mural de conscientização
sobre os 5Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reparar e Repensar.
Título - Água: conscientizar para
economizar
Consumista,
eu?
·
Sensibilização dos alunos quanto a
importância da água para o Planeta Terra;
·
Confecção de cartazes com dicas de
economia;
·
Vídeos sobre consumo e consumismo;
·
Leitura e interpretação de textos
fazendo comparações;
·
Elaboração de esquemas,
Título: Salvar o Ambiente Depende
de Nós
A
sociedade de consumo e sua influência no meio natural.
-
Leitura de textos e debate;
-
Elaboração de cartazes com imagens e legenda retratando o meio ambiente bem
cuidado;
-
Problematização: Será que consumismo o necessário ou compramos mais do
precisamos?
-
Elaboração de cartazes e montagem de mural
ESTRATÉGIAS : 1º ao 5º ano
·
Utilizando, garrafa pet, tampinhas e
embalagens vazias, o professor pode trabalhar:
·
Agrupamentos de embalagens, por tamanho,
cores, formatos, etc.
·
Estudo das formas geométricas com
materiais reciclados.
·
Gráfico feito com os alunos sobre o
tempo que a natureza leva para absorver os detritos.
·
Análise de dados,
baseados nas pesquisas entrevistas e materiais coletados.
·
Resolução de problemas
(achar saídas) ,montar jogos, trilhas ,etc...
·
Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico,
amarelo-metais)
·
Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na
verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser
transformados em adubo (LIXO
ORGÂNICO)
·
Classificação dos materiais recicláveis
·
Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados
da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças.
·
Quanto e quais dias da semana acontece a coleta de lixo na rua em
que o aluno reside e da escola
-
1º ano (alfabetização) – texto imagético (desenhos);
- 2º ano – texto imagético (desenhos) e produção de frases;
- 3º e 4º anos texto imagético (desenhos) e produção de pequenos textos;
- 5º ano produção de poemas; paródias;
- 2º ano – texto imagético (desenhos) e produção de frases;
- 3º e 4º anos texto imagético (desenhos) e produção de pequenos textos;
- 5º ano produção de poemas; paródias;
SUGESTÕES
DE MÚSICAS QUE RETRATAM O MEIO AMBIENTE :
SELEÇÃO DE MÚSICAS FONTE: 4 SHARED
01
|
Amazônia (Roberto Carlos)
|
02
|
Amigo Planeta (Balão Mágico)
|
03
|
Planeta Azul(Chitãozinho e Xororó)
|
04
|
É preciso saber viver (Roberto Carlos)
|
05
|
Planeta Água (Guilherme Arantes)
|
06
|
Planeta Água(Vários Artistas)
|
07
|
Queimadas
|
08
|
Rap Planeta Terra ( Rítmo Verdade)
|
09
|
Xote Ecológico ( Luíz Gonzaga
|
10
|
Como pode um ser vivo (Babado Novo)
|
11
|
Por um mundo melhor
|
12
|
O lixo no Lixo (Criança Feliz)
|
13
|
Quem te ensinou preservar (Babado Novo)
|
14
|
Nesta casa não esbanjo ( Babado
Novo)
|
15
|
O lixo que você joga
|
16
|
A Terra é nosso abrigo
|
17
|
O Dia do Meio Ambiente
|
18
|
Asa Branca (Luiz Gonzaga)
|
19
|
É preciso reciclar(Turma da Mônica)
|
20
|
A água é vida (Turma da Mônica)
|
21
|
Água vamos economizar (Turma da Mônica)
|
22
|
Animais(Turma da Mônica)
|
23
|
Seja amigo de uma árvore (Turma da Mônica)
|
24
|
Xuá ,xuá (Turma da Mônica)
|
25
|
Deus salve a América : Zezé de Camargo e Luciano
|
26
|
Planetinha :Padre Zezinho
|
27
|
Herdeiros do futuro : Leandro e
Leonardo
|
28
|
Música Tema Mundial do Meio ambiente
|
29
|
Um mundo melhor : Cristina Mel
|
30
|
Os defensores da Natureza : Xuxa
|
SUGESTÕES DE TEMAS PARA OS STANDS E APRESENTAÇÕES
1. Água ( Falta de Água )
Energia
2.
3. Aquecimento Global
4. Biodiversidade (perda da biodiversidade )
5. Desmatamento
6. Dengue
7. Ecossistema
8. Higiene
9. Lixo (Tipos de lixo)
10. Poluição ( Tipos de poluição )
11. Queimadas
12. Reciclagem
13. Solo ( Contaminação do Solo )
14. Lixo eletrônico;
15. Epidemias
16. Invasões Biológicas
17. Reciclagem
18. Saneamento Básico
19. Alimentação Saudável
RECURSOS UTILIZADOS
ITENS
|
DESCRIÇÃO
|
01
|
Fantasias
|
02
|
Palco
|
03
|
Filmagem
|
04
|
Locutor
|
05
|
Serviços de
som
|
06
|
Painel
|
07
|
Materiais didáticos
|
08
|
Stands
|
09
|
Palco
|
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA :
· Livro paradidático “O saci e a Reciclagem do
Lixo” de Samuel Murgel Branco
·
NOVA ESCOLA, Meio Ambiente:
conhecer para preservar, 2003.
·
(Tom Jobim), Planeta Água
(Guilherme Arantes) Planeta azul (Chitãozinho e Xororó)
·
O DIA-A-DIA DO
PROFESSOR
,vol. 5, ed. FAPI, 2003.
·
Poemas - Paraíso (José
Paulo Paes), Sou natureza e Separe (Berenice Gehlen Adams)
·
Parâmetros Curriculares
Nacionais,
vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
·
Parâmetros
Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde.
Ministério da Educação. Secretaria da
Educação Fundamental. – 3ª edição – Brasília, 2001
·
SELEÇÃO DE
MÚSICAS FONTE: 4SHARED
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E
DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO
SUGESTÕES DE TEMAS PARA APRESENTAÇÕES
TEMAS
PARA STANDS
|
TEMAS
PARA APRESENTAÇÕES
|
ESCOLAS
|
O Lixo e a coleta seletiva
Tipos de lixo
|
Dramatização sobre o lixo e a reciclagem
Os super-limpos enfrentam o Dr. Sujão
|
Escola
Santo Antônio
|
Animais Em Extinção
Fauna
|
Xote Ecológico ( cartazes, máscaras de animais)
|
Creche São Francisco das Chagas
|
Higiene é Saúde
|
Chuveiro, chuveiro ( Patati e Patata )
|
Carlos de Lima Cavalcante
|
Alimentação Saudável
|
Música: Salada de Frutas ( Xuxa
)
|
Creche Sonho de Criança
|
Aquecimento global
|
Dramatização :Teatro "Sob o olhar verde da
coruja"
|
Escola
Senador Antônio Farias
|
Terra ,água ,ar e fogo
|
Dramatização :
Os Quatro Elementos da Natureza ; O Julgamento da Natureza
|
Escola Padre Antônio Borges
|
Dramatização Sobre a Dengue
Herdeiros do futuro : Leandro e Leonardo
|
Escola Andréa Aguiar
|
|
Tipos de
Poluição
|
Música de Chitãozinho e Xororó
( Planeta Azul )
|
Escola Francisca Rocha
|
A Água
|
Música de
Sandy ( Planeta Água )
Dramatização : o Ciclo da Água
|
Escola Santa Teresinha
|
|
Música Tema Mundial do Meio ambiente ou Amazônia
de Roberto Carlos
|
Escola Mário Domingues
|
Meio
Ambiente
|
Paródia é
preciso saber cuidar
Música : Deus salve a América : Zezé de Camargo e Luciano
|
Escolas da Terra
|
|
|
|
Parabéns,o projeto está maravilhoso!
ResponderExcluir